Sujeitos Processuais Flashcards
O substituído processualmente pode intervir no processo?
Assistência – havendo substituição processual, o substituído poderá intervir como assistente litisconsorcial.
Ainda existe chamamento ao processo?
Sim
Ainda existe oposição?
Sim, mas foi realocada como procedimento especial;
Ainda existe nomeação à autoria?
Não
Ainda existe denunciação da lide?
Sim
Advogado dativo goza de prazo em dobro?
o STJ: Sem prazo em Dobro para Dativo – o defensor dativo, por não integrar o quadro estatal de assistência judiciária, não dispõe da prerrogativa de prazo em dobro para recorrer, como ocorre com os DP (ARESP 257324);
DP deve ser curadora especial do menor na ação de destituição de poder familiar ajuizada pelo MP?
• STJ: Destituição de Poder Familiar Não – é desnecessária a intervenção da DP como curadora especial do menor na ação e destituição de poder familiar ajuizada pelo MP (RESP 1176512).
O litisconsórcio necessário é unitário também?
o Não Necessariamente Unitário – o fato de o litisconsórcio ser necessário não implica que seja unitário e que o juiz deva decidir de modo uniforme para todos.
O litisconsórcio facultativa é, na maioria das vezes, simples?
Sim
Quais as hipóteses de litisconsórcio facultativo?
o 1) Comunhão de Direitos – quando houver entre as partes, relativamente à lide.
o 2) Conexão – entre as causas houver conexão pelo pedido ou pela causa de pedir.
o 3) Afinidade – ocorrer afinidade por um ponto comum de fato ou de direito.
O assistente pode ser considerado gestor de negócios?
Contestação – pode apresentar em favor do revel, caso em que será seu gestor de negócios (sendo revel o assistido, o assistente será considerado seu gestor de negócios).
Cabe assistência em qualquer grau de jurisdição?
o Procedimento e Grau – a assistência será admitida em qualquer procedimento e em todos os graus de jurisdição, recebendo o assistente o processo no estado em que se encontre.
Havendo TEJ, pode o assistente rediscutir o processo?
o Rediscussão – TEJ a sentença, na causa em que interveio o assistente, este não poderá, em processo posterior, discutir a justiça da decisão, salvo se alegar e provar que:
Impedimento de Produzir Provas – foi impedido de produzir provas suscetíveis de influir na sentença, pelo estado em que recebeu o processo, ou pelas declarações e atos do assistido;
Provas ou Alegações Desconhecidas – desconhecia a existência de alegações ou de provas, de que o assistido, por dolo ou culpa, não se valeu.
Impedimento e suspeição são alegados na contestação?
• Arguição do Impedimento ou Suspeição – no prazo de 15 dias, a contar do conhecimento do fato, a parte alegará o impedimento ou a suspeição, em petição específica dirigida ao juiz do processo, na qual indicará o fundamento da recusa, podendo instruí-la com documentos em que se fundar a alegação e com rol de testemunhas.
Qual a natureza do amicus curiae?
• Conceito – com o NCPC, o amicus curiae passou a ser um 3º interveniente (está no capítulo sobre intervenção de 3os).
O amicus curiae pode recorrer de alguma decisão?
o Sem Recurso ou Alteração de Competência – tal intervenção não implica alteração de competência, nem autoriza a interposição de recursos, ressalvadas a oposição de embargos de declaração e no IRDR (Demandas Repetitivas).
Recurso – o amicus curiae pode recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetivias (IRDR).
O amicus curiae pode intervir em qualquer processo?
Hoje, sim, desde que relevante.
• Relevância da Matéria: Decisão Irrecorrível – o juiz ou o relator, considerando a relevância da matéria, a especificidade do tema objeto da demanda ou a repercussão social da controvérsia, poderá, por decisão irrecorrível, de ofício ou a requerimento das partes ou de quem pretenda manifestar-se, solicitar ou admitir a participação de PN ou PJ, órgão ou entidade especializada, com representatividade adequada, no prazo de 15 dias da sua intimação.
Pode haver chamamento ao processo de outro ente federativo na demanda por medicamentos, visto tratar-se de obrigação solidária?
• STF: Sem Chamamento ao Processo de Ente da Federação em Saúde – o recebimento de medicamentos pelo Estado é direito fundamental, podendo o requerente pleiteá-los de qualquer um dos entes federativos, desde que demonstrada sua necessidade e a impossibilidade de custeá-los com recursos próprios. O chamamento ao processo da U pelo E revela-se medida meramente protelatória que não traz nenhum utilidade ao processo, além de atrasar a resolução do feito, revelando-se meio inconstitucional para evitar o acesso aos remédios necessários para o restabelecimento da saúde da recorrida (RE 607681).
Havendo desmembramento de litisconsórcio multitudinário, quando se interrompe a prescrição?
FPPC 10: Interrupção da Prescrição – em caso de desmembramento do litisconsórcio multitudinário, a interrupção da prescrição retroagirá à data de propositura da demanda original.
Em razão de vulnerabilidade, pode haver dilatação de prazos?
Sim
Em comarca de difícil transporte, por quanto tempo podem ser prorrogados os prazos?
• Prorrogação dos Prazos – na comarca, seção ou subseção judiciária onde for difícil o transporte, o juiz poderá prorrogar os prazos por até 2 meses.
Pode ser nomeado curador especial ao executado revel? Ele pode opor embargos?
STJ 196: Executado Revel – ao executado que, citado por edital ou hora certa, permanecer revel, será nomeado curador especial, com legitimidade para apresentação de embargos.
O usufrutuário tem legitimidade para ação possessória? E para ação petitória?
• STJ: Usufrutuário pode Tanto Possessória como Petitória – o usufrutuário, na condição de possuidor direto do bem, pode valer-se das ações possessórias contra o possuidor indireto, e, na condição de de titular de um direito real limitado, também tem legitimidade e interesse para a propositura de ações de caráter petitório, tal como a reivindicatória, contra o nu-proprietário ou contra 3os (RESP 1202843).
A seguradora pode ser condenada junto com o segurado?
• STJ: Responsabilidade da Seguradora Denunciada- em ação de reparação de danos movida em face do segurado, a Seguradora denunciada pode ser condenada direta e solidariamente junto com este a pagar a indenização à vítima, nos limites contratados na apólice (RESP 925130).
Quando os cônjuges devem ser necessariamente citados?
Direitos Reais – que versem sobre imobiliários, salvo quando casados sob o regime de separação absoluta de bens;
Fatos – resultantes de fatos que digam respeito a ambos os cônjuges ou de ato praticado por eles;
Dívidas para o Bem da Família – fundada em dívida contraída por um dos cônjuges a bem da família.
Imóveis de Um ou de Ambos os Cônjuges – que tenham por objeto o reconhecimento, a constituição ou a extinção de ônus sobre estes.
De quanto é a multa por litigância de má-fé?
o Multa por Litigância de Má-Fé – juiz ou tribunal, de ofício ou a requerimento, sem prejuízo da responsabilidade, condenará o litigante em multa entre 1 e 10% do valor da causa, a indenizar a parte contrária pelos prejuízos que esta sofreu e a arcar com os honorários advocatícios e com todas as despesas que efetuou.