Execução Flashcards
O instrumento de confissão de dívida vinculado a contrato de abertura de crédito pode ser considerado título executivo extrajudicial?
STJ 300: Contrato de Abertura de Crédito – o instrumento de confissão de dívida, ainda que originário de contrato de abertura de crédito, constitui título executivo extrajudicial.
Impugnação e embargos à execução têm, em regra, efeito suspensivo?
Não, nenhum dos dois.
A penhora pode ser substituída por fiança bancária?
o Fiança Bancária ou Seguro – a penhora pode ser substituída por fiança bancária ou por seguro garantia judicial, em valor não inferior ao do débito constante da inicial, acrescido de 30%;
Quando é possível o levantamento de depósito de dinheiro ou prática de atos que importem alienação, em cumprimento provisório de sentença, sem necessidade de caução?
Alimentar – o crédito for de natureza alimentar, independentemente de sua origem;
Necessidade – o credor demonstrar situação de necessidade.
Agravo – pender agravo fundado em inadmissão de RESP ou RE com base em precedente ou repercussão geral.
O exequente pode cumular execuções? Quais os requisitos?
• Cumulação de Execuções – o exequente pode cumular várias execuções, ainda que fundadas em títulos diferentes, quando o executado for o mesmo e desde que para todas elas seja competente o mesmo juízo e idêntico o procedimento.
Quais os casos de fraude à execução?
o Averbação do Processo – quando sobre o bem pender ação fundada em direito real ou com pretensão reipersecutória, desde que a pendência do processo tenha sido averbada no respectivo registro público, se houver;
o Averbação Premonitória – quando tiver sido averbada, no registro do bem, a pendência de processo de execução;
o Hipoteca Judiciária – quando tiver sido averbado, no registro do bem, hipoteca judiciária ou outro ato de constrição judicial originário do processo onde foi arguida a fraude.
o Demanda e Insolvência – quando, ao tempo da alienação ou oneração, tramitava contra o devedor ação capaz de reduzi-lo à insolvência;
o Demais Casos – expressos em lei.
A propositura de ação relativa ao débito inibe a execução?
o Propositura de Ação – a propositura de qualquer ação relativa a débito constante de título executivo não inibe o credor de promover-lhe a execução.
Títulos extrajudiciais estrangeiros podem ser executados?
o Títulos Extrajudiciais Estrangeiros – os títulos executivos extrajudiciais oriundos de país estrangeiro não dependem de homologação para serem executados.
Requisitos – o título estrangeiro só terá eficácia executiva quando satisfeitos os requisitos de formação exigidos pela lei do lugar de sua celebração e quando o Brasil for indicado como o lugar de cumprimento da obrigação.
A penhora online é comunicada previamente?
• Determinação do Juiz – para possibilitar a penhora de dinheiro em depósito ou em aplicação financeira, o juiz, a requerimento do exequente, sem dar ciência prévia do ato ao executado, determinará às instituições financeiras, por meio de sistema eletrônico gerido pelo BACEN, que torne indisponíveis ativos financeiros existentes em nome do executado, limitando-se a indisponibilidade ao valor indicado na execução.
Fraude à execução pode ser conhecida de ofício?
• De Ofício – pode ser reconhecida até de ofício.
Na execução por 3o de obrigação fungível, como ficam as custas?
o Realização por 3º - se a obrigação puder ser satisfeita por 3º, é lítico ao juiz autorizar, a requerimento do exequente, que aquele a satisfaça à custa do executado.
Adiantamento – o exequente adiantará as quantias previstas na proposta que, ouvidas as partes, o juiz houver aprovado.
Previdência complementar pode ser penhorada?
• STJ: Previdência Complementar Impenhorável – o regime de previdência privada complementar é, nos termos da LC 109/01 1, “baseado na constituição de reservas que garantam o benefício, nos termos da CF 202”, que, por sua vez, está inserido na seção que dispõe sobre a OS (RESP 1121719).
o Natureza Previdenciária e Alimentar – embora não se negue que o PGBL permite o “resgate da totalidade das contribuições vertidas ao plano pelo participante” (LC 109/01 14 III), essa faculdade concedida ao participante de fundo de previdência privada complementar não tem o condão de afastar, de forma inexorável, a natureza essencialmente previdenciária e, portanto, alimentar, do saldo existente.
o Caso a Caso – por isso, a impenhorabilidade dos valores depositados em fundo de previdência privada complementar deve ser aferida pelo juiz casuisticamente, de modo que, se as provas dos autos revelarem a necessidade de utilização do saldo para a subsistência do participante e de sua família, caracterizada estará a sua natureza alimentar.
Qual o requisito para atribuir efeito suspensivo aos embargos à execução?
o Concessão Excepcional – o juiz poderá, a requerimento do embargante, atribuir efeito suspensivo aos embargos quando verificados os requisitos para concessão da tutela provisória e desde que a execução já esteja garantida por penhora, depósito ou caução suficientes.
Pode haver prova oral nos embargos à execução?
Sim, havendo audiência para tanto.
O que são defesas heterotópicas?
• Defesas Heterotópicas – as defesas heterotópicas são ações autônomas, prejudiciais à execução e que independem de garantia do juízo. Visam discutir o título executivo (ação de invalidade, declaratória de inexistência da relação jurídica) ou o direito a executar. Em regra, não inibem a continuidade da execução;
O que é a exceção de pré-executividade?
• Exceção de Pré-Executividade – matéria que o juiz deve conhecer de ofício + impenhorabilidades e nulidades relativas. São apresentadas nos próprios autos da execução (caráter endoprocessual), a qualquer tempo e grau de jurisdição (mesmo após o prazo para embargos), quando a matéria nela invocada seja suscetível de conhecimento de ofício pelo juiz e a decisão possa ser tomada sem necessidade de dilação probatória.
Quais os casos de rejeição liminar dos embargos?
Intempestividade – quando intempestivos;
Indeferimento – nos casos de indeferimento da inicial e de improcedência liminar do pedido;
Protelatórios – manifestamente protelatórios.
Há algum recurso contra o indeferimento de efeito suspensivo em embargos?
AI:
o Efeito Suspensivo dos Embargos – concessão, modificação ou revogação do efeito suspensivo aos embargos à execução;
Qual o prazo para opor embargos?
o Prazo – prazo de 15 dias, a contar da data em que for juntado aos autos o mandado de citação.
É possível arresto on-line?
STJ: Arresto Online – é possível a realização de arresto on-line na hipótese em que o executado não tenha sido encontrado pelo OJ para a citação (RESP 1370687).
Qual a diferença entre arresto e sequestro?
O arresto é feito quando não encontrado para citação o executado.
O sequestro era ação cautelar prevista no CPC/73, em caso de disputa de propriedade e posse, bens do casal,
Pendendo apelação contra sentença de improcedência dos embargos, é definitiva ou provisória a execução de título extrajudicial?
o STJ 317: Apelação de Improcedência de Embargos – é definitiva a execução de título extrajudicial, ainda que pendente apelação contra sentença que julga improcedentes os embargos.
Enfiteuse tem algum título executivo?
o Foro e Laudêmio – o crédito decorrente de foro e laudêmio.
Seguro é título executivo?
o Seguro de Vida – o contrato de seguro de vida em caso de morte;
Créditos dos auxiliares da justiça são títulos executivos extrajudiciais?
Não, são judiciais.
Decisões homologatórias são títulos executivos judiciais?
Sim
o Decisões Homologatórias:
Autocomposição – de autocomposição judicial;
Extrajudicial – de autocomposição extrajudicial de qualquer natureza;
Decisão interlocutória estrangeira é título executivo?
Sim, judicial.
o Interlocutória Estrangeira – a decisão interlocutória estrangeira, após a concessão do exequatur à carta rogatória pelo STJ.
O que acontece se o arrematante não pagar o preço?
o Não Pagamento – se o arrematante ou seu fiador não pagar o preço no prazo estabelecido, o juiz impor-lhe-á, em favor do exequente, a perda da caução, voltando os bens a novo leilão, do qual não serão admitidos a participar o arrematante e o fiador remisso.
O que acontece se o fiador do arrematante pagar o preço da arrematação?
Fiador – o fiador do arrematante que pagar o valor do lance e a multa poderá requerer que a arrematação lhe seja transferida.
O que acontece se acabar o expediente forense durante o leilão?
o Horário – o leilão prosseguirá no dia útil imediato, à mesma hora em que teve início, independentemente de novo edital, se for ultrapassado o horário de expediente forense.
Se o sócio alegar benefício de ordem, o que deve fazer?
Nomeação de Bens – incumbe ao sócio que alegar o benefício nomear quantos bens da sociedade situados na mesma comarca, livres e desembaraçados, bastem para pagar o débito.
Como pode o sócio exercer o regresso contra a sociedade se pagar dívida dela?
Regresso – o sócio que pagar a dívida poderá executar a sociedade nos autos do mesmo processo.
O incidente de desconsideração é sempre necessário?
Sim, é obrigatório para que seja aplicada.
Qual o efeito da averbação premonitória do ajuizamento de execução?
o Presunção – presume-se em fraude à execução a alienação ou a oneração de bens efetuada após a averbação.