Sistema mercantil e individualização Flashcards
No início da seção anterior, estivemos relacionando a importância qualitativa e quantitativa das experiências da subjetividade privatizada aos períodos de _________ e conflitos socioculturais (sem nos preocuparmos com as origens desses períodos, tarefa que compete aos historiadores).
desagregação
Convém assinalarmos, neste momento, a existência de um sistema social e econômico que, talvez pela carga de conflitos e transformações que carrega consigo, aprofunda e universaliza aquelas experiências: referimo-nos ao sistema mercantil plenamente ______________.
desenvolvido.
(Em quase todas as sociedades há alguma atividade de troca comercial, principalmente em termos de trocas entre comunidades) O produto excedente de uma família, de um clã ou de uma aldeia pode ser de tempos em tempos trocado pelo produto excedente de outras famílias, clãs ou aldeias “especializadas” em outro tipo de __________.
produção.
Nesses casos, a produção é efetuada para atender às necessidades de quem produz, quer dizer, cada comunidade procura ser _______________.
autossuficiente.
Até recentemente, se fôssemos ao interior do Brasil, observaríamos como inúmeras grandes fazendas continuavam produzindo muito daquilo que seus moradores consumiam, e esses produtos não eram produzidos para serem ___________.
trocados.
Esse quadro muda quando se desenvolve uma produção para a troca, em que cada um passa a produzir aquilo a que está mais _________.
capacitado.
Já encontramos aí um forte motivo para a _________ da subjetividade privatizada: cada um deve ser capaz de identificar a sua especialidade, aperfeiçoar-se nela, identificar-se com ela. Mas isso não basta.
experiência
Os produtos produzidos para a troca devem ser levados ao __________.
mercado
Neste, os produtores vão vender o que fazem e comprar aquilo que não _________ , mas de que necessitam para viver.
produzem
Todo mundo que comprou ou vendeu conhece a situação de barganha: cada um querendo ser mais _______, vender mais caro e comprar mais barato.
esperto
O mercado cria inevitavelmente a idéia de que o lucro de um pode ser o prejuízo do outro e que cada um deve defender seus próprios ___________.
interesses.
Quando o mercado toma conta de _______ as relações humanas, isto é, quando todas as relações entre os homens se dão por meio de compra e venda de produtos elaborados por produtores particulares, universaliza-se a experiência de que os interesses de cada produtor são para ele mais importantes do que os interesses da sociedade como um todo e assim deve ser.
todas
Ora, esta é exatamente a situação numa sociedade ____________ plenamente desenvolvida como a nossa. Mas nem sempre foi assim, nem é preciso que sempre o seja.
mercantil
Enquanto for, o objetivo continuará sendo, como dizia um comercial de televisão, “________ vantagem”.
tirar
Porém ainda há mais a dizer, mercado de produtos não é tudo: há também o mercado de _______.
trabalho