Sistema mercantil e individualização Flashcards

1
Q

No início da seção anterior, estivemos relacionando a importância qualitativa e quantitativa das experiências da subjetividade privatizada aos períodos de _________ e conflitos socioculturais (sem nos preocuparmos com as origens desses períodos, tarefa que compete aos historiadores).

A

desagregação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Convém assinalarmos, neste momento, a existência de um sistema social e econômico que, talvez pela carga de conflitos e transformações que carrega consigo, aprofunda e universaliza aquelas experiências: referimo-nos ao sistema mercantil plenamente ______________.

A

desenvolvido.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

(Em quase todas as sociedades há alguma atividade de troca comercial, principalmente em termos de trocas entre comunidades) O produto excedente de uma família, de um clã ou de uma aldeia pode ser de tempos em tempos trocado pelo produto excedente de outras famílias, clãs ou aldeias “especializadas” em outro tipo de __________.

A

produção.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Nesses casos, a produção é efetuada para atender às necessidades de quem produz, quer dizer, cada comunidade procura ser _______________.

A

autossuficiente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Até recentemente, se fôssemos ao interior do Brasil, observaríamos como inúmeras grandes fazendas continuavam produzindo muito daquilo que seus moradores consumiam, e esses produtos não eram produzidos para serem ___________.

A

trocados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Esse quadro muda quando se desenvolve uma produção para a troca, em que cada um passa a produzir aquilo a que está mais _________.

A

capacitado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Já encontramos aí um forte motivo para a _________ da subjetividade privatizada: cada um deve ser capaz de identificar a sua especialidade, aperfeiçoar-se nela, identificar-se com ela. Mas isso não basta.

A

experiência

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Os produtos produzidos para a troca devem ser levados ao __________.

A

mercado

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Neste, os produtores vão vender o que fazem e comprar aquilo que não _________ , mas de que necessitam para viver.

A

produzem

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Todo mundo que comprou ou vendeu conhece a situação de barganha: cada um querendo ser mais _______, vender mais caro e comprar mais barato.

A

esperto

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O mercado cria inevitavelmente a idéia de que o lucro de um pode ser o prejuízo do outro e que cada um deve defender seus próprios ___________.

A

interesses.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Quando o mercado toma conta de _______ as relações humanas, isto é, quando todas as relações entre os homens se dão por meio de compra e venda de produtos elaborados por produtores particulares, universaliza-se a experiência de que os interesses de cada produtor são para ele mais importantes do que os interesses da sociedade como um todo e assim deve ser.

A

todas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Ora, esta é exatamente a situação numa sociedade ____________ plenamente desenvolvida como a nossa. Mas nem sempre foi assim, nem é preciso que sempre o seja.

A

mercantil

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Enquanto for, o objetivo continuará sendo, como dizia um comercial de televisão, “________ vantagem”.

A

tirar

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Porém ainda há mais a dizer, mercado de produtos não é tudo: há também o mercado de _______.

A

trabalho

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Para este, vão os homens que não têm meios próprios para produzir e sobreviver, necessitando alugar sua _____________ de trabalho para receber em troca um salário com o qual devem comprar os produtos de que necessitam.

A

capacidade

17
Q

Como esses homens foram reduzidos à __________ dos proprietários dos meios de produção é uma história triste de explorações e violências, roubos e guerras, mas que não cabe aprofundar neste momento.

A

dependência

18
Q

O importante agora é avaliarmos os efeitos da experiência do indivíduo no mercado de trabalho, quando este se generaliza, sobre a subjetividade __________.

A

privatizada

19
Q

Em primeiro lugar, o que se disse sobre a ________ de sua especialidade como produtor, de sua habilidade, destreza e rapidez aplica-se igualmente ao trabalhador assalariado, embora muitas vezes esse trabalhador, pelo caráter da atividade que exerce, venha a ser submetido a uma atividade de tal modo padronizada que pouco lhe resta de seu.

A

consciência

20
Q

Mas isto já é uma outra história a que voltaremos adiante.
De forma a entender com mais profundidade o significado da economia mercantil para a ___________, devemos considerar com mais atenção as condições que antecedem a própria formação do regime assalariado.

A

individualização

21
Q

Para que existam trabalhadores necessitados de garantir a própria ___________, alugando sua força de trabalho, é preciso que eles tenham perdido suas condições mais antigas de vida e produção.

A

sobrevivência

22
Q

Isto significa a _________ dos vínculos que nas sociedades tradicionais pré-capitalistas uniam os produtores uns aos outros e todos aos meios de produção.

A

ruptura

23
Q

A produção era sempre diretamente social: embora pudesse haver algumas especializações entre os membros de uma família ou entre,os membros de urna pequena comunidade, a __________ de cada um dependia fundamentalmente de sua vinculação com o grupo.

A

existência

24
Q

Muitos dos meios de produção podiam ser de uso __________, como florestas e pastagens.

A

comunitário

25
Q

E aqueles meios de produção _________ eram tão rústicos que o acesso a eles não encontrava problemas.

A

particulares

26
Q

Além dos vínculos com os meios de produção e da interdependência comunitária, havia relações entre senhores e servos ou escravos que se, por um lado continham um elemento de _____________ de uns pelos outros, por outro lado, estabeleciam obrigações de proteção, defesa e apoio dos fortes em relação aos fracos.

A

exploração

27
Q

Tudo isso precisa _________ para que surja o trabalhador livre, que pode e necessita ir ao mercado de trabalho para arranjar uma ocupação.

A

desaparecer

28
Q

Essa liberdade, contudo, é muito _________.

A

ambígua.

29
Q

Ela é principalmente uma liberdade ________, isto é, o sujeito ao ganhá-la perde uma porção de apoios e meios de sustentação.

A

negativa

30
Q

Perde a solidariedade do seu grupo: a família ou a aldeia deixam de ser autossuficientes, e cada indivíduo vai ______________ procurar o seu sustento.

A

isoladamente

31
Q

________ a proteção de um senhor: o patrão que emprega o assalariado não o manterá se ele ficar doente, por exemplo, (isto hoje fica por conta do sistema da previdência, que é a forma de fazer com que um assalariado pague a conta da doença, da invalidez ou da aposentadoria do outro).

A

Perde

32
Q

A sociedade fica, dessa forma, atomizada, quer dizer, em vez de comunidades produtivas, temos indivíduos livres produzindo ou vendendo sua _____ de trabalho a proprietários privados.

A

força

33
Q

Mas esse indivíduo livre é um ___________.

A

desamparado

34
Q

Ele pode escolher (até certo ponto), mas, mesmo que a escolha seja real, ele passa a conviver com a __________: seu destino, pelo menos teoricamente, passa a depender dele, de sua capacidade, de sua determinação, de sua força de vontade, de sua inteligência e, também, de sua esperteza, de sua arte de vencer, de passar por cima dos concorrentes de chegar primeiro — e de sua sorte.

A

indecisão

35
Q

Ele tem, é verdade, a ___________ de lutar por condições melhores, de mudar de posição na sociedade (nasce pobre, mas pode morrer rico), o que numa sociedade mais tradicional é quase impossível.

A

liberdade

36
Q

Todavia, se pode subir, pode também descer, pode chegar à miséria sem que ninguém se preocupe com ele — e isto numa sociedade __________ também é muito improvável.

A

tradicional