Questionário 2 Flashcards

1
Q

Você leu no texto que existem a Psicologia científica e a Psicologia do senso comum. Supondo que o seu contato até o momento só tenha sido a Psicologia do senso comum, relacione situações do cotidiano em que você ou pessoas com que convive usem essa psicologia.

A

A psicologia do senso comum é muito empregada por boa parte da sociedade, está relacionada com nosso cotidiano, onde é repassada por gerações. Comumente tendemos a caracterizar uma pessoa tímida, introvertida, calada, como uma pessoa antissocial; outro exemplo, é quando perdemos o autocontrole, ficando altamente estressada o senso comum caracteriza como histeria.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Conversem sobre Psicologia científica – sua matéria-prima e seu enfoque. Para isso, retomem as seguintes questões:

a)Qual a matéria-prima da psicologia?

A

A matéria-prima da psicologia é o homem em todas as suas expressões: as visíveis, o comportamento; as invisíveis, os sentimentos; as singulares, o que somos, porque somos homem-corpo, homem-pensamento, homem-afeto, homem-ação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

b)O que é subjetividade?

A

Em poucas palavras, é a maneira de sentir, pensar, fantasiar, se comportar.de cada um; subjetividade é a individualidade de cada ser humano que se constrói conforme o seu desenvolvimento de vida: social e cultural; é o que nos diferencia de outra pessoa. É o mundo de ideias, significados e emoções construído internamente pelo sujeito a partir de suas relações.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

c)Por que a subjetividade não é inata?

A

Por que é construída aos poucos, ela precisa do mundo exterior para desenvolver-se. Apropria-se do material do mundo social e cultural;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

d) Por que as práticas místicas não compõem o campo da Psicologia científica?

A

Por que Não são construídas no campo da Ciência, a partir do método e dos princípios científicos; estão em oposição aos princípios da Psicologia, que vê não só o homem como ser autônomo, que se desenvolve e se constitui a partir de sua relação com o mundo social e cultural, mas também o homem sem destino pronto, que constrói seu futuro ao agir sobre o mundo. As práticas místicas têm pressupostos opostos, pois nelas há a concepção de destino, da existência de forças que não estão no campo do humano e do mundo material.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly