A crise da Modernidade e da subjetividade moderna em algumas de suas expressões filosóficas Flashcards
A crença de que o homem pode atingir a verdade absoluta e indubitável, desde que siga estritamente os preceitos do Método correto, seja ele o ________ de Descartes ou o empírico de Bacon, acabou por ser criticada no século seguinte no interior do Iluminismo, o movimento filosófico que, no século XVIII, representava o que havia de mais avançado e progressista no terreno das idéias.
racional
No _____________ as grandes conquistas do racionalismo cartesiano eram articuladas com a valorização das experiências individuais tal como promovidas pelos filósofos empiristas, que formavam a outra grande corrente da Modernidade.
Iluminismo
Por diversos caminhos, no século XVIII, a quase onipotência do “eu”, da razão universal e do método seguro afirmada no século XVII foi ___________.
criticada.
Por um lado, isto representou uma _____________ mais profunda, sólida e complexa de toda a problemática do conhecimento, mas, de toda a forma, começou a se colocar em xeque a soberania do “eu”, seja o “eu” da razão, seja o “eu” dos sentidos purificados.
consciência
Hume, um dos grandes filósofos da época, chega a negar que o “eu” seja algo estável e substancial que permaneça idêntico a si mesmo ao longo da diversidade de suas experiências: ele seria muito mais o efeito de suas experiências do que o senhor de suas experiências; somos, para Hume, algo que se forma e se transforma nos embates da ___________ e já não podemos nos conceber como base e sustentação dos conhecimentos e de nós mesmos.
experiência
Nessa medida, o conhecimento entendido como domínio dos objetos por um sujeito soberano não pode mais se _____________.
sustentar.
Outro filósofo __________ do século XVIII, Emanuel Kant, procura opor-se a essas formulações tão radicais, mas aceita a problematização da crença em conhecimentos absolutos.
iluminista
Em A crítica da razão pura, afirma que o homem só tem acesso às coisas tais como se apresentam para ele: a isto ele chama “___________”.
fenômeno
A única forma de produzirmos algum conhecimento válido é nos restringirmos ao campo dos fenômenos, pois as “coisas em si” (__________ do sujeito) são incognoscíveis.
independentes
É verdade que, ao mesmo tempo, Kant leva ainda mais longe as pretensões do “sujeito”: se, de um lado ele não crê na capacidade de o homem conhecer a verdade absoluta das “coisas em si”, de outro, toda a questão do conhecimento é radicalmente colocada em termos subjetivos, pois tudo que é “conhecível” repousa na _______________ humana.
subjetividade
Essa subjetividade, contudo, não é a subjetividade particular de cada indivíduo, é a subjetividade transcendental e universal do _________.
Homem
Embora essa subjetividade universal seja mantida e valorizada como “condição de __________” de todas as experiências, as outras, as subjetividades empíricas e particulares de cada um de nós, devem aprender a viver em um mundo de incertezas e hipóteses nunca plenamente confirmadas, procurando, sempre com muita dificuldade, exercer o controle racional sobre seus impulsos, seus desejos, suas propensões.
possibilidade
Para ________, a soberania do sujeito, sua autonomia, é uma tarefa supremamente desejável — é a meta de todo esforço ético — e ainda possível, mas é sempre muito problemática porque as necessidades, os desejos e os impulsos nunca poderão ser definitivamente sossegados pela razão.
Kant
Além da __________ iluminista, o século XVIII trouxe outras formas de crítica às pretensões totalizantes do “eu”, da razão universal e do Método.
autocrítica
O ____________ nasceu no final do século XVIII exatamente como uma crítica ao Iluminismo e, mais particularmente, à vertente racionalista do Iluminismo (com a vertente empirista, os românticos puderam até estabelecer uma convivência muito mais amistosa).
Romantismo
Ou seja, à idéia ________ de que o homem é essencialmente um ser racional (o ser pensante do Cogito) é contraposta a idéia de que o homem é um ser passional e sensível.
cartesiana
Quando pensamos hoje em Romantismo, vem-nos à mente algo ________, delicado e ligado ao amor, o que também não deixa de ser verdade.
suave
Mas a origem do movimento na Alemanha teve um sentido bem distinto: uma primeira manifestação romântica teve o nome de “Tempestade e ímpeto”, o que já sugere melhor a característica dessa _______________.
sensibilidade.
A valorização da natureza opõe-se, como algo mais original e verdadeiro, à _________ com suas regras, seus métodos e sua etiqueta.
civilização
O Romantismo toma os mais diversos aspectos, o que torna muito difícil sua definição precisa, mas parece que ele regularmente representa uma crítica à ______________ e uma nostalgia de um estado anterior perdido
modernidade
Aquilo que na “__________” da modernidade deve ser excluído do “eu” ou mantido sob o férreo controle do Método parece agora invadi-lo.
fundação
A razão é destronada, o Método feito em pedaços e o “eu” racional e ___________ é deslocado do centro da subjetividade e tomado agora como uma superfície mais ou menos ilusória que encobre algo profundo e obscuro.
metódico
Uma imagem clássica disto é a pintura do inglês Turner, que freqüentemente pinta tempestades no mar, nas quais mal se definem os limites entre céu, mar, chuva e neblina; em alguns casos aparece um barco totalmente à mercê das forças ____________.
naturais.
O barco representa o empreendimento humano de controle __________ e metódico do mundo, e a imagem não deixa dúvidas quanto à sua impotência.
racional
Assim, o Romantismo é um momento essencial na ______ do sujeito moderno pela destituição do “eu” de seu lugar privilegiado de senhor, de soberano.
crise
Por outro lado, o Romantismo traz a experiência de que o homem possui níveis de profundidade que ele mesmo, no entanto, _____________.
desconhece
Paradoxalmente, portanto, há uma __________ valorização da individualidade e da intimidade.
grande
A idéia de “gênio” expressa bem essa ___________: ele sena um indivíduo naturalmente especial, dono de um dom único que tem a obrigação de realizar; por outro lado, por seu mergulho em si, ele tem uma grande indisposição e dificuldade em sua vida prática.
valorização
Trata-se de uma sensibilidade ________ e ao mesmo tempo crente na grandiosidade de sua missão.
intimista
Quando pensamos no alto grau de ____________ e solidão presentes no século XX, é inevitável pensarmos na presença em nós do sujeito romântico.
individualismo
Ao longo do século XIX, afirmou-se a partir de diversas fontes a deposição do “______” de seu lugar privilegiado.
eu
Por exemplo: a idéia de que o comportamento do homem é determinado por leis que não pode controlar e que freqüentemente nem mesmo conhece está presente no pensamento de _________, entre outros; no mesmo sentido vai a afirmação da teoria da evolução de Darwin de que o homem é um ser natural como os demais, não possuindo uma origem distinta (à imagem e semelhança de Deus).
Marx
Mas talvez o ponto mais agudo dessa crise tenha sido a filosofia de _____________.
Nietzsche.
Nela, as idéias de “eu” ou “sujeito” são interpretadas como ficções (no que dá continuidade à crítica de Rume à suposta substancialidade e ___________ do sujeito).
estabilidade
Com seu procedimento, chamado “___________”, Nietzsche procura desconstruir os fundamentos de toda a filosofia ocidental desde Platão.
genealogia
Basicamente, trata-se de mostrar como cada elemento tomado como fundamento absoluto ou causa primeira de tudo o que existe foi também, por sua vez, criado num determinado momento com uma determinada __________.
finalidade
Se algo foi criado ao longo do tempo, não é ________ ou causa primeira.
eterno
Assim, a “idéia” platônica, Deus, o sujeito moderno de Descartes ou de Bacon são revelados como __________ humanas.
criações
Nossas crenças e valores estão comprometidos com a ___________ em que nos colocamos a cada instante.
perspectiva
A crença em algo ________ e estável seria uma necessidade humana, na tentativa de crer que tem controle sobre o devir.
fixo
Nietzsche dá um passo bem largo e ________: não só o homem é deslocado da posição de centro do mundo, como a própria idéia de que o mundo tenha um centro ou uma unidade é destruída.
radical
Assim, quando Nietzsche denuncia o caráter ilusório e não necessário de todo o fazer humano, isto não representa a defesa do abandono da ilusão em favor de outro modo de ser mais legítimo ou bem fundamentado (como na crítica ______ ou romântica à modernidade).
católica
A questão para Nietzsche é saber o quanto cada ilusão em cada contexto se mostra _______ à expansão da vida.
útil
Não só o privilégio do “eu” na modernidade, mas toda a _________ ocidental parece ser colocada em xeque aí.
metafísica
Mas, como veremos, o projeto científico dos séculos XIX e XX e o _________ ressurgido no século XX mantêm esse projeto vivo.
humanismo
A seguir, retomaremos o caminho da constituição e dos desdobramentos da noção de “subjetividade ______” por outro viés, o das condições sócio-econômicas que deram sustentação ao processo de individualização no ocidente moderno.
privada
Será a partir desse outro referencial que poderemos compreender as dimensões _________ da modernidade por um outro ângulo que nos será bem útil para entendermos o nascimento das psicologias.
culturais