Atividades (Parte I) Flashcards
Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área).
Tanto o cotidiano como o conhecimento científico lidam com a realidade.
Exemplo: A dona de casa usa o conhecimento científico conservando o café na garrafa térmica.
Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.
Senso comum é o conhecimento usado pelas pessoas em geral.
Exemplo: Um chá de boldo para o fígado.
Explique o que você entendeu por visão-de-mundo.
Visão-de-mundo são todos os conhecimentos adquiridos e usados no cotidiano ainda que de modo precário.
Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum.
Termos como “rapaz complexado”, “menina histérica”, “ficar neurótico”, são expressões da Psicologia usadas no senso comum.
Quais os domínios do conhecimento humano?
O que cada um deles abrange? A filosofia se preocupava com a origem e o significado da existência humana.
A religião se interessa pela origem do homem e mostra isso em um corpo de doutrinas e princípios morais que tratam de mistérios sobre a humanidade.
A arte expressa emoção e sensibilidade desde tempos remotos.
O senso comum trato do conhecimento cotidiano.
A Ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos da realidade.
Quais as características atribuídas ao conhecimento científico?
Compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade que usa uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos são programados, sistemáticos e controlados podendo ser verificados.
Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico?
O senso comum trata da realidade do dia a dia com o conhecimento adquirido pela cultura, tradição, herança familiar, e hábitos; enquanto o conhecimento científico investiga o cotidiano de modo aprofundado e metodológico.
Quais são os possíveis objetos de estudo da Psicologia?
Psicologia estuda o homem, seu comportamento, seu inconsciente, sua consciência, sua personalidade. Tudo isso está na subjetividade, o modo de ser de cada um.
Quais os motivos responsáveis pela diversidade de objetos para a Psicologia?
Por ter diversos objetos de observação que não podem ser sujeitos aos mesmos padrões de descrição, medida, controle e interpretação, é que a Psicologia tem essa diversidade de objetos.
Qual a matéria-prima da Psicologia?
O homem é a matéria-prima da Psicologia.
O que é subjetividade?
A subjetividade é a síntese singular e individual de cada um de nós conforme nosso desenvolvimento na sociedade.
Por que a subjetividade não é inata?
Porque ela é construída pouco a pouco no convívio social e cultural, ao mesmo tempo que atua na construção do mundo e se transforma interiormente.
Por que as práticas místicas não compõem o campo da Psicologia científica?
Porque elas não podem ser vinculadas aos princípios e métodos científicos.
QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE CONHECER HISTÓRIA DA PSICOLOGIA?
É imperativo que quem se proponha estudar psicologia, assim como qualquer outra área de conhecimento, busque entender como foram elaborados conceitos e teorias, como também alguns destes foram superados, ou seja, como se deu a construção do conhecimento a cerca da disciplina em questão para que se possa avançar a partir daí.
QUAIS AS CONDIÇÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS DA GRÉCIA ANTIGA QUE PROPICIARAM O INÍCIO DA REFLEXÃO SOBRE O HOMEM?
Sua localização geográfica, a religião não dogmática, o regime de governo e as conquistas territoriais que fizeram da Grécia a maior potência da época.
QUAIS SÃO AS CONTRIBUIÇÕES FUNDAMENTAIS PARA A PSICOLOGIA APONTADAS NOS TEXTOS DE SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES?
________ compreendeu que o que separa o homem dos demais animais é a razão e que ela é a essência de nossa humanidade.
Platão vai além e procura definir um lugar para a razão no corpo humano, propôs que este lugar seria a cabeça, onde se encontra a alma, a medula seria o elemento de ligação da alma com o corpo.
Já Aristóteles defendia que a alma não pode ser dissociada do corpo e que todos os seres vivos são dotados de alma sendo que os vegetais possuem alma vegetativa, os animais sensitiva e os seres humanos além das duas anteriores a alma racional, ele também estudou a as diferenças entre razão, percepção e sensações.
Sócrates
COM A HEGEMONIA DA IGREJA CATÓLICA NA IDADE MÉDIA, QUAL FOI A CONTRIBUIÇÃO DE SANTO AGOSTINHO E SÃO TOMÁS DE AQUINO PARA O CONHECIMENTO EM PSICOLOGIA?
Para Santo Agostinho a alma não era somente sede da razão, mas a prova da manifestação ______ no homem e sendo a alma também sede do pensamento, a Igreja passa a se preocupar com sua compreensão.
Tomás de Aquino encontra argumentos racionais para justificar os dogmas e garante a Igreja a hegemonia no estudo do psiquismo.
divina
EM QUE PERÍODO SE SITUA A CONTRIBUIÇÃO DE DESCARTES PARA A PSICOLOGIA? QUAL É ESSA CONTRIBUIÇÃO?
No __________, ele propôs a separação entre alma e corpo e que o corpo sem o espírito é apenas uma máquina, abrindo assim caminho para os estudos de cadáveres humanos o que possibilitou o avanço da anatomia e da fisiologia, que tiveram papel fundamental no progresso da psicologia.
Renascimento
QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DA FISIOLOGIA E DA NEUROFISIOLOGIA PARA A PSICOLOGIA?
A descoberta de que eventos psicológicos estão diretamente associados a eventos neurofisiológicos.
QUAL O PAPEL DE WUNDT NA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA?
É considerado o _______ da psicologia moderna ou científica porque criou na universidade de Leipzig, na Alemanha o primeiro laboratório para realizar experimentos na área de psicofisiologia isso sem falar de sua extensa produção na área.
Curiosidade - Um dos que mais criticou o Wundt foi Sigmund Freud que chegou a chamar seu método de ridículo.
pai
QUAIS OS CRITÉRIOS QUE A PSICOLOGIA DEVERIA SATISFAZER PARA ADQUIRIR O STATUS DE CIÊNCIA?
Os fenômenos psicológicos vão adquirindo status científicos porque para a concepção da época, o que não era mensurável não era passível de estudo científico.
Seu status de ciência é contido a partir que se _______ da filosofia e assim atrai novos estudiosos e pesquisadores que a partir dai começam a definir seu método ou métodos.
liberta
O QUE CARACTERIZA O FUNCIONALISMO, O ASSOCIACIONISMO E O ESTRUTURALISMO?
Funcionalismo - Escola de psicologia que enfatiza os atos ou processos mentais como objeto de estudo da psicologia, em contraste com as escolas estruturalistas, que destacam os conteúdos conscientes, está preocupado com a consciência . O ponto de vista funcional sustentou que a mente deve ser estudada em função de sua utilidade para o ________, tendo em conta a adaptação ao seu meio. Por outras palavras, o estudo definirá “para que é” a mente e não “o que é” a mente.
Associacionismo - O termo associa origina-se da concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação das ideias – das mais simples às mais complexas. Assim, para aprender uma coisa complexa, a pessoa precisaria primeiro aprender as ideias mais simples, que ela estariam associadas.
Estruturalismo - O estruturalismo surgiu com o inglês Edward Titchener (1867–1927) e tem como fundamento o estudo dos elementos ou conteúdos mentais e sua conexão mecânica, mediante o processo de associação, porém, descartava a ideia de que a apercepção (processo mental através do qual cada indivíduo percebe e interpreta o mundo) tenha alguma participação nesse processo.
Sua principal base de estudos concentrava-se nos elementos propriamente ditos, e acreditava que a Psicologia deveria procurar descobrir a natureza das experiências conscientes elementares, para determinar sua estrutura, através da análise das partes que a formam.
organismo
QUAIS AS PRINCIPAIS TEORIAS EM PSICOLOGIA NO SÉC. XX?
Destacaram-se no séc. XX o __________ ou teoria do estímulo-resposta, construída a partir da observação do comportamento, e que por sua pragmaticidade teve grande desenvolvimento nos Estados Unidos. Destacou-se também a teoria conhecida como Gestalt, que pregava a necessidade de conhecer o homem em sua totalidade, e por fim a Psicanálise Freudiana que resgada a importância da afetividade e do estudo do inconsciente.
Behaviorismo
QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE A PSICOLOGIA COMO RAMO DA FILOSOFIA E A PSICOLOGIA CIENTÍFICA?
A Psicologia-filosófica buscava o conhecimento da alma humana e como o conhecimento da alma (que não é material), obviamente é subjetivo, não poderia ter status de ciência; com o avanço dos estudos da fisiologia e neurofisiologia, percebeu-se que os fenômenos psíquicos eram produzidos por um ____, então para entender o psiquismo humano passa a ser necessário compreender de maneira objetiva e empírica os mecanismos de funcionamento do cérebro.
sistema
COMO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ESTÁ RELACIONADA COM AS CONDIÇÕES MATERIAIS DO MOMENTO HISTÓRICO EM QUE ELA SE DÁ? EXEMPLIFIQUE.
A produção de conhecimento sempre esteve relacionada com diversos fatores como, por exemplo, a geografia, a religiosidade, a política, a economia, etc. Podemos citar a Grécia antiga que reuniu condições favoráveis para intensa produção intelectual na Antiguidade. Sua localização geográfica, sua religião sem dogmas, a democracia e as conquistas territoriais que fizeram-na a maior potência da época, proporcionando as condições necessárias para a intensa produção de conhecimento.
Outro exemplo foi à crise da _________ na Europa, o surgimento do iluminismo que originou o protestantismo tradicional que permitia a obtenção de lucros, o que gerou o capitalismo que teve enorme influência na produção científica pós-moderna.
monarquia
CONSTRUAM UMA LINHA DO TEMPO E REGISTREM NELA OS PRINCIPAIS MARCOS DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE E OS PRINCIPAIS MOMENTOS DA CONSTRUÇÃO DA PSICOLOGIA.
Pós Modernismo - Capitalismo, Revolução Industrial, Psicologia Científica.
Renascimento – Descoberta da América, Reforma Protestante, Iluminismo, intensa produção científica.
Idade Média - A Igreja monopoliza o saber e consequentemente o estudo do psiquismo, nesse período destacam-se Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino.
Antiguidade - ______ do pensamento grego (nesse período iniciou-se o interesse em compreender a psyché, ou seja, a alma humana.)
Apogeu