Síndrome Nefrótica Flashcards
Quando fala-se de doença glomerular, há 4 estruturas glomerulares que podem estar lesadas ocasionando alterações estruturais e funcionais no glomérulo devido deposição de imunocomplexos.
Quais estruturas são essas?
- Mesângio
- Endotélio Capilar
- Podócitos
- Membrana Basal Glomerular
Qual a explicação para as alterações glomerulares?
São os depósitos de imunocomplexos no glomérulo que causam as alterações; a depender da localização dentre do glomérulo desses IC’s e da intensidade da resposta inflamatória teremos um tipo de doença glomerular.
O depósito de IC’s + agressão inflamatória geram a desestruturação celular e eletroquímica, permitindo a passagem de proteínas, hemáceas, leucócitos etc.
Marcador das glomerulopatias:
Proteinúria, sendo a albumina o principal componente; independentemente se Glomerulopatia faz parte de uma Sd. Nefrítica ou nefrótica.
A presença de hematúria fala a favor de qual padrão de doença glomerular?
A hematúria está caracteristicamente presente em doenças ditas “proliferativas”, isto é, com intensa atividade inflamatória, classicamente encontrada nas patologias que compõem o grupo da Síndrome Nefrítica.
Em que grupo síndrômico é mais comum as glomerulopatias com formas proliferativas?
No grupo das Síndromes Nefríticas (em que há resposta inflamatório com maior intensidade).
Portanto, na sd. nefrótica é mais dificil ocorrer hematúria.
Em relação à temporalidade do acometimento glomerular, pode-se afirmar que as Sd. Nefróticas ocorrem de forma mais ___________ (aguda / insidiosa), enquanto que as Sd. Nefríticas ocorrem de forma mais ________ (Aguda / insidiosa)
SD. nefrótica = Mais insidioso
Sd. Nefrítica = Mais aguda
Na história clínica, o relato de Urina espumosa é sinal indicativo de qual alteração na urina?
De proteinúria
Na história clínica, o relato de Urina escurecida é sinal indicativo de qual alteração na urina?
Indicativo de hematúria
Quadro comparativo entre sd. nefrótica e sd. nefrítica:
Qual o valor de corte para classificar a proteinúria como sendo nefrótica?
PTU > 3,5 g/24 horas (adultos) e
> 40mg/hora/m² em crianças
Qual o valor de corte para classificar paciente como tendo hipoalbuminemia?
Hipoalbuminemia = < 3,5g/dL
Características gerais da Sd. Nefrótica:
- Proteinúria
- Hipoalbuminemia
- Edema
- Hipercoleterolemia + lipiduria
- Inicio geralmente subagudo
- Tendencia à hipercoagulabilidade, aterogênese e eventos tromboembólicos
- Aumento do risco de infecções
Qual é a explicação fisiopatológica para que ocorra hipoalbuminemia na síndrome nefrótica?
Ocorre hipoalbuminemia na síndrome nefrótica devido à alteração da permeabilidade glomerular, causada pela deposição de IC’s e da atividade inflamatória, ocasionando maior perda proteica do sangue na urina. Sendo a albumina a proteina em maior quantidade no plasma, ela será a proteina mais encontrada na urina com a alteração na permeabilidade glomerular presente na Sd. Nefrótica.
Na Sd. nefrótica, na vigencia de hipoalbuminemia e albuminúria, haverá uma grande perda proteica levando a um quadro de desnutrição. Qual a explicação fisiopatológica para que ocorra essa desnutrição?
Devido a grande perda proteica pela urina, o organismo entra em um estado catabólico para tentar compensar essa perda de proteínas séricas. Com o catabolismo aumentado o paciente entra em um estado de desnutrição.
VERDADEIRO ou FALSO:
Na sd. nefrótica, a hipoalbuminemia estimula o fígado a produzir mais proteínas. Isso faz com que ocorra aumento na síntese hepática de lipoproteínas.
VERDADEIRO:
Por isso na sd. nefrótica há um estado de hiperlipoproteinemia
Qual a explicação para que na Sd. Nefrótica ocorra uma lipidúria?
A lipidúria ocorre devido à maior produção hepática de lipoproteínas, como uma tentativa de compensação à perda de proteínas pela urina, princíálmente pela albuminuria. Mas como a permeabilidade glomerular está alterada na sd. nefrótica, a perda proteica urinária não será apenas de albumina, mas, sim, também de lippoproteínas, causando a lipidúria.
Por que na sd. nefrótica há redução da imunidade celular?
Por que devido a maior permeabilidade glomerular, há perda de proteínas séricas pela urina, inclusive das imunoglobulinas, deixando opaciente mais sucetível à infecções.
Por que na Sd. nefrótica há maior comprometimnto e disfunção tubular?
Porque a passagen intensa de proteínas pelo glomérulo causa dano no epitélio tubular.
Por que na síndrome nefrótica há maior risco de tromboembolismo?
Devido à hipoalbuminemia, provocada pela maior permeabilidade glomerular, há estímulo para uma maior produção hepática de proteínas, incluindo entre elas, lipoproteínas (lipidúria), albumina e também FATORES DE COAGULAÇÃO, o que acarreta maiores chances de tromboembolismo, dada a condição de redução do volume efetivo plasmático e redução da mobilidade desses pacientes (uma vez que se encontram edemaciados).