Semiologia Endócrina-Síndromes Hipofisárias Flashcards
Mencione quais hormônios são produzidos na adendo hipófise e no neuro hipófise ?
ADENO-HIPÓFISE- Prolactina, LH, FSH, TSH, GH e ACTH
NEURO-HIPÓFISE- ocitocina, vasopressina (ADH)
Mencione as funções de cada hormônio da hipófise
PROLACTINA- estimulação das glândulas mamárias, produção de leite materno durante o período de lactação.
LH e FSH- estimulação das gônadas, resultando na produção de hormônios sexuais.
TSH- estimulação da tireoide para produzir hormônios T3 e T4
ACTH- estimulação das glândulas suprarrenais, para a produção de cortisol.
GH- estimulação de vários tecidos do corpo para resultar em crescimento.
Anatomia da região selar e as estruturas nobres que estão perto da glândula pituitária
A glândula pituitária está localizada na fossa média do crânio, na sela túrcica do osso esfenoidal. tem um orifício por onde passa a haste hipofisária. O teto é revestido pela dobras da dura-máter e restando só aquele orifício.
As estruturas nobres são quiasma óptico, seio cavernoso, artéria carótida interna, nervos oculomotor, troclear, abducente e os nervos oftálmico e maxilar do nervo trigêmeo.
Quais são as formas que as doenças hipofisárias se apresentam ?
Indivíduos assintomáticos
Síndrome de hipersecreção hormonal- prolactina, GH, ACTH, TSH.
Síndrome de hiposecreção hormonal-LH, FSH, ACTH, GH, TSH
Compressão local- Hemianopsia bitemiporal, cefaleia, sintomas relacionados à compressão de nervos cranianos.
Alterações hipotalâmicas- distúrbios de sono, apetite, comportamento e regulação de parâmetros corporais.
Explique hiperprolactinemia
Hiperprolactinemia é uma afecção na qual há aumento na liberação de prolactina
Prolactina é produzido devido a liberação hipotalâmico de TRH e é inibido pela liberação de dopamina, um potente inibidor.
Causas da síndrome pode ser fisiológica no caso de gravidez e lactação, medicamentosa (uso de drogas como os inibidores de receptação de dopamina e de serotonina, antidepressivos tricíclicos, antipsicóticos, neuroléptico) e pode ser patológica, em casos de tumores- prolactinomas e em casos de liberação de exacerbada de TRH em hipotireoidismo primário.
A hiperprodução de prolactina causa a inibição na liberação de GnRH que estimula a produção de LH e FSH, culminando com diminuição na produção de hormônios sexuais em ambos os sexos.
Sintomas- irregularidade menstrual ou até amenorreia, ginecomastia em homens, disfunção erétil, infertilidade, perda de libido em ambos sexos, galactorreia, perda de tecido ósseo (falta de estrogênio, permite a activação dos osteoclastos), além de outros sintomas como cefaleia , perda visual em casos de compressão por tumor.
Diagnóstico é feito pelo ressonância magnética e dosagem sérica de prolactina.
Tratamento- suspensão e substituição do medicamento, ressecção cirúrgica do tumor, agonista de dopamina, etc
Explique as doenças que surgem devido ao excesso de GH
Na infância, causa um quadro de GIGANTISMO e na vida adulta, causa ACROMEGALIA.
GH é secretada na adeno-hipófise pelo estímulo de GRH do hipotálamo.
GRH é estimulado pelo estresse físico como exercício físico que libera epinefrina que estimula a liberação de GRH, caso de hipoglicemia e na puberdade é estimulado pela liberação aumentada de estrogênio e testosterona. Ele é inibido por aumento de GH e somatomedinas, produção de somatostatina. Seus efeito diretos são gliconeogenese, resistência à insulina, lipólise e glicogenolise. Seus efeitos indireto é a através da produção de somatomedina C e sua ligação ao seu receptor, causando efeitos nos músculos e ossos como crescimento de ossos longos, inibição de apoptose, absorção de aminoácido para síntese proteica e aumento na divisão celular.
ACROMEGALIA- uma vez que os ossos longos já têm seus disco epifisários fusionados, ele causa sintomas como: aumento das extremidades, aumento de peso, aspecto facial grosseiro, crescimento das mandíbulas, afastamento dos dentes, parestesia devido a crescimento que comprime os nervos, macroglossia, sudorese excessiva e intolerância ao calor, bossa frontal, visceromegalia que leva a surgimento de cardiomegalia, HAS, diabetes.
Explique a doença mais comum no caso de excesso de glucocorticoides
Sindrome de Cushing- há excesso de liberação de ACTH. É uma forma endógena de excesso de ACTH
As manifestações são obesidade central, fácies de lua cheia, aparecimento de estrias largas e arroxeadas, obesidade central, hipotrofia muscular, osteoporose, distúrbios menstruais, hirsutismo, fraqueza muscular e fadiga, facilidade de sangramento, HAS, DM, fratura vertebral.
O que é pan-hipopituitarismo?
Pan-hipopituitarismo é a deficiência de 2 ou mais hormônios hipofisários. Exemplos nanismo, insuficiência adrenal secundária hipogonadismo, e Síndrome de Sheehan
Explique a deficiência de GH
A deficiência de GH causa a NANISMO,
Alguns sinais são redução discreta do comprimento ao nascer, ictérica prolongada, Micropenis, redução acentuada do crescimento, hipoglicemia recorrente, face de boneca, alteração da ponta do nariz, voz infantil e retardo na erupção dos dentes.
Explique Síndrome de Sheehan
Síndrome de Sheehan é uma doença caracterizada por necrose pós parto, devido a uma complicação hemorrágica.
A hipófise é hipertrófico durante a gravidez por conta de aumento de produção de prolactina e assim, há uma hipervascularização. Isso resulta em uma queda de produção de um ou mais hormônios hipofisários.
Manifestações como agalactia (lack of prolactina), distúrbios menstruais(LH e FSH baixos), hipogonadismo, sintomas de insuficiência adrenal (ACTH), hipotireoidismo
Explique hipogonadismo hipogonadotrófico
É uma parada em desenvolvimento pubertal após 16 e 18 em mulheres e homens respectivamente. Quando acompanhado com anosmia, é chamado de Síndrome de Kallmann
Explique a Deficiência de glicocorticoides
Pode ser primária quando o problema está na glândula suprarrenal ou secundária quando o eixo hipotálamo-hipofisário está envolvido.
Primária- há uma destruição das glândulas suprarrenais, que pode ser de forma autoimune ou infecciosa (paracoccidioidomicose e tuberculose). No caso de DOENÇA DE ADDISON
Secundária é quando tem um problema no eixo hipotálamo-hipofisário. Como acontece na suspensão abrupta de corticoide exógena após uso prolongado. Isso porque não dá tempo para a hipófise voltar a produzir ACTH para continuar a sua função de estimular as suprarrenais.
Sintomas para cada deficiência
Deficiência de mineralocorticoides- hiponatremia, hipercalemia, acidose metabólica leve, hipovolemia, avidez por sal, hipotensão. (Aldosterona faz retenção de sódio e água e a excreção de potássio e prótons. )
Deficiência de glicocorticoides- perda de peso, hipoglicemia, hipotensão, anorexia, mal estar, astenia, hiperpigmentação da pele.
Deficiência de androgênicos adrenais- redução de libido, pilificação axilar e pubiana nas mulheres.
Síndrome de compressão tumoral. Explique
Quando a hipófise comprime as estruturas adjacentes.
Perda visual temporal - hemianopsia bitemporal, cefaleia, ptose palpebral por compressão de NC III e diplopia convergente por compressão de NC VI.
Como diagnosticar as síndromes endócrinas
Anamnese, exame clínico, dosagens hormonais e ressonância magnética.