Semiologia das Hemorragias Digestivas Flashcards
Definição de hemorragia digestiva?
Hemorragia digestiva é qualquer sangramento que ocorre ao longo do trato gastrointestinal , decorrente de ou relacionado a uma lesão localizada no mesmo trato.
Diferença entre as hermorragias digestivas alta e baixa.
Hemorragia digestiva alta acontece devido às lesões proximais ao ligamento de Treitz, que marca a junção do duodeno e jejuno. Sao lesões do esôfago, estômago e duodeno. Corresponde à 80% das hemorragias digestivas e associada à 10% dos casos de mortalidade.
Hemmorragia digestiva baixa acontece devido às lesões distais ao ligamento de Treitz. São lesões oriundas do intestino delgado, colon, reto e ânus. Corresponde à 20% das hemmorragias digestivas com só 3% de contribuição à mortalidade.
Quais são as manifestações clínicas das hemorragias digestivas ?
① melena
② hematoquezia
③ enterorragia
@ hematêmese.
Explique hematêmese e seu diagnóstico diferencial.
Hematêmese é a eliminação de sangue pela boca. Quer dizer o vômito de sangue. Pode ser sangue vermelho vivo ou sangue escurecido (borra de café)→por conta da agão enzimática no estômago.
Diagnóstico diferencial.
① pseudohemorragia- não há sangramento mas existe manifestações clínica semelhante à da hemorragia digestiva. Como rômito de estase gástrica devido a obstrução gástrica. O líquido fica acumulado no estômago e sofre ação enzimática e bacteriana.
② pseudohemorragia digestiva- há sangramento poém não é da origem digestiva. Um exemplo é hemoptise, onde o sangramento é de origen respiratória. Para
diferenciar hemoptise de homorragia digestiva, pede opaciente talar se o vómito de sangue está associado a tosse.
O quê é melena? E seu diagnóstico diferencial?
A melena é a eliminação de fezes enegrecidas e de odor fétido característico. O sangue fica eenegrecido porque já sofreu ação das enzimas digestiros. Para ter a melena é necessário a perda de pelo menos 100ml de sangue mas na maioria das vezes, o paciente já perdeu perto de 500-600ml de sangue.
A melena habitualmente é indicativa de HD alta em 90% dos casos. Em 10%, é uma HD baixa. Para ser HD baixa , é necessário,que seja um pequeno débito de sangue com um tempo aumento de transito intestinal para que o sangue sofra ação enzimática .
Deagnóstico diferencial é uso oral de sulfato ferroso nos pacientes com anemia ferropriva. Isso pode gerar. O escurecimento das fezes após alguns dias de uso, e assim, é, importante que o médico deixa essa orientação bem clara para o paciente.
Definição de hematoquezia e enterorragia e os seus diagnósticos diferenciais.
Hematoquezia é a eliminação de sangue vivo em pequena quantidade pelo ânus. Nomalmente, traduz uma lesão de origen distal como no reto, canal anal. Pode ser: evaculatóño (durante a evacuação) ou pós- evacuatório( gotejamento de sangue que sugere hemorróida.
Enterorragia é a eliminasão de sangue vivo em grande quantidade pelo ânus. Nomalmente, a lesão se situa mais alta como no cólon.
Nomnalmente, hematoquezia e enterorragia em 90% dos casos são hemorragias digestives baixas. Em 10% , são hemorragias digestivas alta. Por isso, é necessário que o sangramento vindo da lesão serja em alto débito o que estimula uma peristalse intestinal intensa e assim, a exteriorização do sangue com aspectovermelho vivo.
Outro diagnóstico diferencial é a pseudohemorragia por alimentação excessiva de beterraba que possui uma coloração violácea.
Quais são as etiologias de hemorragia digestiva alta?
① úlcera péptica (mais comum).
② lesão aguda de mucosa gastroduodenal por uso de drogas.
③ varizes esofagogástricas (devido à hipertensão portal).
Outras como, esofagite erosiva devido a doença de refluxo gastroesofágico, neoplasias gástricas e esofágicas.
Quais são as etiologias de hemorragia digestiva baixa?
No colon
① doença diverticular de cólons principalmente nos idosos)
Outras como, angiodisplasias , colite esquêmica , inflamatórias e intestinais, carcinoma do cólon, doenças hemorroidária.
No intestino delgado ① Divertículo de Meckel. ② Tumores. ③ Angiodisplasias. ④ Doença de Crohn ⑤ Tumores raros.
Principal manifestação de úlcera péptica? E sev achado na endoscopia?
Úlcera péptica - manifestação principal é melena isolada. Na endoscopia, pode ser visualizado uma lesão arredondada recoberto por fibrina no antro gástrico
Exemplos de medicamentos que causam lesão aguda da mucosa gastroduodenal ? Manifestação de úlcera de estresse na endoscopia?
Medicamentos com anticoagulantes, anti-inflamatório não esteroidal
Ulcera por estresse el contece nos paciente da UTI los que tiveram uma descompensasão do seu quadro clínico. Na endoscopia , há aparecimento de erosões superficiais puntiformes na mucosa.
Manifestações de varizes esofagogástrica e suas causas.
Po de se manifestar com melena e/ou hematêmese ou por hematêmese volumosa de sangre vivo.
Causa mais comun- hipertensão portal que pode ser devido a cirrose hepática ou a infecção por esquistossomose mansônica.
Manifestação clínica de doença diverticular de cólons.
He manifesta com uma enterorragía pouco dolorosa, volumosa e com coágulos. Pode ser mais frequentes em individuos que usam anticoagulantes para a cardiopatia pré-existente. Principalmente após um infarto ou angioplastia. Também é frequente em pacientes com amitmia cardíaca. , como fibrilação atrial.
Como é feito o diagnóstico de hemorragia digestiva?
① pela visualização do produto das evacuações ou dos vômitos se for possível.
② toque retal→ útil no diagnóstico de melena, hematoquezia e enterorragia. (Após a confinmação, não é necessaño fazer excanes complementares.
Passos após a confirmação e pontos chaves na anamnese da hemorragia digestiva?
Apó’s a confirmação, é importante distinguir uma hemorragia verdadeira de uma pseudohemorragia (①pedir o paciente se o vômito está associado a tosse, ② uso de sulfato ferroso , ③ ingestão excessiva de alimento aroxeado )
Na anamnese;
Deve ter a procedência, presença ou não de dor epigástrica, uso recente deAINEs ou anticoagulantes, história patológica progressa, volume da enterorragia, anemia, emagrecimento, etc.
Exame físico necessário nas hemorragias.
① estigmas periféricos de hepatopatia crônica. (Como icterícia, teleangiectasias, aranha vascular na pele, esplenomegalia).
② massa palpável no abdomen. (Pode indicar neoplasia)
③ avaliação da gravidadedo sangramento.