Semiologia das Diarreias e Constipação Flashcards
O que se considera um hábito intestinal normal?
Hábito intestinal normal varia de pessoa para pessoa . Pode se considerar um normal de 3 evacuações por dia até uma a cada 2 dias.
Definição da diarréia
Diameia caracteriza-se por mudança na quantidade de água nas fezes com modificação da consistência, número de evacuações, podendo levar a um aumento do peso das fezes.
Quais são os tipos de diarréia?
① diarréia osmótica ② diarréia secretora ③ diarréia motora ④ diarréia exsudativa ⑤ diarréia mista
Explique a diarréia osmótica e as suas possíveis causas.
Diarréia osmótica ocorre devido à ingestão excessiva de substâncias osmoticamente ativas. Regre de ou cessa em jejum e as causas mais comuns são uso de laxativos e má-absorção intestinal do carboidratos.
A má-absorção pode ser congênita (glicose-galactose ou frutose); adquirida (síndrome de má- absorção,deficiência dedissacarídeos) ; ingestão excessiva de carboidratos não
absorvíveis como manitol, lactulose , sorbitol, fibras como aveia, farelo, frutas, etc.
Pode também ser induzida pelo uso de laxativos à base de sódio não absorvível como sulfato de sódio, fosfato odios citrato de sódio e pelo uso de saís de magnésio (antiácidos, suplementos nutricionais, etc).
Explique a diarréia secretora e as suas possíveis causas.
Diarréia secretora acontece pelo transporte anormal de íons para a luz intestinal através das células do epitélio intestinal. Os estímulos que provocam esse tipo de diarréia são infecção viral, bacteriana, toxinas dos microrganismos, uso de laxativos como sene, bisacodil, etc, má absorção de sais biliares e de ácidos graxos, VIPomas, etc .Não melhora em jejum de forma geral alimentação não aumenta a diarreia por que a absorção de nutrientes é normal.
Explique a diarréia exsudativa e as suas possíveis causas
Ocorre pela exsudação de proteínas do soro, sangue, muco, pus das áreas inflamadas ou infiltrativas , há aumento do volume fecal e causa diarréia. As possíveis causas são doenças inflamatórias intestinais, diverticulites, neoplasias intestinais, infecções por parasitose como no caso de giardíase, amebíase e balantidíase .
Explique diarréia motora e as suas possíveis causas.
Diarreia motora pode ser causada por:
① transito intestinal aumentado → hipertireoidismo, ressecção do colon, tumores carcinoides como carcinoma medular da tireoide. , colecistectomia, gastroectomia. Nesse caso, há diminuição do tempo de contato com enterócitos que fazem absorção, causa inadequada mistura do alimento com as enzimas digestivas.
② transito intestinal lentificado → hipotireoidismo, obstrução no delgado ou no cólon, neuropatia autônomo em casos como diabetes mellitus , divertículos duodenais. Pode ocorrer o supercrescimento bacteriano no intestino delgado e causa a desconjugação dos sais biliares e a inativação dos mesmos.
Localização das diarreías
① diarréia alta (intestino delgado)→ tem alto volume e baixo número de evacuações , pode ter dor periumbilical , fezes apresentam gotículas de gordura e aspecto de má absorção, ausência de muco, pus ou sangue. No caso crônico, é acompanhado de emagrecimento, anemia e deficiência vitamínica.
② diarreia baixa (colon) → baixo volume de fezes, alto número de evacuações, tenesmo, urgência a defecação, dor do tipo cólica. Pode ter muco, pus, sangue.
As diarréias aguda e crônica dura por quanto tempo?
Aguda → 2-3 semanas
Crônica → ≥ 4 semanas
Definição de constipação
Diminuição do número de evacuações, sensação de evacuação incompleta, fezes ressecadas, em cíbalos, ausência de urgência para evacuações relacionados com sintomas como distensão, desconforto, dos ou sintomas gerais como cefaléia, náuseas, vômitos e mal-estar .
Pode ser de causa :① orgânica ② funcional (motilidade)
As causas de constipação
① funcional → baixo consumo de fibras (são hidrofílicas e conseguem atrair água e auxilia no amolecimento das fezes)
② orgânica →mecanica (fecalomas, oclusão tumoral, processos inflamatórios) ,metabólico hormonal ( hipertireoidismo ), neurogênico (megacolon chagasico).
Pontas chaves na entrevista dos pacientes com diarréia e com constipação.
Diarréia → início e duração, quantidades, consistência, coloração, presença de gordura, restos alimentares nas fezes, emagrecimento, desidratação, hábitos alimentares, viagens, antecedentes familiares, dor alodominal, uso de medicamento.
Constipação →preste atenção nas mulheres e idoso,uso de medicamentos, hábitos de vida, história patológica pregressa de doença como hipotireoidismo, doença neurológica, diabetes mellitus , etc