Sd. Bacterianas Osteomielite Flashcards

1
Q
  1. Qual O conceito de osteomielite?
A

É a infecção do osso,mais comumente causada por bactérias piogênicas e micobactérias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q
  1. Qual é a patogênese?
A

O micro-organismo chega ao osso através de duas formas principais: disseminação hematogênica e propagação a partir de um foco contíguo de infecção ou através de ferida penetrante (como mordidas, punções, fraturas abertas e procedimentos cirúrgicos, além de extensão direta da infecção a partir de tecidos moles adjacentes.). O trauma, a isquemia e a ferida penetrante criam espaços propícios a proliferação dos icrorganismos invasores. Os fagócitos, que tentam conter a infecção, liberam enzimas osteolíticas e a secreção purulenta espalha-se pelos canais vasculares, elevando a pressão óssea e comprometendo o fluxo sanguíneo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais os MOS mais prevalentes na osteomielite por contiguidade?

A

Staphylo aureus, porém nas lesões crônicas – pé diabético: considerar como infecção polimicrobiana.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais os MOS mais prevalentes na osteomielite hematogênica?

A

-Infecção pela corrente sanguínea (20%): é geralmente causada por um só MOS, sendo o Staphylo aureus mais prevalente (50%), e em casos de anemia falciforme considerar a Salmonella. Na doença aguda, o quadro é de toxemia (sepse!) – em muitos pacientes o foco infeccioso não é identificado, mas em crianças os focos são otite, faringite, sinusite e lesões bucais, em crianças e adultos também pode ocorrer por administração parenteral de medicamentos sem técnicas assépticas. A infecção por via hematogênica é mais comum em crianças, afetando mais comumente os ossos longos. Quando encontrada em adultos e usuários de drogas, o principal sítio são as vértebras.
Quando a doença afeta os ossos longos em crianças, geralmente se instala na metáfise, que é uma zona de crescimento bastante vascularizada, já em adultos o sítio mais comum é a diáfise.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quais MOS considerar na osteomielite vertebral em adultos?

A

-E. coli – maioria dos casos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Quais MOS considerar na osteomielite em usuários de drogas?

A

Em usuários de drogas

  • Staphylo
  • Pseudomonas aeruginosa
  • Serratia
  • Candida albicans
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q
  1. Qual a manifestação clínica da doença na forma aguda de ossos longos em crianças?
A

A criança apresenta febre, calafrios,
Dor à compressão do membro, claudicação, sensibilidade local e restrição dos movimentos. A presença de eritema e inflamação cutânea são sinais que o processo infeccioso já acometeu a região cortical, (mas esse achado pode estar ausente). Pode haver extensão da infecção para as articulações próximas, principalmente nas articulações que a metáfise é situada dentro da cápsula articular (cotovelo, ombro e quadril). O contrário também é verdadeiro, podendo a artrite séptica também originar casos de osteomielite. A fonte da bacteremia é geralmente desconhecida.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Qual a manifestação clínica da doença na forma vertebral em adultos?

A

-Doença vertebral: mais de 50% dos pacientes com osteomielite vertebral apresentam doença subaguda, com dor vaga e surda que se intensifica no decorrer de dois ou três meses. A doença é mais comum na coluna lombar. Uma exceção é infecção vertebral pelo Mycobacterium tuberculosis (Mal de Pott) que tem preferência pela coluna torácica. A febre, quando presente, é baixa e a percussão da vértebra provoca hipersensibilidade. Os fatores de risco classicamentedescritos são o diabetes mellitus insulinodependente ,procedimento invasivo recente, hemodiálise e uso de drogas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Qual a manifestação clínica da doença na forma crônica?

A

-Osteomielite crônica: a febre é incomum e a evolução da doença é prolongada, marcada por períodos de exacerbação e latência, ocorre mais comumente na infecção por contiguidade. As fístulas entre o osso e a pele podem drenar um material purulento ou fragmentos de osso necrótico. Um aumento da drenagem, da dor ou da tumefação pode indicar uma exacerbação, que é habitualmente acompanhada de elevação da PCR e da VHS.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Qual o exame de imagem de eleição?

A

RNM

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q
  1. Qual a possível complicação de uma osteomielite vertebral?
A

Uma complicação possível desse tipo de infecção é o abscesso epidural. Este deve ser suspeitado sempre que um paciente com sintomas de osteomielite vertebral evoluir com
uma síndrome de compressão medular.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q
  1. O que é o abscesso de Brodie?
A

Lesão rara que também descrito como uma lesão lítica bem circunscrita, geralmente na metáfise proximal ou distal da tíbia, é uma lesão suabaguda, é uma lesão encapsulada e intraóssea, bem definida radiograficamente. Apresenta área central com lise óssea e porose, circunscrita por esclerose, que aparece em crianças que se queixam de dor por vários meses na ausência de quadro febril.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q
  1. Qual o tto da osteomielite?
A

1º Colher amostras microbiológicas antes de iniciar o tto. As hemoculturas estão indicadas nos casos agudos e são positivas em mais de 33% dos casos de osteomielite hematogênica em crianças, bem como em 25% dos casos de osteomielite vertebral em adultos.
Antibioticoterapia prolongada + desbridamento cirúrgico quando necessário.

Não se deve coletar swab de uma fístula ou da base de uma úlcera, pois os resultados de culturas não mostram boa correlação com os obtidos de amostras de osso infectado. Nos casos de osteomielite crônica e de osteomielite por contiguidade, as amostras para cultura aeróbica e anaeróbica devem ser obtidas através de aspiração percutânea com agulha, biópsia percutânea ou biópsia intraoperatória durante desbridamento cirúrgico. Nos casos agudos, quando a hemocultura for negativa,pode também ser necessária a obtenção do material ósseo para cultura.

2º ATB: geralmente parenteral e em alta dose, para ser efetivo, em certas situações, o tratamento empírico está indicado e deve ser guiado pelo Gram do material ósseo ou pelos micro-organismos etiológicos mais prováveis em cada caso. Idealmente a terapêutica deve incluir altas doses de um agente ativo contra o S. aureus (como a oxacilina, nafcilina, vancomicina ou cefazolina) e, se houver probabilidade maior de infecção por Gram-negativos, uma cefalosporina de terceira geração, um aminoglicosídeo ou uma fluoroquinolona. Na presença de infecção do pé diabético ou de uma úlcera de decúbito, os anaeróbios também devem ser cobertos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q
  1. Qual a duração do tto?
A

Prolongada. Na osteomielite de ossos longos, de 4-6 semanas, na vertebral de 6-8 semanas. Na osteomielite crônica podem ser necessários diversos cursos de ATB e cirurgias
Com o tratamento eficaz, esperamos melhora clínica até por volta do 3º dia, redução da PCR em torno do 7º e da VHS no final da segundasemana.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly