Sd. Bacterianas - Infecções de pele e partes moles Flashcards
- O que é impetigo?
É uma piodermite superficial com lesões espessas e crostosas, de margens irregulares, muitas vezes localizadas na face. As mais afetadas são as crianças entre 2-10 anos, principalmente as com baixa condição socioeconômica e higiene precária.
- Qual é a principal complicação do impetigo?
Glomerulonefrite pós-estreptocócica.
- O que significa a síndrome da pele escaldada?
A característica clínica principal é a presença de um rash eritematoso e descamação em fitas. causador é o Staphylococcus aureus fagotipo II, que produz uma toxina chamada de esfoliatina (A e B). O estafilococo infecta outro sítio como a faringe ou a conjuntiva e são as toxinas que lesam a pele à distância, provocando descamação, com clivagem entre a camada granulosa e o estrato córneo.
- O que são as foliculites?
Abscessos que tem no folículo piloso a porta de entrada para o MOS, quando complicam formam furúnculos, o aglomerado de furúnculos em pele espessa e inelástica é chamado de carbúnculo.
- Qual os agentes, lesão clínica e forma de progressão da erisipela?
É uma variante mais superficial da celulite causada pelo Streptococcus
pyogenes (grupo A) e, ocasionalmente, pelos estreptococos do grupo B, C e D. É caracterizada pelo início abrupto de edema, eritema e calor na face ou nas extremidades e os aspectos mais marcantes são as margens bem efinidas, principalmente ao longo do sulco nasolabial, a progressão rápida e a dor intensa.
- Como é feito o tratamento da erisipela?
Casos graves/toxêmicos: Penicilina G cristalina 1-2 milhões U 4/4h ou Ceftriaxone 1 g/24h ou
Cefazolina 1-2 g 8/8h.
Casos leves/moderados:
Penicilina G procaína 600.000 U 12/12h ou Penicilina V oral 500 mg 6/6h.
- Qual os agentes, lesão clínica e tto da celulite?
É uma inflamação da pele e tecido subcutâneo caracterizada por dor, eritema, edema e calor. A área de eritema é mais clara (rosa) que a da erisipela (vermelha) e as margens não podem ser definidas com facilidade. Seus principais causadores são o Staphylococcus aureus e o Streptococcus pyogenes. O acesso a epiderme acontece através de arranhaduras na pele, abrasões, cortes, queimaduras, picadas de insetos, incisões cirúrgicas e cateteres intravenosos
Agentes e forma clínica da Fasciíte necrosante:
Quadro grave de infecção profunda do tecido subcutâneo, que invade a fáscia e o tecido gorduroso, mas pode eventualmente poupar a pele. Agentes etiológicos: Streptococcus pyogenes, Clostridium perfringens, Clostridium septicum e Staphylococcus aureus. Gangrena de Fournier: extensão deste processo infeccioso para a região perineal.
- Como evitar infecções de pele?
Evitar cortes, arranhaduras ou outras formas de trauma que rompam a barreira mecânica
natural. Limpeza imediata, com retirada de debris e desinfecção destas lesões também
são importantes, principalmente nas feridas de mordedura.
Qual a forma de invasão do MO que causa impetigo e a dieferença entre o impetigo crostoso e bolhoso?
A infecção ocorre através de uma outra pessoa infectada ou através de MOS advindo da narina e orofaringe que infectam a pele que sofreu abrasões ou picadas de insetos, expondo proteínas da pele que servem para adesão dos MOS. As infecções por Strepto correm risco de 5% de vir a desencadear uma glomerulonefrite PE, este risco é inalterado pelo tto com ATB. O Staphylo aureus tem sido aceito como principal agente envolvido, mas há quem mencione S pyogenes.
Obs.: a diferenciação do impetigo em bolhoso e crostoso hoje não é tão usual, pois o agente só pode ser assegurado com cultura, de qualquer forma, o tto será o mesmo. A lesão clínica típica do impetigo bolhoso são bolhas flácidas, são mais comuns no período perinatal e podem coalescer e formar placas em pescoço e face, são superficiais, não deixando cicatrizes e diferente do impetigo crostoso, o bolhosonão precisa de trauma prévio da pele para se instalar. Outra diferença é que o impetigo estafilocócico é mais tendencioso a formar bolhas, pois no estreptocócico as bolhas evoluem tão rapidamente que não chegam a ser identificadas.
- Qual o agente e manifestação clinica da síndrome da pele escaldada?
A Síndrome da Pele Escaldada Estafilocócica é considerada parte de um espectro de infecções causadas por toxinas esfoliativas estafilocócicas que inclui o impetigo bolhoso e a síndrome do choque tóxico, pode ocorrer em qualquer idade, mas é geralmente encontrada em crianças abaixo de cinco anos, incluindo neonatos. Outros fatores de risco são a imunodepressão e a insuficiência renal. O micro-organismo causador é o
Staphylococcus aureus fagotipo II, que produz toxinas chamadas de esfoliatina (A e B).
A bactéria infecta um sitio a distancia (faringite ou conjuntivite purulenta, elimina toxinas pela corrente sanguínea, causando esfoliação da pele a distancia. A doença se inicia com um pródromo: irritabilidade, febre e dor de garganta, podendo haver também rinorreia ou conjuntivite purulenta, a principal característica é o surgimento de febre e um rash eritematoso, escarlatiniforme, que predomina em regiões flexurais, começa na cabeça, tornando-se difuso em 48h.
Posteriormente a pele adquire uma aparência enrugada, o que dá origem a bolhas flácidas que rapidamente se rompem, originando retalhos em fitas. Uma vez que a toxina é excretada via renal, adultos com IRC e prematuros são mais comumente afetados. A descamação ocorre por clivagem superficial da pele, entre camada granulosa e o estrato córneo, através da ruptura das ligações desmossômicas intercelulares, o que explica a fina espessura das bolhas, o líquido não contem toxinas estafilocócicas, que são lançadas a distância. O sinal de Nikolsky, verificado nas buloses, está presente, que é o destacamento de lâminas de pele sã quando pressionamos com o polegar uma região lateral à lesão.
Qual o tto da Sd da pele escaldada?
A doença tem evolução benigna com melhora completa em 4-7 dias, por produção de Ac contra as esfoliatinas.
-Curativos para evitar infecção secundária
-Oxacilina – cobre os estafilos
-Clinda – neutralizar as toxinas
A mortalidade da síndrome da pele escaldada estafilocócica é baixa em crianças e maior nos adultos, devido às prováveis condições subjacentes. A taxa de mortalidade varia em torno de 3% nas crianças, mais de 50% nos
adultos e quase 100% nos adultos com doença sobrejacente.
- Qual o DD da síndrome da pele escaldada?
Necrólise epidermoidetóxica (síndrome de Lyell), condição mais comum em adultos e que pode também ser secundária a reações medicamentosas, com altas taxas de mortalidade. A diferenciação pode ser feita por biopsia,enquanto a Síndrome da pele escaldada tem clivagem entre a camada granulosa e o estrato Córneo, a NE tem clivagem no plano germinativo, que por ser mais profundo a doença possui um curso mais grave com formação evidente de bolhas mais tensas e acometimento de mucosas
- Qual o agente e forma clínica da foliculite?
Trata-se de uma pústula ao redor do folículo piloso, circundada por um anel eritematoso, uma pequena induração eritematosa de 2-5 mm e geralmente possuem uma pústula central, podem haver diversas lesões próximas em estados diferentes de evolução, as lesões podem causar prurido, ardência e desconforto.
Tem 3 formas clínicas, a aparência depende da profundidade do folículo
que é acometido, a forma: superficial (ostiofoliculite ou impetigo de Bockhart)uma pústula folicular que rompe, formando crosta (apresentação
mais comum) e duas formas profundas (sicose pústulamaior, mais dura, centralizada no pelo na região da barba e hordéolo infecção profunda
das glândulas de Meibomius, presentes na pálpebra).
O Staphylo aureus é o principal causador, afetandocomumente indivíduos atópicos, que qpresentam maior taxa de colonização por este germe.
Outras etiologias consideram as seguintes correlações:
-Banh29eiras de hidromassagem com água aquecida tem sido classicamente
associado à foliculite por Pseudomonas folliculitis (sorotipo O-11), pois
temperaturas mais elevadas tornam a erradicação da bactéria mais difícil.
-Enterobactérias, pela foliculite perioral e perinasal em pacientes portadores de acne ou rosácea tratados com longos cursos de antibióticos
Fungos;
-Candida e Malassezia furfur), causadoras de lesões similares em imunodeprimidos, usuários crônicos de corticoides e diabéticos A foliculite é comumente encontrada nas nádegas, na região inguinal e nas axilas. Pode ocorrer ainda no conduto auditivo externo, sendo uma das causas de otite externa. A foliculite costuma desaparecer em um período de cinco dias, mesmo sem nenhum cuidado especial
- Quais os fts de risco associados a foliculite?
São eles:
Outras doenças cutâneas, oclusão, maceração, hiper-hidratação da pele, raspagem,
depilação, uso de corticoide tópico, clima quente e úmido, diabetes mellitus
higiene pessoal pobre.
- Qual o tto da foliculite?
Foliculites superficiais: sabonetes de triclosan ou clorexidina.
Formas resistentes,:antibióticos e antifúngicos tópicos
O uso de antibióticos sistêmicos não se encontra indicado, a não ser
em caso de foliculites difusas ou recorrentes.
Emprego de compressas mornas
Suspensão da depilação do local.
- Cite um DD importante da foliculite:
A Pseudofolliculitis barbae é mais comum em negros e ocorre quando o pelo raspado
cresce e penetra com sua ponta livre na própria pele, agindo como um corpo estranho e provocando inflamação local. A lesão típica são pápulas firmes, eritematosas ou hiperpigmentadas que são repetidamente irritadas pelo ato de barbear em si.
Pelos grossos e encaracolados são mais propícios a se curvar e se reinserir na pele, daí a prevalência maior de pseudofoliculite em negros. O tratamento consiste em deixar a barba crescer por aproximadamente um mês, além da remoção manual da ponta dos pelos do sítio da inflamação. A barba pode ser mantida curta (0.5 mm) através do uso de barbeadores elétricos ou tesouras.
- Qual a forma clínica, agente e complicações do furúnculo?
É uma complicação da foliculite, uma supuração do folículo pilose que atinge também a derme e o subcutâneo. A lesão é um nódulos eritematoso, doloroso e de limites bem definidos, que pode ter flutuação central. Quando o furúnculo se alastra para pele espessa e inelástica (ex.: dorso, nuca e pescoço), pode levar a formação de múltiplos furúnculos e um acometimento maior do tecido subcutâneo, é o carbúnculo ou antraz, que tem múltiplos pontos de drenagem e pode ulcerar.O quadro pode apresentar febre, sintomas sistêmicos e leucocitose. O antraz ou carbúnculo pode complicar com celulite, bacteremia, osteomielite e a endocardite.
O agente é o Staphylococcus Aureus, porém furúnculos recorrentes em região anogenital podem ser causados por bactérias anaeróbias.
As supurações de face, principalmente aquelas acima do lábio superior e no nariz, são sempre consideradas lesões graves já que há o risco de disseminação da infecção pelas veias emissárias angulares para o seio cavernoso.
Não confundir o carbúnculo ou antraz, descrição comum em dermatologia,com a infecção causada pelo Bacillus anthracis, também chamada de Antraz ou
Anthrax (do inglês), que é uma zoonose associada a bovinos, caprinos e equinos, estes estão associados a lesões pulmonares, intestinais e
a formação de uma cicatriz negra profunda (em grego, carvão = anthrax).
Na furunculose recorrente, vale considerar que a maioria dos indivíduos não apresenta qualquer anormalidade metabólica ou imune, mas a recorrência se dá pela infecção da narina.