Saúde do trabalhador Flashcards
Mulher, bibliotecária, 45 anos de idade, trabalhadora de uma firma de contabilidade, resolveu se desligar do emprego, pois vem há 4 anos com rinite alérgica intensa, a qual atribui ao ambiente de trabalho, pois tem que manipular uma série de documentos
empilhados no arquivo. Acredita que a exposição à poeira dos documentos provocou sua condição. A empresa fornecia máscaras cirúrgicas e luvas de látex para a manipulação dos documentos. Nunca recebeu adicional de insalubridade. A empresa a encaminhou ao Serviço de Saúde Ocupacional para realização do exame demissional. Não houve adicional de insalubridade, pois não houve enquadramento do caso na Instrução Normativa n. 15 de 2015 do Ministério do Trabalho. Considerando o relato, especifique o documento final que deve resultar de um exame demissional.
Atestado de Saúde Ocupacional
Mulher, bibliotecária, 45 anos de idade, trabalhadora de uma firma de contabilidade, resolveu se desligar do emprego, pois vem há 4 anos com rinite alérgica intensa, a qual atribui ao ambiente de trabalho, pois tem que manipular uma série de documentos
empilhados no arquivo. Acredita que a exposição à poeira dos documentos provocou sua condição. A empresa fornecia máscaras cirúrgicas e luvas de látex para a manipulação dos documentos. Nunca recebeu adicional de insalubridade. A empresa a encaminhou ao Serviço de Saúde Ocupacional para realização do exame demissional. Não houve adicional de insalubridade, pois não houve enquadramento do caso na Instrução Normativa n. 15 de 2015 do Ministério do Trabalho. Considerando o relato, especifique o
procedimento necessário para determinar ganho de adicional de insalubridade e quem o deverá realizar.
Inspeção/perícia técnica por médico do trabalho ou engenheiro do trabalho para determinar exposição de agentes nocivos à saúde no ambiente de trabalho
Mulher, bibliotecária, 45 anos de idade, trabalhadora de uma firma de contabilidade, resolveu se desligar do emprego, pois vem há 4 anos com rinite alérgica intensa, a qual atribui ao ambiente de trabalho, pois tem que manipular uma série de documentos
empilhados no arquivo. Acredita que a exposição à poeira dos documentos provocou sua condição. A empresa fornecia máscaras cirúrgicas e luvas de látex para a manipulação dos documentos. Nunca recebeu adicional de insalubridade. A empresa a encaminhou ao Serviço de Saúde Ocupacional para realização do exame demissional. Não houve adicional de insalubridade, pois não houve enquadramento do caso na Instrução Normativa n. 15 de 2015 do Ministério do Trabalho. Considerando o relato, especifique o que especifica a Norma n. 15 de 2015 do Ministério do Trabalho.
Os níveis de agentes nocivos no ambiente de trabalho
Qual a principal pneumoconiose no nosso meio? Está relacionada a qual tipo de trabalho?
Silicose - ingestão da sílica
Indústrias de granito, brita, pedras preciosas. Jato de areia foi extinto
A asbestose está relacionada a qual tipo de trabalho?
Indústria marítima; cerâmica.
Acomete mais bases pulmonares (diferente da silicose)
Quais são as medidas de prevenção das pneumoconioses?
Coletivas: enclausuramento de máquinas, filtros gerais, aspiradores de poeiras
Individual: filtros mecânicos individuais
TEM QUE AFASTAR SE TIVER DOENÇA!
Com o atentado terrorista ao World Trade Center, em 11 de setembro de 2001, a população nova-iorquina ficou exposta a um agente químico que foi utilizado na construção dos prédios para evitar ou diminuir as possibilidades de incêndio. Os riscos ocupacionais aos quais os trabalhadores que construíram o prédio estiveram submetidos, em 1973, passam agora também para a população geral, em razão do desabamento do prédio, caracterizando-se como um problema de saúde pública e ambiental a ser acompanhado por décadas. Esse agente, que provoca alterações pulmonares, agudas e crônicas, além de um tumor, o mesotelioma de pleura é?
Asbesto (amianto)
aMianto = Mesotelioma
Quando a história ocupacional é considerada inconclusiva, qual o exame complementar que pode ser indicado visando averiguar se houve exposição a poeiras de amianto?
Contagem de corpos asbestócitos no lavado broncoalveolar
Os critérios de Schilling classificam as doenças em relação com o trabalho. Quais são eles?
GRUPO 1 - só há doença pelo trabalho. Ex: plumbismo (saturnismo), silicose, acidente de trabalho
GRUPO 2 - o trabalho contribui p doença. Ex: DORT, varizes de MMII, CA de bexiga, leucemia
GRUPO 3 - o trabalho provoca a doença latente ou agrava. Ex: asma, dermatite de contato, doenças mentais
De acordo com a classificação de Schilling, as doenças do Grupo II são preexistentes e são agravadas por uma situação específica do trabalho. Como exemplo, podemos citar a asma, que passa a exacerbar-se com maior frequência quando o trabalhador é colocado para exercer atividades em câmaras frias. V ou F?
Falso, é o grupo III
J.C.S., 56 anos, ex-trabalhador em serviço de radioterapia, teve diagnóstico de Leucemia. Informado que a doença poderia ter relação com sua atividade pregressa, procurou médico do trabalho solicitando-lhe informações. Foi-lhe apresentada a lógica da classificação de doenças relacionadas ao trabalho de Schilling, tendo o médico do trabalho lhe dito CORRETAMENTE que o caso se enquadrava no:
A leucemia está relacionada com exposição ocupacional à radiação, porém também ocorre em várias outras situações não ocupacionais, sendo classificada como Schilling II.
Quais os agravos de saúde do trabalhador mais notificados no Brasil?
LER-DORT.
70-80% em mulheres
Quais os principais fatores de risco para desenvolvimento de LER-DORT?
Vida moderna:
Estresse, longas jornadas, atividades agitadas, ausência de pausas, repetições MMSS, exposição ao frio/calor
Quais os sintomas de LER-DORT?
Parestesia -> tendinites -> dor muscular crônica
Evolução insidiosa e incapacitante
Qual o tratamento de LER-DORT?
Deve ser precoce:
Afastar do trabalho por um tempo, analgésicos, AINES, fisioterapia
As empresas devem dar uma pausa de 10min a cada 1h trabalhada como forma de prevenção de LER-DORT. V ou F?
Verdadeiro
Mulher, 30a, procura Unidade Básica de Saúde com formigamento e dor em mão direita especialmente os três primeiros dedos, sem atingir a palma, irradiada para o punho, cotovelo e, eventualmente, ombro há três meses. A sensação é pior à noite, chegando a acordar e que alivia ao chacoalhar a mão. Trabalha como caixa de supermercado, oito períodos por semana, além de fazer faxina na própria casa. Relata que não dispõe de pausas durante o trabalho, recebe um adicional por velocidade no atendimento e não tem rodízio de função. Tem sido medicada com anti-inflamatório não esteroide há dois meses. Exame físico: membros superiores: boa mobilidade e flexibilidade, sem dor localizada, refere dor e parestesia, semelhante a que sente nos testes de Tinel e Phalen. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Sd do túnel do carpo
Homem, 45a, trabalhador de uma oficina de reparos e pintura de veículos comparece em unidade básica de saúde referindo dores no epicôndilo direito há 6 meses e formigamento no 3º e 4º dedos da mão direita, com perda de força ao segurar objetos há dois meses. Após visita no local de trabalho, a equipe de saúde da família constatou haver nexo do quadro clinico com as atividades de lixamento e polimento desenvolvidas pelo paciente. AS HIPÓTESES DIAGNÓSTICAS SÃO:
Sd do túnel do carpo e epicondilite lateral direita.
cotovelo do tenista
Qual a principal causa de surdez neurossensorial no Brasil e no mundo?
PER - perda auditiva induzida pelo ruído
Como é feito o rastreio da PER?
Audiometria tonal
Quais são os métodos de prevenção da PER?
Isolamento acústico (coletivo)
EPI (individual)
Quais as classes de agrotóxicos que são responsáveis pelo maior número de intoxicações ocupacionais?
Organofosforados e carbamatos - inibidores da anticolinesterase (sd colinérgica)
Uma unidade básica de saúde de distrito rural atendeu, no último mês, membros de 6 famílias de pequenos agricultores com queixas de cefaleia, dores musculares, sudorese, salivação, perda de apetite e dores de estômago. O DIAGNÓSTICO E A CONDUTA SÃO:
Intoxicação por organofosforados e solicitar dosagem de atividade de colinesterase.