Processo saúde-doença Flashcards
Qual a diferença entre pré-patogênese e patogênese de uma doença?
Pré-patogênese = suscetível Patogênese = doente (subclínica ou sintomática)
O isolamento de pessoas, para evitar a propagação de doença, é uma medida de prevenção primária?
Não, é prevenção secundária
O aconselhamento genético pertence ao segundo nível da prevenção primária, denominada de proteção específica. V ou F?
Verdadeiro
O uso de capacete em motociclistas representa uma medida do primeiro nível de prevenção, denominado de promoção da saúde. V ou F?
Falso, é o primeiro nível de prevenção, mas não é promoção de saúde, mas uma prevenção específica
O período de pré-patogênese é a evolução das inter-relações dinâmicas que propiciam uma configuração favorável à instalação da doença. V ou F?
Verdadeiro
Quais as características da prevenção primária?
Atua na pré-patogênese
A doença ainda NÃO existe
Age nos fatores de risco
Quais são os principais exemplos de prevenção primária?
*Prova
Vacinação (+ comum na prova)
Uso de capacete
Flúor na água
Medidas educativas
Define-se rastreamento como a aplicação de testes em pessoas assintomáticas (em uma população definida) com o objetivo de selecionar indivíduos para intervenções cujo benefício potencial seja maior que o dano potencial. leavell e clark, dentro de seu modelo de história natural das doenças, classificou as ações preventivas em prevenção primaria, secundaria e terciaria. Nessa classificação, o rastreamento está inserido no âmbito de qual tipo de prevenção?
Secundária
A proteção específica (vacinas, preservativos, capacetes, etc) é um tipo de prevenção primária, que por definição localiza-se no período pré-patogênese. V ou F?
Verdadeiro
A prevenção primária age na remoção dos fatores de risco, enquanto a prevenção secundária faz detecção precoce de doenças e tratamento. V ou F?
Verdadeiro
“Primum non nocere”, também conhecido como o “princípio da não maleficência” está fortemente associado ao nível de prevenção terciária. V ou F?
Falso, está associado a prevenção quaternária
Quais as características da prevenção secundária?
Doença existe, mas não avançou
Diagnóstico PRECOCE - Rastreamento (+ comum na prova)
Impede evolução desfavorável
Quais as características da prevenção terciária?
Doença existe e é AVANÇADA
Objetiva evitar complicações
Reabilitação/reintegração
Quais as características da prevenção quaternária?
Objetiva evitar IATROGENIA:
Exames desnecessários
Intervenção excessiva
Fisiológico -> patológico (medicalização)
Qual o principal exemplo de prevenção terciária?
Fisioterapia
Qual o principal exemplo de prevenção quaternária?
Cuidados paliativos
Quais são os principais exemplos de prevenção quaternária?
Cuidados paliativos
Ortotanásia
Revisar medicações em uso (polifarmácia)
O que é a medicalização?
Problemas não-médicos definidos ou tratados como problemas médicos.
Ex: paciente de luto triste tratado como depressão
Paciente, 53 anos de idade, é hipertenso, diabético, dislipidêmico e tabagista de 1 maço por dia. Neste caso, o médico sugeriu a prescrição de ácido acetil salicílico 100 mg/dia, como medida de prevenção para eventos cardiovasculares. Que tipo de medida de prevenção representa a prescrição do antiagregante plaquetário para este paciente?
Primária - antes que o evento cardiovascular se estabeleça
Nas situações onde a pessoa se sente doente e o médico não encontra doença, existe um risco de dano por intervenções desnecessárias. Assim, o médico deve preocupar-se em “identificar os riscos de superprevenção, superdiagnóstico e supermedicalização, a fim de proteger a pessoa de intervenções inapropriadas e sugerir alternativas eticamente aceitáveis”. Esta forma de prevenção foi definida por Jamoule e Roland, em 1995, como:
Quaternária
A ação realizada para detectar um problema de saúde em estágio inicial, muitas vezes em estágio subclínico no indivíduo ou na população, facilitando o diagnóstico definitivo, o tratamento e reduzindo ou prevenindo sua disseminação e os efeitos de longo prazo, é conhecida como prevenção?
Secundária
A prevenção primária inclui promoção de alimentação saudável, prática do sexo seguro, recreação e descanso adequado, imunização e quimioprofilaxia. V ou F?
Verdadeiro
A reorientação do modelo assistencial a partir do paradigma biopsicossocial requer uma ampliação do diagnóstico biomédico da doença e uma contextualização, ou seja, captar os fatores que influenciam o processo saúde-adoecimento. V ou F?
Verdadeiro
Durante uma reunião governamental, para planejamento de medidas de saúde de um país, quatro assessores dão sua opinião sobre a estratégia de quimioprofilaxia com melhor relação custo-efetividade. Assessor 3: adicionar iodo ao sal de cozinha e ácido fólico ao trigo. Assessor 2: Distribuir ácido acetil-salicílico e sinvastatina. Assessor 1: Vacinar a população contra a gripe sazonal. Assessor 4: Fluoretar a água e distribuir anti-sépticos bucais. Qual o assessor que está correto?
Assessor 3 - quimioprofilaxia é a profilaxia efetuada por substâncias químicas ou por métodos químicos. O emprego de iodo ao sal (evitar bócio) e ácido fólico no trigo (evitar anemia megaloblástica) são simples e eficientes
Segundo o Ministério da Saúde do Brasil e/ou pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para a prevenção de epidemias e pandemias de gripe, é recomendado o uso de máscaras em aglomerações durante o inverno. V ou F?
Falso. Recomenda-se principalmente etiqueta da tosse; higienização frequente das mãos e imunização