Ética médica Flashcards
A criança ou adolescente pode ser atendida sozinha e ter seu sigilo preservado, inclusive de seus pais, desde que tenha capacidade de discernimento, salvo quando a não revelação possa acarretar dano ao paciente. V ou F?
Verdadeiro
O artigo 74 do Código de Ética Médica publicado em setembro de 2009 diz que: “É vedado ao médico revelar sigilo profissional relacionado a paciente menor de idade, inclusive a seus pais ou representantes legais…”. Entretanto, existem alguns casos nos quais esse sigilo precisa ser quebrado. Qual é a exceção?
Risco de vida inerente ao paciente
Se o silêncio do médico puser em risco a saúde dos empregados ou da comunidade, ele deverá revelar as informações obtidas quando do exame médico de trabalhadores, ainda que confidenciais. V ou F?
Verdadeiro
Segundo o capítulo 7 - artigo 50: É vedado ao médico acobertar erro ou conduta antiética de outro médico. V ou F?
Verdadeiro
Quais são as novidades do capítulo 10 do Código de Ética Médica?
- Médico assistente ou substituto devem redigir e entregar sumário de alta
- Dispensa autorização por escrito de pcte para liberar prontuário, quando solicitado pelo juíz
- Não é mais necessário perito médico para analisar prontuário
É vedado ao médico: Usar formulários institucionais para atestar, prescrever e solicitar exames ou procedimentos fora da instituição a que pertençam tais formulários. V ou F?
Verdadeiro
É direito do médico opor-se à realização de junta médica ou segunda opinião solicitada pelo paciente ou por seu representante legal. V ou F?
Falso, o paciente tem direito a segunda opinião.
É vedado ao médico deixar de incluir, em anúncios profissionais de qualquer ordem, o seu número de inscrição no Conselho Regional de Medicina. V ou F?
Verdadeiro
O CID deve ser colocado no atestado médico?
Não, exceto se o paciente quiser, aí ele deve colocar por escrito o seu querer
Tem que perguntar ao paciente - nenhuma empresa pode obrigar a colocar o CID
Atestado falso é crime. Quais as consequências administrativas e penais?
ADM = sindicância no CRM, suspensão ou cassação PENAL = 1m a 1 ano de prisão, por falsidade ideológica e falsidade de atestado médico
O médico do trabalho pode discordar dos termos de atestado médico emitido por outro médico, desde que justifique essa discordância após devido exame médico?
Sim, é o único médico que pode discordar do atestado de outro médico
Somente médicos podem emitir atestados para afastamento do trabalho?
Não, dentistas também podem
Você acompanha um cantor popular famoso, que pouco antes de morrer foi entrevistado por um jornal e revelou que estava com câncer. Após a morte do cantor, você é procurado por uma jornalista que deseja fazer uma reportagem sobre a vida deste cantor. Qual a sua conduta?
Não responde as perguntas devido ao sigilo profissional.
O “Consentimento Livre e Esclarecido” ou “Consentimento Informado” compreende a aprovação expressa do paciente quanto a permitir ou participar de determinado procedimento diagnóstico ou terapêutico. A obtenção do consentimento rompe a tradicional relação médico-paciente, ao reforçar e promover a autonomia deste último. V ou F?
Verdadeiro
Homem, 79 anos, casado, após 1 ano de cirurgia e quimioterapia para tratamento de câncer de pâncreas, apresentou recidiva local e metástases hepáticas. Atualmente internado por sepse e entrou em coma. O médico verifica uma anotação de desejo do paciente que caso perdesse a capacidade de decisão não aceitaria respiração mecânica, hemodiálise e reanimação cardiorrespiratória. A filha é comunicada desta anotação e quer revogá-la. Qual a conduta?
A decisão do paciente prevalecerá - “Nos casos de doença incurável e terminal, deve o médico oferecer todos os cuidados paliativos disponíveis sem empreender ações diagnósticas ou terapêuticas inúteis ou obstinadas, levando sempre em consideração a vontade expressa do paciente ou, na sua impossibilidade, a de seu representante legal”.
O paciente pode não permitir que o seu corpo seja utilizado para ensino, de modo que deve haver respeito com o ato de examinar, não tratando o paciente como um mero objeto. V ou F?
Verdadeiro
O médico pode deixar de informar ao paciente sobre seu estado de saúde, por desejo do familiar?
Não! Segundo o Código de Ética Médica, o médico deve informar ao paciente o diagnóstico e orientá-lo sobre a progressão de sua doença
Para erradicar a varíola, o sanitarista Oswaldo Cruz convenceu o Congresso a aprovar a Lei da Vacina Obrigatória, em 31 de outubro de 1904, que permitia que brigadas sanitárias, acompanhadas por policiais, entrassem nas casas para aplicar a vacina à força.
Considerando essa informação, qual o Princípio da Bioética que foi desrespeitado na Lei da Vacina e que levou à revolta popular?
*SUS BA
Princípio da autonomia
É vedado ao médico utilizar formulários instituicionais cujo ato médico que o justifica foi feito fora da instituição?
Sim. Ex: usar formulário específico de um hospital X num atendimento em local Y
*Principal mudança do novo Código de Ética
É vedado ao médico revelar fato conhecido do paciente pelo exercício da profissão. Quais são as exceções?
Exceto se motivo justo (ex: risco de vida), dever legal (ex: notificação compulsória de HIV) ou consetimento do pcte por escrito
Uma paciente de 15 anos vem ao ginecologista grávida e com uma doença sexualmente transmissível e pede que o médico não conte estes diagnósticos para seus pais. O que recomenda o Código de Ética Médica neste caso?
*UNICAMP
O médico decide se revela ou não os diagnósticos para os pais da paciente, dependendo se julgar se esta tem capacidade de avaliar seu problema e de conduzir-se por seus próprios meios para solucioná-lo