Respiratória - S4 Flashcards
Um estudante de semiologia apresentou dúvidas quanto à definição de icterícia. Como você definiria este sinal?
- Impregnação de pele e mucosas por pigmento biliar, gerando coloração amarelada das mesmas.
Um senhor de 60 anos chega à emergência com hematêmese.
Cite 2 possíveis causas para este evento?
- Úlcera peptídica sangrante
- Sangramento de varizes do esôfago (hipertensão portal)
- Tumor de esôfago ou estômago
- Gastrite ou esofagite hemorrágicas
Cite 2 manobras para palpação do fígado e 3 características que devem ser descritas na palpação do mesmo
Manobras:
- Lemos-Torres
- Mathieu
Características:
- Tamanho
- Consistência
- Aspecto da borda
- Nodulações
- Dor
Na cirrose hepática, uma das principais doenças do fígado, o mesmo costuma ser indolor. Cite duas condições em que o fígado se encontra doloroso à palpação
- Congestão passiva do fígado (na ICC)
- Hepatites agudas
Uma mulher chega ao pronto socorro com dor abdominal em cólica em hipocôndrio direito. Além das características já descritas acima, qual outra característica da dor pode sugerir o diagnóstico de colelitíase?
O quadro clínico da colelitíase (cálculo na vesícula biliar) é caracterizado por dor localizada em HCD, duração de > 6h, tipo cólica, desencadeada por alimentos colecistocinéticos (gordurosos).
Além da dor, a paciente poderia apresentar anorexia, náuseas e vômitos, febre, além de sinal de Murphy positivo (interrupção da inspiração com pressão do ponto cístico)
Descreva a posição em que o paciente deve estar no exame de abdome, os cuidados que o examinador deve ter e a ordem correta das diferentes etapas desse exame
- O paciente deve ficar em décubito dorsal com as pernas descruzadas e os braços ao lado do corpo ou cruzados sobre o tórax. É importante que esteja com a bexiga vazia.
- O examinador deve esquentar as mãos e o estetoscópio, além de expor apenas o necessário para o exame.
- Inspeção, Ausculta, Percussão e Palpação.
Como você descreveria a manobra que gera o sinal de Murphy e em qual situação ele está presente?
- Com o paciente em decúbito dorsal, o examinador faz uma palpação profunda no ponto cístico e solicita que o paciente respire profundamente. Na colecistite aguda, a parede da vesícula edemaciada e dolorosa, ao aproximar-se da mão do examinador, leva o paciente a interromper a inspiração como forma de conter a dor.
- Sinal de Murphy positivo na colecistite aguda.
Como você descreveria a manobra que gera o sinal de Murphy e em qual situação ele está presente?
- Com o paciente em decúbito dorsal, o examinador faz uma palpação profunda no ponto cístico e solicita que o paciente respire profundamente. Na colecistite aguda, a parede da vesícula edemaciada e dolorosa, ao aproximar-se da mão do examinador, leva o paciente a interromper a inspiração como forma de conter a dor.
- Sinal de Murphy positivo na colecistite aguda.
Um senhor de 65 anos procura o médico com sintomas de ICC descompensada. Ao exame físico o médico encontrou refluxo hepatojugular. No que consiste esse achado e como se pesquisa?
- Esse resultado representa congestão hepática pela ICC.
- É pesquisado fazendo-se uma palpação profunda no hipocôndrio direito. Ao se palpar a cápsula hepática congesta e distendida pela ICC, a coluna de líquido causa o engurgitamento das veias jugulares.
Cite uma causa de ascite e cite qual manobra para pesquisa de ascite de grande volume
- Cirrose hepática
- Manobra de piparote ou o teste de onda líquida
Um estudante do 4 semestre do curso de medicina se mostrou muito preocupado, pois no treinamento do exame de abdome o mesmo não apresentou fígado palpável. Como você explicaria esse achado?
- É normal, uma vez que o fígado em suas dimensões normais pode não ser palpável.
No entanto, é possível determinar suas dimensões pela percussão (hepatimetria).
Durante a ausculta do abdome, o fato de ruídos hidroaéreos estarem ausentes tem qual significado?
Qual a melhor forma de se certificar desse achado?
- Íleo paralítico
- Para definirmos que os RHA estão de fato ausentes, após ausculta geral do abdome, devemos nos deter na projeção topográfica da válvula íleo-cecal, na fossa ilíaca direita, e manter o estetoscópio nessa região por no mínimo 3 minutos. Caso não tenhamos ouvido nenhum ruído, poderemos afirmar que os mesmos se encontram abolidos.
Uma mulher de 35 anos procura o pronto socorro e, após avaliação médica, é feita a suspeita de pielonefrite aguda. Cite 3 sintomas que podem ser apresentados por essa paciente.
- dor lombar
- febre
- hematúria
- piúria
- prostração
- calafrios
Um jovem de 21 anos procura o médico com quadro clínico sugestivo de migração de cálculo ureteral. Descreva as características da dor nessa situação.
- Dor em cólica, em geral de forte intensidade, que se inicia na região lombar e irradia para a região de flancos. Migra para os testículos nos homens e para os grandes lábios nas mulheres.