Respiração Celular e Fotossíntese Flashcards
Qual o processo de quebra de glicose que não produz CO2?
Fermentação lática.
O principal produto da glicólise é…
O piruvato.
O oxigênio liberado na fotossíntese provém…
Da água.
A respiração celular é uma reação de catabolismo ou anabolismo? E é uma reação exotérmica ou endotérmica?
É uma reação de catabolismo, pois o reagente é complexo e com muita energia, enquanto o produto é algo mais simples. Além disso, esse é um processo exotérmico (libera energia).
Descreva a primeira etapa da respiração celular.
Glicólise (processo anaeróbio): É uma sequência de 10 reações químicas, em que uma molécula de glicose (quebra da glicose) é transformada em duas moléculas de ácido pirúvico, com saldo de duas moléculas de ATP. Em uma etapa da glicólise, há a transferência de 4 elétrons, que são capturados por duas moléculas de NAD + (primeiro aceptor de H), produzindo o NADH. Enquanto isso, o ácido pirúvico sofre uma descarboxilação, formando um grupo acetil, que reage com a Coenzima A, formando o Acetil CoA.
Descreva a segunda etapa da respiração celular.
Ciclo de Krebs: participação indireta de O2. Tem início com uma reação entre a acetilCoA e o ácido oxalacético e, assim, forma-se uma molécula de ácido cítrico. Ao longo do ciclo de Krebs formam-se três NADH e um FADH2. A energia liberada permite a formação do GTP (semelhante ao ATP, porém possui uma base nitrogenada guanina e, não, adenina). A partir do ácido cítrico, ocorrem inúmeras reações metabólicas, que irão produzir CO2 e que resultaram no ácido oxalacético (produto final do ciclo de Krebs). Também ocorre nas plantas e nas algas.
Descreva a terceira etapa da respiração celular.
Fosforilação Oxidativa / Cadeia respiratória/ Cadeia transportadora de elétrons: apresenta a participação direta de O2 e é a etapa mais energética do processo. Produção de H2O, os H (seus elétrons) passam pela cadeia respiratória e juntam-se aos O (aceptores finais de H). A transferência de elétrons ao longo da cadeia respiratória (pelos citocromos) libera energia, o que é utilizado para transferir os H para fora das mitocôndrias. Para que o H (seu próton) possa difundir-se ao longo da membrana mitocondrial, ele precisa passar por uma estrutura proteica, responsável pela síntese de ATP. Com a passagem de H, é fornecida a energia necessária para unir os grupos fosfato às moléculas de ADP, produzindo o ATP (Saldo de 38 ATP).
Descreva a fermentação láctica.
Os agentes responsáveis por ela são as bactérias (lactobacilos) e o processo assemelha-se ao da glicólise. Ocorre no citoplasma, em alguns momento junto à membrana plasmática. Libera um saldo de 2 ATP. Além disso, quando não há O2 para um processo aeróbico, o ácido pirúvico é transformado em ácido lático.
Descreva a fermentação alcóolica.
O agente produtor será a levedura (aeróbio facultativo- diferente do anaeróbio estrito, pode ou não viver na presença de O2) e o processo terá um saldo de 2 ATP. Ademais, essa forma de fermentação produz vinho, pão (cresce por causa da liberação de CO2 envolvida no processo), bolo, etc.
Porque a fotossíntese e a respiração celular são reações inversas?
Porque o que é produto em uma, é reagente na outra.
A fotossíntese é uma reação de anabolismo ou catabolismo? Exotérmica ou endotérmica?
A fotossíntese é uma reação de anabolismo e é endotérmica.
Explique sobre as reações de Hill.
Provou que todos os O2 presentes ao longo do processo da fotossíntese provém da água, pois tem massa molecular igual à 18, enquanto os O presentes no CO2 teriam massa molecular igual à 16.
Explique o que ocorre durante a fotofosforilação.
Fotofosforilação (etapa fotoquímica): Existem dois tipos de fotofosforilação: a cíclica, em que a clorofila recebe o mesmo e- que havia perdido (participação da clorofila A- comum a todos os seres fotossintetizantes-) e a acíclica (participação da clorofila A e B). É o processo de produção de ATP por meio da energia proveniente da luz solar. A energia luminosa é captada pelas moléculas de clorofila e os elétrons (fotossistemas), presentes em tais moléculas, excitam-se com a absorção de luz solar. Dessa maneira, passam para um nível de energia mais alto e são transferidos para moléculas aceptoras, que irão formar cadeias transportadoras de elétrons. Nessas cadeias os elétrons, que são absorvidos pela clorofila A, são transferidos de uma substância aceptora (Ex: ferredoxina) para a outra, liberando parte da energia solar. O último aceptor de elétrons (de H2) é o NADP + (NADPH2). A energia liberada pela passagem dos elétrons é utilizada para impulsionar a passagem de H através da membrana. Quanto mais H se concentram nas tilacóides, mais se difundem através do estroma. Assim, precisam atravessar os complexos de síntese de ATP, que giram quando os H entram em suas estruturas, produzindo ATP.
Disserte sobre a fotólise.
Faz parte da etapa fotoquímica. A clorofila perde elétrons por causa da excitação luminosa, mas os recupera retirando-os da água. Assim, a molécula de H2O decompõem-se, formando átomos livres de hidrogênio e O. Dessa forma, as moléculas de O unem-se em pares, produzindo moléculas de gás oxigênio.
O que é o Ciclo de Calvin?
É a etapa química (escura) da fotossíntese. Conjunto de reações da fotossíntese responsáveis pela produção de glicídios (a glicose produzida, será consumida pela respiração celular) a partir de moléculas de CO2, de hidrogênios transportados pelo NADPH e de energia fornecida pelo ATP. (ATP transformou-se na fotofosforilação).
O que é o ponto de compensação fótico / luminoso? E ele é maior nas umbrófitas ou nas heliófitas?
O ponto de compensação fótico / luminoso é o ponto do gráfico em que a respiração celular das plantas encontra-se com o índice de sua fotossíntese. Ele é maior nas heliófitas.
O que significa dizer que a taxa de respiração celular está maior do que a taxa de fotossíntese?
Significa dizer que a planta está gastando mais energia do que está produzindo.
Quais são os fatores que aceleram a reação da fotossíntese?
Luz- acelera até chegar ao ponto de saturação fótico.
Temperatura- acelera até certo ponto e, se for em excesso, pode causar a morte da planta.
CO2- acelera até o ponto em que ele acaba desnaturando as enzimas, desacelerando o processo da fotossíntese.
Como ocorre a fotossíntese especial (bacteriana)?
Não há a utilização de água, mas, sim, o uso de H2S, o que faz com que o enxofre seja liberado ao invés do oxigênio. Além disso, a presença do O2 inibe o processo, sendo usado o infra-vermelho se não houver energia luminosa.
Como funciona a quimiossíntese?
É um processo autótrofo, que DEMANDA um ser aclorofilado. É realizado, somente, por algumas bactérias e acheabactérias. É usada energia química e surgiu a partir da oxidação de compostos orgânicos. Assim, a liberação de energia é utilizada na síntese de suas matérias orgânicas.
Durante a fotossíntese, a energia luminosa é transformada em energia química. Qual energia luminosa apresenta maior absorção: azul e vermelho ou verde e amarelo?
Azul e vermelho.