Parasitologia Flashcards
Disserte, brevemente, sobre as principais características de um vírus.
Vírus são organismos acelulares e não apresentam metabolismo próprio; é um parasita intracelular obrigatório (não é o único) e específicos; e apresenta a capacidade de cristalização, ou seja, permanece inerte fora das células; são visíveis somente ao microscópio eletrônico e sofrem mutações (evolução).
O que é um vírion?
Um vírion é um vírus completo, porém fora da célula.
O que é um príon?
O príon não é um vírus, mas, sim, uma partícula proteica, infectante, anormal, ou seja, anômala.
Disserte sobre as estruturas do vírus / virais.
Os vírus são formados por cápsulas proteicas, chamadas de capsídeo, que são formados pelos capsômeros.
Além disso, também, está presente nos vírus material genético, que representa o genoma viral (pode ser composto por RNA e / ou por DNA, ademais, o RNA pode ser de fita dupla e o DNA pode ser de fita simples);
Outros vírus podem vir com um envelope, ou seja, podem ser vírus envelopados, como é o exemplo do HIV e do Corona. O envelope tem parte da membrana plasmática da célula parasitada (é composto, então, por fosfolipídeos e por proteínas virais).
Disserte sobre o Corona vírus.
O coronavírus apresenta uma proteína Spike ou “s”, que serve como uma espécie de chave para abrir a fechadura de algumas células humanas; a fechadura é conhecida como ACE 2, que é uma proteína. Ademais, o genoma do Corona é composto por RNA.
Disserte sobre o vírus da AIDS.
O vírus da AIDS é conhecido como HIV e seu genoma é composto por RNA. Ele se enquadra no grupo dos retrovírus, que sempre vão possuir RNA e, também, utilizam seu RNA como molde para a síntese de DNA, ou seja, realizam uma transcrição reversa por meio da * transcriptase reversa *.
Outrossim, há drogas inibidoras da transcriptase reversa, que são conhecidas como as AZT e controlam a carga viral. Existem, também, enzimas inibidores de proteases, que inibem a formação das cápsulas e não da transcriptase.
Ademais, o vírus da AIDS ataca os linfócitos T (CD4 ou helper) e fragiliza a terceira linha de defesa do nosso organismo, que é o sistema imunológico, em especial a imunidade celular.
- O vírus se fusiona à superfície celular; presença do RNA viral e a transcrição reversa é feita; DNA viral; formação do RNA mensageiro; proteínas virais; no final, temos novos vírus.
- Ciclo lisogênico.
Disserte sobre o ciclo lisogênico.
O ciclo lisogênico, em que o vírus é temperado, ou seja, não virulento, ocorre sem a destruição da célula parasitada, desse modo, o vírus não interfere no funcionamento da célula. Esses vírus são conhecidos como prófagos ou como provírus, que realizam a fusão do seu material genético e o da célula.
O que é o processo de indução?
Um vírus que apresenta um ciclo lisogênico e que, depois, adquire um ciclo lítico.
Disserte sobre a vacina tríplice e tetra viral.
Tem-se a vacina tríplice viral, que é composta pelo sarampo, pela rubéola e pela caxumba (PAROTIDITE); há, também, a vacina tetra viral, que inclui as doenças anteriormente mencionadas, mais a varicela, que é mais conhecida como catapora.
Cite, em termos gerais, as principais características das bactérias.
As bactérias pertencem ao reino monera e são seres unicelulares e procariontes; seu domínio é bactéria; a maioria apresenta parede celular, que é formada pelo peptideoglicano, também, conhecido como moreia; as bactérias que não apresentam parede celular são as micoplasmas (PPLO). As bactérias apresentam ribossomos (não apresentam membrana limitante e são menores do que em células eucarióticas).
Disserte sobre as principais estruturas presentes nas bactérias.
As bactérias apresentam enzimas respiratórias; mesossomo; ademais, o cromossomo bacteriano fica próximo ao mesossomo e contém os genes essenciais (a região em que se encontra é a do nucleóide, onde está o material genético; seu DNA circular, não é associado a histonas e não apresenta telômeros; não há íntrons, pois não há splicing); plasmídeos (contêm os genes não essenciais, que conferem resistência às bactérias e são segmentos de DNA circular); parede celular; membrana plasmática (é lipoproteico); os ribossomos ficam espalhados pelo citoplasma.
Disserte sobre as formas resistentes das bactérias.
- Formação de esporos / endosporos;
- Aumento da espessura da parede celular;
- Desidratação;
–> Vida LATENTE.
Qual é a maneira mais comum de reprodução entre as bactérias?
ASSEXUADA –> divisão binária / bipartição / cissiparidade) - não é uma mitose.
Disserte sobre a transferência de material genético.
Conjugação é a transferência de material genético através de uma ponte citoplasmática.
Transdução é feita por uma bacteriófago, que é um vírus.
Transformação é o processo em que um material genético patogênico é incorporado por uma bactéria não patogênica.
Discorra sobre a biotecnologia e a utilização de bactérias.
- Produção de insulina por meio das bactérias com a utilização da engenharia genética; forma-se, assim, bactérias transgênicas (incorporam parte do DNA humano).
Qual o único RNA que um vírus pode possuir?
O único RNA que o vírus pode possuir é o RNA mensageiro.
Quem causa a doença da “vaca louca”?
A doença da “vaca louca” é causada por um príon.
O citomegalovírus apresenta DNA ou RNA?
O citomegalovírus apresenta tanto DNA quanto RNA.
Disserte sobre o ciclo lítico.
O ciclo lítico é regido por um vírus virulento. Esse ciclo promove a destruição da célula parasitada e o material genético do vírus assume o controle do funcionamento celular.