Citologia Flashcards
Quais são as principais características da membrana plasmática/plasmalema?
Ela está presente em todas as células, é visível, somente, a partir do uso de um microscópio eletrônico, é fina, é elástica, possui certo poder de regeneração, é lipoproteíca (cauda- duas cadeias de ácidos graxos- é hidrofóbica ou apolar e a cabeça- fosfato e glicerol- é hidrofílica ou polares), apresenta permeabilidade seletiva, o modelo atual é mosaico fluído e, somente em células animais, apresenta colesterol em sua composição.
Descreva a constituição e as funções do glicocálix.
Essa estrutura está ligada à membrana plasmática, presente, somente, em células animais, e é constituída por glicídeos e por proteínas. Sua função é diminuir o atrito, aumentar a resistência da membrana plasmática, reconhecimento célula à célula (rejeição de órgãos) e lutar contra lesões químicas e mecânicas.
O que é transporte ativo e passivo? Qual deles vai contra o gradiente de concentração?
O transporte ativo - vai contra o gradiente de concentração; é quando há gasto de ATP (energia).
- Transporte passivo é quando não há gasto de energia.
O que é difusão simples?
É o processo em que o movimento de partículas do local onde elas estão mais concentradas para onde estão menos concentradas. (transporte passivo).
Descreva o processo de osmose.
Osmose é um processo de difusão de moléculas de água através de membranas semipermeáveis. A água é difundida em maior quantidade da solução hipotônica para a hipertônica. (transporte passivo).
O que ocorre com as células durante a osmose?
Crenação - quando a célula perde água.
Hemólise (em hemácias) / lise celular/ plasmoptise- entrada excessiva de água na célula, causando o seu rompimento.
O que ocorre em uma célula VEGETAL durante a osmose?
Quando o meio em que ela está em um meio isotônico, ela fica flácida.
Quando ela perde muita água para o meio, temos a plasmólise (separação da membrana plasmática e da parede celular), que pode ser revertida pela desplasmólise, deixando a célula túrgida novamente.
O que é vacúolo?
É uma organela presente em células vegetais, que é delimitada por uma membrana conhecida como tonoplasto (lipoproteica), que abriga uma solução aquosa de várias substâncias. Nas células jovens, apresentam-se pequenos vacúolos que se juntam depois. Apresenta função OSMO REGULADORA.
Descreva a difusão facilitada.
A passagem de substância pela membrana plasmática como o auxílio de proteínas especiais. (processo passivo).
O que ocorre durante a bomba de sódio e de potássio? (processo ativo, ou seja, com gasto de energia).
O potássio apresenta-se em maior quantidade dentro da célula, enquanto o sódio encontra-se em maior quantidade do lado exterior da célula. Portanto, para manter as concentrações desses íons diferentes, para que o K entre na célula é necessário um processo ativo e para sua saída difusão facilitada (BOMBA DE POTÁSSIO). Para o Na sair da célula é necessário de transporte ativo e para ele entrar difusão facilitada. (BOMBA DE SÓDIO)
Explique os dois tipo de endocitose.
Fagocitose- emissão de pseudópodes (prolongamentos citoplasmáticos), que fica no interior do fagossomo. Ingestão de partículas grandes.
Pinocitose- formação de um canal de aglomeração e as partículas ingeridas ficam dentro do pinossomo. É a ingestão de pequenas moléculas dissolvidas em água como polissacarídeos e proteínas.
O que é exocitose?
A exocitose / clasmocitose é o processo de “defecação celular”, ou seja, ele elimina resíduos da digestão intracelular.
Quais são as funções das especializações da membrana plasmática: interdigitações, microvilosidades e desmossomos?
Desmossomos: adesão entre as células.
Interdigitações: adesão entre as células; impede com que as células escorreguem umas nas outras.
Microvilosidades: aumento da superfície de absorção.
Quais são as principais características da parede celular?
A parede celular só está presente em fungos (quitina), em vegetais (celulose- membrana celulósica), em bactérias (peptoglicano*), em arqueobactérias (não tem peptoglicano) e em algas (celulose + ?).
Na célula VEGETAL, a parede celular não faz seleção alguma, ou seja, é permeável. Há uma parede celular primária e outra secundária.
O que são pontes citoplasmáticas / plasmodesmos e o que é uma lamela média?
São estruturas de células vegetais, sendo a primeira responsável por trocas celulares e a segunda como ligação e união dessas células durante o processo.
Qual é a organela presente tanto em células eucarionte quanto em células procariontes?
Os ribossomos. Eles apresentam um tamanho menor em células procariontes.
Quais são as “subdivisões” do citoesqueleto?
Microtúbulos, microfilamentos de actina e filamentos intermediários.
Liste as principais características dos ribossomos.
A estrutura apresenta uma subunidade maior, onde ocorre a junção de aminoácidos para que as proteínas sejam formadas, e outra menor responsável por se prender ao RNA mensageiro. O ribossomo é o local em que ocorre a síntese proteica (tradução), portanto, ele irá se deslocar e traduzir o código presente no RNAm. Conjunto de ribossomos é igual à polirribossomos.
Descreva as principais características do centríolo.
Ele é exclusivo de células eucariontes, não apresenta membrana lipoproteica, está ausente em fungos e em células vegetais superiores (gimnospermas e angiospermas) e ele duplica-se antes da divisão celular, durante a intérfase. Além disso, ele apresenta nove conjuntos de três microtúbulos cada.
Qual a constituição dos cílios e dos flagelos?
Nove conjuntos de dois microtúbulos cada (um deles fica no centro da estrutura). Em células eucarióticas, são formados pela proteína motora, dineína, enquanto, em células procarióticas, o flagelo é formado pela proteína flagelina. O local de origem do flagelo é o corpúsculo/corpo basal/cinetossomo.
Quais são os dois tipos de retículo endoplasmático e quais são as suas respectivas funções?
- Retículo endoplasmático rugoso- apresenta ribossomos (não são fixos) aderidos em sua face externa e tem como funções a comunicação com a carioteca, a síntese proteica nos ribossomos, que, depois vão para o Retículo endoplasmático rugoso para ir para o Complexo de Golgi. Além disso, as enzimas do lisossomo serão produzidas no retículo endoplasmático rugoso.
- Retículo endoplasmático liso- ele não irá produzir proteínas, mas, sim, lipídeos (fosfolipídeos, colesterol, esteroides), irá armazenar cálcio e, por último, trabalhará na desintoxicação do organismo como o protagonista.
Disserte sobre o complexo de Golgi.
Ele é exclusivo de células eucariontes e é delimitado por membrana lipoproteica. Apresenta face cis, voltada para o R.E.R e para o núcleo, e face trans, voltada para a membrana plasmática. Ele irá receber proteínas e lipídeos, armazenando, empacotando, modificando e eliminando-os através da secreção. Ademais, é o responsável pela formação do acrossomo, participa da divisão celular de células vegetais e sintetiza certos polissacarídeos (carboidratos).
Responsável por produzir o lisossomo (primário).
Caracterize o lisossomo e as suas funções.
É formado pelo complexo de Golgi, sendo exclusivo de células eucariontes e é delimitado por uma membrana lipoproteica.
- Sua função relaciona-se com a digestão celular, participando da fagocitose (lisossomo primário + fagossomo = lisossomo secundário ou vacúolo digestório) e da pinocitose (pinossomo, que irá armazenar substâncias líquidas).
Ele pode apresentar função heterofágica - digestão do que vem de fora - e função autofágica - do que vem de dentro. - Participa da apoptose celular (suas enzimas são liberadas dentro da células após sua membrana ser rompida).
- As enzimas lisossomais só atuam em Ph ácido e, por isso, a estrutura precisa bombear íons H+ do citoplasma para o seu interior.
Caracterize o peroxissomo.
É uma vesícula ou bolsa (membrana delimitante). Apresenta enzimas oxidantes - catalase (degradação de álcool - papel secundário) que produzem um produto tóxico (água oxigenada), que é catalisado por elas e transformado em outras substâncias.
O que é um glioxissomo?
É uma estrutura presente em células vegetais de sementes, que transforma lipídeos em carboidratos.
Nas cianobactérias, o que carrega a lamela / membrana?
Clorofila.