Botânica Flashcards
Quais são os principais grupos vegetais?
As briófitas (musgos, hepáticas e antóceros), as pteridófitas (samambaias, avencas, xixim), as gimnospermas (pinheiros, ciprestes, sequoias, abetos) e as angiospermas (arroz, feijão, roseiras, etc).
Quem fez a transição para o meio terrestre, surgindo, assim, as briófitas?
As algas verdes (clorofíceas).
O que são embriófitas e quem são elas?
São plantas que formam embriões; entre elas estão os quatro grupos vegetais: as briófitas, as pteridófitas, as gimnospermas e as angiospermas.
O que são plantas avasculares ou atraqueófitas?
Não apresentam um tecido especializado no transporte de seiva (ocorre por osmose ou difusão).
- As briófitas são representantes desse grupo e seu pequeno porte se deve a essa característica.
Vasculares / traqueófitas.
Pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
O que são plantas criptógamas?
São plantas com estruturas reprodutivas não aparentes, ou seja, são destituídas de flores. Ex: BR e PT.
O que é rizóide, caulóide e filóide? E quem possui essas estruturas?
São estruturas semelhantes, respectivamente, às raízes, aos caules e às folhas.
- As briófitas apresentam essas estruturas.
- Apesar de não apresentarem essas estruturas verdadeiramente, por apresentarem uma certa diferenciação, as briófitas são consideradas CORMÓFITAS.
O que são talófitas?
São as plantas que não apresentam diferenciação entre raíz, caule e folhas.
- Ex: algas e líquens.
O que são espermatófitas?
São plantas que possuem sementes e estão entre elas as GM e AG.
O que são fanerógamas?
São plantas que apresentam estruturas reprodutoras visíveis; As GM possuem as pinhas (florecência) e as AG as flores.
O que são antófitas?
São plantas com flores verdadeiras. Ex: AG.
Disserte, brevemente, sobre a reprodução dos vegetais?
Sua reprodução ocorre por metagênese, ou seja, há alternância de gerações entre o gametófito (representa a fase gametofítica, que é haplóide) e o esporófito (fase esporofítica, que é diplóide apesar de o esporo ser haplóide). Nas briófitas, a fase gametofítica é maior que a fase esporofítica, enquanto nas pteridófitas, nas gimnospermas e nas angiospermas a fase gametofítica é menor que a fase esporofítica.
Descreva a função da água na reprodução vegetal.
A reprodução pode ocorrer com a dependência da água para que os gametas se encontrem e haja a fecundação (esse é o caso das briófitas e das pteridófitas). Ademais, há a possibilidade de a reprodução ocorrer com a independência da água, como é o caso das gimnospermas e das angiospermas. Contudo, as gimnospermas primitivas ainda precisam de água para que sua reprodução ocorra, diferente das gimnospermas evoluídas que são representadas pelas coníferas.
Qual a diferença entre as sementes das gimnospermas e das angiospermas?
A semente das gimnospermas é “nua”, enquanto a semente das angiospermas é protegida pelo fruto, que é considerado como a última conquista evolutiva dos vegetais.
Quem substitui a água no aspecto reprodutivo?
O tudo polínico, que está presente nas GM e nas AG.
Qual o nome das plantas que possuem tubo polínico?
SIFONOGAMAS.
O que é o pólen?
O pólen não é o gameta masculino, mas realiza funções semelhantes às do gametófito masculino jovem, enquanto tubo polínico representa o gametófito masculino maduro. A formação do pólen, que, também, pode ser chamado de grão de pólen, é feita por meiose e ele é uma estrutura haplóide, que germina e forma o tubo polínico.
Primeiro ocorre a formação do grão de pólen, depois o seu transporte ocorre a partir da polinização, que é feita pelos agentes polinizadores (dentre eles: o vento, os insetos e as aves) e o último passo é a germinação do pólen com o surgimento do tubo polínico.
Como se chama o tipo de polinização executada pelo vento?
Anemofilia.
Como se chama o tipo de polinização executada pelos insetos?
Entomofilia.
Como se chama o tipo de polinização executada pelas aves?
Ornitofilia.
Quem é responsável por gerar o fruto?
O ovário.
Como ocorre a polinização das gimnospermas?
Por anemofilia.
Como ocorre a polinização das angiospermas?
Ranto por anemofilia, como por entomofilia e ornitofilia.
Disserte, brevemente, sobre a semente como estrutura.
A semente é o local onde o embrião fica protegido em seu interior, como é o caso das gimnospermas e das angiospermas; a semente possui sua origem a partir do desenvolvimento do óvulo, que não representa o gameta feminino, após a fecundação. No interior das sementes, há um embrião diplóide e um material nutritivo, que é conhecido como endosperma ou como albúmen. O endosperma das angiospermas é 3n e é chamado de albúmen secundário, já o das gimnospermas é haplóide e é conhecido como albúmen primário.
Como ocorre a dispersão das sementes?
Por vento - anemocoria.
Por água - hidrocoria (câmaras de água / gás).
Por animais - zoocoria.
As pteridófitas e as briófitas apresentam os seus embriões protegidos?
Sim, mas não por sementes.
Qual o grupo que irá apresentar flor típica, completa e com todos os verticilos florais?
As angiospermas, que, também, são conhecidas como antófitas.
Quais são os principais verticilos florais?
O pêndulo; o receptáculo floral; cálice, que é formado pela sépalas; a cânula, que é formada pelas pétalas (o cálice e a cânula são as partes externas, que são responsáveis pela proteção); o androceu (masculino), que é composto por estames; o gineceu, que é composto por carpelos ou por pistilos (essas duas últimas estruturas ficam no interior das flores e servem para reprodução).
Dicas sobre Araucárias!!
Araucárias são espécies dióicas, ou seja, apresentam machos e fêmeas definidas; a pinha é um cone / um estróbilos → o estróbilo masculino é conhecido como micro estróbilo e o feminino é conhecido como macro ou mega estróbilo; a semente advém do óvulo feminino.
Quais são os mecanismos que impedem a autofecundação das flores?
A flor, muitas vezes, pode ser hermafrodita e, por isso, há mecanismos que impedem a autofecundação, estimulando, assim, a fecundação cruzada.
Dicogamia: amadurecimento dos órgãos sexuais em tempo diferentes; pode ser uma protoginia ou uma protandria.
Além disso, também há barreiras mecânicas e esse mecanismo será conhecido como hercogamia.
Disserte sobre o hormônio vegetal etileno.
O etileno é um gás incolor, que é responsável pelo amadurecimento de frutos, além de ser protagonista no processo de queda de folhas e frutos, ou seja, é responsável pela abscisão de folhas e frutos. Ademais, a baixa temperatura e a elevada concentração de CO2 (gelo seco) pode inibir a produção de etileno; o que pode estimular o amadurecimento de frutos, ou seja, a produção de etileno, é a queima de combustíveis, como por exemplo, a queima da madeira.
Disserte sobre o hormônio vegetal giberelina.
A giberelina é responsável pela quebra da dormência de sementes, ou seja, pela aceleração da germinação. Além disso, a giberelina, se aplicada em plantas geneticamente anãs, promove alongamento de caules.
Disserte sobre o hormônio vegetal citocinina.
A citocina é responsável pela quebra da dormência de sementes, ou seja, ela acelera a germinação. Além disso, ela retarda a senescência, que é o processo de envelhecimento do vegetal.
Disserte sobre o hormônio vegetal ácido abscísico (ABA).
O ácido abscísico é o inibidor de crescimento, induz a dormência de sementes e a senescência, que corresponde ao envelhecimento. Além disso, ele lida com o estresse hídrico (em temperaturas elevadas a planta perde água e, para não desidratar, o ABA fecha os estômatos. Ademais, raízes e caules não apresentam o mesmo grau de sensibilidade para as auxinas (as raízes são mais sensíveis).
Disserte sobre o hormônio vegetal auxinas.
As auxinas são produzidas pelo tecido vegetal que chama-se meristema - responsável pelo crescimento vegetal. Ademais, as auxinas são distribuídas de forma polarizada, no sentido ápice para a base. O hormônio é responsável pelo tropismo; podem estimular ou inibir o crescimento do órgão se a concentração for muito alta.
O que é partenocarpia e quais hormônios estimulam esse processo?
A partenocarpia é quando o ovário desenvolve-se sem fecundação, formando frutos sem sementes (frutos partenocárbicos possuem como exemplo: bananas e limões Taiti); os hormônios responsáveis por esse processo são a giberelina e a auxina.
Disserte sobre o crescimento vegetal.
O crescimento vegetal pode ocorrer a partir da auxina (AIA), que promove o alongamento da parede celular; ou a partir da citocinina, que promove a divisão celular, ou seja, a citocinese.
Disserte sobre o tropismo e cite seus tipos.
O tropismo baseia-se em movimentos de crescimento, orientados por agentes do meio. O tropismo pode ser dividido entre: fototropismo, geotropismo, tigmotropismo e quimiotropismo.
Disserte sobre o fototropismo.
Durante o fototropismo, o lado iluminado possui as suas auxina sendo transferidas para o lado não iluminado. Em relação ao caule, a face que mais cresce é a parte não iluminada e, em relação a raiz, a parte que mais cresce é a iluminada. Contudo, o caule cresce com curvatura para a parte iluminada, sendo positivo, enquanto a raiz cresce com curvatura para parte não iluminada, sendo negativa.
Disserte sobre o geotropismo.
Durante o geotropismo, a força da gravidade será um fator muito importante. A face superior apresenta suas auxinas sendo transferidas para sua face inferior; o caule possui seu crescimento maior na sua face inferior e seu crescimento possui curvatura para a face superior, sendo negativo. A raiz apresenta crescimento curvado para sua parte inferior, sendo positivo. Ademais, se houver uma distribuição homogênea das auxinas (vaso girando), não há curvatura ao longo do crescimento.
Disserte sobre o tigmotropismo.
O tigmotropismo refere-se a plantas trepadeiras, que apresentam o seu crescimento enrolado em partes como folhas e como caule. Essas estruturas enroladas são chamadas de gavinhas.
Disserte sobre o quimiotropismo.
O quimiotropismo é referente ao tubo polínico, que possui sua origem a partir do pólen, e o seu crescimento é orientado por uma substância química.
Disserte sobre os tactismos.
Os tactismos são movimentos de deslocamento orientados por agentes do meio.
Disserte sobre as plantas carnívoras.
As plantas carnívoras são autótrofas, mas comem insetos para obter nitrogênio.
Disserte sobre os nastismos / nastias.
São movimentos não orientados, ou seja, não é um padrão; exemplos de plantas que realizam esses movimentos são plantas sensitivas / dormideira / mimosas → elas realizam seismonastismos, que são abalos (a água em seu interior).
Disserte sobre o ápice e sobre o coleóptilo.
O coleóptilo não cresce sem a presença do ápice, pois é no ápice que há hormônios. Contudo, se não tiver o ápice, mas, sim, um bloco em gel com hormônios, o coleóptilo irá crescer. Além disso, se o bloco estiver descentralizado, a planta irá crescer para o lado oposto.
Qual hormônio é responsável pelo enraizamento em estacas?
As auxinas.
Disserte sobre a gema apical e sobre a gema lateral.
A gema apical é constituída pelo meristema primário e promove o crescimento em comprimento da planta. Já a gema lateral é constituída pelo meristema primário também e faz a planta se ramificar. Enquanto a gema apical estiver ativa, a gema lateral estará dormente → isso é conhecido como dominância apical e é preciso fazer poda para revertê-la. Ademais, a raiz realiza a produção de citocina.
Disserte sobre a presença das auxinas nas folhas jovens e nos galhos.
O teor de auxinas na folha jovem é maior do que o teor de auxinas no galho. Ademais, a zona de ruptura encontra-se no galho e, também, é conhecida como zona de abscisão. Quando a folha entra em senescência, o teor das auxinas na folha torna-se menor que o teor desse hormônio nos galhos e a folha cai pelo seu peso.
Disserte sobre as formas de eliminação de água pela planta (folhas).
A eliminação de H2O pela planta pode ocorrer a partir da água no estado de vapor, o que corresponde a transpiração e o solo precisa estar bem suprido de água, a temperatura deve estar elevada e a umidade do ar precisa estar baixa, ou seja, o ar necessita estar seco. A segunda forma de eliminação desse líquido é a partir de água líquida, que é conhecida como gutação ou como sudação - o solo precisa estar bem suprido de água, a temperatura precisa estar baixa e a umidade do ar elevada e esse processo é realizado pelos hidatódios da folha.
Disserte sobre os processos de transpiração.
A transpiração pode ser estomática, que a principal e que é realizada pelos estômatos, que estão presentes na epiderme da folha e a planta exerce controle sobre esse processo (ela abre ou fecha); os fatores que irão influenciar são: a ação a luz, ou seja, o movimento fotoativo (na presença de luz, o estômato abre e, na sua ausência, o estômato fecha); e água, ou seja, os movimentos hidroativo (quando as células estão túrgidas, os estômatos ficam abertos e, quando as células estão flácidas, os estômatos ficam fechados).
Ademais, há, também, a transpiração cuticular, que é realizada pela cutícula (uma camada de cera) e ocorre de forma mínima, porém constante. A planta não controla e é correspondente a evaporação.
Disserte sobre os estômatos.
Os estômatos são formados por duas células guarda, apresentam uma abertura e, ao seu lado, detêm as células anexas. Outrossim, quando o potássio entra nos estômatos por meio da bomba de potássio, a pressão osmótica aumenta, fazendo com que aumente a absorção de água e, assim, com que os estômatos se abram. Para que o potássio saia dos estômatos, é necessário transporte passivo, que é conhecido como difusão facilitada.
Disserte sobre as plantas de metabolismo (CAM / MAC) ácido das crassuláceas.
Essas plantas, durante o dia, têm seus estômatos fechados e, durante a noite, os seus estômatos ficam abertos e armazenam carbono na forma de ácido málico.
Os estômatos de plantas com problemas hídricos fecham de forma rápida ou de modo lento?
De forma rápida.
Disserte sobre as formas de propagação vegetativa (forma assexuada).
A estaquia se baseia em arrancar um galho e o ligar ao solo;
A mergulhia baseia-se em enterrar o galho de uma planta e, quando ele germinar, cortá-lo da planta original;
A alporquia consiste em colocar terra no interior de um saco e amarrá-lo a uma árvore e, depois, enterrar as raízes produzidas;
A enxertia baseia-se em arrancar o galho de uma planta em colocá-lo em outra.
As briófitas não apresentam representantes marinhos.
Correto.
As gimnospermas e as angiospermas são conhecidas como vegetais superiores.
Correto.
As angiospermas apresentam menor número de representantes.
Não, é o maior número.
O que diferencia as algas verdes dos vegetais?
Embrião protegido (da desidratação) por tecidos maternos.
Esporos e grão de pólen têm…
Esporopolenina.
O que separa a pteridófita dos vegetais superiores?
Esperma (semente).
Qual é o único bioma terrestre dominado por gimnospermas, e não, pelas angiospermas?
Taiga (floresta das coníferas).
Disserte sobre o ciclo diplobionte.
- Os diplóides são pluricelulares; os haplóides são unicelulares.
- A meiose é gamética.
- Humanos.
Como ocorre a reprodução em pteridófitas? Ver post - it.
Como foi?
O que são os soros?
São conjuntos de esporângios que produzem esporos.
As pteridófitas são homo / isosporadas?
Sim.
A meiose das pteridófitas é…
Espórica.
O gametófito das pteridófitas (prótalo) é monóico / hermafrodita e haplóide?
Sim.
Qual é o esporófito das pteridófitas no caso da samambaia?
A própria samambaia (diplóide).
Nas pteridófitas, os gametas são produzidos por…
Mitose.
Pode ocorrer autofecundação no prótalo das pteridófitas?
Sim, mas é mais raro.
Pode ocorrer autofecundação no prótalo das pteridófitas?
Sim, mas é mais raro.
Pode ocorrer autofecundação no prótalo das pteridófitas?
Sim, mas é mais raro.
O anterídio..
Produz o gameta masculino, o anterozóide.
O arquegônio…
Produz o gameta feminino, a oosfera.
No ciclo haplodiplobionte, o pluricelular é…
Tanto o díploide quanto o haploide.
Disserte haplobionte (dos fungos).
- A fase díploide é unicelular e a fase haploide é pluricelular.
- Os indivíduos haploides formam um zigoto e esse zigoto produz esporos que irão formar novos indivíduos haploides.
- Meiose é zigótica.
Tanto as briófitas quanto as ____ são umbrófitas e higrófitas.
Pteridófitas.
Os esporos da briófitas são…
Heterosporados (uns irão formar fêmeas e outros machos).
Nas briófitas, o gametófito é…
Dióico.
Qual é o esporângio das briófitas?
A sua cápsula.
Como é a reprodução das briófitas? Ver no post - it.
Como foi?
Quais são os gametângios das briófitas e das pteridófitas?
O anterídio e o arquegônio.
A briófitas hepáticas têm estômato?
Não.
Porque os musgos são bons para conter o aquecimento global?
Porque retiram CO2 da atmosfera.
Esporo germina ou fecunda?
GERMINA.
Gametófitos são…
Haplóides.
Esporófitos são…
Diplóides.
(FUVEST) Qual dos seguintes eventos ocorre no ciclo de vida de toda espécie com reprodução sexuada?
A) Diferenciação celular durante o desenvolvimento embrionário.
B) Formação de células reprodutivas dotadas de flagelos.
C) Formação de testículos e de ovários
D) Fusão de núcleos celulares haplóides.
E) Cópula entre macho e fêmea.
D.
Quais características são exclusividade das angiospermas?
Dupla - fecundação e fruto.
Nas angiospermas, o ovário da origem ao…
Fruto.
Nas angiospermas, o óvulo dá origem à…
Semente.
Qual é a parte do estame que produz os micrósporos?
A antera.
Micrósporo (n) é o esporo…
Masculino.
Megásporo (n) é o esporo…
Feminino.
Os microsporos se transformam em…
Pólen (n) por mitose.
O endosperma, nas angiospermas, é…
Triploide e é gerado na segunda fecundação por uma oosfera com dois núcleos polares e um núcleo espermático.
A parede do óvulo da origem a…
Casca da semente.
Para que haja a anemocoria, o fruto precisa ser…
Plumoso ou alado.
Para que haja a zoocoria, o fruto precisa ser…
Nutritivo, ter gancho ou espinho.
Um conjunto de pétalas é chamado de…
Corola.
Um conjunto de sepálas é chamado de…
Cálice.
O conjunto do órgão feminino das angiospermas é chamado de…
Carpelo ou pistilo.
O que precisa haver para favorecer a anemofilia (vento)?
Muito pólen (estames mais longos).
Disserte sobre as características de uma monocotiledônea.
- Trímera - em três ou em múltiplo de três (pétalas).
- Paralelinérvea (enervações nas folhas são paralelas).
- O seu feixe vascular do caule é bagunçado.
- Possui uma cotilédone (primeira folha da planta).
- Raiz fasciculada cabeleira (bagunçada).
- Um furo do pólen.
Disserte sobre as dicotiledôneas.
- Pentâmera ou tetrâmera (pétalas).
- Perinérvea (uma enervação central e outras perpendiculares à ela).
- O seu feixe vascular do caule é organizado em um cilindro.
- Possui duas cotilédone (primeira folha da planta).
- Raiz axial ou pivotante (organizada / “reta”).
- Três furos do pólen.