Núcleo e divisões Flashcards
Descreva as principais características do núcleo celular.
Está presente somente em células eucariontes e ele é delimitado pela carioteca, separando - o do citoplasma (cariomembrana dupla - membrana lipoproteica, que apresenta poros para o transporte). Além disso, o local em que o DNA fica mergulhado é o nucleoplasma / cariolinfa e é onde fica o retículo nucleoplasmático, responsável pelo armazenamento e pela liberação de cálcio no núcleo.
O que ocorre na intérfase?
Alta atividade transcricional (expressando seus genes).
DNA descompactado e cromatina (menos compactado).
G0- DNA não está duplicado (descompactado) e ocorre a transcrição, a tradução e o crescimento celular.
Ponto de checagem.
S- síntese de DNA (replicando).
G2- DNA duplicado (cópia de todo genoma) e ocorre a transcrição, a tradução e o crescimento celular.
Ponto de checagem.
Para o que serve a mitose?
Crescimento, reposição de células e, em células vegetais, produz gametas. Ela ocorre em células diplóides (2n) e em haplóides (n) mantém o nível de ploidia.
O que ocorre durante a prófase da mitose?
- Migração dos centríolos (são duplicados no S da intérfase) para os polos da célula.
- Espirilização e condensação dos cromossomos.
- Carioteca começa a se desintegrar e o núcléolo desaparece.
- Forma-se o fuso acromático / mitótico (fibras do áster, fibras polares e fibras cromossômicas).
O que ocorre durante a metáfase da mitose?
- Maior nível de condensação.
- *COLCHICINA: impede a formação do fuso (para na metáfase).
- Os cromossos vão para a placa metafásica ou equatorial.
O que ocorre durante a anáfase da mitose?
- As cromátides irmãs separam-se pela divisão dos centrômeros e vão para polos opostos.
O que ocorre durante a telófase da mitose?
- Reaparecimento dos nucléolos e da carioteca (do núcleo).
- Descondensação dos cromossomos.
- Citocinese: divisão do citoplasma por estrangulamento da membrana plasmática.
Qual é a diferença entre a citocinese animal e vegetal?
Vegetal: não pode ocorrer de fora para dentro, por causa da parede celular. É centrifuga, acêntrica e anastral.
Animal: é centrípeta, ou seja, ocorre de fora para dentro. É cêntrica (centríolo) e astral (áster).
Cite as características GERAIS da meiose.
Ocorre SEMPRE em células diplóides e há a redução da ploidia. Em vegetais, as meioses geram esporos. Além disso, entre a meiose I e a II há a intercinese (não há duplicação do material genético).
Descreva as fases da prófase da meiose I.
- Leptóteno: inicia-se a condensação dos cromossomos já duplicados.
- Zigóteno: os cromossomos homólogos (não possuem informações idênticas, mas servem para a mesma função / característica) se emparelham, alinhando-se em um fenômeno chamado sinapse cromossômica. A condensação continua.
- Paquíteno: ocorre a troca de pedaços entre cromossomos homólogos, onde alguns genes que se encontravam no cromossomo paterno passam para o cromossomo materno e vice-versa. Esse fenômeno, conhecido como crossing over ou permutação, é de grande importância biológica, pois aumenta a variabilidade genética.
- Diplóteno: o complexo sinaptonêmico se desarranja e os cromossomos homólogos se separam, mas ainda com as cromátides-irmãs unidas. Nesta fase é visível regiões dos cromossomos em X, denominados quiasmas, que correspondem a pontos dos cromossomos que se cruzaram na permutação.
- Diacinese: quiasmas deslizam para os extremos do bivalente.
Descreva os acontecimentos da metáfase I.
Os cinetócoros (proteínas localizadas no centrômero dos cromossomos) dos cromossomos homólogos prendem-se às fibras do fuso mitótico formado na prófase I, ficando dispostos no plano equatorial da célula.
Descreva os acontecimentos da anáfase I.
Nesta fase, os cromossomos homólogos, cada um constituído por duas cromátides unidas pelo centrômero, são separados e puxados cada um para polos diferentes da célula.
Descreva os acontecimentos da telófase I.
Na telófase, os cromossomos já separados e dispostos em polos opostos passam a se descondensar. O fuso mitótico é desfeito, os envelopes nucleares se reorganizam e os nucléolos reaparecem. Cada núcleo formado possui metade do número de cromossomos da célula - mãe, o que caracteriza à meiose uma divisão reducional. As duas células filhas são formadas com a divisão do citoplasma na citocinese e inicia-se a meiose II.
Quais são as principais características da meiose II?
Tem caráter reducional e é quando as cromátides irmãs separam-se (características mitóticas). Tem como resultado células geneticamente diferentes (crossing - over).
Como funciona os diferentes tipos de meioses?
Meiose zigótica / inicial (haplobionte - haplonte) - Uma célula haploide sofre mitose e, assim, produz gameta, que, quando sofrerem fecundação, formam o zigoto, que é diploide e esse vai realizar meioses para produzir seus gametas.
Meiose gamética / final (haplobionte - diplobionte) - gametas haploides sofrem a fecundação, formando o zigoto diploide e esse vai realizar mitoses e repetir o ciclo novamente.
Meiose espórica / intermediária (diplobionte ou haplodiplobionte) - irá ocorrer alternância de gerações (metagênica). Uma célula haploide realiza mitoses formando gametas haploides, que, ao sofrerem fecundação, formam um zigoto de 2n e realizam mitoses. Depois, passam a fazer meiose para produzir esporos haploides, que passaram a fazer mitoses e, assim, o ciclo será reiniciado.