Renascimento Flashcards
O que foi o renascimento cultural?
Renascimento foi o movimento intelectual e artístico que ocorreu entre o século XIV e o XVI
na Europa.
Características do renascimento?
- Negação dos valores da idade média.
- Valorização da cultura clássica.
- Individualismo
- Universalismo
- Novos métodos de obtenção de conhecimentos. (Racionalismo)
- Humanismo: Considerava o ser humano o centro das questões.
- Naturalismo
- Hedonismo: que defende o prazer individual como um único bem possível.
O que foi o humanismo e como seus valores se expressaram no Renascimento?
Foi uma corrente intelectual, que se caracterizou pelo espírito crítico e pela confiança na capacidade humana de conhecer. Assim, os humanistas realizavam estudos da natureza, buscando a construção de novos conhecimentos, ao mesmo tempo em que se voltavam para os escritos dos sábios da Antiguidade grega e romana. Os valores humanistas expressaram-se no Renascimento estimulando a curiosidade intelectual, o espírito de iniciativa, o desejo de aventuras e a exploração do mundo.
Qual a relação entre Renascimento e antiguidade clássica?
Os intelectuais do Renascimento tinham grande admiração pelo passado clássico grego e romano; muitos intelectuais desse período expressaram um desejo de fazer nascer, reviver ou recuperar elementos da cultura greco-romana. Apesar disto o Renascimento não foi nem poderia ser um simples retorno. Afinal, nenhuma cultura renasce fora de seu tempo.
quem foram e que papel tiveram os Mecenas no Renascimento?
Os mecenas do Renascimento foram pessoas de grandes posses (como banqueiros, monarcas e papas, entre outros) que estimulavam e patrocinavam o trabalho de artistas e intelectuais renascentistas. Contribuíram, junto com a invenção da imprensa, para um aumento quantitativo da produção cultural desse período.
Que condições favoreceram o surgimento do renascimento na península itálica?
A existência, na península Itálica, de muitos elementos preservados da Antiguidade (monumentos arquitetônicos e esculturas do antigo Império Romano); a presença de muitos intelectuais bizantinos, que fugiram para as cidades italianas após a queda de Constantinopla, levando consigo textos da cultura clássica preservados em Bizâncio. Além disso, comerciantes e banqueiros de algumas das cidades da península Itálica, que realizavam comércio movimentado e competitivo, valorizavam o individualismo e o racionalismo das novas ideias. Havia, ainda, um grande número de mecenas procedentes de famílias ricas e poderosas.
Por que os pontos de vista de religiosos cristãos e de alguns cientistas do renascimento eram conflitantes?
Enquanto os religiosos cristãos acatavam concepções tradicionais, tanto da Bíblia como as desenvolvidas por alguns sábios da Antiguidade, os novos cientistas não aceitavam conclusões prontas, desenvolvendo uma atitude crítica que os levava a observar os fenômenos naturais, fazer experimentos, propor novas hipóteses, medir, reavaliar.
Quais foram as principais causas para o surgimento do renascimento cultural?
- Mudanças dos valores medievais.
- Crescimentos das cidades e do comércio.
- Burguesia com mais poder.
“Não houve resistência a nova mentalidade científica durante o Renascimento”. Você concorda com essa afirmação? Justifique.
Houve muita resistência daqueles que defendiam as tradições culturais medievais. As autoridades religiosas cristãs de Genebra perseguiram até a morte o médico e teólogo Miguel de Servet. Ele fazia estudos do funcionamento da circulação do sangue nos pulmões usando a dissecação de cadáveres. Galileu Galilei também foi perseguido por apoiar a teoria heliocêntrica elaborada por Nicolau Copérnico.