Era Napoleônico Flashcards
O que foi o governo consulado da era napoleônico?
Napoleão, apoiado pela burguesia e pelo exercito, derrubou o diretório e instalou o consulado, um governo republicano, centralizado e controlado por militares. Três cônsules chegavam o poder executivo. Quem efetivamente o governava, no entanto, era Napoleão.
Por que se diz que a gestão de Napoleão durante o consulado foi centralista, até mesmo ditatorial?
Foram sufocados os movimentos de emancipação dos setores populares, inspirados nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade dos tempos da revolução. Por meio de uma severa censura a imprensa e da ação violenta dos órgãos policiais, as oposições do governo foram aniquiladas.
O período do consulado caracterizou-se pela?
Reorganização jurídica é administrativa do estado francês e pela recuperação de sua economia.
Entre as diversas realizações comandadas por Napoleão em vários setores do país, nessa fase, podemos citar?
Administrativo: Nomeação de funcionários de sua confiança para diversos cargos da administração pública.
Econômico: Criação do banco da França, que começou a controlar a emissão de moedas, diminuído o processo inflacionário, cobrança de impostos elevados para produtos importados.
Educação: Reorganização do ensino, que passou a ter como principa missão o desenvolvimento do cidadão francês.
Direito: Elaboração e adoção do código civil, que estabeleceu a igualdade de todos perante a lei, o respeito a propriedade privada e o direito á liberdade individual e ao matrimônio civil separado do religioso.
Igreja: Napoleão reconheceu o catolicismo como a religião da maioria dos franceses.
Como imperador e comandante das forças armadas, Napoleão liderou uma série de guerras para?
Expandir o domínio da França. O exército francês foi fortalecido numericamente em armas e soldados tornando-se o mais poderoso da Europa, dominando quase toda a Europa ocidental e boa parte da oriental.
Qual foi a reação do expansionismo francês?
Desde os primeiros anos da ascensão de napoleão, os diplomatas ingleses acreditavam que o fortalecimento militar e econômico da frança constituía uma ameaça a economia de seu país. Por outro lado, sabiam que o governo liberal francês assustava os governantes dos países em que ainda vigoravam regimes absolutistas, por ser um exemplo que estimulava rebeliões.
Quem foram os países que reagiram ao expansionismo francês?
Empenharam-se em formar coligações internacionais contra os franceses e seu expansionismo. Entre as nações que participaram dessas coligações estavam inglaterra, áustria, prússia e Rússia.
Napoleão não se conformou com a derrota militar para os ingleses e procurou outros meios para enfraquecer a inglaterra?
Sim. Napoleão decretou em 1806 o bloqueio continental, pelo qual todos os países do continente europeu teria de fechar seus portos ao comércio em inglês.
Qual era o objetivo do bloqueio continental?
objetivo dessa medida era prejudicar a economia inglesa provocando uma crise em sua indústria, além disso a burguesia francesa seria beneficiada com bloqueio, pois, sem a concorrência inglesa poderia ampliar a venda de seus produtos na europa em outras regiões.
Quais foram os resultados negativos do bloqueio continental?
O bloqueio continental, a inglaterra não surtiu o efeito desejado. A economia da maior parte dos países sobre a influência da frança era basicamente agrícolas portanto dependente dos produtos industrializados vindo do exterior e, a indústria francesa não tinha condições que atender toda essa demanda. A falta de produtos industrializados no mercado estimulou o contrabando com inglaterra.
Quais foram os países que romperam o bloqueio continental com a frança?
Portugal e Rússia. A Rússia abandonou o bloqueio, pois era um país essencialmente agrícola e enfrentando grave crise econômica, precisou negociar seus grandes estoques de cereais com os ingleses.
Quais foram as causa da derrota francesa na campanha da Rússia?
Acostumados as grandes vitórias, os generais franceses conduziram seus exércitos pelo imenso território russo, enquanto as tropas czarista batiam em retirada ateando fogo as plantações e a tudo que pudesse ser útil ao invasores. Napoleão e seu exército chegaram a Moscou, mas as tropas francesas, mal alimentadas e desgastadas, começaram a ser vítimadas pelo frio intenso. Com isso a desastrosas campanha militar na Rússia estimulou outros países europeus a reagir contra a supremacia francesa. Por fim, um poderoso exército formado por ingleses, russos e prussianos invadiu Paris.
O que foi o governo dos cem dias?
O período conhecido como osCem Dias(também chamado deCem Dias de Napoleão ouGoverno dos Cem Dias) marca o período do retorno do imperador francês Napoleão I ao poder, após sua fuga do exílio na ilha de Elba.
o que foi o congresso de viena e que países dele participaram?
as conquistas napoleão haviam modificado a divisão política de quase toda a europa ocidental e central. Com primeiras derrotas militares de napoleão os dirigente do país vencedores organizaram o congresso de Vienna cujo objetivo básico era estabelecer a antiga divisão política do continente europeu. Os principais países foram: Áustria, Inglaterra, Rússia, Prússia.
quais as principais diretrizes firmados no congresso de viena?
Restauração: com o objetivo de estabelecer os domínios territoriais dos governos europeus antes da revolução francesa.
Legitimidade: devolução do governo de cada país aos herdeiros das antigas mornaquias absolutista.
Solidariedade: formação de uma aliança política entre as monarquia européias tradicionais como objetivo de reprimir a onda liberal e democrática deflagrada pela revolução francesa e ampliada pelas conquistas napoleônico.