Revolução francesa Flashcards
O que caracterizou a Revolução francesa?
A Revolução Francesa, modelo clássico de revolução burguesa, foi um movimento social e político.
Considerando a sociedade francesa no século XVIII uma pirâmide, como você representaria cada um os estados ou ordens sociais ?
Era umasociedade estratificada e hierarquizada economicamente.Na parte mais acima da pirâmide estava o clero que não pagava impostos. Depois a nobreza formada pelo rei, sua família, e outros nobres que tinham muito luxo. A base da pirâmide era formada pelos trabalhadores, camponeses e burgueses que sustentavam toda a sociedade com seu trabalho e com o pagamento de impostos. A situação mais critica era dos desempregados que aumentavam em grande numero na França.
O que causava a insatisfação do terceiro estado em relação á estrutura da sociedade francesa?
Não tinha direitos, e era sujeita a todo tipo de exploração por parte do clero e da nobreza francesa, na época o terceiro estado compunha as camadas mais baixas como artesãos e camponeses, que viviam como na época do feudalismo, trabalho exaustivo em troca de quase nada.
Além da desigualdade social, que outros fatores contribuíram para a eclosão da Revolução Francesa?
À época, o país enfrentava sérias dificuldades econômicas. Além de endividada externamente, a França via sua agricultura sofrer com secas e sua indústria minguar por causa da concorrência inglesa. Como solução, os ministros do rei Luís XVI, influenciados pelo liberalismo, propuseram cobrar impostos da nobreza e do clero, até
então isentos de tributos.
O que foi o tratado de que os ingleses firmaram com os franceses?
Era um tratado estabelecendo que os ingleses exportarim tecido para a França, enquanto os franceses exportarim vinho para a Inglaterra. Muitos trabalhadores do setor têxtil ficaram desempregados
Explique os principais obstáculos que as instituições do Antigo Regime representavam para os ideais da burguesia francesa?
Inconformados com a manutenção dos privilégios do clero e da nobreza no contexto de crise geral da sociedade francesa, os diversos setores do terceiro estado passaram a reivindicar a igualdade de todos perante a lei. Setores da burguesia, mais consciente de seus interesses econômicos, defendiam uma re-estruturação do estado que favorecesse o desenvolvimento do capitalismo na França. Isso significa, por exemplo combater o absolutismo monárquico, a excessiva intervenção na economia, a intolerância religiosa e filosófica e os privilégios hereditários da nobreza e do clero.
Porque foi convocada a assembleia dos estados gerais?
Numa tentativa de melhorar as finanças da França, o rei Luís XVI propôs a criação de novos impostos, que incidiram também sobre a nobreza e o clero - até então livres de qualquer tributo.Naturalmente a proposta foi rejeitada pelos privilegiados. Clero e nobreza sugeriram ao rei a convocação de uma Assembléia dos Estados Gerais, ou seja, dos representantes da nobreza, do clero e do Terceiro Estado para definir os novos impostos.
Quem participava da Assembléia dos Estados Gerais e como funcionava?
Participava dela representantes dos três estados. Nesse órgão, cada estado tinha direito a um voto, o que garantia o domínio da nobreza e do clero.
No âmbito internacional,qual a reação desencadeada contra revolução francesa?
Os países absolutistas temiam os ideais da revolução francesa, por medo que saísse da França e propagasse por toda Europa, sendo assim, estariam ameaçados. Na França significou fim do absolutismo monárquico, e ascenção burquesa
Logo na abertura dos estados gerais, reunida no palácio de Versalhes, iniciou-se o conflito entre as ordens privilegiadas e o terceiro estado, porque?
A nobreza e o clero queriam continuar a votar os projetos pelo sistema tradicional, isto é, por grupos, valendo um voto para cada ordem independente do número de representes. O terceiro estado, que tinha mais deputados que a nobreza e o clero juntos, exigiam que a votação fosse realizada de forma individual.
Os representantes do terceiro estado se proclamaram, em 1789, Assembléia Nacional Constituinte. Qual era o principal objetivo e suas principais realizações?
O objetivo da Assembléia Nacional Constituinte era elaborar uma Constituição para a
França (acabar com a monarquia absolutista e instituir a monarquia parlamentar).
Principais realizações:
• Abolição do feudalismo: fim dos privilégios do clero e da nobreza.
• Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão: liberdade e igualdade dos cidadãos perante à lei, direito a inviolabilidade da propriedade, direito de resistência a opressão política, liberdade de expressão e religião.
• Constituição Civil do Clero: confisco dos bens e terras da Igreja, subordinou o clero à autoridade do Estado.
O que foi o juramento do jogo da pela?
O rei reagiu ordenando o fechamento da sala de reuniões, na tentativa de dissolver a assembleia constituinte. Mas os representantes do terceiro estado liderados pela burguesia, transferiram-se para um salão de jogos do palácio. Decidiram permanecer reunidos até seus objetivos seres alcançados.
Como ocorreu a tomada da Bastilha?
Uma multidão de populares invadiu e tomou a velha prisão de bastilha, símbolo do poder absoluto do rei, onde ficavam presos os inimigos Políticos da monarquia francesa. Liberaram os presos e apoderam-se das armas ali estocadas, com a intenção de usá-las na defesa dos ideias do terceiro estado.
Na ditadura jacobina, houve uma série de medidas que visavam os interesses populares, quais foram essas medidas?
Na Convenção os jacobinos, sob a liderança de Robespierre, adoraram uma série de medidas: fim da escravidão nas colônias francesas; abolição de todos os privilégios; divisão das grandes propriedades; tabelamento de preços de produtos essenciais; ajuda aos indigentes e educação básica obrigatória e gratuita.
Qual é a relação entre a ditadura Jacobina e a fase do terror?
O período mais radical da Revolução Francesa foi a fase do terror, fase que quem reinou foi o clube político Jacobino. Um fato marcante desta fase foram as execuções e as prisões de líderes contra-revolucionários, a guilhotina foi osímbolodestas execuções.