Pós-guerra e novos confrontos. Flashcards
Explique os antecedentes que levaram a divisão da Alemanha.
Realizou-se na Alemanha a conferência de Potsdam que contou com a participação de representantes das potências vitoriosas na segunda guerra. Nessa conferência, decidiu-se oficialmente que o território alemão seria dividido em quatro zonas de ocupação: Francesa, Britânica, Estadunidense e Soviética. Posteriormente, em 1949, o mesmo território foi dividido em dois países:
República Federal Alemã: Com capital em Bonn, sob influência dos Estados Unidos.
República Democrática Alemã: Com capital em Berlim, sob influência da União soviética.
O crescente clima de hostilidade entre os governos dos Estados Unidos e da União Soviética levou também a divisão da cidade de Berlim em duas partes:
Berlim Ocidental: influência do capitalismo dos Estados Unidos
Berlim Oriental: sobre a influência do socialismo na União Soviética.
Explique os antecedentes que levaram a construção do muro de Berlim.
Nos primeiros anos do pós-guerra, devido ao apoio financeiro dos Estados Unidos, a parte ocidental da cidade de Berlim foi rapidamente modernizada. Por sua prosperidade econômica, logo se tornou um lugar atrativo para os alemães orientais que viviam sob a contida economia socialista. Isso gerou um fluxo migratório para o ocidente, para impedir essa fuga o governo da Alemanha oriental construiu uma imensa cerca, mais tarde substituída por um muro de concreto, isolando os dois lados de Berlim. Posteriormente esse muro foi reforçado com torres de vigilância, alambrados e zonas mimadas
Explique porque para alguns o muro foi classificado como antifascista, e para outros o muro foi da vergonha.
As pessoas que concordavam com o governo da Alemanha oriental viam o muro de Berlim como uma barreira necessária para conter o que eles consideravam ameaças de invasão capitalista. Por isso chamavam-no de muro antifascista. Já para aqueles que apoiavam o regime da Alemanha ocidental, o muro de Berlim demostrava o derespeito dos comunistas a um dos princípios básicos dos Direitos Humanos: “Toda pessoa tem o direito de sair de qualquer país, inclusive o próprio, e a regressar ao seu país. Por isso chamavam-no a construção de muro da vergonha.
O que levou a reunificação alemã?
A Reunificação Alemã foi o processo em que a Alemanha tornou-se mais uma vez, em 1990, um país só, com a união da República Federativa da Alemanha, e a República Democrática Alemã. Esse processo marcou o fim da Cortina de Ferro, e o começo do fim da União Soviética. A divisão da Alemanha tinha sido, desde o início, uma imposição dos interesses políticos dos governos envolvidos no contexto histórico da Guerra Fria. Mas essa divisão contrariava a vontade da maioria dos alemães, que falava a mesma língua, compartilhavam tradições culturais comuns e formavam o mesmo povo.
O que foi o Plano Marshall?
O Plano Marshall, um aprofundamento da Doutrina Truman, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Europeia, foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial.
O que motivou a adoção do Plano Marshall?
Logo após a Segunda Guerra, boa parte da Europa estava destruída e as economias dos diversos países estavam devastadas. Líderes dos Estados Unidos e de outros países capitalistas, temiam que as dificuldades econômicas enfrentadas pelas diversas sociedades europeias no pós-guerra as inclinassem para o socialismo.
Que objetivos nortearam a criação da ONU?
- A manutenção da paz e da segurança internacionais.
- O desenvolvimento de relações amistosas entre as nações
- O estímulo à cooperação entre os países na busca de soluções para problemas internacionais de caráter econômico, social, cultural e humanitário promovendo o respeito aos direitos humanos.
Como se estruturou esse órgão?
A Organização das Nações Unidas sediada em Nova York, foi criada em 1945, quando representantes de 51 países, inclusive do Brasil, assinaram a carta das Nações Unidas. Apesar de ter sido criada para manter a paz entre as nações, a ONU não é um fórum que representa plenamente à vontade política da maioria dos países membros. Isso se deve entre outras razões ao fato de que um de seus principais órgãos, o Conselho de Segurança, é controlada por cinco grandes potências, que são membros permanentes. E os representantes dessas potências detém o poder de vetar decisões importantes sobre o questões mundiais e assim podem impor seus interesses sobre os demais países.
O que foi a chamada Guerra Fria?
A Guerra Fria foi uma disputa pela superioridade mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É chamada de Guerra Fria por ser uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência. A disputa dividiu o mundo em blocos de influência das duas superpotências e provocou uma corrida armamentista que se estendeu por 40 anos. Com sistemas econômicos e políticos diferentes, EUA e URSS colocam o mundo sob a ameaça de uma guerra nuclear.
O que foi o Comecon? O que motivou sua adoção?
O governo da União Soviética, embora também tivesse boa parte de sua economia destruída pela guerra, não aceitou ajuda oferecida pelo Governo dos Estados Unidos durante a implementação do Plano Marshall. Liderando o bloco de países socialistas, o governo soviético conduziu com sucesso a reconstrução do país em 1949, com o principal objetivo de apoiar a recuperação econômica dos países do leste europeu.
Explique os motivos que levaram ao estabelecimento da otan e do Pacto de Varsóvia?
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) surgiu primeiro, em 1949, para lutar contra a expansão do comunismo e retaliar qualquer ataque soviético contra seus países-membros. Dessa aliança, os sucessivos governos dos Estados Unidos passaram a promover a instalação de armas nucleares na Europa Ocidental, que ficaram sobre o controle das forças da OTAN. Era uma preparação para um possível conflito militar com os soviéticos. A resposta da URSS veio em 1955 com o Pacto de Varsóvia, apoiado pelos países do bloco socialista e criado nos mesmos moldes da rival.
Que antecedentes deram origem à guerra da Coreia? O que ela representou no contexto da Guerra Fria?
Num dos períodos mais críticos da Guerra Fria, ocorreu na Coréia um violento conflito envolvendo além dos próprios coreanos as duas superpotência do pós-guerra.
Quais foram as causas da Guerra da Coréia?
- Divisão ocorrida na Coreia, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Após a rendição e retirada das tropas japonesas, o norte passou a ser aliado dos soviéticos (socialista), enquanto o sul ficou sob a influência norte-americana (capitalista). Esta divisão gerou conflitos entre as duas Coreias.
- Após diversas tentativas de derrubar o governo sul-coreano, a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul, em 1950. As tropas norte-coreanas conquistaram Seul (capital da Coreia do Sul).
Sintetize a Guerra da Coreia e o que levou o fim da guerra.
- Logo após a invasão norte-coreana, as Nações Unidas enviaram tropas para a região a fim de expulsar os norte-coreanos e devolver o comando de Seul para os sul-coreanos.
- Os Estados Unidos entraram na guerra ao lado da Coreia do Sul, enquanto a China (aliada da União Soviética) enviou tropas para a zona de conflito para apoiar a Coreia do Norte.
- Em 1953, a Coreia do Sul, apoiada por Estados Unidos e outros países capitalistas, apresentava várias vitórias militares.
- Em 1953, o governo norte-americano ameaçou usar armas nucleares contra Coreia do Norte e China caso a guerra não fosse finalizada com a rendição norte-coreana. Coreia do Norte e China aceitaram a proposta de paz das Nações Unidas.
Explique o período de pós-guerra que a Coreia do norte passou e a situação que se encontra atualmente.
Com o fim da guerra, as duas Coreias permaneceram divididas e os conflitos geopolíticos continuaram, embora não fossem mais para a área militar. Atualmente a Coreia do Norte permanece com o regime comunista, enquanto a Coreia do Sul segue no sistema capitalista.