Primeira guerra Mundial Flashcards
Qual foi o contexto histórico antes da primeira guerra?
Algumas sociedades europeus iniciaram o século XX, num clima de grande tensão. As relações entre conflitos, ligados a rivalidade, disputas e ressentimentos. Culminou no maior confronto armado.
Sintetize os principais fatores que contribuiram para gerar o clima de tensão entre os países europeus.
- Imperialismo: Concorrência por territórios e novos mercados, além da adoção de políticas internas protecionistas.
- Nacionalismo: Que catalisaram antigas rivalidades e ressentimentos, resultando em projetos expansionistas e revanchistas, carregados de fevor patriótico.
Identifique os principais movimentos nacionalistas que se desenvolveu na Europa.
- Pan-eslavismo: Que busca a união de todos os povos eslavos da Europa oriental e era liderado, pelo governo russo.
- Pangermanismo: que lutava pela anexação á Alemanha dos territórios da Europa central onde viviam germânicos.
- Revanchismo francês: Que defendia a recuperação dos territórios da Alsácia-lorena, região rica em minério de ferro e carvão que os franceses haviam sido obrigados a entregar aos alemães, depois da derrota na guerra franco-prussiana.
Explique o que foi a “paz armada”.
Esse clima de disputas e rivalidades, diante do risco de guerra, as potências iniciaram uma corrida armamentista para fortalecer seus exércitos, e ao mesmo tempo, evitar que uma debilidade militar precipitasse um ataque inimigo.
Quais foram os principais blocos formados a partir dos tratados de alianças firmados entre as grandes potências?
- Tríplice aliança: Formada inicialmente por Alemanha, Áustria-hungria e Itália.
- Tríplice entente: Formada inicialmente por inglaterra, França e Rússia.
Como as crises do Marrocos e dos Bálcãs contribuíram para acirrar o clima de guerra?
Crise do Marrocos: Entre 1905 e 1911, França e Alemanha quase chegaram á guerra devido á disputa pelo território do Marrocos, no norte da Áfricam. No final a França teria supremacia sobre o Marrocos, enquanto aos alemães caberia uma pequena parte.
Crise balcânica: Um dos principais focos de atrito entre as potências européias era península balcânica, onde se chocavam o nacionalismo da Sérvia (Pan-eslavismo) e o expansionismo da Áustria-Hungria, aliada da Alemanha. Em 1908, a Áustria-Hungria anexou a Bósnia-herzegovia e seus territórios. Isso contrariava os interesses da Sérvia.
Que fato serviu de estopim para deflagrar a primeira guerra?
o Estopim da Primeira Guerra Mundial foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e de sua esposa na cidade de Sarajevo (Bósnia)- regiao havia sido anexada pelos austríacos anos antes. Assassinato de Francisco Ferdinando provocou a reação Militar da áustria-hungria contra Sérvia e isso causou devido a política de alianças a entrada de muitas outras Nações ao conflito.
Explique as principais fases em que pode ser dividida a Primeira Guerra Mundial?
Primeira fase (1914-1915) Guerra de movimento: A Alemanha atacou o território francês, porém os exércitos franceses organizaram uma contra-ofensiva detendo o avanço germânico sobre o Paris. Segunda fase (1915-1917) Guerra de trincheiras: cada lado procurava garantir suas posições evitando a aproximação do inimigo. Foi um período extremamente duro é desgastante para as tropas em conflito. Terceira fase (1917-1918): a Marinha alemã utilizando submarino afundou navios de países tidos como neutros alegando que transportavam alimentos para os inimigos foi o caso por exemplo dos navio dos Estados Unidos.
Como se deu o fim do conflito e que lado se rendeu?
o apoio financeiro e material dado pelo Governo dos Estados Unidos ao entrar na guerra em 1917 foi decisivo para a Vitória da entente e seus aliados seus recursos tornaram-se muito superiores aos da Tríplice Aliança. No início de 1918 as forças liberadas pela Alemanha já estavam isolados e sem condições de sustentar os combates. Dessa forma a Alemanha assinou o armistício (acordo de paz) com condições bastante desvantajosas.
Como ficou a Europa logo após a Primeira Guerra Mundial?
A economia dos países em conflito foi direcionada para aumentar a produção dos artigos necessário a guerra. Como grande número de homens que participava dos combates, considerável parcela de mulheres ingressou no mercado de trabalho Industrial, especialmente na Inglaterra, França e Itália. Com a destruição de diversas estruturas econômicas (fábrica, plantações, estradas, Portos) em muitos países, verificou-se também a escassez de alimentos, além do aumento de preço dos gêneros de primeira necessidade. Os governos impuseram medidas de racionamento e a fome espalhou-se por várias camadas da população.
O que foi o tratado de versalhes?
O Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências européias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial.
O que é a “cláusula de culpa” desse tratado?
Esta cláusula determinava que a Alemanha era a principal responsável pelo conflito, razão pelo qual os alemães sofreram as mais duras imposições
Quais foram os termos impostos a Alemanha por meio do Tratado de Versalhes?
- Restituir a região da alsácia-lorena a França
- Ceder outras regiões a Bélgica, Dinamarca, e a Polônia
- Entregar quase todos os seus navios mercantes, a França, a Inglaterra e a Bélgica
- Pagar indenização em dinheiro aos países vencedores
- Reduzir o poderio militar de seus exércitos sendo proibido de construir aviação militar
O que era a Liga das Nações? Explique porque ela não conseguiu cumprir seus propósitos.
integrada por países membros de todos os continentes sua principal missão seria agir como mediadora nos conflitos internacionais procurando preservar a paz mundial. O senado dos Estados Unidos no entanto vetou a participação do seu país na Liga das Nações. Sem adesão dos Estados Unidos e de outras potências, a Liga das Nações não reuniu a força política necessária para cumprir seu papel.
Sintetize os motivos que levaram os Estados Unidos a emergirem como grande potência após a Primeira Guerra Mundial.
isso ocorreu porque conservando-se o país no início numa posição de neutralidade, seus produtores e empresários puderam abastecer as nações envolvidas no conflito, já que estas tinham sido obrigada a reduzir suas atividades econômicas. Além disso enquanto as potências européias concentravam seus esforços na guerra, os industriais dos Estados Unidos aproveitavam para ocupar e Suprir mercados da Ásia e da América Latina que deixaram de ser atendidos pelos produtores europeus. Ao final do conflito os bancos e o governo dos Estados Unidos tornaram-se credores da Europa arrasada.