independência das colônias da américa espanhola e do Haiti. Flashcards
qual foi o contexto histórico que fez surgir a crise colonial?
A crise no sistema colonial decorreu pelo surgimento de novas ideias e pelas transformações econômicas e sociais, além do próprio desenvolvimento das colônias – resultado do investimento e das explorações realizadas pelos colonizadores –, gerando na população colonial, o sentimento de emancipação.
O sistema colonial apresentava como pratica básica?
A exploração da riquezas das colônias em benefício dos governos e comerciantes metropolitanas.
Diversos elementos emergentes entraram em conflito com a ordem colonial estabelecida, e o sistema entrou em crise, qual foi esses processos?
- Elites coloniais x metrópole
- Capitalismo industrial x mercantilismo - Necessidade de mercados livres.
- Crítica ao trabalho escravo
Sintetize elites coloniais x metrópole:
Para continuar explorando as riquezas da colônia, o governo metropolitano precisava incentivar certo crescimento da economia colonial. Ao fazer isso, porém, os colonos acabavam adquirindo maior poder socioeconômico para lutar por seus interesses contra a exploração efetuada pela metrópole
Síntetize capitalismo industrial X mercantilismo:
Para o capitalismo industrial não era interessantes a dominação política na metrópole sobre a colônia. O monopólio comercial que era exclusivo da colônia com pessoas autorizadas pelo governo da metrópole. Essas restrições eram desfavoráveis, portanto, ao interesses dos industriais européias, dentes quais se destacavam os ingleses.
Síntetize necessidade de mercado livre:
Dentro da lógica do capitalismo para que os donos de indústrias pudessem ampliar a venda de seus produtos para regiões distantes era necessária a existência de mercados livres, isto é, em que não houvesse restrições para a entrada de produtos industrializados em qualquer país ou região.
Síntetize crítica do trabalho escravo:
As mudanças provocadas pelo industrialismo moderno, aliadas ao pensamento liberal do iluminismo também levaram a uma crítica à escravidão. Além de razões humanitárias estava em jogo o fato de que os escravos sem receber salário por seu trabalho não podia participar do mercado consumidor que as industriais queriam ampliar. ao mesmo tempo o dinheiro gasto pelos senhores na compra de escravos deixava de ser utilizado nas atividades ligada ao consumo industrial.
Qual é a diferença do colonialismo mercantilista para o capitalismo industrial?
Assim o colonialismo mercantilista contrapunha-se o capitalismo industrial. Este tinha por base o livre comércio e também o trabalho assalariado enquanto o colonialismo mercantilista assentava-se comércio exclusivo (monopólio comercial) e em grande parte no trabalho escravo.
Qual é o contexto para independência das colônias espanholas?
Até o início do século XIX, a monarquia espanhola mantinha domínio colonial sobre o vasta área do continente americano a região estava dividida administrativamente 4 grandes vice reinos e 4 capitanias. As lutas pela independência nessas regiões coloniais desenvolveu-se durante o século XIX. E não se tratou de um movimento único, mas de vários processo emancipatórios, com características específicas ligadas a história de cada região.
Apesar dessa fragmentação podemos destacar alguns elementos comuns que contribuíram para que as colônias buscassem a independência, quais são estes elementos?
- Difusão das idéias liberais: Muitos dos ideais antiabsolutistas defendidos pelo liberalismo serviram de justificativa filosófica para a luta contra o domínio colonial espanhol.
- Ambição das elites colônias: além das idéias liberais, as lutas pela independência foram impulsionada pela consciência das elites coloniais de que os laços com o governo espanhol dificultando o seu domínio mais pleno sobre as áreas da américa em que estava estabelecidas.
- Delibitação do governo espanhol.
Essas elites eram constituídas pelos criollos, sendo os seus interesses prejudicados por várias medidas adotadas pela metropole espanhola, que:
✓ dificultava o acesso dos criolo aos altos cargos do governo e da administração colonial, a maioria de seus cargos era ocupadas pelos chapetones, pessoas nascidas na espanha.
✓ cobrava elevados tributos sobre produtos de exportação (por exemplo: couro e seus subprodutos)
✓ restringir o desenvolvimento de produtos manufaturadas que concorressem com a produção metropolitana.
Síntetize a debilitação do governo espanhol.
um acontecimento que favoreceu grandemente o início dos combates por parte das forças coloniais, foi a invasão francesa a espanha, em 1808 quando trono espanhol foi ocupado por josé bonaparte, irmão de Napoleão. As autoridades espanholas então concentraram todas as suas forças na luta contra os franceses, o que gerou um enfraquecimento do controle administrativo sobre as colônias. Aproveitando-se desse momento, a elite colonial deu início às lutas pela independência.
foram apenas as elites criollas que participaram das lutas pela independência?
Não. Participaram também as camadas populares, porém, suas motivações eram distintas.
As elites coloniais tinham em comum a ambição de ampliar seus poderes locais e conquistar o direito ao livro comércio, enquanto as camadas populares lutavam por conquistas sociais como igualdade de direitos, terra para o plantio e melhores condições de vida e de trabalho.
Sobre as especificidades do processo de independência do Haiti, comparando-o com o de outras colônias da América latina.
o processo de independência não ocorreu da mesma forma em todas as regiões da américa latina, na ilha de são domingos (que corresponde atual Haiti) região dominada pelos franceses, por exemplo, a luta pela independência foi liderada pelos escravos de origem africana.
Como ocorreu o movimento de independência do Haiti?
O movimento teve início em plena revolução francesa. No período do Jacobinos tinha abolido a escravidão para todas as colônias da França, porém quando Napoleão assumiu o governo tirou a liberdade dos escravos, voltando á escravidão. Toussaint comandante dos escravos, foi morto. Mas o movimento de independência continuou, sob liderança dessalines e outros negros, até expusarem os franceses das terras haitianas.