Rebeliões liberais, nacionalismo e unificações. Flashcards
Que situação favoreceu o surgimento de diversos movimentos de contestação das estruturas vigentes em diversas partes da Europa?
✓ Crise socioeconômico: Diminuição de colheitas, Miséria do operariado, ausência de garantias e direitos fundamentais para o trabalho.
✓ Liberalismo e nacionalismo
Que setores das sociedades européias aliaram-se nesse período?
Essa situação de crise e insatisfação social possibilitou a aliança temporária entre setores da pequena e media burguesia com o operariado.
O que é nacionalismo?
É uma tendência ou movimento que está baseado, na noção de vínculos étnicos, lingüísticos e históricos existentes entre grupos de pessoas, que constituem, assim, uma nacionalidade.
O que é liberalismo?
Para os liberais, a economia tem leis próprias que não devem ser violadas. Os preços variam de acordo com a oferta e a procura de cada produto, e a livre concorrência entre as empresas elimina as menos eficientes.
Que fatores contribuíram diretamente para a revolução de 1830 na França e a derrubada de Carlo X? Quem subiu ao trono em seu lugar?
Após a queda de Napoleão, foi acertado no congresso de Viena o retorno da disnatia dos Bourbon ao trono francês, com Luis XVIII. O governo de Luis XVIII, foi marcado pela violenta repressão as oposições liberais. Após sua morte, seu irmão Carlos X, assumiu o trono francês, também apoiado pelos ultraconservadores, procurou ampliar a política antiliberal, indenizou os nobres que sofreram prejuízo durante a revolução francesa e reforçou a censura á imprensa. Desse modo, as forças liberais burguesas, lideradas pela alta burguesia, reoganizaram-se e deflagraram a revolução de 1830 contra o governo de Carlo X. O rei foi derrubado do poder e substituído por Luis Filipe, que pertencia a um dos ramos dinasticos dos Bourbon e apoiava a oposição liberal.
Por que Luis Filipe foi chamado de o “Rei burguês”?
No governo de Luis Filipe, observou-se grande desenvolvimento nos setores financeiro e indústrial da França. Em sintonia com os interesses econômicos burgueses. Seu principal objetivo era garantir uma ordem social interna que não atrapalhasse a liberdade econômica de indústrias, banqueiros e grandes comerciantes, favorecendo o desenvolvimento capitalista francês.
O que levou a eclosão da revolução de 1848 e a queda de Luis Filipe?
- Aumento da miséria
- Más colheitas agrícolas
- greves operárias
- campanhas políticas pela reformulação do sistema eleitoral.
Abdicaram Luís Filipe e proclamaram a segunda república francesa.
A segunda república francesa, tomou que medidas?
- promoveu a liberdade de imprensa
- aboliu a escravidão nas colônias francesas
- estabeleceu o sufrágio universal, isto é o direito de voto para todo cidadão.
Sintetize Luís Bonaparte e a volta da mornaquia:
- Nova constituição e eleição presidencial (Luís Bonaparte)
- 1851 Golpe de estado para continuar no poder
- 1852 foi coroado como Napoleão III, sendo proclamado solenemente imperador dos franceses.
- De caráter militar, modernização e desenvolvimento econômico, liberdade de imprensa.
Como era a península itálica antes da unificação?
Desde a idade média, a península itálica era uma região dividida em várias unidades políticas independentes entre si. Com as decisões do congresso de Viena, passou a ser dominada por austríacos e franceses, bem como pela igreja católica. Neste contexto, não havia unificação de leis, moeda, língua e sistema político. Portanto, ainda não havia um país com nome de Itália com poder centralizado.
Explique qual foi o fato que desencadeou o desejo da unificação italiana:
A região norte da Península Itálica, principalmente o reino de Piemonte-Sardenha, era muito mais desenvolvida do que o centro e o sul. Interessava à nobreza e, principalmente, à burguesia industrial que ocorresse a unificação, pois assim aumentaria o mercado consumidor, além de facilitar o comércio com a unificação de padrões, impostos, moeda. Portanto, o movimento de unificação teve início e foi liderado pelo reino de Piemonte-Sardenha.
Sintetize o processo de unificação da Itália.
- Primeira tentativa de unificação, foi realizado pelo Carlos Alberto, rei do Piemonte-Sardenha. Fez estourar rebeliões em diversos estados da península, mas todas elas foram sufocadas pelas tropas austríacas e pela intervenção francesa.
- A unificação italiana começou efetivamente com a ascensão do conde de cavour, em 1852, ao posto de primeiro ministro do reino de Piemonte-Sardenha. Com o apoio da França, covour deu início a guerra contra a dominado austríaca, alcançado expressivas vitórias. No sul da península, também lutando pela unificação italiana, Garibaldi, formou um exercito de voluntário, conhecido como camisas vermelhas.
Como era a Alemanha antes da unificação?
Antes da unificação, o território germânico estava fragmentando em 39 estados que formavam a Confederação Germânica. A Confederação era governada por uma assembleia com representantes de todos os estados. Porém, eram os representantes dos maiores estados, Prússia e Áustria, que tinham maior poder e acabam por decidir quase tudo.
Havia também um conflito de interesses entre Áustria e Prússia. Enquanto a Áustria era contrária a unificação, a Prússia era favorável, pois pretendia aumentar seu poder sobre o território germânico e ampliar o desenvolvimento industrial
Sintetize o processo de unificação da Alemanha.
- A Prússia, interessada no desenvolvimento econômico, cria o Zollverein, uma união de livre comércio entre todos os estados da confederação, excluindo a Áustria.
- Após a Guerra dos Ducados, a Áustria havia ficado com o ducado de Holstein. Bismarck ficou descontente com a administração austríaca no condado e declarou guerra à Áustria. A Áustria fica insatisfeita com a perda de poder. E em 1866 liderada por Bismarck, a Prússia venceu a Áustria na guerra e passou a dominar os estados do norte da Confederação.
- Ao fim da guerra Bismarck cria a Confederação Alemã do Norte. Interessada em unir os reinos do sul a confederação, Porém, o imperador da França, Napoleão III, se opôs a ideia de Bismark. Após um problema de sucessão no trono da Espanha, um parente do rei da Prússia teria direito a ocupar o cargo. Porém, Napoleão III, temendo o aumento do poder prussiano na Península Ibérica, foi contra e declarou guerra a Prússia em 1870. Com um exército formado por militares prussianos e de outros estados germânicos, a Prússia comandou a invasão e conquista da França. Guilherme I foi proclamado Imperador da Alemanha em 1871, concluindo assim o processo de unificação da Alemanha.
Explique a importância do Zollverein no processo de unificação alemã.
Zollverein, é uma união aduaneira com o objetivo de eliminar os impostos alfandegários entre diferentes estados da confederação germânica. Além de possibilitar a integração da confederação germânica, o Zollverein contribuiu para impulsionar o desenvolvimento econômico alemão. Surgindo várias indústrias e cidades, foram construídas mais ferrovias, incentivou-se a exploração de carvão e ferro.