Américas, século XIX. Flashcards
A expansão do estados unidos:
Após a promulgação da sua constituição em 1787, os estados unidos elegeram George Washington para a presidência da federação. Durante seus dois mandatos Washington lançou um programa econômico para desenvolver a indústria, o comércio e as finanças do país.
Síntetize a conquista do oeste:
Com as políticas adotadas, a economia estadunidense começou a crescer rapidamente, e as elites capitalistas passaram a sonhar com novos mercados para seus produtos. Aproveitando o continuo aumento da população, as autoridades governamentais passaram a incentivar a expansão territorial em direção ao oceano pacífico, com objetivo de fazer os estados unidos um grande país.
Sintetize a expansão territorial dos estados unidos, realiza por meio da apropriação de terras indígenas:
Para cumprir seus planos expansionistas e satisfazer os anseios e necessidades dessa população, o governo passou a oferecer terras a preços mínimos aos colonos que se estabelecessem nas novas áreas, até então habitadas por povos indígenas. Assim movidos pela ambição e pelas perspectiva de uma vida melhor, inúmeros desbravadores seguiram em caravanas rumo ao oeste.
O que foi o destino manifesto?
Segundo a qual o país e aquelas pessoas tinham sido escolhida por deus para ocupar o território que ia do oceano Atlântico ao oceano Pacífico e conduzir seus habitantes a uma próspera civilização.
Expropriação de terras indígenas foi de forma pacífica?
Não. A expansão dos conquistadores brancos em direção ao oeste do continente deu origem a conflitos sangrentos com os povos indígenas que habitavam a região. Na medida de suas possibilidades, os indígenas lutaram pela defesa de seu território, sua cultura e sua liberdade, mas foram derrotados sobretudo devido a superioridade das armas dos conquistadores e as doenças epidêmicas transmitida por eles
Anexação de territórios sob domínio de países europeus.
Além da ocupação de terras indígenas, os governos dos estados unidos anexaram diversos territórios no continente americano sob domínio de países europeus por meio de três recursos: A compra, a cessão diplomática e a guerra
A guerra de secessão, aconteceu porquê?
Pela falta de sintonia econômica e de projetos entre duas regiões do país: O nordeste, onde se formara uma rica burguesia industrial em uma classe operária forte é bem organizada, e as áreas do sul e sudeste, cuja a elite rural havia apliado seu poder e expandido a exploração de mão-de-obra escrava. As industrias do norte, conscientes do grande potencial econômico dos estados unidos, sabiam que precisava superar essa falta de sintonia e integração com os estados do sul para poder crescer. Começaram então a pressionar em favor da abolição dos escravos (1861-1865).
Sintetize o início do conflito da guerra de secessão:
Sete estados do sul dos estados unidos, sentido-se ameaçados em seus interesses, decidiram separar-se da união, e fundaram os estados confederados da América, presididos por Jefferson Davis. O presidente dos estados unidos, Abraham Lincoln, representando a federação, não reconheceu o novo país e declarou guerra aos confederados para reincorporar os estados do sul á união, dando início a uma guerra civil.
Aponte os fatores que contribuiram para a vitória dos estados do norte na guerra de secessão.
No princípio da guerra de secessão, os exércitos do estado do sul obtiveram vitórias, mas ao longo do curso as forças do norte foram impondo sua superioridade militar. Os estados do norte apresentavam maior número de habitantes e indústrias capazes de produzir armas necessárias ao exército, enquanto os estados do sul não era tanto populoso comparados com os estados do norte e possuíam poucas fábricas de armamentos militares pesados.
abolição da escravidão foi completamente aceitar após a guerra de secessão?
Em 1863, o presidente Abraham Lincon proclamou abolição da escravidão com essa medida estímulos escravos do norte a lutar contra os exércitos do sul, além de fazer os escravos do sul se aliar as tropas do norte. A guerra acabou quando o exército sulistas se renderam, porém os ressentimentos entre os habitantes do norte e os do sul permaneceram por longo tempo. O sulistas recusavam-se a aceitar o direito de liberdade dos negros e também sua integração na sociedade.
O que foi a ku klux Klan?
foi uma associação de terroristas racistas que torturou e matou inúmeros negros.
Apesar das diferenças existentes entre os países latino-americanos, cite três processos básicos que suas sociedades viveram em comum.
- Foram submetidos por mais de três séculos á exploração colonial europeia.
- Tornaram-se em sua maioria politicamente independente no início do século XIX.
- Estiveram no período pós independência sob influência da inglaterra ( século XIX) e, posteriormente dos estados unidos.
O que impediu a unidade política da américa latina?
oposição à unidade política da américa espanhola foi grande. Prevaleceram os interesse das elites locais que desejavam romper com a espanha, mas igualmente preservar os poderes políticos e econômicos alcançados em diversas cidades. Além disso para os grupos econômicos da inglaterra exportadores de produtos industriais não era interessante estimular a unidade política latino-americana. Outro estado americano forte com mercado unificado poderia desenvolver-se industrialmente como ocorreu com os estados unidos e estabelecer barreiras com os produtos ingleses.
O que são caudilhos e como eles marcaram a vida política latino-americana?
A construção dos estados nacionais na américa latina se faz de forma autoritária, com as elites colocando continuos obstáculos na participação política popular. Os conflitos sociais foram, em geral, resolvidos com o apelo a regimes fortes. Esses regimes autoritários foram, comandados por caudilhos, que foram líderes populares que assumiram o governo pelo voto ou pela força, mas governaram de forma autoritária.
Explique o que foi o chamado “Novo pacto colonial”.
A expressão refere-se a formas de dominação que, no plano econômico, por exemplo, transformaram a América latina em produtora de matérias primas e alimentos para os principais países da economia industrial e em consumidores da produção industrial desses centros.