Regulação da Circulação Parte 2 Flashcards
Existe a regulação da circulação sanguínea local e humoral, o controle do fluxo em pequena escala, nos tecidos e nos órgãos, é feita principalmente pela regulação local. Na regulação sistêmica da circulação sanguínea, qual o mecanismo utillizado?
O sistema Nervoso Autônomo
1) Simpático –> irá regular a circulação através de alterações nos vasos
2) Parassimpático –> Se utiliza de alterações na função cardíaca.
Há inervação parassimpática nos vasos sanguíneos?
NÃO HÁ INERVAÇÃO PARASSIMPÁTICA nos vasos. A maioria dos vasos nos tecidos são inervados por fibras simpáticas, com exceção do leito capilar e das metaarteríolas que não são inervados
o que a estimualçao simpática nos vasos sanguíneos provoca?
Vasoconstrição. A noraepinefrina é a principal substância a ser liberada pelas terminações nervosas simpáticas nos vasos. Essa redução do diâmetro do vaso vai provocar dois principais efeitos que vai depender de onde ocorrer.
1) Se for nas arteríolas haverá aumento da resistência periférica, que resulta na redução da velocidade do fluxo e no aumento da pressão arterial.
2) Entretanto, se for em grandes vasos, como as Veias, seu papel de reservatório de sangue se torna útil. Pois a redução do seu volume vai implicar em um MAIOR retorno venoso ao coração, que vai resultar em um reflexo que provoca aumento da frequência cardíaca e da força de contração, que aumento o débito cardíaco e consequentemente
Na estimualação simpática nos vasos, no caso as veias, se a mesma quantidade de sangue não pode permanecer nas veias estimuladas, esse sangue excedente será impulsionado para ‘‘frente’’, e mais sangue irá para o restante do sistema. Se mais sangue chega ao coração, mais sangue tem que sair. Logo o débito cardíaco vai ter que aumentar, que é um dos fatores determiantes da pressão arterial. Qual a fórmula para cálculo da Pressão Arterial?
PA = Débito cardíaco X Resistência Vascular Periférica.
O que é o centro vasomotor, localizado no bulbo?
É o centro de comando, nele está presente uma 1) área sensorial que recebrá informações de receptores. Ele vai repassar as informações e auxiliar no comando das outras duas áreas, a Área Vasocontritora e a Área vasodilatadora.
2)Área Vasoconstritora –> Os neurônios que se originam dessa área estão sempre enviando estímulas para os vasos de todo o corpo, mantendo assim o tônus vaso-motor, Pois existe uma vasoconstrição parcial contínua dos vasos. Porém , se está área é estimulada no centro vasomotor , ocorre uma maior liberação de estímulos, ocorrendo assim, uma vasoconstrição.
3)Área Vasodilatadora –> fibras que se originam da área vasodilatadora se projetam para a área vasoconstritora e INIBE sua ativida, o que vai resultar na vasodilatação.
O sistema nervoso tem uma capacidade de aumentar a pressão arterial de forma bastante rápida. Para quantificar isso, ele pode duplicar a PA em apenas 5 a 10 segundos. E isso é fundamental para situações extremas como quais?
Como em uma Hemorragia , em que há perda de volume sanguíneo, a pressão cai, mas o sangue precisa continuar circulando para nutrir os tecidos e como o que mantém o fluxo sanguíneo é a pressão. Então se a quantidade de flúido diminui, a solução para manter a pressão em um recipiente é diminuir o recipiente.
em uma Hemorragia , em que há perda de volume sanguíneo, a pressão cai, mas o sangue precisa continuar circulando para nutrir os tecidos e como o que mantém o fluxo sanguíneo é a pressão. Então se a quantidade de flúido diminui, a solução para manter a pressão em um recipiente é diminuir o recipiente. Nessa hora, ocorre três alterações fundamentais resultantes do aumento dos estímulos simpáticos e inibição dos estímulas parassimpáticos para o coração, quais são elas?
1) Contração das Arteríolas da circulação sistêmica
2) Contração dos grandes vasos (principalmente as veias)
3) Aumento da frequência e da força de contração cardíaca.
O volume sanguíneo vai ser mais direcionado aos órgãos vitais. como coração,pulmões e cérebro. Um última tentativa do corpo de se salvar, sacrificando as outras regiões
Há uma resposta muito forte de vasoconstrição quando ocorre uma isquemia cerebral , como é essa resposta isquêmica do sistema nervosa central?
Essa ‘‘resposta’’ é tão intensa que vasos periféricos ficam quase ou totalmente obstruídos na tentativa de levar mais sangue ao cérebro. Porém essa só ocorre quando as pressões chegam abaixo de 60 mmHg atingindo o grau máximo sobre pressões de 15 a 20 mmHg.
Se a situação resposta isquemca do sistema nervoso central persistir, o que ocorre?
O próprio coração não vai mais receber sangue o suficiente, levando a sua própria falência, chamado de CHOQUE HIPOVOLÊMICO.
Outra resposta a isquemia cerebral, é a reação de Cushing, defina o que é essa reação.
A reação de Cushing é causada pelo Aumento da pressão do líquido cerebroespinal dentro da caixa craniana.
A pressão craniana vai aumentar até que se iguale à pressão arterial, o que resultará na obstrução dos vasos, pois é uma pressão externa ao vaso que vai comprimi-lo. Em reposta, o centro vasomotor irá provocar o aumento da pressão arterial para que novamente supere a do líquido cerebroespinhal , aumentando a pressão de dentro pra fora e forçando a reabertura dos vasos e o reestabelecimento do fluxo sanguíneo, protegendo assim, os centros vitais do encéfalo da perda de nutrição.
Quem detecta as alterações de pressão e envia para a área sensorial do centro vasomotor?
São os receptores sensoriais
1) barorrecpetores ou pressoceptores.
2) Quimiorrecpetores.
Defina como os Barorrecpetores funcionam.
Os barrorrecpetores, também chamados de pressoceptores são receptores de estiramento presentes nas paredes das grandes artérias da circulação sistêmica. Isso significa que o aumento da pressão arterial estira esses receptores,resultando na transmissão de sinais para o centrovasomotor. Funcionam como mecanismo de feedback negativo, ou seja, O receptor detecta o aumento da pressão arterial pelo seu estiramento e envia um sinal. Como resposta, o sistema nervoso irá tentar reduzir essa pressão.
Onde os barorrecptores estão presentes?
Os barorreceptores estão espalhados nas grandes artériassistêmicas, mas são realmente abundantes em duas regiões:
1) Nos Seios Carotídeos(pouco acima da bifurcação carotídea), localizados nas paredes das carótidas internas
2) Na parede do Seio Aórtico
os barorreceptores são extremamente abundantes (1) na parede de cada artéria carótida interna, pouco acima da bifurcação carotídea, na área conhecida como seio carotídeo; e (2) na parede do arco aórtico.
Quando o controle é agudo ou de longo prazo?
A regulação nervosa possuí efeitos agudos e a regulação renal tem efeitos à longo prazo.
Se a pressão Arterial subir e se mantém em um nível mais alto, inicialmente o sistema nervoso irá enviar muitos estímulos, porém isso vai diminuindo até que após 2 dias ao novo nível de pressão.
Explique os Quimiorreceptores
os quimiorrecpetores também vão possuir um mecanismo de feedback negativo. Porém a resposta resultante será estimulatória. Pois, ao invés de reagirem ao estiramento como os barorreceptores Eles reagem a concentração de Oxigênio O2(baixa), Dióxido de Carbono(CO2(alta) e íons Hidrogênio H+(alta). Esse quimiorrecpetores presentes nos CORPOS CAROTÍDEOS , nas carótidas internas, e em alguns corpos aórticos, recebm o fluxo sanguíneo por uma pequena artéria nutriente e detectam por ela , a concentração no sangue de O2,CO2 E H+.