Controle Humoral da Circulação. Flashcards

1
Q

O controle humoral da circulação é feito por substâncias secretadas ou absorvidas pelos líquidos corporais — como hormônios e fatores produzidos localmente. Onde essas substâncias são formadas?

A

1) Algumas dessas substâncias são formadas por glândulas especiais e transportadas pelo sangue por todo o corpo
2) Outras são formadas em tecidos locais, só causando efeitos circulatórios locais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais são os Agentes Vasoconstritores?

A

1) Norepinefrina e Epinefrina.
2) Angiotensina II
3) Vasopressina
4) íons Hidrogênio H+
5) íons cálcio Ca+

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Explique a ação da Noraepinefrina e da Epinefrina na circulação.

A

A norepinefrina é hormônio vasoconstritor especialmente potente; a epinefrina é menos potente e, em alguns tecidos, causa até mesmo vasodilatação leve. (Exemplo especial da vasodilatação causada pela epinefrina é a que ocorre para dilatar as artérias coronárias durante o aumento da atividade cardíaca.)

1) Quando o sistema nervoso simpático é estimulado em quase todas, ou em todas as partes do corpo durante estresse ou exercício, as terminações nervosas simpáticas nos tecidos individuais liberam norepinefrina, que excita o coração e contrai as veias e arteríolas.
2) Além disso, os nervos simpáticos, que suprem as medulas adrenais, fazem com que essas glândulas secretem tanto norepinefrina quanto epinefrina no sangue.
3) Esses hormônios então circulam por todas as áreas do corpo e provocam praticamente os mesmos efeitos sobre a circulação que a estimulação simpática direta, formando, assim, sistema duplo de controle: (1) estimulação nervosa direta; e (2) efeitos indiretos da norepinefrina e/ou epinefrina pelo sangue circulante.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A angiotensina II é outra potente substância vasoconstritora. Até mesmo um milionésimo de grama pode aumentar a pressão arterial do ser humano por 50 mmHg ou mais. explique a ação da Angiotensina II na vasoconstrição.

A

1) O efeito da angiotensina II é o de contrair, de forma muito intensa, as pequenas arteríolas. Se isso ocorrer em área tecidual isolada, o fluxo sanguíneo para essa área poderá ser intensamente reduzido.
2) o. Entretanto, a verdadeira importância da angiotensina II reside no fato de que em condições normais ela age ao mesmo tempo em muitas arteríolas do corpo, aumentando a resistência periférica total e reduzindo a excreção de sódio e água nos rins, o que eleva pressão arterial

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A vasopressina, também chamada hormônio antidiurético, tem efeito vasoconstritor ainda mais intenso que a angiotensina II, sendo uma das substâncias constritoras vasculares mais potentes do organismo. Como ela funciona e onde ela é formada.

A

Ela é formada nas células nervosas do hipotálamo no cérebro, mas é, em seguida, transportada por axônios nervosos até a hipófise posterior, de onde é, por fim, secretada no sangue.

A vasopressina tem a função principal de elevar muito a reabsorção de água pelos túbulos renais de volta para o sangue e ajuda, assim, no controle do volume de líquido corporal. Esse é o motivo pelo qual esse hormônio é também chamado hormônio antidiurético.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Quais são os Agentes Vasodilatadores .

A

1) Bradicinina
2) Histamina
3) íons potássio
4) íons Magnésio
5) Ânios(acetato e citrato)
6) Dióxido de Carbono.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Explique a ação da Bradicinina na Vasodilatação.

A

iversas substâncias chamadas cininas provocam intensa vasodilatação, quando formadas no sangue e nos líquidos teciduais de alguns órgãos.

A bradicinina provoca intensa dilatação arteriolar e aumento da permeabilidade capilar

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Explique a Ação da Histamina na Vasodilatação.

A

A histamina é liberada em praticamente todos os tecidos corporais se o tecido for lesado, tornar-se inflamado, ou se passar por reação alérgica. A maior parte da histamina deriva de mastócitos nos tecidos lesados e de basófilos no sangue.

A histamina exerce potente efeito vasodilatador nas arteríolas e, como a bradicinina, tem a capacidade de aumentar muito a porosidade capilar, permitindo o extravasamento de líquido e de proteínas plasmáticas para os tecidos.

Em muitas condições patológicas, a intensa dilatação arteriolar e o aumento da porosidade capilar produzidos pela histamina fazem com que enorme quantidade de líquido extravase da circulação para os tecidos, causando edema.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Defina o Papel dos íons na vasodilatação e vasoconstrição.

A
  1. Aumento da concentração de íons cálcio provoca vasoconstrição. Isso resulta do efeito geral do cálcio de estimular a contração do músculo liso,.
  2. Aumento da concentração de íons potássio, dentro da variação fisiológica, provoca vasodilatação. Esse efeito resulta da capacidade dos íons potássio de inibir a contração do músculo liso.
  3. Aumento da concentração de íons magnésio provoca intensa vasodilatação, porque os íons magnésio inibem a contração do músculo liso.
  4. Aumento da concentração de íons hidrogênio (diminuição do pH) provoca a dilatação das arteríolas. Ao contrário, a ligeira diminuição da concentração de íons hidrogênio provoca constrição arteriolar.
  5. Os ânions com efeitos significativos sobre os vasos sanguíneos são o acetato e o citrato, e ambos acarretam graus leves de vasodilatação.
  6. Aumento da concentração de dióxido de carbono provoca vasodilatação moderada na maioria dos tecidos, mas vasodilatação acentuada no cérebro. Além disso, o dióxido de carbono no sangue agindo sobre o centro vasomotor do cérebro exerce intenso efeito indireto, transmitido pelo sistema nervoso vasoconstritor simpático, causando vasoconstrição generalizada em todo o corpo.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly