Excitação Rítmica do Coração. Flashcards

1
Q

O coração humano tem um sistema especial para a autoexcitação rítmica e a contração repetitiva de aproximadamente cem mil vezes ao dia, ou três bilhões de vezes em uma vida humana de duração média. Esse feito impressionante é realizado por um sistema que:

A

(1) gera impulsos elétricos rítmicos para iniciar contrações rítmicas do miocárdio; e
(2) conduz esses impulsos rapidamente por todo o coração.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quando o sistema de excitação ritmica do coração funciona normalmente, quem contrai primeiro, os átrios ou ventrículos?

A

os átrios se contraem aproximadamente um sexto de segundo antes da contração ventricular, o que permite o enchimento dos ventrículos, antes de bombearem o sangue para os pulmões e para a circulação periférica.

Outra característica especial desse sistema é que ele faz com que as diferentes porções do ventrículo se contraiam quase simultaneamente, o que é essencial para gerar pressão, com o máximo de eficiência, nas câmaras ventriculares.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A Figura 10-1 mostra o sistema especializado condutor e excitatório do coração que controla as contrações. A figura mostra o Nodo sinusal (também chamado de nodo sinoatrial ou nodo S-A), as vias internodais, nodo A-V , feixe A-V e as fibras de purkinje, qual a função de cada uma dessas estruturas?

A

1) Nodo sinusal ou Nodo Sinoatrial –> é onde são gerados os impulsos rítmicos normais

2) Vias Internodais–>conduzem os impulsos do nodo sinusal ao nodo atrioventricular (nodo A-V

3)nodo atrioventricular ou A-V–. > estrutura onde os impulsos vindo dos átrios são retardados antes de passar para os ventrículos

4)feixe A-V ou Feixe de HIS –> conduz os impulsos dos átrios para os ventrículos, e os ramos direito e esquerdo do feixe de 5)fibras de Purkinje, que conduzem os impulsos cardíacos para todas as partes dos ventrículos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Onde o Nodo Sinusal(Sinoatrial) está localizado?

As fibras do nodo sinusal se conectam com o quê?

A

Está situado na parede posterolateral superior do átrio direito, imediatamente abaixo e pouco lateral à abertura da veia cava superior.

as fibras do nodo sinusal se conectam diretamente às fibras musculares atriais, de modo que qualquer potencial de ação que se inicie no nodo sinusal se difunde de imediato para a parede do músculo atrial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

o que é a capacidade da autoexcitação, quais fibras possuem essa capacidade e quem normalmente controla a frequência dos batimentos cardíacos?

A

Algumas fibras cardíacas têm a capacidade de autoexcitação, processo que pode causar descarga automática rítmica e, consequentemente, contrações rítmicas

Essa capacidade é de modo especial válida para as fibras do sistema condutor especializado cardíaco, incluindo as fibras do nodo sinusal. Por essa razão, o nodo sinusal controla normalmente a frequência dos batimentos de todo o coração

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

o “potencial de repouso da membrana” da fibra sinusal tem negatividade de aproximadamente −55 a −60 milivolts, comparada com −85 a −90 milivolts da fibra muscular ventricular. Qual é a explicação para a menor negatividade da fibra sinusal?

A

A explicação para essa menor negatividade é que as membranas celulares das fibras sinusais são por natureza mais permeáveis ao cálcio e ao sódio, e as cargas positivas desses íons, que cruzam a membrana, neutralizam boa parte da negatividade intracelular

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

o miocárdio apresenta três tipos de canais iônicos nas suas membranas que desempenham papéis importantes para deflagrar as variações da voltagem do potencial de ação, quais são eles?

A

Eles são:

(1) canais rápidos de sódio
(2) canais de cálcio do tipo L (canais lentos de sódio-cálcio)
(3) canais de potássio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A abertura dos canais rápidos de sódio, durante poucos décimos de milésimos de segundo, já é responsável pelo potencial em ponta rápido do potencial de ação, observado no músculo ventricular por causa da entrada rápida de íons sódio positivos para a fibra. Em seguida a isso, o que acontece?

A

Em seguida, o “platô” do potencial de ação ventricular é originado, em sua grande parte, pela abertura mais vagarosa dos canais de sódio-cálcio lentos, durando aproximadamente 0,3 segundo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

o que traz o potencial de membrana de volta a seu nível de repouso?

A

Por fim, a abertura dos canais de potássio permite a difusão de grandes quantidades de íons positivos de potássio para o exterior da fibra muscular, trazendo o potencial de membrana de volta a seu nível de repouso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Como ocorre a autoexcitação das fibras do Nodo Sinusal?

A

Em virtude da alta concentração de íons sódio no líquido extracelular por fora da fibra nodal, além do número razoável de canais de sódio já abertos, os íons positivos de sódio tendem a vazar para o interior dessas células.

É por isso que, entre os batimentos cardíacos, o influxo de sódio positivamente carregado provoca lento aumento do potencial de membrana de repouso em direção aos valores positivo

o potencial “de repouso” gradualmente aumenta e fica menos negativo entre dois batimentos cardíacos. Quando o potencial atinge o limiar de voltagem de cerca de −40 milivolts, os canais de cálcio do tipo L são “ativados”, originando o potencial de ação

Portanto, basicamente é o vazamento inerente das fibras do nodo sinusal que causa a autoexcitação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Por que esse vazamento de íons sódio e cálcio para dentro das fibras nodais não faz com que essas fibras cardíacas permaneçam continuamente despolarizadas?

A

Dois eventos que acontecem durante o potencial de ação evitam este estado de despolarização constante.

1)Primeiro, os canais de cálcio do tipo L se inativam (isto é, se fecham) em 100 a 150 milissegundos após sua abertura, e segundo nesse mesmo tempo grande número de canais de potássio se abre. Assim, o influxo de íons positivos (cálcio e sódio) cessa, enquanto ao mesmo tempo, grandes quantidades de íons positivos de potássio se difundem para o exterior da fibra. Esses dois efeitos negativam o potencial de membrana que volta a seu valor de repouso e, portanto, põem fim ao potencial de ação

Na sequência, os canais de potássio permanecem abertos por mais alguns décimos de segundo, permitindo, temporariamente, a saída de cargas positivas do interior da célula, resultando em excesso de negatividade dentro da fibra; esse fenômeno se chama hiperpolarização. O estado de hiperpolarização leva de início os valores do potencial de membrana “de repouso” até cerca de −55 a −60 milivolts, quando termina o potencial de ação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Por que o estado de hiperpolarização das fibras nodais não se mantém permanentemente?

A

A explicação é que pelos próximos décimos de segundo, após o fim do potencial de ação, cada vez mais canais de potássio vão progressivamente se fechando.

O vazamento das cargas de sódio e cálcio para o interior da célula mais uma vez desequilibra e ultrapassa o efluxo de cargas de potássio, fazendo com que o potencial “de repouso” se eleve mais uma vez para, por fim, atingir o limiar de descarga do potencial, em torno de −40 milivolts. E então todo o processo se reinicia:

a autoexcitação causa o potencial de ação, a recuperação do potencial de ação, a elevação do potencial “de repouso” até o disparo e finalmente a reexcitação que deflagra mais um ciclo. Esse processo continua indefinidamente durante a vida de cada pessoa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q
A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly