Circulação parte 2 Flashcards
Defina a Distensibilidade Vascular.
Essa característica, tem caráter mais percentual , ela significa um percentual do aumento do volume , a partir de aplicada uma determinada pressão. Ex: se aplicar 1mmHg em dois vasos de tamanhos diferentes, eles podem ter a mesma distensibilidade , pois ambos podem aumentar em 10% o seu volume depois de aplicada essa determinada pressão.Porém a quantidade absoluta que aumentou de volume vai ser diferente.
Ex: o vaso 1 tem o volume incial de 10 ml, após aplicada a pressão de 1mmHg , seu volume foi pra 11. Logo, sua distensibilidade é de 10% por mmHg.
o Vaso 2 Tem um volume inicial de 100 ml, Após aplicada a pressão de 1mmHg, foi para o volume de 110ml . aumentou os mesmos 10%, porém em valores em valores absolutos, o segundo vaso acomodou 10x mais volume.
Como é calculada a distensibilidade vascular?
Distensibilidade Vascular = AUMENTO DO VOLUME / Aumento da pressão X Volume Original.
Explique o que é a Complacência ou Capacitância Vascular?
demonstre o Cálculo da Complacência Vascular.
A complascência Vascular trabalha extamente com o valor absoluto. Ou seja, o quanto um vaso pode acomodar de volume a depender do aumento da pressão.
Portanto, os vasos do Exemplo da distensibilidade possuem a mesma distensibilidade , porém, o segundo é 10x mais complascente. Pois apesar de ambos aumentarem 10% de seu volume, o volume correspondente a 10% do segundo vaso é 10x maior do que o do primeiro.
Cálculo da Complacência Vascular= Aumento do volume / Aumento da pressão.
Entre artérias e veias, quais é mais complascente e possui mais distensibilidade?
As veias são cerca de 8 vezes mais distensíveis que as artérias.
o Diâmetro das veias é 3x maior que o das artérias , logo, já que elas se distendem 8x mais com um volume 3x maior, isso significa que as veias em média possuem uma complacência cerca de 24x maior do que artérias . E é por isso que uma das funções das veias é de reservatório de sangue.
Defina condutância.
A condutância é o inverso da resistência, ou seja, é a medida do fluxo sanguíneo sob determinada pressão.
Existe uma relação direta entre a condutância e o raio do vaso, quando o fluxo sanguíneo é laminar. Explique isso.
A condutância de um vaso aumenta em proporção direta a 4a potência do raio. o que significa que se o raio aumenta de 1 para 4 o fluxo sanguíneo aumentará 256 vezes.
Explique o que é a pressão de pulso?
A pressão de pulso, matematicamente, É a diferença entre a pressão sistólica e a pressão diastólica.
O pulso que sentimos nas artérias é o reflexo do estiramento delas e da propagação da energia de forma gradual.
Quais são os fatores determinantes que alteram a pressão arterial?
Fatores físicos
1)Volemia(volume de sangue) - se o volume reduzir, há menos fluído realizando pressão contra a parede do vaso.
2)Complacência Arterial - se as artéria se tornam mais rígidas , como acontece com a idade no caso da arterioesclerose , a acomodação dessa pressão pelo conteúdo elástico vai ser menor e a pressão irá aumentar
Fatores Fisiológicos:
1)Resistência Vascular Periférica- a resistência vascular depende do diâmetro do vaso , se ocorrer uma vasoconstricção, maior será o atrito, maior será a resistência ao fluxo e consequentemente maior será a pressão.
2)Débito cardíaco- Quanto mais sangue ejetado, maior também será a pressão.
Defina pressão venosa central.
O sangue de todas as veias sistêmicas fluem para o átrio direito , por isso, a pressão atrial direita que é cerca de 0 mmHg é considerada pressão Venosa Central
A pressão venosa central é regulada por quais fatores?
1) A capacidade do sangue do lado direito do coração ser ejetado para a circulação pulmonar e
2) o próprio retorno do sangue venoso sistêmico para o Átrio Direito.
se o coração tiver alguma dificuldade nesses dois fatores , a pressão venosa central é alterada.Qual o sinal clínico quando acontece isso?
1) A capacidade do sangue do lado direito do coração ser ejetado para a circulação pulmonar e
2) o próprio retorno do sangue venoso sistêmico para o Átrio Direito.
A estase Jugular, que é um importante sinal clínico para insuficiência cardíaca congestiva.
Isso ocorre porque as veias superficiais do pescoço ficam em condições normais parcialmente colapsada quando o indivíduo está sentado ou de pé. Mas quando ocorre uma congestão no Átrio direito elas se distendem e não colapsam devido ao aumento no volume em seu interior , e isso é visivel.
Defina Pressão hidrostática.
A pressão hidrostática é a pressão sanguínea nos capilares. Se nas artérias, as pressões nas paredes geram pulso, nos capilares haverá vazamento. Porém nem tudo atravessa a parede capilar , ocorrendo uma filtração do conteúdo plasmático.
O sangue está em movimento, perdendo pressão hidrostática e acumulando proteínas em seu interior, principalmente albumina. o que ocorre após isso?
Uma absorção de fluídos e metabólitos devido a uma pressão osmótica gerada pela concentração dessas proteínas presentes nos vasos. - pressão coloidosmótica ou oncótica.
Descreva o passo-a passo da microcirculação.
1) O sangue chega com pressão nos capilares, vaza líquido e nutrientes pelos poros, para o espaço intersticial que irão nutrir as células.
2) O sangue vai perdendo pressão hidrostática e ganhando uma pressão coloidosmótica devido ao acúmulo de proteínas.
3) Nesse tempo as células já absorveram os nutrientes e oxigênio e liberaram os seus resíduos. Como também , o dióxido de carbono.
4) O que ocorre é a absorção de fluído do espaço intersticial juntamente com esses resíduos celulares. Pois a concentração de líquido nos vasos está inferior ao espaço intersrticial.
5) Porém esse processo não tem 100% de eficiência , ou seja, a quantidade de fluído reabsorvida no final não é a mesma que foi filtrada no início. é muito próxima mas não é a mesma, e ai que entra o sistema linfático.
Qual a função do sistema linfático?
Com seus vasos de fundo cego, ele irá drenar o excesso de fluído que ficou no espaço intersticial e despejar posteriormente no sistema venoso, mantendo a volemia do sistema e evitando perdas.