Regulação da Circulação parte 1 Flashcards
Quais são os atores alvos da regulação da circulação sanguínea?
o Fluxo Sanguíneo e a Pressão Arterial.
Como a regulação pode ser dividida? (3)
1) Regulação Local
2) Regulação Humoral
3) Regulação Nervosa.
Quais são as formas de regulação quanto ao tempo de reposta? (2)
1) Controle Agudo - Mecanismo de Controle à curto prazo, com efeito rápido e duração breve.
2) Controle a Longo Prazo. - geralmente possui efeito mais duradouro
Na regulação local, as arteríolas controlam o fluxo local a depender da demanda tecidual . O que são essas demandas teciduais?
O tecido pode exigir um devido suprimento de
1) oxigênio e de outros nutrientes. (glicose,aminoácidos e ácidos graxos.)
2) Necessita também da remoção de CO2 e íons H+ do tecido,
3) Necessita de Manutenão da concentração de outros íons
4) Transporte de Substâncias e Hormônios.
5) Demandas especiais para órgãos ex: pele que tem seu fluxo aumentadoquando se necessita perder calor corpóreo para o ambiente. (termorregulação)
Eximplifique o fenômeno da regulação da circulação sanguínea quando os níveis de O2 se alterarem.
Se a concentração de O2 diminuir em um tecido, isso vai provocar uma dilatação das arteríolas no local, paque mais sangue oxigenado chegue. Porém, se a concentração de O2 estiver em excesso nos tecidos, os esfíncteres de algumas metaarteríolas se fecham até que o tecido consuma esse oxigênio. Consequentemente reduzindo a concentração desse oxigênio até que estimule a reabertura.
Por quê o fluxo não se mantém intenso o tempo todo para todo o corpo?
Pois o coração tem limites, e para evitar força-lo , podendo trazer problemas com a sobrecarga, o fluxo para cada tecido é mantido em um nível mínimo,porém, suficiente para suas necessidades.
Defina o controle local agudo.
O controle local agudo se baseia na vasoconstrição e na vasodilatação rápida de arteríolas e metaarteríolas por alguns segundos ou minutos. Ou seja, o efeito é rápido e a duração também.
Vasoconstrição e dilatação
estimulado pela demanda
teorias da vasodilatação - estímulo tecidual
Teoria da falta de o2 ou nutrientes- estímulo vascular.
Explique o Controle Local a Longo Prazo.
o Controle Local a Longo Prazo, é uma espécie de recalibramento dos níveis padrões do fluxo de determinado tecido. De forma simples, é como se o corpo reavaliasse seus limites. Resultado,por exemplo, de uma maior irrigação como quando ocorre uma arteriogênese ou uma angiogênese no local aumentando as vias de chegada .
Isso também ocorre em reposta as alterações nas dimensões físicas no local, como por exemplo o aumento da massa muscular de um atleta ou quando o indivíduo faz atividade física de força. Ou seja, é uma readaptação do corpo aos novos níveis de demanda e por isso pode durar de dias a meses.
Existem duas teorias no controle local agudo , quais são elas?
1)Teoria da Vasodilatação - defende que quando há uma deficiência de oxigênio ou de nutrientes , as células teciduais produzem substâncias vasodilatadoras, como a ADENOSINA , a Histamina e íons K+ etc.. que se difundem até as arteríolas e metaarteríolas que as irrigam, causando a vasodilatação. Visando assim, aumentar o fluxo no local. Ou seja, se houver necessidade nos tecidos , eles mesmos liberam vasodilatadores para que o fluxo aumente.
2)Teoria da Falta de O2 ou Teoria da Falta de Nutrientes. - a deficiência de nutrientes e O2 ,seria percebido pelas próprias arteríolas, que são nutridas pelo sangue circulante em seus lúmens. Resultando assim, na mesma coisa que a 1a teoria. Na vasodilatação, assim como na abertura dos esfíncteres pré capilares. O excesso de recursos provoca vasoconstrição e o fechamento de alguns esfíncteres.
Pressão e fluxo vão sim se relacionar, porém com um limite. O aumento da PA subitamente vai implicar inicialmente no aumento do fluxo. Porém esse aumento não vai durar nem um minuto, uma vez que o fluxo tende a se normalizar. E para isso,a AUTORREGULAÇÃO tem duas teorias, quais são elas?
1)Teoria Metabólica - Com o aumento da pressão, e consequentemente com o aumento do fluxo, aumenta-se a disponibilidade de O2 e nutrientes, e esse excesso leva a vasoconstrição.Fazendo com que o fluxo retorne ao normal , mas a pressão continue aumentada.
2)Teoria Miogênica- defende que o estiramento dos vasos, provoca a abertura dos canais de cálcio que resultarão em uma vasoconstrição. Novamente regularizando o fluxo.
O que é a Hiperemia?
Hiperemia é aumento do fluxo sanguíneo em um local.
Defina Hiperemia ativa.
Acontece quando o tecido entra em uma maior atividade, precisando de mais recursos, e por isso, o fluxo aumenta acima dos valores padrões. Por exemplo durante a atividade física, em que os músculos vão exigir mais nutrientes.
Aumento do fluxo quando aumenta a necessidade
Aumento do fluxo de até 20x do fluxo normal.
Explique a Hiperemia Reativa.
Na hiperemia reativa, um local ficou desprovido de recursos por um tempo, e quando esse fluxo retorna, o fluxo aumenta acima do normal por um tempo para compensar a sua ausência temporária.
Aumento do Fluxo Após Obstrução
Aumento de 4-7x do fluxo normal.
O endotélio é camada interna do revestimento dos vasos sanguíneos. Esse endotélio possui várias funções, sendo que dentre elas há a liberaão de faotres vasoativos como o Óxido Nítrico e a Endotelina. Qual a função do óxido nítrico?
O óxido nítrico está relacionado com o endotélio íntegro, ou seja,o endotélio saudável.Ele é um vasodilatador importante.
O fluxo sanguíneo é laminar, sendo que a camada externa atrita diretamente com o endotélio, e esse atrito causa um estresse ao tecido, chamado de estresse de cisalhamento. , e depende basicamente do fluxo e da viscosidade sanguínea. Quando esse estresse causado pelo atrito sanguíneo aumenta, a Liberação de óxido Nítrico é estimulada, como se fosse um mecanismo de proteção que resulta no aumento do diâmetro do vaso , evitando assim, danos ao endotélio. obs: claro que tem um limite.
O endotélio é camada interna do revestimento dos vasos sanguíneos. Esse endotélio possui várias funções, sendo que dentre elas há a liberaão de faotres vasoativos como o Óxido Nítrico e a Endotelina. Qual a função da ENDOTELINA?
A endotelina é um poderoso vasoconstritor , em que sua liberação está relacionada ao dano endotelial. que pode ser causado por exemplo, por um acidente, que causa esmagamento de vasos. A sua liberação pode ser benéfica, como no caso do esmagamento, pois evita hemorragias extensas em pequenos vasos. porém a endotelina pode agravar um quadro, como por exemplo em casos uma lesão por hipertensão, pois a vasoconstrição resultante vai aumentar ainda mais a PA i, irritando ainda mais o endotélio, consequentemente provocanco ainda mais lesões.