Microcirculação Flashcards

1
Q

As mais significativas funções da microcirculação são:

A

o transporte de nutrientes para os tecidos e a remoção dos produtos da excreção celular.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A microcirculação de cada órgão está organizada para atender às suas necessidades específicas. Em geral, cada artéria nutriente que penetra em um órgão se ramifica por seis e oito vezes antes que seus ramos fiquem suficientemente pequenos para serem chamados de quê?

de que são formados os capilares ( na sequência) ?

A

As arteríolas que, em geral, têm diâmetros internos de apenas 10 a 15 micrômetros. As arteríolas, então, se ramificam de novo por mais duas a cinco vezes, atingindo diâmetros de 5 a 9 micrômetros em suas porções terminais, de onde suprem o sangue para os capilares

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O que são as Metaarteríolas e qual a diferença delas para as arteríolas?

A

São arteríolas terminais.As arteríolas são muito musculares, podendo alterar por muitas vezes seu diâmetro. As metarteríolas (as arteríolas terminais) não têm revestimento muscular contínuo; ao contrário, as fibras musculares lisas circundam os vasos em pontos intermitentes

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Onde está localizado o esfíncter pré-capilar?

A

No ponto onde cada capilar verdadeiro se origina da metarteríola, uma fibra muscular lisa costuma circundar o capilar. Essa estrutura é chamada esfíncter pré-capilar, que pode abrir e fechar a entrada do capilar

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quais as diferenças entre as Vênulas e as arteríolas?

A

As vênulas são maiores que as arteríolas e têm revestimento muscular muito mais fraco. Contudo, a pressão nas vênulas é muito menor que nas arteríolas, assim as primeiras ainda podem se contrair de forma considerável, apesar da fraca musculatura.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Essa estrutura típica do leito capilar não é encontrada em todas as partes do corpo; embora disposição semelhante possa servir para os mesmos propósitos. O mais importante é o fato de que as metarteríolas e os esfíncteres pré-capilares estão em contato íntimo com os tecidos que irrigam.Qual a importância disso?

A

Por conseguinte, as condições locais dos tecidos — as concentrações de nutrientes, produtos finais do metabolismo, íons hidrogênio e assim por diante — podem causar efeitos diretos sobre os vasos, no controle do fluxo sanguíneo local, em cada pequena região tecidual

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Defina a estrutura da parede do capilar.

A

a parede é composta por camada unicelular de células endoteliais e é circundada por membrana basal fina no lado externo do capilar.

O diâmetro interno do capilar é de 4 a 9 micrômetros, justo o necessário para que os eritrócitos e outras células sanguíneas possam passar por ele

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quais são as duas pequenas vias de passagem ligando o interior do capilar ao exterior?

A

Uma dessas vias de passagem é a fenda intercelular, um fino canal curvado na parte superior da figura entre células endoteliais adjacentes.

Nas células endoteliais, existem muitas vesículas plasmalêmicas diminutas, também chamadas cavéolas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Os “poros” nos capilares de alguns órgãos apresentam características especiais que se adaptam às necessidades peculiares desses órgãos. Algumas dessas características são as seguintes:

A
  1. No cérebro, as junções entre as células endoteliais capilares são, em sua maior parte, junções “oclusivas” (tight junctions) que só permitem a passagem de moléculas extremamente pequenas, tais como água, oxigênio e dióxido de carbono para dentro ou fora dos tecidos cerebrais.
  2. No fígado, ocorre o oposto. As fendas entre as células endoteliais capilares são muito abertas, de modo que quase todas as substâncias dissolvidas no plasma, incluindo proteínas plasmáticas, podem passar do sangue para os tecidos hepáticos.

3.Os poros, nas membranas capilares gastrointestinais, apresentam um tamanho intermediário entre os poros dos músculos e os do fígado.

  1. Nos glomérulos capilares renais, muitas pequenas aberturas ovais, chamadas fenestrações, atravessam pelo meio as células endoteliais, de modo que enormes quantidades de substâncias iônicas e moleculares muito pequenas (e não as grandes moléculas das proteínas plasmáticas) podem ser filtradas pelos glomérulos, sem ter de passar pelas fendas entre as células endoteliais
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O sangue, em geral, não flui de modo contínuo pelos capilares. Ao contrário, o fluxo é intermitente, ocorrendo ou sendo interrompido a cada poucos segundos ou minutos.Qual a causa dessa intermitênciaw

A

A causa dessa intermitência é o fenômeno chamado vasomotilidade, que consiste na contração intermitente das metarteríolas e dos esfíncteres pré-capilares (e, às vezes, também das pequenas arteríolas)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Qual um dos fatores mais importante para a determinação do grau de abertura e fechamento das metarteríolas e dos esfíncteres pré-capilares?

A

é a concentração de oxigênio nos tecidos. Quando a intensidade do consumo de oxigênio pelos tecidos é tão grande que sua concentração de oxigênio cai abaixo da normal, os períodos intermitentes de fluxo sanguíneo capilar ocorrem com maior frequência, e a duração de cada período aumenta, permitindo, desse modo, que o sangue capilar transporte maior quantidade de oxigênio (bem como de outros nutrientes) para os tecidos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Explique o que é a função média dos Sistema Capilar.

A

Apesar de o fluxo sanguíneo por cada capilar ser intermitente, existem tantos capilares nos tecidos que seu funcionamento é a média do funcionamento de todos os capilares individuais, ou seja, existe intensidade média de fluxo sanguíneo em cada leito capilar tecidual, pressão capilar média nos capilares e transferência média de substâncias entre o sangue dos capilares e o líquido intersticial que os circunda

as funções médias são, na realidade, as funções de literalmente bilhões de capilares individuais, cada um atuando de forma intermitente em resposta às condições locais dos tecidos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O meio mais importante de transferência de substâncias entre o plasma e o líquido intersticial é a difusão. A difusão resulta de quê?

A

à medida que o sangue flui ao longo do lúmen capilar, enorme quantidade de moléculas de água e de partículas dissolvidas se difunde para dentro e para fora, através da parede capilar, provocando mistura contínua do líquido intersticial e do plasma .

A difusão resulta da movimentação térmica das moléculas de água e das substâncias dissolvidas no líquido; as diferentes moléculas e os íons se movem, inicialmente, em uma direção e, a seguir, em outra, deslocando-se aleatoriamente em todas as direções

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Substâncias Lipossolúveis Podem se Difundir diretamente através das Membranas Celulares do Endotélio Capilar. Explique esse fenômeno.

A

Se a substância for lipossolúvel, ela pode se difundir diretamente através das membranas celulares do capilar sem ter de atravessar os poros. Essas substâncias incluem o oxigênio e o dióxido de carbono. Como essas substâncias podem permear todas as regiões da membrana capilar, suas intensidades/velocidades de transporte através da membrana capilar são, muitas vezes, maiores que as de substâncias lipoinsolúveis, como íons sódio e glicose, que só podem atravessar a membrana passando pelos poros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Substâncias Hidrossolúveis, não Lipossolúveis, Difundem-se através de “Poros” Intercelulares na Membrana Capilar.Muitas substâncias, necessárias para os tecidos, são solúveis em água, mas não podem cruzar as membranas lipídicas das células endoteliais; essas substâncias incluem:

A

as próprias moléculas de água, os íons sódio, íons cloreto e glicose.

Embora somente 1/1.000 da superfície dos capilares ser representada pelas fendas intercelulares endoteliais, a velocidade da movimentação térmica molecular pelas fendas é tão grande que mesmo essa pequena área é suficiente para permitir a enorme difusão de água e substâncias hidrossolúveis

Para que se tenha ideia da velocidade com que essas substâncias se difundem, a intensidade da difusão de moléculas de água, através da membrana capilar, é cerca de 80 vezes maior que a do fluxo linear do próprio plasma ao longo do capilar, ou seja, a água do plasma é trocada com a água do líquido intersticial 80 vezes antes que o plasma possa fluir por toda a extensão do capilar

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Defina o fenômeno do Efeito do Tamanho Molecular sobre a Passagem através dos Poros.

A

A largura das fendas intercelulares capilares, de 6 a 7 nanômetros, é cerca de 20 vezes maior que o diâmetro da molécula de água, que consiste na menor molécula entre as que normalmente cruzam os poros capilares. Entretanto, os diâmetros das moléculas das proteínas plasmáticas são ligeiramente maiores que a largura dos poros. Outras substâncias, como íons sódio, íons cloreto, glicose e ureia, apresentam diâmetros intermediários. Por conseguinte, a permeabilidade dos poros capilares para as diferentes substâncias varia de acordo com seus diâmetros moleculares.

A Tabela 16-1 apresenta as permeabilidades relativas dos poros capilares no músculo esquelético para substâncias habitualmente encontradas, demonstrando, por exemplo, que a permeabilidade das moléculas de glicose é igual a 0,6 vez a das moléculas de água, enquanto a permeabilidade de moléculas de albumina é extremamente pequena, de apenas 1/1.000 em relação às moléculas de água.

17
Q

****A intensidade “efetiva” de difusão de uma substância, através de qualquer membrana, é proporcional à que?

A

à sua diferença de concentração entre os dois lados da membrana.

Isto é, quanto maior a diferença entre as concentrações de qualquer substância entre os dois lados da membrana capilar, maior será o movimento total da substância em uma das direções.

Por exemplo, a concentração de oxigênio no sangue capilar é, nas condições normais, maior que no líquido intersticial. Portanto, grande quantidade de oxigênio normalmente se move do sangue para os tecidos. Ao contrário, a concentração de dióxido de carbono é maior nos tecidos que no sangue, o que faz com que o excesso de dióxido de carbono se mova para o sangue, sendo eliminado dos tecidos.