Reforma da previdência Flashcards
Qual foi a data da emenda constitucional 103/2019 (reforma da previdência)?
12 de Novembro.
Com a reforma da previdência, agora é competência da união legislar sobre inatividade e pensões da polícia militar e dos bombeiros militares?
Sim.
Com a refoma da previdência, agora o servidor antes de ser aposentado por invalidez deve ser readaptado mantendo a remuneração de origem?
Sim.
Com a refoma da previdência, agora o empregado público que se aposentar pode continuar trabalhando?
Não.
Com a refoma da previdência, servidor que contribui para RPPS e entra em mandato eletivo continua filiado a esse regime? Houve alguma mudança?
Sim. No regime do ente federativo de origem.
Não houve mudança. Já era ssim, porém o texto constitucional ficou mais claro.
Com a reforma da previdência é vedada a incorporação de vantagens de cargos em comissão e função de confiança à remuneração do cargo efetivo?
Sim.
A reforma da previdência extinguiu a aposentadoria por invalidez?
Não. Somente mudou o nome. Agora é “aposentadoria por incapacidade permanente”.
Com a reforma da previdência, quais são as novas idades mínimas e tempo mínimo de contribução para aposentadoria (no âmbito da União)?
Mulher: 62 anos;
Homem: 65 anos.
Com 25 anos de contribuição.
Com a reforma da previdência, os proventos oriundos do RPPS têm o piso e o teto do RGPS?
Sim.
Com a reforma da previdência, as regras para cálculo de proventos de aposentadoria serão definidas por lei ordinária em cada ente federativo?
Sim.
Com a reforma da previdência, a aposentadoria de servidores com deficiência poderá ter idade e tempo de contribuição diferenciados, que serão definidos por lei complementar em cada ente federativo?
Sim.
Com a reforma da previdência, a aposentadoria de agentes penitenciários, agentes socioeducativos e policiais poderão ter idade e tempo de contribuição diferenciados, que serão definidos por lei complementar em cada ente federativo?
Sim.
Com a reforma da previdência, a aposentadoria de servidores com efetiva exposição à agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, terão idade e tempo de contribuição diferenciados estabelecidos por lei complementar?
Sim.
Com a reforma da previdência os entes devem instituir um Regime de Previdência complementar?
Sim.
Com a reforma da previdência foi extinto o abono permanência?
Não.