Recursos Humanos Flashcards
Antes da denominação gestão de pessoas (integração vertical e horizontal) era conhecido por departamento de RH (Relações industriais, recursos humanos, pois a preocupação era reter pessoas, políticas de RH suprimento e manutenção.
Verdadeiro.
Vários são os conceitos que pode-se dar à gestão de pessoas:
1) Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização e orientadas para as relações no ambiente de trabalho.
2) Constitui uma especialização técnica amplamente desenvolvida para focar a relação homem-trabalho.
O que vem a ser oc conceitos de políticas e práticas?
Política é algo mais genérico, mais abrangente: política de aplicação, política de suprimento, p. ex.
Práticas: são as técnicas/procedimentos - recrutamento e seleção, treinamento.
Pode-se dizer que a GP tem um caráter multivariado. Por quê?
Porque é uma área interligada a outras áreas do conhecimento: psicologia, sociologia, administração, direito do trabalho…
Um dos princípios fundamentais da GP ampara-se no seu caráter contingencial.
Tem o caráter contingencial, pois não existem leis e princípios universais para a gestão,ela é situacional, mas não significa que seja um princípio fundamental da GP.
Com a visão tradicional, dizia-se que a ARH monopolizava as práticas e decisões sobre as pessoas, mas a GP tem um foco diferente. Qual é? SEMPRE CAI!!
GP é descentralizado, pois os gerentes assumem as responsabilidades (práticas e decisões) pela adm. de RH.
Hoje pode-se dizer que a ARH é responsabilidade de linha, pois todos os gerentes participam e função de staff, pois há um especialista em RH.
Verdadeiro.
GP possui 4 importantes objetivos: objetivos individuais, organizacionais, funcionais e societários. Defina cada um.
Individuais - dar assistência aos empregados para que possam alcançar esses objetivos (melhores salários, qualidade de vida); organizacionais (o alcance desses objetivos (resultados, menor custo e maior participação do trabalhador); funcionais manter a contribuição da ARH em um nível apropriado (eficiência e eficácia por meio das pessoas) e objetivos societários (ser socialmente responsável perante às necessidades e desafios da sociedade, implica na interação pessoas/organização e sociedade.
O que vem a ser o equilíbrio organizacional e a relação dele com a teoria da equidade.
É quando os objetivos individuais e organizacionais são alcançados e a teoria da equidade tenta manter o equilíbrio entre os objetivos organizacionais e os individuais. Em termos de RH é quando as contribuições dadas pelos colaboradores são compatíveis em quantidade e qualidade com as respectivas recompensas (sentido amplo) ofertadas pela organização.
Políticas e práticas juntos formam o sistema de GP.
Verdadeiro.
O Sistema de RH ou GP é um conjunto de elementos independentes, mas interligados.
Falso, interdependentes e interligados.
Os subsistemas (=políticas, processos) do sistema de RH são: suprimento, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoração (controle).
Verdadeiro.
O subsistema de suprimento, também chamado de política de agregar ou de provisão, é utilizada para incluir novas pessoas na empresa.
Verdadeiro.
Inclui-se na política de suprimento o planejamento de RH, Pesquisa de mercado, Avaliação de desempenho, recrutamento e seleção e planejamento de integração de novos membros.
Falso, avaliação de desempenho pertence à política de aplicação.
A política de aplicação é abrangente, pois é utilizada para integrar os novos membros, desenhar as atividades que as pessoas irão desempenhar e acompanhar o seu desempenho.
Verdadeiro.
Alguns exemplos de políticas de aplicação incluem programa de integração de novos membros, modelagem de cargos, avaliação de desempenho e movimentações internas (transferências/remoções).
Verdadeiro.