QUESTÕES - MACROLÍDEOS Flashcards
VSH, 32 anos, masculino, compareceu ao seu consultório para consulta de acompanhamento, após 15 dias de tratamento com determinado antibiótico. Relatou náuseas, vômitos e cólicas de início súbito, acompanhados de febre. Ao realizar o exame físico, você notou presença de icterícia e resolveu solicitar hemograma do paciente. Os resultados do hemograma foram: leucocitose, eosinofilia e aumento de transaminases. Você concluiu, portanto, que o paciente apresentava hepatite colestática. Tendo em vista tal efeito adverso, qual antibiótico o paciente estava em tratamento?
a) Cefazolina
b) Vancomicina
c) Eritromicina
d) Amoxicilina+Clavulanato
c) A Eritromicina apresenta como efeito colateral a hepatite colestática pelo estolato, que surge 10 a 20 dias após inicio do tratamento e desaparece após a suspensão do medicamento. Inicia com náuseas, vômito, e cólica abdominal
A respeito do medicamento eritromicina, assinale a alternativa correta:
a) Além da atividade antimicrobiana, a eritromicina possui efeito pró-cinético que permite ser utilizada no tratamento da gastroparesia.
b) é um medicamento da classe dos macrolídeos, muito eficaz contra gram negativos, cobrindo bactérias como E. coli e Salmonella enterica que tem como mais notável efeito colateral hepatite colestática.
c) Tem eliminação principalmente renal, devendo ter sua dose ajustada na IRC.
d) Possui uma alta ligação com proteínas plasmáticas e apresenta boa distribuição, sendo capaz de atravessar a barreira hematoencefálica e agir em casos de meningite por meningococos.
e) Deve atentar-se para sua interação medicamentosa com anticoncepcionais.
a) A Eritromicina apresenta um efeito adicional pró-cinético (via receptor motilina), que aumenta o esvaziamento gástrico, utilizada em alguns casos de gastroparesia.
b) A Eritromicina cobre os Gram - N. gonorrhoeae, N. meningitidis e H. influenza.
c) A Eritromicina é excretada na forma ativa pela bile, não sendo necessário o ajuste de dose em nefropatas
d) A Eritromicina distribuem-se amplamente e rapidamente por todos os tecidos, exceto cérebro e LCR, assim não atravessa BH
e) A Eritromicina não possui interação medicamentosa com anticoncepcionais, quem possui é o Cotrimaxazol, uma sulfonamidas
J.C., 42 anos, masculino, portador de Doença Renal Crônica (DRC), procura atendimento apresentando lesão ulcerada indolor, de bordos endurecidos, elevados e de fundo limpo,
localizada em região coronal do pênis. Apresenta também linfadenopatia inguinal bilateral, dura, móvel e indolor. O paciente relata que a lesão surgiu pequena, há cerca de duas semanas e, desde então, aumentou um pouco de tamanho. Alega nunca ter feito uso de preservativos e diz, também ser alérgico a penicilinas. Foi realizado um raspado da lesão que foi submetido à exame direto, revelando espiroquetas identificadas como Treponema pallidum. O médico fecha o diagnóstico de Sífilis Primária e, levando em consideração a nefropatia e a alergia relatada pelo paciente, prescreve Eritromicina, 500 mg, VO, de 12 em 12 horas, por 15 dias. A conduta do médico está correta? Justifique sua resposta.
A Eritromicina é realmente uma alterantiva à penicilina para tratamento de sífilis. Contudo, a eliminação da Eritromicina é pela bile, não sendo necessario ajuste de dose em nefropatas, diferente da claritromicina que possui eliminação predominante renal, sendo necessario ajuste em nefropatas.
Paciente chega na unida básica de saúde relatando contrações musculares há dois dias. Ao exame físico nota-se ferimento em MID, apresentando edema e hiperemia local. Além disso, apresenta risada sardônica e alterações nos exames do nervo facial, do trigêmeo e do glossofaríngeo. O paciente relata ser alérgico a penicilina. Nesse sentido, qual alternativa poderia ser usada da classe dos macrolídeos para tratar esse paciente?
O paciente aparentemente apresenta diagnostico clinico de tétano, devido as contrações musuclares, a risada sardônica, e alterações no exame neurológico. A Eritromicina é utilizada no tratamento do tétano como uma alterantiva à Penicilina.
Paciente masculino, 26 anos, apresenta quadro de disúria, prurido uretral e presença de secreção uretral. A cultura celular deu positivo para Chlamydia.
a) Entre as opções de tratamento de primeira escolha, o médico optou pelo o de dose única. Qual foi o antibiótico escolhido?
b) Qual a classe do antibiótico?
c) Qual é a principal via de eliminação?
a) A Azitromicina é utilizada para uretrite não gonocócica por clamydia trachomatis em dose única
b) A classe da Azitromicina é os macrolídeos
c) A eliminação da Azitromicina se dá principalmente pela via hepática e mucosa intestinal.
A droga de primeira escolha para o tratamento da pneumonia comunitária grave por Mycoplasma pneumoniae é:
a) Azitromicina
b) Ceftriaxona
c) Gentamicina
d) Levofloxacino
a) A Azitromincina é muita ativa contra M. pneumoniae sendo uma alternativa valiosa pra pneumonias por esse agente
- Um lactente do sexo feminino, 25 dias de vida, trazida pela mãe ao Hospital Universitário Antônio Pedro com história de tosse e coriza, ficando “vermelha” (sic) durante os episódios de tosse. Sem outras queixas relatadas. A mãe referia gestação sem intercorrências, parto cesariana eletiva, recém-nascido à termo, Apgar de 8/9 e peso de nascimento de 3.240g. Lactente evoluiu bem até então, amamentada exclusivamente ao seio. Evoluiu com piora da tosse, desinteresse pelas mamadas, perda ponderal de 300g e redução da diurese.. Encaminhada para internação. Apresentava, na história familiar, membros da família com suposto “quadro viral”. Foi diagnosticada com coqueluche. Marque A MELHOR comodidade posológica dentre as opções de tratamento a seguir, para o caso de coqueluche é:
a) Claritromicina
b) Azitromicina
c) Eritromicina
d) Sulfametoxazol + trimetropin
b) A Azitromicina é menos ativa do que a Ertitromicina em gram positivos, mas é mais ativa contra gram negativos, como a Bordetella pertussis, agente causador da Coqueluche. Contra gram negativos não apresenta grandes diferenças com a Claritromicina, contudo a Azitromicina tem posologia de 1 vez ao dia, por 5 dias e a Claritomicina deve ser administrada de 12 em 12 horas por 7 dias. Alem disso a Azitromicina permite o tratamento das crianças menores de um 1 mês de idade.
Não raramente, após o diagnóstico de um quadro de cistite por Escherichia coli, um antibiograma pode revelar sensibilidade dessa bactéria à Azitromicina. Todavia, embora seja
sensível à esse farmaco, ele não é considerado uma boa opção terapêutica para tratar esse tipo de quadro. Porque quadros de cistite nunca são tratados com Azitromicina, ainda que o patógeno seja sensível a ela?
A Azitromicina não é indicada para qualquer quadro de cistite devido à sua baixa capacidade de se concentrar na urina. Isso ocorre devido a eliminação majoritaria ser por via hepátia e intestinal. A eliminação na urina, por sua vez, não ultrapassa os 6%.
A.C, 27 anos, masculino, apresentando dor epigástrica em queimação, náuseas e perda de apetite. Paciente possui histórico familiar de câncer gástrico. Após consulta médica, foi solicitado a realização de endoscopia digestiva alta (EDA). Recebe resultado da biópsia positiva para H. pylori.
a) Qual o antibiótico de primeira linha para o tratamento dessa infecção?
b) Quais outros medicamentos devem ser associados ao tratamento?
a) A Claritromicina, um macrolídeo, possui ação contra Helicobacter pylori.
b) O tratamento da H. pylori é feito pela associação de um protetor de estômago, como Omeprazol, Lanzoprazol, Pantoprazol com antibióticos, geralmente, Claritromicina, Amoxicilina ou Metronidazol que podem ser usados separadamente ou associados em um comprimido, como o Pyloripac (Lansoprazol, Claritromicina e Amoxicilina)
4) Uma paciente de 20 anos, primigesta, inicia acompanhamento pré-natal em uma unidade básica na décima oitava semana de gestação. A partir disso realiza teste sorológico que relata sorologia IgM e IgG anti-T. gondii reagentes. Contudo, não foi detectado T. gondii no líquido amniótico, descartando a possibilidade de infecção fetal. O médico que está te acompanhando no plantão sugere iniciar o mais rápido possível tratamento tríplice materno com pirimetamina, sulfadiazina e ácido folínico. Então, você ao se recordar das aulas de farmacologia discorda de tal conduta.
a) Qual medicamento você utilizaria?
b) Explique o motivo relacionado ao caso que te leva a discordar do médico.
a) O tratamento de Toxoplasmose em gestantes é feito com Espiramicina (3g/dia, durante toda gestação).
b) A Espiramicina não deve ser usada para tratamenro de infecção congênita, uveíte toxoplásmica e nem para a toxoplasmose do indivíduo imunocomprometido. Nessas situações, a toxoplasmose deve ser tratada com a associação de sulfadiazina com pirimetamina associado à ácido folínico (tratamento tríplice)