Que negócio CHATO P1 Flashcards
O que é normalidade em Saúde Mental?
A normalidade em saúde mental não corresponde à ausência de doença ou sintomas. Pode existir doença sem a expressão de sintomas.
Quais são os sintomas normais para qualquer pessoa, mas que podem ser patológicos em certas situações?
A tristeza e a ansiedade são sintomas normais e formas naturais de expressão de sentimentos. Porém, podem ser patológicos quando ocorrem na vigência de outros sintomas.
Quais são os critérios para avaliar a normalidade/doença em Medicina?
Os critérios para avaliar a normalidade/doença em Medicina incluem critérios objetivos (estatísticos) e critérios subjetivos (sensação de bem-estar). A avaliação deve levar em conta o ambiente e as características psicológicas do indivíduo.
Quais são as capacidades psicológicas que indicam a saúde mental?
As capacidades psicológicas que indicam saúde mental incluem: capacidade de avaliar a realidade com razoável exatidão (princípio de realidade), capacidade de autoconhecimento ou consciência eficaz, capacidade de adaptação à realidade, capacidade de satisfação às necessidades básicas, capacidade de tolerar frustrações e não ser impulsivo, capacidade de amar e capacidade de assumir um posicionamento independente.
O que é atenção?
A atenção é a capacidade de concentração diante de um estímulo, seja ele interno ou externo, e também a capacidade de examinar o mundo interno e externo.
Quais são os caracteres da atenção?
Os caracteres da atenção incluem amplitude (campo que abrange a atenção), intensidade (agudez da concentração da atenção) e duração (tempo de uso da atenção).
Quais são as perturbações da atenção na psicopatologia?
As perturbações da atenção na psicopatologia incluem aprosexia (ausência de atenção), hipoprosexia (diminuição global da atenção), disprosexia (lentidão e debilidade da atenção), hiperprosexia (capacidade de atender a muitos estímulos, se fixando muito ou pouco sobre eles) e paraprosexia (concentração intensa da atenção em um estímulo, não percebendo outros - distração).
O que é sensopercepção?
Sensopercepção é o processo pelo qual os estímulos sensoriais são convertidos em fenômenos psíquicos, incluindo a sensação (recepção sensorial do estímulo) e a percepção (transformação do estímulo em fenômeno psíquico).
Quais são as perturbações quantitativas da sensopercepção?
As perturbações quantitativas da sensopercepção incluem a hiperpercepção (aumento do número ou intensidade das percepções) e a hipopercepção (diminuição do número ou intensidade das percepções).
Quais são as perturbações qualitativas da sensopercepção?
As perturbações qualitativas da sensopercepção incluem as ilusões (percepções deformadas do objeto) e as alucinações (percepções sem objeto aceitas como verdadeiras). As alucinações podem ser classificadas de acordo com o conteúdo e o órgão ou sistema afetado. Podem também ser classificadas como elementares ou complexas.
O que é pensamento na psiquiatria?
O pensamento na psiquiatria é a capacidade de formular ideias e elaborá-las por meio de associação de ideias.
Quais são as leis da associação de ideias?
As quatro leis da associação de ideias são: contiguidade espacial (ideias recebidas no mesmo espaço), contiguidade temporal (ideias recebidas no mesmo tempo), semelhança externa (ideias que se parecem externamente) e semelhança interna (ideias com mesmo significado afetivo).
Quais são os distúrbios do curso do pensamento?
Os distúrbios do curso do pensamento incluem interceptação ou bloqueio, desagregação, fuga de ideias, inibição e prolixidade.
Quais são os distúrbios do conteúdo do pensamento?
Os distúrbios do conteúdo do pensamento incluem inclinação, ideia supervalorizada, ideia delirante, delírios, obsessões, fobias e ideias suicidas.
O que são as ideias delirantes ou delírios?
Ideias delirantes ou delírios são ideias ou conjuntos de ideias sem base real aceitas como reais pelo juízo crítico. Exemplos incluem delírios de grandeza, perseguição, referência, influência, auto-acusação ou culpa, desvalia, hipocondria, ciúmes e controle ou roubo de pensamento.
O que é inteligência na psiquiatria?
A inteligência na psiquiatria é a capacidade de aprender pela experiência para uma melhor adaptação e enfrentamento de novas situações.
Quais são as oligofrenias?
As oligofrenias são déficits de inteligência causados por atraso ou parada na evolução intelectual e incluem idiotia, imbecilidade e debilidade mental.
O que é afeto na psiquiatria?
O afeto na psiquiatria engloba impulsos indistintos, afetos, emoções e os diversos sentimentos de prazer e desprazer.
Quais são os tipos de afetos prazeirosos?
Os tipos de afetos prazeirosos incluem euforia, júbilo, exaltação e êxtase, sendo típicos de quadros maníacos.
Quais são os tipos de afetos desprazeirosos?
Os tipos de afetos desprazeirosos incluem a depressão, que varia de grau leve até o estupor paralisante frente ao mundo.
O que é linguagem na psiquiatria?
A linguagem na psiquiatria é o modo de expressar-se, sendo composta pela linguagem oral, mímica e escrita.
Quais são as alterações na linguagem oral?
As alterações na linguagem oral incluem dislogias, disfemias, dislalias, disfasias, disfonias e disartrias.
O que são os automatismos na conduta?
Os automatismos são ações ou condutas independentes da vontade, como estereotipias, obediência automática, ecopraxia, catalepsia, negativismo, agitação psicomotora, entre outros.
O que é memória na psiquiatria?
Memória na psiquiatria é a capacidade de fixar, preservar, evocar e reconhecer um estímulo.