Prova nefro TESTES Flashcards
João, 42 anos, obeso desde os 25 anos, submetido à cirurgia bariátrica aos 38 anos, vem evoluindo com episódios de dor lombar e hematúria; refere antecedentes semelhantes aos 32, 36 e 37 anos de idade. Qual a etiologia e fatores envolvidos na
formação de seus cálculos?
Eram de ácido úrico pela deficiência na amoniogênese renal e urina ácida e pós-cirurgia são oxalato de cálcio pela hiperoxalúria marcante.
O exercício da medicina é marcado pela constante interação entre muitos profissionais e familiares e, neste ambiente, situações conflituosas podem ocorrer. Em relação ao nosso preparo para lidar com conflitos, assinale a alternativa incorreta:
Em geral, o fato de informar familiares sobre a evolução dos casos cria ansiedade e angústia, o que faz aumentar a chance de conflito
Em relação ao Hiperparatireoidismo secundário à Doença Renal Crônica (DRC), assinale a alternativa incorreta:
O tratamento de primeira escolha sempre é a paratireoidectomia.
São urgências dialíticas:
Hipervolemia, hipercalcemia, acidose metabólica e uremia.
Em relação às medidas para hipercalcemia:
Existem 3 medidas que fazem shift do potássio para dentro da célula: beta-bloqueadores, solução de glico-insulina (polarizante) e bicarbonato de sódio.
Você está num pronto-socorro e fez a hipótese diagnóstica de IRA. O paciente em questão encontra-se oligo-anúrico há 2 dias.
Qual desses exames complementares deve ser realizado de forma imediata para a correta condução do caso?
Ultrassonografia de rins e vias urinárias;
Sobre a etiologia e epidemiologia da injúria renal aguda (IRA), é incorreto:
As glomerulonefrites são responsáveis por grande parte dos casos de IRA
Em relação à doença renal crônica no Brasil. assinale a alternativa CORRETA:
Trata-se de um problema de saúde pública, uma vez que temos, ao longo do tempo, um número crescente de pacientes acometidos e o envelhecimento com terapia dialítica.
Homem, 55 anos, portador de diabetes mellitus (DM) há 20 anos, chega em seu consultório devido a alterações nos exames de rotina: proteinúria em 24 horas = 1,2g; creatinina = 2,1 mg/dL (clearance medido em 50 mL/min/1,73m3); ultrassonografia de rins e vias urinárias com alteração cortico-medular e rins normais; hemoglobina glicada = 8,7%. Ao exame físico, tinha IMC de 32 kg/m2 e PA de 160 x 90 mmHg. Considerando o quadro acima e seus conhecimentos sobre a doença renal crônica (DRC), assinale a alternativa correta:
Dentre as medidas para prevenção da doença renal crônica, neste paciente, estão a perda de peso, o controle da proteinúria, controle glicêmico e controle pressórico.
Criança de 8 anos com síndrome nefrótica. Qual seria a sua conduta?
Corticoide
Qual das glomerulopatias não cursa com hipocomplementenemia?
Glomerulonefrite de Berger.
Em relação ao sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA), assinale a alternativa CORRETA:
O SRAA é um sistema de adaptação renal frente a um estado de hipovolemia cuja ação final é a reabsorção de sódio e manutenção da volemia.
Assinale o quadro clínico típico decorrente das complicações da doençå renal crônica (DRC):
Hiperparatireoidismo, hiperfosfatemia, hipocalcemia, anemia normocrômica/normocítica, acidose metabólica.
Paciente com síndrome nefrótica apresenta petéquias nos membros inferiores e crioglobulinemia. Qual o provável diagnóstico?
Glomerulonefrite membranoproliferativa.
Em relação à nefropatia induzida por contraste iodado (NIC), assinale a alternativa correta:
Déficit de função renal pré-exame é o principal fator de risco para o desenvolvimento de NIC e a hidratação antes do exame é a medida de maior impacto na prevenção.
A correção rápida da hiponatremia pode causar:
Mielinólise pontina e extrapontina
Paciente de 25 anos, homem, com descendência asiática. Dá entrada no pronto atendimento com quadro de turvação visual e cefaléia de início há 1 semana e com piora há 1 dia, o que o fez procurar por atendimento. Nega comorbidades e nega uso de medicamento crônica - fez uso apenas de analgésico para alívio da dor, que apresentou melhora parcial. Ao exame físico, tinha PA de 220 x 110 mmHg, ritmo cardíaco regular em 2 tempos e sem sopros, pulmão limpo, ausculta abdominal normal, com edema em membros inferiores, consciente, orientado e sem déficit motor. Exames laboratoriais: hemoglobina = 10 (baixa), plaquetas = 90.000
(baixa), leucócitos = 8.000, creatinina = 4 mg/dL (elevada), potássio = 4 e sódio = 138; gasometria venosa com pH = 7,35 e
bicarbonato = 22; e exame de urina I com densidade = 1.015, pH = 5.5, proteínas +, hemácias = 12.000 e leucócitos = 7.000. Qual a principal hipótese diagnóstica? Qual é o medicamento a ser utilizado? Qual é o alvo da pressão arterial?
Hipertensão acelerada maligna; nitroprussiato de sódio; 25% da pressão inicial
. Paciente jovem, homem, branco, 30 anos, apresentando picos hipertensivos esporádicos, cefaléia, sudorese e taquicardia. Relata não ser previamente hipertenso, nega uso crônico de medicamentos, história familiar negativa para hipertensão e mãe com hipotireoidismo. Durante o exame físico, tinha PA simétrica em ambos os membros, RCR em 2 tempos sem sopros, exame pulmonar sem alterações, sem alteração de acuidade visual e, após a palpação abdominal, apresentou taquicardia e hipertensão (170 x 195 mmHg - na entrada era de 130 x 70 mmHg). Laboratório: hemoglobina = 12; leucócitos = 10.000; plaquetas = 160.000; creatinina = 1; potássio = 3.6; sódio = 140; urina I = sem alterações. Quais os principais exames para a hipótese diagnóstica?
Relação com aldosterona e atividade plasmática de renina.
Assinale o quadro clínico típico decorrente das complicações da doença renal crônica (DRC):
Hiperparatireoidismo, hiperfosfatemia, hipocalcemia, anemia normocrômica/normocítica, acidose metabólica
Homem, 55 anos, portador de diabetes mellitus (DM) há 20 anos. Encaminhado ao seu consultório devido alteração nos exames de rotina:
- Proteinúria em 24 horas: 1,2g
- Creatinina: 2,1 mg/dL (Clearance medido em 50 ml/min/1,73m2).
- Ultrassonografia de rins e vias urinárias com alteração córtico medular, rins de tamanho normais
Hemoglobina glicada: 8,7%
Ao exame físico
IMC: 32 kg/m2
PA: 160 x 90 mmHg
Considerando o quadro acima e seus conhecimentos sobre doença renal crônica (DRC), assinale a alternativa CORRETA
Dentre as medidas para prevenção da evolução da doença renal crônica, neste paciente, estão a perda de peso, o controle da proteinúria, controle glicêmico e controle pressórico