Prova nefro TESTES Flashcards
João, 42 anos, obeso desde os 25 anos, submetido à cirurgia bariátrica aos 38 anos, vem evoluindo com episódios de dor lombar e hematúria; refere antecedentes semelhantes aos 32, 36 e 37 anos de idade. Qual a etiologia e fatores envolvidos na
formação de seus cálculos?
Eram de ácido úrico pela deficiência na amoniogênese renal e urina ácida e pós-cirurgia são oxalato de cálcio pela hiperoxalúria marcante.
O exercício da medicina é marcado pela constante interação entre muitos profissionais e familiares e, neste ambiente, situações conflituosas podem ocorrer. Em relação ao nosso preparo para lidar com conflitos, assinale a alternativa incorreta:
Em geral, o fato de informar familiares sobre a evolução dos casos cria ansiedade e angústia, o que faz aumentar a chance de conflito
Em relação ao Hiperparatireoidismo secundário à Doença Renal Crônica (DRC), assinale a alternativa incorreta:
O tratamento de primeira escolha sempre é a paratireoidectomia.
São urgências dialíticas:
Hipervolemia, hipercalcemia, acidose metabólica e uremia.
Em relação às medidas para hipercalcemia:
Existem 3 medidas que fazem shift do potássio para dentro da célula: beta-bloqueadores, solução de glico-insulina (polarizante) e bicarbonato de sódio.
Você está num pronto-socorro e fez a hipótese diagnóstica de IRA. O paciente em questão encontra-se oligo-anúrico há 2 dias.
Qual desses exames complementares deve ser realizado de forma imediata para a correta condução do caso?
Ultrassonografia de rins e vias urinárias;
Sobre a etiologia e epidemiologia da injúria renal aguda (IRA), é incorreto:
As glomerulonefrites são responsáveis por grande parte dos casos de IRA
Em relação à doença renal crônica no Brasil. assinale a alternativa CORRETA:
Trata-se de um problema de saúde pública, uma vez que temos, ao longo do tempo, um número crescente de pacientes acometidos e o envelhecimento com terapia dialítica.
Homem, 55 anos, portador de diabetes mellitus (DM) há 20 anos, chega em seu consultório devido a alterações nos exames de rotina: proteinúria em 24 horas = 1,2g; creatinina = 2,1 mg/dL (clearance medido em 50 mL/min/1,73m3); ultrassonografia de rins e vias urinárias com alteração cortico-medular e rins normais; hemoglobina glicada = 8,7%. Ao exame físico, tinha IMC de 32 kg/m2 e PA de 160 x 90 mmHg. Considerando o quadro acima e seus conhecimentos sobre a doença renal crônica (DRC), assinale a alternativa correta:
Dentre as medidas para prevenção da doença renal crônica, neste paciente, estão a perda de peso, o controle da proteinúria, controle glicêmico e controle pressórico.
Criança de 8 anos com síndrome nefrótica. Qual seria a sua conduta?
Corticoide
Qual das glomerulopatias não cursa com hipocomplementenemia?
Glomerulonefrite de Berger.
Em relação ao sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA), assinale a alternativa CORRETA:
O SRAA é um sistema de adaptação renal frente a um estado de hipovolemia cuja ação final é a reabsorção de sódio e manutenção da volemia.
Assinale o quadro clínico típico decorrente das complicações da doençå renal crônica (DRC):
Hiperparatireoidismo, hiperfosfatemia, hipocalcemia, anemia normocrômica/normocítica, acidose metabólica.
Paciente com síndrome nefrótica apresenta petéquias nos membros inferiores e crioglobulinemia. Qual o provável diagnóstico?
Glomerulonefrite membranoproliferativa.
Em relação à nefropatia induzida por contraste iodado (NIC), assinale a alternativa correta:
Déficit de função renal pré-exame é o principal fator de risco para o desenvolvimento de NIC e a hidratação antes do exame é a medida de maior impacto na prevenção.
A correção rápida da hiponatremia pode causar:
Mielinólise pontina e extrapontina
Paciente de 25 anos, homem, com descendência asiática. Dá entrada no pronto atendimento com quadro de turvação visual e cefaléia de início há 1 semana e com piora há 1 dia, o que o fez procurar por atendimento. Nega comorbidades e nega uso de medicamento crônica - fez uso apenas de analgésico para alívio da dor, que apresentou melhora parcial. Ao exame físico, tinha PA de 220 x 110 mmHg, ritmo cardíaco regular em 2 tempos e sem sopros, pulmão limpo, ausculta abdominal normal, com edema em membros inferiores, consciente, orientado e sem déficit motor. Exames laboratoriais: hemoglobina = 10 (baixa), plaquetas = 90.000
(baixa), leucócitos = 8.000, creatinina = 4 mg/dL (elevada), potássio = 4 e sódio = 138; gasometria venosa com pH = 7,35 e
bicarbonato = 22; e exame de urina I com densidade = 1.015, pH = 5.5, proteínas +, hemácias = 12.000 e leucócitos = 7.000. Qual a principal hipótese diagnóstica? Qual é o medicamento a ser utilizado? Qual é o alvo da pressão arterial?
Hipertensão acelerada maligna; nitroprussiato de sódio; 25% da pressão inicial
. Paciente jovem, homem, branco, 30 anos, apresentando picos hipertensivos esporádicos, cefaléia, sudorese e taquicardia. Relata não ser previamente hipertenso, nega uso crônico de medicamentos, história familiar negativa para hipertensão e mãe com hipotireoidismo. Durante o exame físico, tinha PA simétrica em ambos os membros, RCR em 2 tempos sem sopros, exame pulmonar sem alterações, sem alteração de acuidade visual e, após a palpação abdominal, apresentou taquicardia e hipertensão (170 x 195 mmHg - na entrada era de 130 x 70 mmHg). Laboratório: hemoglobina = 12; leucócitos = 10.000; plaquetas = 160.000; creatinina = 1; potássio = 3.6; sódio = 140; urina I = sem alterações. Quais os principais exames para a hipótese diagnóstica?
Relação com aldosterona e atividade plasmática de renina.
Assinale o quadro clínico típico decorrente das complicações da doença renal crônica (DRC):
Hiperparatireoidismo, hiperfosfatemia, hipocalcemia, anemia normocrômica/normocítica, acidose metabólica
Homem, 55 anos, portador de diabetes mellitus (DM) há 20 anos. Encaminhado ao seu consultório devido alteração nos exames de rotina:
- Proteinúria em 24 horas: 1,2g
- Creatinina: 2,1 mg/dL (Clearance medido em 50 ml/min/1,73m2).
- Ultrassonografia de rins e vias urinárias com alteração córtico medular, rins de tamanho normais
Hemoglobina glicada: 8,7%
Ao exame físico
IMC: 32 kg/m2
PA: 160 x 90 mmHg
Considerando o quadro acima e seus conhecimentos sobre doença renal crônica (DRC), assinale a alternativa CORRETA
Dentre as medidas para prevenção da evolução da doença renal crônica, neste paciente, estão a perda de peso, o controle da proteinúria, controle glicêmico e controle pressórico
Orientação dietética para paciente litiásico, assinale a alternativa mais adequada:
Dieta pobre em sal, rica em frutas, vitamina C e cálcio
Em relação a progressão da lesão na nefropatia diabética, assinale a sequência correta
Aumento de ritmo de filtração glomerular —- proteinúria —- perda de função renal
Paciente feminina, 68 anos, chega na sala de emergência com história de disúria e febre nas últimas 24hs. Também refere dor lombar e diminuição do volume urinário nas últimas 24 hs. Nega patologias prévias e uso de medicamentos. Ao exame: REG, descorada, desidratada 2+/4+, FC: 102 bpm, PA: 110 x 60 mmHg, Giordano + a direita, sem outras alterações. Foi feita hipótese diagnóstica de Pielonefrite aguda. Os
exames laboratoriais mostraram Hb 15,5 mg/dl, Leucócitos 18.550/mm3, Plaquetas 370.000/mm3, Ureia 235 mg/dl Creatinina: 2,0 mg/dL,Sódio: 149 mmol/L, Potássio 6,0 mmol/L.
Nesse momento, qual conduta é a mais importante para reduzir a mortalidade da paciente?
Expansão volêmica + Furosemida para controle de potássio
Paciente admitido em unidade de terapia intensiva (UTI) com quadro de trauma crâneo-encefálico (TCE) grave, evoluindo em coma a despeito de suspensão de drogas sedativas. Dentre as opções abaixo assinale as condições obrigatórias para abertura de protocolo de morte encefálica (ME):
Causa identificável do coma, normotermia, estabilidade hemodinâmica, ausência de drogas depressoras do sistema nervoso central e ausência de distúrbios hidroeletrolíticos que justifiquem coma
Dentre as medidas com potencial de retardo da evolução da doença renal crônica estão todas corretas, EXCETO
Dieta hiperprotéica
Doença renal crônica (DRC) é definida como
Alteração corticomedular renal pelo ultrassom
O diagnóstico de nefropatia diabética deve ser realizado
Quando se detecta, além do antecedente de diabetes mellitus de longa data, proteinúria e retinopatia diabética
Em relação ao binômio morte encefálica (ME) e doação de órgãos. Assinale a alternativa CORRETA
Cabe ao médico envolvido no diagnóstico de ME a abordagem com a família sobre a doação de órgãos
Assinale a alternativa correta em relação à litíase do trato urinário
No tratamento da hipercalciúria é preconizado dieta restrita em sal e uso de diurético tiazídico
Em relação ao transplante renal, assinale a alternativa correta:
Rejeição celular é uma das complicações possíveis com implicação na sobrevida do rim transplantado
Paciente, sexo masculino, 60 anos, chega no pronto socorro com quadro de dispneia progressiva há 3 dias. Ao exame, MEG, cianose labial,
taquipneico em uso de musculatura acessória, FR 32 ipm, MV + bilateralmente com estertores crepitantes bilaterais até ápice, PA: 220 x 110
mmHg, FC 92 bpm, RCR em 2T sem AS, extremidades inferiores com edema 2+/4+, estase jugular bilateral evidente. Exame abdominal NDN.
Esposa refere suas comorbidades: Hipertenso de longa data, não aderente as medicações, tabagista, etilista, obeso (100 kg). Referiu também que nos últimos meses apresentava tosse seca, dificuldade para dormir e “falta de ar” aos esforços (caminhar), com passagens frequentes em PS (a última há 2 meses atrás, onde realizou dosagem de creatinina = 2,0 mg/dL (0,5 – 1,3). Ainda na sala de emergência, foi realizado Ventilação não invasiva (VNI), vasodilatador endovenoso (Nitroprussiato de sódio) e diuréticoterapia em altas doses. Após período de 4 horas, evolui com piora do padrão respiratório, queda da saturação arterial de O2 e foi submetido a IOT e ventilação mecânica e transferido a UTI.
Apresentou diurese de 400 ml em 24 horas. Os exames laboratoriais da admissão:
Hb 10,5 Leucocitos 5600 Plaq 270.000 Ureia 94 Creatinina 2,2
Sódio 132 Potássio 4,8 Rx de tórax: infiltrado bilateral difuso com aumento de trama vascular
Sobre o caso acima responda:
Sobre os diagnósticos na sala de emergência pode-se falar que ele apresenta:
Edema agudo de pulmão e lesão renal aguda
Qual exame complementar deveria ser realizado obrigatoriamente antes de ser transferido para UTI?
Gasometria arterial e ECG
Após algumas horas na UTI apresentou redução do volume (100ml/4hs). A melhor conduta nesse momento seria:
Diálise peritoneal
Em relação à doença renal crônica no Brasil, assinale a alternativa CORETA:
Trata-se de um problema de saúde pública, uma vez que temos, ao longo dos anos um número crescente de pacientes
Na sua opinião, qual alteração em exame de urina produz lesão renal que pode causar edema:
Proteinuria
Sobre a etiologia e epidemiologia da Injúria Renal Aguda (RA) é incorreto dizer:
A mortalidade associada a IRA ainda é elevada
Você está num pronto-socorro e faz hipótese diagnóstica de IRA. O paciente em questão encontra-se oligo-anúrico há 2 dias. Qual desses exames complementares deve ser realizado de forma imediata para correta condução do caso?
Dosagem sérica de potássio
Dentre os achados clínicos abaixo, qual deles melhor representa a sintomatologia na IRA:
Torpor, flapping (hiperreflexia) e dor abdominal difusa
Em relação ao hiperparatireoidismo secundário à Doença Renal Crônica (DRC), assinale a alternativa incorreta:
O tratamento de primeira escolha sempre é a paratireoidectomia
Sobre o paratormônio (PTH)
Aumenta a excreção urinária de fósforo
Mulher de 18 anos é atendida em unidade básica de saúde com calafrios, vômitos, polaciúria e disúria. Não tem comorbidades e não faz uso de medicação regular. Nega relações sexuais. Ao exame físico apresenta temperatura de 38,5°C, a pressão arterial é de 120 x 80 mmHg, a frequência cardíaca de 84 bpm e a respiratória de 14 rpm. À punho-percussão lombar direita apresentou dor importante. Em vista desse quadro deduz-se que se está diante de um caso de:
Infecção urinária alta (pielonefrite), sendo necessário a coleta de exames de sedimento urinário e urocultura, além de início de antibioticoterapia
Mulher de 40 anos procura assistência no ambulatório de clínica geral com queixa de disúria e polaciúria sem quadro de febre. Nega alterações ginecológicas e refere não haver chance de estar grávida. Nega episódio semelhante prévio. Exame clínico encontra-se normal. Assinale a alternativa ERRADA:
Deve-se solicitar exame de sedimento urinário e urocultura obrigatoriamente
Sobre infecção urinária de repetição na mulher e seu tratamento:
Frente ao baixo perfil de resistência da E coli uropatogênica, a nitrofurantoina é uma boa opção na profilaxia antimicrobiana
Paciente de 25 anos refere hematúria macroscópica PA 120 x 80 mmHg e sem edemas Laboratório
- creatinina = 0,8mg/dL
- Urina I: proteína ausente e hemácias = 80.000mL
Qual a glomerulopatia mais provável?
Nefropatia por igA
Homem de 40 anos procura o serviço de nefrologia devido à queixa de há 6 meses apresentar episódios repetidos de disúria, sem qualquer outra queixa. Em 4 idas ao pronto atendimento coletou urina I, todas com leucocitúria presente e também urocultura, sempre negativas. Foi descartado pelo urologista DSTs. Traz ao consultório o último exame de urina coletado que evidenciou: 150.000 leucócitos e 10.000
hemácias/urocultura negativa. Este quadro compatível de piúria estéril está fortemente relacionado a:
Tuberculose
Paciente de 80 anos, diabético e com IRC (ClCr 25 ml/min), comparece em retorno de consultório com exames de rotina. Refere estar assintomático, boa diurese, alimentando-se bem, mantendo bom estado geral basal. Foi coletado exame de sedimento urinário e urocultura que mostram:
Urina I: pH 6,5 densidade 1020 proteína negativa nitrato negativo
Leucócitos 40.000 hemácias 5.000 bactéria +
Urocultura escherichia coli 100.000 UFC]ml multi-sensível
Assinale a alternativa correta
O diagnóstico é de bacteriúria assintomática, e devido a idade e comorbidades (DM e IRC), o paciente deve receber tratamento com antibióticoterapia
Dentre as alterações ácido-básicas e eletrolíticas abaixo, marque as quais costumam estar presente na uremia na doença renal crônica
Hiperfosfatemia e hipocalcemia
Em relação a nefropatia induzida por contraste iodado (NIC), assinale a alternativa correta:
Déficit de função renal pré exame é o principal fator de risco para o desenvolvimento de NIC e hidratação antes do exame é a medida de maior impacto na prevenção
Sobre a infecção do trato urinário (ITU) assinale a alternativa INCORRETA:
Deve-se esperar o resultado da urocultura e antibiograma para iniciar a terapia antimicrobiana
Mulher de 30 anos procura assistência no ambulatório de clínica geral com queixa de disúria, polaciúria, e dor supra-púbica, sem quadro de febre. Nega alterações ginecológicas e nega episódio semelhante prévio. Exame clínico encontra-se normal. Frente ao possível diagnóstico de ITU e a sua investigação laboratorial, assinale a alternativa CERTA
Fitas reagentes são úteis na triagem de casos agudos suspeitos de ITU, principalmente em nível ambulatorial ou consultório. As fitas detectam esterase leucocitária, que é indicativo de piúria.