PROTOCOLO ADICIONAL À CONVENÇÃO AMERICANA SOBRE DIREITOS HUMANOS EM MATÉRIA DE DIREITOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS (“PROTOCOLO DE SAN SALVADOR”) Flashcards
Qual é o objeto do Protocolo de San Salvador?
É voltado aos direitos econômicos, sociais e culturais garantidos no âmbito do sistema interamericano de proteção aos direitos humanos.
O Brasil ratificou o Protocolo de San Salvador?
- O Congresso Nacional brasileiro aprovou o ato por meio do Decreto Legislativo n. 56, de 19 de abril de 1995.
- O Brasil aderiu ao Protocolo em 8 de agosto de 1996 e o ratificou em 21 de agosto de 1996, entrando o ato em vigor para o Brasil em 16 de novembro de 1999.
- Finalmente, deu-se a promulgação por meio do Decreto n. 3.321, de 30 de dezembro de 1999.
Os direitos econômicos, sociais e culturais são considerados estanques aos direitos civis e políticos pelo Protocolo de San Salvador?
Não. O Protocolo ressalta a estreita relação existente entre os direitos econômicos, sociais e culturais e os direitos civis e políticos, uma vez que as diferentes categorias de direito constituem um todo indissolúvel que protege a dignidade humana.
Quais são as medidas indicadas pelo Protocolo a fim de garantir a plena efetividade dos direitos nele reconhecidos?
- Adoção das medidas necessárias de ordem interna (inclusive legislativas) ou por meio da cooperação entre Estados;
- Utilização do máximo dos recursos disponíveis, considerando o grau de desenvolvimento do Estado;
- Garantindo-se, progressivamente e de acordo com a legislação interna, a plena efetividade dos direitos nele reconhecidos.
É admitida a discriminação negativa no exercício dos direitos enunciados pelo Protocolo?
Os Estados se comprometem a garantir o exercício dos direitos, sem discriminação alguma por motivo de raça, cor, sexo, idioma, religião, opiniões políticas ou de qualquer outra natureza, origem nacional ou social, posição econômica, nascimento ou qualquer outra condição social.
É possível a restrição aos direitos reconhecidos pelo Protocolo de San Salvador em virtude da legislação interna de algum dos Estados-partes ou de convenção internacional da qual seja signatário?
Não se admite restrição ou limitação de qualquer dos direitos reconhecidos ou vigentes em um Estado em virtude de sua legislação interna ou de convenções internacionais, sob pretexto de que o Protocolo não os reconhece ou os reconhece em menor grau, consagrando-se o princípio da norma mais favorável ao indivíduo.
Em quais circunstâncias e por qual meio é admitida a restrição ao gozo e ao exercício dos direitos estabelecidos pelo Protocolo de San Salvador?
Restrições ou limitações ao gozo ou ao exercício dos direitos estabelecidos no Protocolo só poderão ser estabelecidas mediante leis promulgadas que tenham por objetivo a preservação do bem-estar geral da sociedade democrática, na medida em que não contrariem o propósito e a razão de tais direitos.
De que forma é garantido o direito ao trabalho pelo Protocolo?
Toda pessoa tem direito ao trabalho, o que inclui a oportunidade de obter os meios para levar uma vida digna e decorosa através do desempenho de atividade lícita, livremente escolhida ou aceita.
Quais são as medidas a que se comprometeram os Estados-partes como forma de assegurar a efetividade do direito ao trabalho?
A adoção de medidas voltadas à:
- consecução do pleno emprego,
- à orientação vocacional e
- ao desenvolvimento de projetos de treinamento técnico-profissional, particularmente os destinados aos deficientes.
Quais são as medidas a que se comprometeram os Estados-partes como forma de assegurar a efetividade do direito ao trabalho para a mulher?
Execução e fortalecimento de programas que coadjuvem o adequado atendimento da família, a fim de que a mulher tenha real possibilidade de exercer o direito ao trabalho.
Quais são os direitos reconhecidos como pressupostos de uma condição justa, equitativa e satisfatória de exercício do trabalho?
- remuneração que assegure, no mínimo, a todos os trabalhadores condições de subsistência digna e decorosa para eles e para suas famílias e salário eqüitativo e igual por trabalho igual, sem nenhuma distinção;
- o direito de todo o trabalhador de seguir sua vocação e de dedicar-se à atividade que melhor atenda a suas expectativas, e a trocar de emprego, de acordo com regulamentação nacional pertinente;
- o direito do trabalhador a promoção ou avanço no trabalho, para o qual serão levados em conta suas qualificações, competência, probidade e tempo de serviço;
- estabilidade dos trabalhadores em seus empregos, de acordo com as características das indústrias e profissões e com as causas de justa dispensa. Nos casos de demissão injustificada, o trabalhador terá direito a indenização ou a readmissão no emprego, ou a quaisquer outros benefícios previstos pela legislação nacional;
- segurança e higiene no trabalho;
- proibição de trabalho noturno ou em atividades insalubres ou perigosas para os menores de 18 anos e, em geral, de todo o trabalho que possa pôr em perigo sua saúde, segurança ou moral. No caso dos menores de 16 anos, a jornada de trabalho deverá subordinar-se às disposições sobre ensino obrigatório e, em nenhum caso, poderá constituir impedimento à assistência escolar ou limitação para beneficiar-se da instrução recebida;
- limitação razoável das horas de trabalho, tanto diárias quanto semanais. As jornadas serão de menor duração quando se tratar de trabalhos perigosos, insalubres ou noturnos;
- repouso, gozo do tempo livre, férias remuneradas, bem como pagamento de salários nos dias feriados nacionais.
Quais outros direitos, consectários da relação de trabalho, são enunciados pelo Protocolo de San Salvador?
Os Estados-partes deverão garantir:
- o direito dos trabalhadores de organizar sindicatos e de filiar-se ao de sua escolha, para proteger e promover seus interesses; e,
- o direito de greve.
É admitida pelo Protocolo a formação de federação ou de confederações sindicais?
Sim. O protocolo estabelece que seja permitido aos sindicatos formar federações e confederações nacionais e associar-se às já existentes, bem como formar organizações sindicais internacionais e associar-se à de sua escolha, além de garantir o livre funcionamento de todos as entidades do sistema sindical.
A quais restrições estão sujeitos os direitos de filiação e de organização sindicais e de greve?
O exercício de tais direitos só pode estar sujeito às limitações e restrições previstas pela lei, que sejam próprias de uma sociedade democrática e necessárias para salvaguardar a ordem pública e proteger a saúde ou a moral pública e os direitos ou liberdades dos demais.
Os membros das forças armadas e da polícia, bem como de outros serviços públicos essenciais, estarão sujeitos às limitações e restrições impostas pela lei.
Quais são os direitos previdenciários reconhecidos àquele que esteja no exercício de atividade laborativa?
Quando se tratar de pessoas que estejam trabalhando, o direito à previdência social abrangerá, pelo menos:
- assistência médica;
- subsídio ou pensão em caso de acidente de trabalho ou de doença profissional e
quando se tratar da mulher,
- licença-maternidade remunerada, antes e depois do parto.
Qual a extensão do direito à saúde, conforme o Protocolo de San Salvador?
Toda pessoa tem direito à saúde, compreendendo-se como saúde o gozo do mais alto nível de bem-estar físico, mental e social.
Quais são as medidas indicadas pelo Protocolo para assegurar a efetividade do direito à saúde?
- Reconhecimento da saúde como bem público;
- Assistência primária a saúde, entendendo-se como tal à assistência médica essencial ao alcance de todas as pessoas e famílias da comunidade;
- Extensão dos benefícios dos serviços de saúde a todas as pessoas sujeitas à jurisdição do Estado;
- Total imunização contra as principais doenças infecciosas;
- Prevenção e tratamento das doenças endêmicas, profissionais e de outra natureza;
- Educação da população com referência à prevenção e ao tratamento dos problemas da saúde; e
- Satisfação das necessidades de saúde dos grupos de mais alto risco e que, por sua situação de pobreza, sejam mais vulneráveis.
Em quais termos é reconhecido o direito ao meio ambiente sadio pelo Protocolo?
Toda pessoa tem direito a viver em meio ambiente sadio e a dispor dos serviços públicos básicos.