CONVENÇÃO AMERICANA DE DIREITOS HUMANOS ("PACTO DE SAN JOSÉ") Flashcards

1
Q

Qual foi a teoria adotada pela Convenção Americana de Direitos Humanos quanto ao início da proteção do nascituro?

A

O Pacto de San José adotou a teoria concepcionista.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

É admitido o restabelecimento da pena de morte nos países que já a tenham abolido?

A

Não.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

É admissível a aplicação de pena de morte aos crimes políticos e aos crimes conexos a eles?

A

Não.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A quais indivíduos é vedada a aplicação de pena de morte pela Convenção Americana de Direitos Humanos?

A

Não deve ser imposta a pena de morte aos indivíduos que, na data do fato:
• Sejam menores de dezoito anos;
• Sejam maiores de setenta anos; e,
• Às grávidas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A pessoa condenada à pena de morte tem direito a solicitar anistia, indulto ou comutação da pena? A partir de que momento a pena de morte daquele que requereu algum daqueles institutos poderá ser executada?

A

Sim, a pessoa condenada à pena de morte tem direito a solicitar anistia, indulto ou comutação de pena.
A pena de morte não pode ser executada enquanto pendente a apreciação do pedido de qualquer daqueles direitos (anistia, indulto ou comutação de pena).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Embora a Convenção Americana de Direitos Humanos estabeleça ser vedado o constrangimento à realização de trabalhos forçados ou obrigatórios, a imposição de pena da mesma espécie por autoridade competente, nos países que a admitem, viola a Pacto de San José?

A

Não. O Pacto de San José não exime o condenado do cumprimento da pena de trabalhos forçados ou obrigatórios desde que sua aplicação decorra de decisão de tribunal ou juiz competente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quais atividades não são consideradas trabalhos forçados ou obrigatórios pela Convenção Americana de Direitos Humanos?

A
  • os trabalhos ou serviços normalmente exigidos de pessoa reclusa em cumprimento de sentença ou resolução formal expedida pela autoridade judiciária competente.
  • o serviço militar e, nos países onde se admite a isenção por motivos de consciência, o serviço nacional que a lei estabelecer em lugar daquele;
  • o serviço imposto em casos de perigo ou calamidade que ameace a existência ou o bem-estar da comunidade; e
  • o trabalho ou serviço que faça parte das obrigações cívicas normais.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

De que maneira devem ser executados “os trabalhos ou serviços normalmente exigidos de pessoa reclusa, em cumprimento de sentença ou resolução formal, expedida pela autoridade judiciária competente”?

A

Tais trabalhos ou serviços devem ser executados sob a vigilância e controle das autoridades públicas, e os indivíduos que os executarem não devem ser postos à disposição de particulares, companhias ou pessoas jurídicas de caráter privado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O Pacto de San José admite a prisão por dívidas? E quando se tratar de dívida de natureza alimentar?

A

Ninguém deve ser detido por dívida. Este princípio não limita os mandados de autoridade judiciária competente expedidos em virtude de inadimplemento de obrigação alimentar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Quais são as garantias mínimas do acusado no curso do processo de acordo com a Convenção Americana de Direitos Humanos?

A

Durante o processo, toda pessoa tem direito, em plena igualdade, às seguintes garantias mínimas:
• direito do acusado de ser assistido gratuitamente por tradutor ou intérprete, se não compreender ou não falar o idioma do juízo ou tribunal;
• comunicação prévia e pormenorizada ao acusado da acusação formulada;
• concessão ao acusado do tempo e dos meios adequados para a preparação de sua defesa;
• direito do acusado de defender-se pessoalmente ou de ser assistido por um defensor de sua escolha e de comunicar-se, livremente e em particular, com seu defensor;
• direito irrenunciável de ser assistido por um defensor proporcionado pelo Estado, remunerado ou não, segundo a legislação interna, se o acusado não se defender ele próprio nem nomear defensor dentro do prazo estabelecido pela lei;
• direito da defesa de inquirir as testemunhas presentes no tribunal e de obter o comparecimento, como testemunhas ou peritos, de outras pessoas que possam lançar luz sobre os fatos.
• direito de não ser obrigado a depor contra si mesma, nem a declarar-se culpada; e
• direito de recorrer da sentença para juiz ou tribunal superior.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A Convenção Americana de Direitos Humanos admite o pagamento de indenização por erro judiciário?

A

Sim.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

É admitida a expulsão de nacional de seu próprio Estado? É possível que seja privado de ingressar no território de que é nacional?

A

Ninguém pode ser expulso do território do Estado do qual for nacional, nem ser privado do direito de nele entrar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

De que forma é admitida a expulsão de estrangeiro que se ache legalmente no território de um dos Estados-parte da Convenção?

A

O estrangeiro que se ache legalmente no território de um Estado-Parte nesta Convenção só poderá dele ser expulso em cumprimento de decisão adotada de acordo com a lei.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

É lícita a expulsão coletiva de estrangeiros?

A

Não.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Em quais circunstâncias é possível a suspensão temporária das obrigações contraídas pelos Estados-partes na Convenção Americana de Direitos Humanos?

A

Em caso de guerra, de perigo público ou de outra emergência que ameace a independência ou segurança do Estado-Parte, é admitida a suspensão temporária das obrigações dos Estados-partes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Quais são os elementos condicionantes da suspensão temporária das obrigações contraídas pelos Estados-partes na Convenção Americana de Direitos Humanos?

A

As medidas adotadas não devem ser incompatíveis com as demais obrigações que impõe ao Estado-parte o Direito Internacional e não ensejem discriminação alguma fundada em motivos de raça, cor, sexo, idioma, religião ou origem social.

17
Q

Quais direitos reconhecidos pela Convenção Americana de Direitos Humanos não admitem suspensão?

A

• Direito ao reconhecimento da personalidade jurídica;
• Direito ao nome;
• Direito à vida;
• Direito à integridade pessoal;
• Proibição da escravidão e servidão;
• Princípio da legalidade e da retroatividade;
• Liberdade de consciência e de religião;
• Proteção da família;
• Direitos da criança;
• Direito à nacionalidade e
• Direitos políticos.
Nem das garantias indispensáveis para a proteção de tais direitos.

18
Q

Qual providência deverá ser adotada pelo Estado-parte que faça uso da suspensão temporária das obrigações contraídas em decorrência da Convenção?

A

Todo Estado-Parte que fizer uso do direito de suspensão deverá informar imediatamente os outros Estados-Partes da Convenção, por intermédio do Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos, das disposições cuja aplicação haja suspendido, dos motivos determinantes da suspensão e da data em que haja dado por terminada tal suspensão.

19
Q

Em quais sentidos interpretativos os dispositivos da Convenção não podem ser compreendidos?

A

Nenhuma disposição desta Convenção pode ser interpretada no sentido de:
• permitir a qualquer dos Estados-Partes, grupo ou pessoa, suprimir o gozo e exercício dos direitos e liberdades reconhecidos na Convenção ou limitá-los em maior medida do que a nela prevista;
• limitar o gozo e exercício de qualquer direito ou liberdade que possam ser reconhecidos de acordo com as leis de qualquer dos Estados-Partes ou de acordo com outra convenção em que seja parte um dos referidos Estados;
• excluir outros direitos e garantias que são inerentes ao ser humano ou que decorrem da forma democrática representativa de governo; e
• excluir ou limitar o efeito que possam produzir a Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem e outros atos internacionais da mesma natureza.

20
Q

Quais são os órgãos competentes para conhecer dos assuntos relacionados ao cumprimento das obrigações assumidas pelos Estados-partes?

A
  • a Comissão Interamericana de Direitos Humanos; e

* a Corte Interamericana de Direitos Humanos.

21
Q

O STF reconheceu não recepcionada pela Constituição a exigência de diploma para o exercício da atividade de jornalista. Foram extraídos fundamentos de opinião consultiva da Corte Interamericana de Direitos Humanos?

A

Sim. De acordo com o voto do Relator: “A Corte Interamericana de Direitos Humanos proferiu decisão no dia 13 de novembro de 1985, declarando que a obrigatoriedade do diploma universitário e da inscrição em ordem profissional para o exercício da profissão de jornalista viola o art. 13 da Convenção Americana de Direitos Humanos, que protege a liberdade de expressão em sentido amplo (caso ‘La colegiación obligatoria de periodistas’ – Opinião Consultiva OC-5/85, de 13 de novembro de 1985).”.

22
Q

Qual foi a interpretação dada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre a escusa calcada na cláusula federal, alegada pelo Estado brasileiro?

A

A CIDH adotou um interpretação restritiva, segunda a qual: “No caso brasileiro, não poderia o Brasil alegar não ter responsabilidade sobre um ato de um Estado-membro ou município da Federação brasileira. É o Estado como um todo que possui personalidade jurídica de Direito Internacional, não podendo, como é óbvio, alegar óbice de direito interno para se eximir de sua responsabilidade (Corte Interamericana de Direitos Humanos, Parecer Consultivo sobre o direito à informação sobre a assistência consular em relação às garantias do devido processo legal, Parecer Consultivo n. 16/99, de 1º-10-1999, Série A, n. 16).”.