PRISÃO, MEDIDAS CAUTELARES E LIBERDADE PROVISÓRIA Flashcards
Arts. 282 - 350
Julgue: “O fato de um indivíduo praticar um crime em legítima defesa não impede a sua prisão em flagrante delito”
Certo
Qual o tipo de prisão em flagrante no caso de o individuo estar cometendo a infração penal?
Prisão em flagrante próprio ou real
Qual o tipo de prisão em flagrante no caso do indivíduo ser encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração?
Prisão em flagrante presumido ou ficto
Qual o tipo de prisão em flagrante no caso do indivíduo acabar de cometer o crime?
Prisão em flagrante próprio ou real
Qual o tipo de prisão em flagrante no caso do sujeito ser perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração?
Prisão em flagrante impróprio, imperfeito, irreal, quase flagrante
Julgue: “Em regra, a lavratura do auto de prisão em flagrante é atribuição da autoridade policial da localidade onde foi realizada a prisão, independentemente do local onde tenha sido consumado o delito”
Certo. A competência é de ONDE PRENDEU e não de onde ocorreu o crime.
Julgue: “Se o réu, sendo perseguido, passar ao território de outro município ou comarca, o executor poderá efetuar-lhe a prisão no lugar onde o alcançar, apresentando-o imediatamente à autoridade onde se consumou o crime”
Errado, ele apresenta à autoridade local, ela vai lavrar o auto em flagrante e promover a remoção DO PRESO
Quando é cabível prisão preventiva?
- Garantia da ordem pública, da ordem econômica;
- Conveniência da instrução criminal;
- Assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria e de perigo gerado pelo estado de liberdade do imputado;
- Descumprimento de qualquer das obrigações impostas por força de outras medidas cautelares
- Crime doloso com pena superior a 4 anos
- Violência doméstica
- Duvidas sobre identidade
Julgue: “Caso entenda necessária a manutenção da garantia da ordem pública, o juiz poderá, de ofício ou a pedido das partes, decretar ou revogar a prisão preventiva”, certo ou errado?
errado,
não pode decretar de ofício, mas pode revogar.
Art. 316 O juiz poderá, de ofício ou a pedido das partes, revogar a prisão preventiva se, no correr da investigação ou do processo, verificar a falta de motivo para que ela subsista, bem como novamente decretá-la, se sobrevierem razões que a justifiquem.
Art. 311. Em qualquer fase da investigação policial ou do processo penal, caberá a prisão preventiva decretada pelo juiz, a requerimento do Ministério Público, do querelante ou do assistente, ou por representação da autoridade policial.
A prisão preventiva pode ser feita tanto no inquérito quanto no processo.
Julgue: “Diferentemente da decisão de decretação da prisão preventiva, a decisão que a revogue dispensa fundamentação”, certo ou errado?
errado,
Art. 315. A decisão que decretar, substituir ou denegar a prisão preventiva será sempre motivada.
Julgue: “A fiança, que será sempre definitiva, consistirá em depósito de dinheiro, pedras, objetos ou metais preciosos, títulos da dívida pública, federal, estadual ou municipal, ou em hipoteca inscrita em primeiro lugar.”, certo ou errado?
certo, art. 330
Julgue: “Ressalvados os casos de urgência ou de perigo de ineficácia da medida, o juiz, ao receber o pedido de medida cautelar, determinará a intimação da parte contrária, para se manifestar no prazo de 5 (cinco) dias. “, certo ou errado?
certo
Art. 282, § 3º Ressalvados os casos de urgência ou de perigo de ineficácia da medida, o juiz, ao receber o pedido de medida cautelar, determinará a intimação da parte contrária, para se manifestar no prazo de 5 (cinco) dias, acompanhada de cópia do requerimento e das peças necessárias, permanecendo os autos em juízo, e os casos de urgência ou de perigo deverão ser justificados e fundamentados em decisão que contenha elementos do caso concreto que justifiquem essa medida excepcional.
Em que casos cabe prisão preventiva? (4)
- Crimes dolosos com pena 4 > anos
- Condenado por outro crime doloso
- Violência doméstica
- Dúvida sobre identidade
Qual o tempo o juiz tem para decidir sobre a fiança?
48 HORAS
Em que casos cabe fiança?
de infração cuja pena privativa de liberdade máxima não seja superior a 4 (quatro) anos.
Em quanto a fiança pode ser aumentada e reduzida?
aumentada - 1000 vezes
reduzida - 2/3
Julgue: “A prisão provisória não poderá ser efetivada à noite.”, certo ou errado?
§ 2º A prisão poderá ser efetuada em qualquer dia e a qualquer hora, respeitadas as restrições relativas à inviolabilidade do domicílio.
(não é possível adentrar no domicílio pela noite com ordem judicial, porém inexiste fixação de dia e hora para prender alguém, quando há ordem judicial para tanto. Se a prisão é cautelar e indispensável, não é cabível determinar momentos especiais para a sua realização)
Julgue: “Alberto possui direito a prisão especial. Nessa situação, Alberto não pode ser transportado juntamente com preso comum.”, certo ou errado?
certo,
Art. 295, § 4º O preso especial não será transportado juntamente com o preso comum.
Julgue: “A situação caracteriza flagrante próprio e, em até vinte e quatro horas após a realização da prisão, deverá ser entregue a nota de culpa ao preso.”, certo ou errado?
certo,
§ 1º Em até 24 (vinte e quatro) horas após a realização da prisão, será encaminhado ao juiz competente o auto de prisão em flagrante e, caso o autuado não informe o nome de seu advogado, cópia integral para a Defensoria Pública.
§ 2º No mesmo prazo, será entregue ao preso, mediante recibo, a nota de culpa, assinada pela autoridade, com o motivo da prisão, o nome do condutor e os das testemunhas.
Julgue: “Por ocasião da realização da audiência de custódia relativa a determinada prisão em flagrante, o juiz verificou a legalidade da prisão e procedeu ao interrogatório do preso. Nessa situação, o juiz agiu corretamente, pois a audiência de custódia é o momento processual adequado para a realização do interrogatório do preso, visto que ela é realizada em data próxima à da ocorrência dos fatos.”, certo ou errado?
errado,
não devem ser admitidas perguntas que antecipem instrução própria de eventual processo de conhecimento. O juiz deve abster-se de formular perguntas com finalidade de produzir prova para a investigação ou ação penal
Julgue: “Ainda que não haja testemunhas da infração penal, poderá ser realizado o auto de prisão em flagrante, caso em que o auto deverá ser assinado por duas testemunhas da apresentação do preso à autoridade e pelo condutor do flagrante.”, certo ou errado?
certo,
Art. 304. § 2o A falta de testemunhas da infração não impedirá o auto de prisão em flagrante; mas, nesse caso, com o condutor, deverão assiná-lo pelo menos duas pessoas que hajam testemunhado a apresentação do preso à autoridade.
Julgue: “A entrada forçada em determinado domicílio é lícita, mesmo sem mandado judicial e ainda que durante a noite, caso esteja ocorrendo, dentro da casa, situação de flagrante delito nas modalidades próprio, impróprio ou ficto.”, certo ou errado?
certo,
XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;
Julgue: “Será incabível a prisão em flagrante do autor de crime processável mediante ação pública condicionada a representação, caso inexista autorização do ofendido ou de seu representante legal para a formalização do auto.”, certo ou errado?
certo, a representação para o início do inquérito penal nas ações penais privadas, e mesmo para a conversão da prisão em flagrante em preventiva, também se faz necessária a representação do ofendido para que a prisão em flagrante prossiga em seus ulteriores termos, com a devida lavratura do auto. Nestes casos, em teoria, caso não haja representação, a prisão em flagrante não passará da condução coercitiva à autoridade policial (delegado), não sendo lavrado o auto de prisão em flagrante, muito menos o preso recolhido ao cárcere.
Julgue: “Se João for preso em flagrante e o escrivão estiver impossibilitado de proceder à lavratura do auto de prisão, a autoridade policial poderá designar qualquer pessoa para fazê-lo, desde que esta preste o compromisso legal anteriormente.”, certo ou errado?
certo,
Art. 305. Na falta ou no impedimento do escrivão, QUALQUER pessoa designada pela autoridade lavrará o auto, depois de prestado o COMPROMISSO legal.