Prevenção e controle da dor Flashcards
É classificado como um inibidor da cicloxigenase, apesar de apresentar muito pouca atividade anti-inflamatória (é um fraco inibidor da COX-1 e da COX-2). Por esse motivo, é empregado apenas como analgésico em procedimentos odontológicos em que há expectativa ou presença de dor de intensidade leve a moderada, não interferindo na produção de edema.
A descrição refere-se
A) ao Ibuprofeno.
B) à Nimesulida.
C) à Dexametasona.
D) ao Etoricoxibe.
E) ao Paracetamol.
E
Os anti-inflamatórios não esteroidais do grupo de coxibes são inibidores seletivos para cox-2. Eles foram produzidos com a intenção de diminuir o efeito adverso mais comum dos AINES, que é a irritação da mucosa gástrica.
Devido ao seu uso prolongado surgiram sérios efeitos adversos cardiovasculares, que provocam um desequilíbrio em favor da vasoconstrição.
Esse desequilíbrio é devido à inibição da síntese do eicosanoide
A) prostaglandina (PGE5).
B) bradicinina.
C) tromboxano.
D) prostaciclina.
E) serotonina.
D
Controle farmacológico de dor e inflamação deve ser de domínio do endodontista. Em casos de pacientes com pulpites com relato de dor forte, há a indicação de, já no consultório, lançar mão de fármaco por via sublingual, como
A) dipirona.
B) cetorolaco.
C) nimesulida.
D) ibuprofeno.
E) paracetamol.
B
Um homem de 57 anos de idade apresenta história anterior de infarto do miocárdio há menos de seis meses e relata diversos episódios anteriores de úlceras gastroduodenais. Nesse caso, para controle de dor odontogênica de alta intensidade, a opção medicamentosa ideal é
A) dipirona + celecoxibe.
B) dipirona + diclofenaco.
C) diclofenaco + codeína.
D) paracetamol + codeína.
E) dipirona + ibuprofeno.
D
Um paciente de 72 anos de idade, sob contínuo uso de varfarina por causa de episódio de infarto do miocárdio, procurou atendimento odontológico para realização de extrações dentárias múltiplas.
Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
A prescrição de um anti-inflamatório não esteroidal para controle da dor pós-operatória é segura no caso clínico descrito.
C) Certo
E) Errado
E
Paciente do sexo feminino, 25 anos de idade, asmática, com história de alergia à penicilina, procurou Unidade Básica de Saúde para uma conusulta de emergência devido a dor acentuada no dente 38. O exame clínico evidenciou terceiro molar semi-incluso, com opérculo gengival edemaciado e eritematoso, associado à drenagem de secreção purulenta local, à trismo e à linfadenopatia cervical. Diante do quadro de pericoronarite, qual o melhor esquema farmacológico para o combate à infecção e controle da dor?
A) Clindamicina, dipirona monohidratada e bochechos com digluconato de clorexidian 0,12%.
B) Ampicilina, anti-inflamatório não esteroidal, dipirona monohidratada e bochechos com digluconato de clorexidian 0,12%.
C) Ampicilina, anti-inflamatório não esteroidal, dipirona monohidratada e bochechos com digluconato de clorexidian 0,12%.
D) Amoxicilina com clavulonato de potássio, anti-inflamatório não esteroidal, dipirona monohidratada e bochechos com digluconato de clorexidian 0,12%.
A
De acordo com os critérios de Beers (American Geriatrics Society), os anti-inflamatórios não esteroidais são considerados medicamentos potencialmente inapropriados para idosos, uma vez que aumentam o risco de hemorragia gastrointestinal e úlcera péptica em idosos, especialmente naqueles com idade superior a 75 anos ou que utilizam corticosteroides orais ou parenterais, anticoagulantes ou antiagregantes plaquetários.
C) Certo
E) Errado
C
Paciente do sexo masculino, 66 anos, hipertenso, fazendo uso de captopril e atenolol para o controle pressórico, foi submetido a procedimento odontológico de remoção do dente 36. O exame imaginológico evidenciou hipercementose das raízes, e durante o transcirúrgico foi necessária a realização de ostectomia e odontoseção. O profissional disponibilizou para o paciente dexametasona 4mg e paracetamol 500mg, por via oral, logo após a cirurgia. O referido caso descreve qual regime de analgesia, considerando-se as alternativas abaixo?
A) Preventiva.
B) Preemptiva.
C) Preventiva e multimodal.
D) Preemptiva e multimodal.
C
“Os analgésicos são empregados em inúmeras situações clínicas na odontologia. Não é incomum o atendimento de pacientes com quadros de dor espontânea de moderada a intensa. Nestes casos, os nociceptores já se encontram sensibilizados pela ação das prostaglandinas e de outros autacoides. Nos casos de dor instalada, ___________ e ___________ por deprimirem diretamente a atividade dos nociceptores, através do bloqueio da entrada de cálcio e da diminuição dos níveis de AMPc, são as melhores indicações terapêuticas.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
A) diclofenaco / dipirona
B) dipirona / paracetamol
C) paracetamol / ibuprofeno
D) corticosteroides / ibuprofeno
E) diclofenaco / corticosteroides
A
Os anti-inflamatórios esteroidais representam uma classe importante de medicamentos utilizados no controle de processos inflamatórios. Assinale a alternativa que representa uma contraindicação absoluta ao uso destas medicações.
A) Glaucoma de ângulo fechado.
B) Diabetes Mellitus.
C) Artrite reumatoide.
D) Osteoporose.
E) Hipotireoidismo subclínico.
A
De forma similar aos anti-inflamatórios não esteroides (AINES), os corticosteroides são indicados para prevenir a hiperalgesia e controlar o edema inflamatório, decorrentes de intervenções odontológicas eletivas. Ao se comparar os efeitos colaterais promovidos com os corticosteroides com aqueles provocados pelos AINES, analise as afirmativas a seguir.
I. Mesmo quando empregados em dose única pré-operatória, os corticosteroides produzem efeitos adversos significativos.
II. Os corticosteroides não interferem nos mecanismos de hemostasia, ao contrário dos AINES.
III. A redução da síntese de leucotrienos pelos corticosteroides previne as reações alérgicas. Os AINES promovem um aumento da síntese dos leucotrienos; dessa forma, podem induzir reação alérgica com maior frequência.
IV. Os corticosteroides são menos seguros para serem empregados em gestantes do que os AINES.
Está correto o que se afirma apenas em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) II e IV.
C
Paciente de 58 anos, gênero masculino, leucoderma, relata fazer uso crônico de varfarina. A fim de evitar o aumento do risco de hemorragia durante ou após um procedimento cirúrgico odontológico, o cirurgião-dentista deve evitar a prescrição de
A) Dipirona e eritromicina.
B) Paracetamol e AINEs.
C) Dipirona e dexametasona.
D) Betametasona e amoxicilina.
E) AINEs e dipirona.
B
O tratamento da dor é uma das maiores causas de procura ao tratamento odontológico. A utilização de analgésicos, anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) e corticosteroides deve ser feita com critério, sempre ponderando entre os riscos e benefícios, de acordo com a expectativa de dor dos procedimentos realizados e avaliando o perfil do paciente. São medicamentos que podem ter suas ações e efeitos alterados por interagirem com AINEs, EXCETO:
A) rivaroxabana.
B) heparina.
C) captopril.
D) benazepril.
E) meloxicam.
E
A Síndrome de Cushing pode ser causada pela administração prolongada de
A) antibiótico.
B) antidepressivo.
C) ansiolítico.
D) anti-inflamatório não esteroide (AINE).
E) córticoesteroides.
E
A Síndrome de Cushing pode ser causada pela administração prolongada de
A) antibiótico.
B) antidepressivo.
C) ansiolítico.
D) anti-inflamatório não esteroide (AINE).
E) córticoesteroides.
E
Assinale a opção que indica o único AINE (antiinflamatório não esteroidal) aprovado para uso em crianças pela FDA (Food and Drug Administration), corroborado também pela Anvisa.
A) Cetorolaco.
B) Diclofenaco de potássio.
C) Ibuprofeno.
D) Nimesulida.
E) Meloxican.
C
Os anti-inflamatórios não esteroides (AINES) compreendem um grupo de medicamentos muito utilizados na odontologia, particularmente na cirurgia bucomaxilo-facial. O mecanismo de ação de tais drogas decorre principalmente da inibição das enzimas ciclo-oxigenases (COxs) 1 e 2. Sobre os AINES, analise as afirmativas a seguir.
I. A ação analgésica e anti-inflamatória dos inibidores seletivos de COX-2 é superior àquela apresentada pelos inibidores não seletivos (que atuam na COX-1 e na COX-2).
II. A enzima COX-2 não possui ação fisiológica, somente ação inflamatória; portanto, com sua inibição, não há deflagração de efeitos colaterais indesejáveis.
III. Os inibidores seletivos de COX-2 (coxibes) reduzem a síntese de prostaciclinas (PGI2) das células endoteliais sem inibir a geração de tromboxano A2 (TXA2) em plaquetas, podendo aumentar o risco de trombose e, consequentemente, de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.
IV. O uso dos inibidores seletivos de COX-2 deve ser considerado para pacientes com risco aumentado de sangramento gastrointestinal, mas sem risco simultâneo de doenças cardiovasculares.
Está correto o que se afirma apenas em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e IV.
D) III e IV.
D
‘‘De forma similar aos AINES, os corticosteroides são indicados para prevenir a hiperalgesia e controlar o edema inflamatório, decorrentes de intervenções odontológicas eletivas, como a exodontia de inclusos, as cirurgias periodontais, a colocação de implantes múltiplos, as enxertias ósseas etc.’’
As opções a seguir apresentam contraindicações absolutas ao uso de corticosteroides, à exceção de uma. Assinale-a.
A) Pacientes portadores de doenças psicóticas.
B) Pacientes com supressão do eixo hipotálamo-hipófiseadrenal.
C) Pacientes com tuberculose ativa.
D) Pacientes portadores de herpes simples ocular.
E) Pacientes portadores de doenças fúngicas sistêmicas.
B
Os anti-inflamatórios são largamente utilizados na prática da Cirurgia Buco-Maxilo- Facial na modulação de processos inflamatórios, controle da dor e febre. Sobre esses medicamentos é correto afirmar que:
A) os AINES atuam inibindo a Quimiotaxia.
B) corticosteroides são capazes de inibir a cascata inflamatória desde o início, devido ao potencial em deprimir os nociceptores.
C) a Fosfolipase A2 é diretamente inibida pelo Celecoxib.
D) os AINES têm potencial interferência na agregação plaquetária.
E) a Dipirona é um ótimo analgésico devido sua forte ação antinflamatória.
D
De acordo com Andrade (2014), os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) podem ser classificados com base na seletividade sobre a cicloxigenase-2 (COX-2). Sendo assim, assinale a opção que apresenta o fármaco considerado inibidor seletivo para a COX-2.
A) Ibuprofeno.
B) Cetroprofeno.
C) Piroxicam.
D) Diclofenaco.
E) Nimesulida.
E