ASA e sinais vitais Flashcards
Os pacientes com problemas sistêmicos, algumas vezes, requerem modificações nos cuidados transoperatórios quando uma cirurgia oral é planejada. De acordo com a classificação do estado físico proposto pela Sociedade Americana de Anestesiologistas (ASA), uma paciente ASA III apresenta doença sistêmica:
a) grave, que é ameaçadora à vida.
b) grave, que não seja incapacitante.
c) crônica com história de agudizações.
d) leve ou fator de risco de saúde significativo.
B
A classificação ASA IV referente ao estado físico de um paciente de acordo com a Sociedade Americana de Anestesiologistas, significa paciente:
a) saudável.
b) com doença sistêmica leve ou fator de risco de saúde significativo.
c) com doença sistêmica grave que não seja incapacitante.
d) com doença sistêmica grave que é ameaçadora à vida.
D
Sobre a classificação da American Society of Anesthesiologists (ASA), criada para se estimar o risco médico do paciente que se submeterá ao procedimento cirúrgico sob anestesia tanto geral, quanto local, assinale a alternativa correta:
a) IMC de 40 ou mais está relacionado a paciente ASA 3 ou 4, dependendo da presença de comorbidades e sua severidade.
b) Pacientes classificados como ASA 1 apresentam alto risco de estresse associado ao tratamento.
c) No tratamento do paciente adulto ASA 3, é aceitável PA sistólica de 140 e 159 mmHg e diastólica de 90 a 94 mmHg.
d) Na classificação ASA 3, o paciente se apresenta com diabetes (tipo 2) bem controlado.
e) Pacientes que sofreram infarto do miocárdio nos últimos 6 meses são classificados como ASA 3.
A
As opções a seguir, apresentam as definições da classificação de risco de um paciente, no que se refere a seu estado físico para atendimento médico ou odontológico, determinada pela American Society of Anesthesiologists (Classificação ASA), à exceção de uma. Assinale-a:
a) ASA VI: paciente com morte cerebral declarada para transplante de órgãos.
b) ASA I: paciente portador de doença sistêmica moderada, apresenta mínimo risco de complicações durante o tratamento, como HAS controlada e DM controlada.
c) ASA II: paciente portador de doença sistêmica moderada, apresenta mínimo risco de complicações durante o tratamento, como maiores de 65 anos e tabagistas sem DPOC.
d) ASA III: paciente portador de doença sistêmica severa, a qual limita suas atividades e representa risco de complicações durante o tratamento como pacientes portadores de obesidade mórbida e hemofílicos ou DPOC.
e) ASA V: paciente em estado terminal, expectativa de vida não é maior que 24h, como em doenças renais crônicas ou câncer em fase terminal.
B
Os pacientes classificados como ASA IV são aqueles com história de episódios frequentes de angina do peito, apresentando sintomas após exercícios leves:
a) Certo
b) Errado
B
A classificação ASA VII seria para o paciente com morte encefálica declarada, cujos órgãos serão removidos com o propósito de doação.
a) Certo
b) Errado
B
A classificação ASA V seria o paciente em fase terminal, como pacientes com doença renal, hepática ou infecciosa em estágio final, ou pacientes com câncer terminal.
a) Certo
b) Errado
A
São exemplos de pacientes classificados como ASA III os com hemofilia, os sob quimioterapia, aquelas no último trimestre de gestação ou os com insuficiência cardíaca congestiva e com inchaço nos tornozelos.
a) Certo
b) Errado
A
ASA I seria para o paciente portador de doença sistêmica moderada ou de menor tolerância que ASA 0.
a) Certo
b) Errado
B
O sistema de classificação do paciente de risco perioperatório da Sociedade Americana de Anestesiologia (ASA) serve para ajudar a identificar fatores de risco que podem modificar os planos de tratamento e deve ser sempre usada, mesmo para procedimentos sob anestesia local. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta:
a) ASA IV – paciente com doenças sistêmicas moderadas
b) ASA VI – paciente moribundo que não se espera que sobreviva sem cirurgia
c) ASA III – paciente com doenças sistêmicas severas
d) ASA I – paciente com morte encefálica e possível doador de órgãos
C
Paciente do sexo feminino, 29 anos de idade, comparece ao consultório odontológico necessitando de exodontia do dente 38 devido à pericoronarite. Na anamnese, relata estar na 31ª semana gestacional e apresenta sinais vitais sem alterações. Considerando as informações apresentadas, qual é a classificação da paciente em função do estado físico?
a) ASA I.
b) ASA II.
c) ASA III.
d) ASA IV.
e) ASA V.
C
O profissional deve avisar ao paciente o momento em que irá avaliará sua frequência respiratória.
a) Certo
b) Errado
B
Uma criança de 8 anos de idade, acompanhada pela mãe, apresenta lesão cariosa no dente 36 e comprometimento pulpar e relata dor local. Além disso, suas condições gerais são: temperatura de 36º C, frequência cardíaca de 125 batimentos por minuto, 97% de saturação de oxigênio periférica, frequência respiratória de 20 incursões por minuto.
A consulta inicial é de suma importância para o adequado tratamento dos pacientes. Nela são identificados diversos fatores que podem alterar o curso normal do atendimento. Considerando-se o caso clínico abaixo, julgue os itens a seguir.
A frequência cardíaca da criança pode ser considerada dentro da normalidade.
a) Certo
b) Errado
B
Na inspeção local, as cadeias ganglionares deverão ser avaliadas por percussão.
a) Certo
b) Errado
B
O cirurgião-dentista utilizará seus próprios sentidos para a exploração dos sinais presentes. As principais manobras são inspeção, palpação, percussão, auscultação e, eventualmente, olfação e gustação.
a) Certo
b) Errado
B