Farmacologia dos anestésicos locais Flashcards
Os anestésicos locais são classificados como aminoésteres ou aminoamidas, de acordo com suas ligações químicas. A natureza da ligação é importante para definir várias propriedades do anestésico local, inclusive a modalidade básica de biotransformação. Quando a biotransformação ocorre de forma mais lenta, acarreta níveis sanguíneos elevados do anestésico e aumento potencial na toxicidade.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) de acordo com os anestésicos locais utilizados em odontologia.
( ) Pacientes com fluxo sanguíneo hepático abaixo do habitual ou função hepática deficiente são incapazes de efetuar a biotransformação dos anestésicos locais do tipo amida em velocidade normal.
( ) Os anestésicos locais do tipo éster são hidrolisados no plasma sanguíneo.
( ) A prilocaína é o único anestésico do tipo amida a possuir um anel tiofeno como radical lipofílico.
( ) Os pacientes com insuficiência renal significativa podem ser incapazes de eliminar do sangue o anestésico local original ou seus principais metabólitos, resultando em um aumento dos níveis sanguíneos desse composto.
( ) O cloridrato de articaína é o único anestésico local do tipo amida amplamente utilizado que também contém um grupamento éster.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a) V * F * V * V * F
b) F * F * V * F * V
c) V * V * F * V * V
d) F * V * V * F * F
C
Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
Clinicamente os anestésicos locais classificam-se em de curta ação, tendo como exemplo a ________; de ação intermediária, tendo como exemplo a ________; de longa ação, tendo como exemplo a ________.
a) procaína | lidocaína | bupivacaína
b) cloroprocaína | mepivacaína | procaína
c) tetracaína | bupivacaína | procaína
d) procaína | bupivacaína | cloroprocaína
C
Por sua estrutura química, os anestésicos locais utilizados na odontologia classificam-se em tipo éster e tipo amida. Como exemplo de éster, tem-se: cocaína, procaína, tetracaína, benzocaína e cloroprocaína. Como exemplo de amida, tem-se: lidocaína, priolocaína, dibucaína, mepivacaína, ropivacaína e bupivacaína. Sendo assim, a principal diferença estrutural entre anestésicos tipo amida e tipo éster é o(a):
a) Tamanho da cadeia.
b) Peso da cadeia.
c) Ligação existente entre a cadeia lateral e o anel saturado.
d) Número de componentes da cadeia.
C
Considerando a anestesiologia em odontologia, é CORRETO afirmar sobre a lidocaína que
a) a sobredosagem pode se relacionar com a convulsão e o coma.
b) quando aplicada em tecidos moles, a sua ação anestésica é de 8 horas.
c) ela é metabolizada pelo fígado com meia-vida plasmática de 3,5h.
d) quando utilizada a 2% sem vaso constritor, a duração da anestesia pulpar é de 4horas.
e) ela é metabolizada e eliminada pelos rins com meia-vida plasmática de 3,5h.
A
Os sinais e sintomas da superdosagem de anestésico local surgem quando o nível sanguíneo de anestésico no órgão supera a tolerância individual. Neste contexto, é correto afirmar:
a) Os sinais de superdosagem no sistema nervoso central incluem: agitação, loquacidade, irritabilidade, convulsões, seguidas de uma depressão generalizada.
b) No sistema cardiovascular, a superdosagem de anestésico local induz a uma excitação miocárdica.
c) A prevenção da superdosagem pode ser feita com administração da dose máxima recomendada pelo fabricante.
d) O tratamento dos quatro quadrantes em uma única consulta não aumenta o risco de superdosagem.
e) O uso de tubetes inteiros de anestésicos locais sem vasoconstritor não aumenta o risco de superdosagem em crianças.
A
Os anestésicos locais possuem uma farmacologia complexa, então a compreensão dos seus aspectos farmacológicos é importante para a seleção da droga a ser utilizada conforme procedimentos e técnicas. As propriedades físico-químicas de cada anestésico local determinam a ação, potencialidade e duração da anestesia. Sendo assim, concentração plasmática de um anestésico local é inversamente proporcional
a) ao aumento da microbiota no local da infiltração.
b) ao volume de anestésico utilizado, por infiltração.
c) à idade do paciente.
d) à ação vasodilatadora do sal anestésico.
e) à ligação proteica.
E
“A detoxificação dos anestésicos locais é importante, pois a toxicidade geral da substância depende do equilíbrio entre a velocidade de absorção pela corrente sanguínea no local de injeção e a velocidade em que ela é removida do sangue por meio dos processos de absorção tecidual e de metabolismo.”
De acordo com esta afirmativa, qual alteração abaixo interfere na biotransformação dos anestésicos do tipo amida?
a) Cirrose hepática.
b) Diabetes Mellitus.
c) Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC.
d) Hipertensão arterial sistêmica.
e) Insuficiência renal crônica.
A
Os anestésicos locais são um meio seguro e eficaz de controlar a dor durante uma cirurgia dento alveolar, desde que bem utilizados. No entanto, sinais de toxicidade podem surgir se administrados de maneira errada (quantidade ou técnica incorreta). Assinale a alternativa incorreta sobre o uso dos anestésicos locais.
a) Administrar a dose necessária gradualmente, evitando injeção intramuscular, usar vasoconstrictores para retardar a entrada do anestésico nos vasos sanguíneos
b) A dose deve ser a menor quantidade de anestésico local necessária para produzir a intensidade e a duração do controle da dor, o suficiente para concluir o que foi planejado para o momento da cirurgia
c) Observar a idade do paciente, função hepática, massa corporal e também o histórico de reações deve ser considerado na hora da escolha do anestésico local
d) Anestésicos com propriedades vasodilatadoras, devem ser utilizados como primeira escolha por apresentarem menor toxicidade
D
Os anestésicos locais são os fármacos mais comumente empregados na clínica odontológica, constituindo o método mais eficaz para o controle da dor operatória. Estes são definidos como drogas que suprimem a condução do estímulo nervoso de forma reversível, promovendo a insensibilidade de uma região circunscrita do corpo. Sobre eles, marque a opção CORRETA:
a) Os anestésicos do tipo éster dependem da biotrasnformação no fígado. Já nos anestésicos do tipo amida, a biotransformação inicia-se no plasma.
b) Os anestésicos locais não são usados isoladamente e sim sob a forma de soluções, que podem conter o sal anestésico propriamente dito, uma substância vasoconstritora, um veículo (geralmente água bidestilada) e um antioxidante.
c) A Bupivacaína é um anestésico de curta duração disponível para uso odontológico.
d) A benzocaína é um anestésico do grupo amida.
e) Os anestésicos do tipo amida apresentam maior potencial de induzir alergia, em razão do metabólito comum aos componentes deste grupo, o ácido para-aminobenzoico.
B
Analise as assertivas abaixo relacionadas aos anestésicos de uso local:
I. A excreção da lidocaína é realizada nos rins.
II. Os vasoconstritores fazem com que o anestésico seja absorvido rapidamente, reduzindo o seu efeito.
III. O vasoconstritor mais utilizado nos anestésicos locais é a epinefrina.
IV. A articaína é metabolizada no plasma sanguíneo e no fígado.
Quais estão corretas?
a) Apenas I e II.
b) Apenas I e III.
c) Apenas II e IV.
d) Apenas I, III e IV.
e) I, II, III e IV.
D
A lipossolubilidade é um dos fatores que afeta a ação dos anestésicos locais e influencia o(a):
a) Potência
b) Início da ação
c) Duração do efeito
d) Velocidade de absorção
A
São causas de superdosagem de anestésicos locais, EXCETO
a) Biotransformação e eliminação da droga muito lentamente.
b) Absorção sistêmica lenta.
c) Administração de doses grandes
d) Injeção intravascular.
B
Sobre as características gerais dos anestésicos locais, os que apresentam potência anestésica similar à lidocaína são:
a) Bupivacaína e prilocaína
b) Articaína e prilocaína
c) Mepivacaína e prilocaína
d) Mepivacaína e bupivacaína
e) Bupivacaína e articaína
C
Os anestésicos locais, quando injetados nos tecidos moles, exercem uma ação farmacológica sobre os vasos sanguíneos da área. Depois de absorvidos pela corrente sanguínea são distribuídos para todos os tecidos do corpo. Sua concentração, em certos órgãos-alvo, tem impacto significativo sobre sua toxicidade.
Podemos afirmar que
a) alguns anestésicos locais não são capazes de atravessar a placenta e entrar no sistema circulatório do feto em desenvolvimento.
b) a concentração plasmática de um anestésico local, em certos órgãos-alvo, não demonstra impacto significativo sobre a toxicidade potencial da substância anestésica utilizada.
c) o nível sanguíneo do anestésico local é influenciado pela velocidade de absorção para o sistema cardiovascular, velocidade de distribuição do compartimento vascular para os tecidos e eliminação da substância por via metabólica.
d) a velocidade de metabolismo do anestésico local, descrita como meia-vida de eliminação, é o tempo metabólico necessário para uma redução de 50% do nível sanguíneo, sendo três “meias-vidas” o equivalente a 75% de redução da substância.
C
De acordo com Malamed (2013), os anestésicos locais têm ação direta no miocárdio e na musculatura periférica. Entretanto, em geral, o Sistema Cardiovascular parece ser mais resistente aos efeitos de substâncias anestésicas locais do que o Sistema Nervoso Central (SNC). São considerados efeitos cardiovasculares e no SNC de níveis sanguíneos elevados de anestésicos locais, em casos de superdosagem mínima e moderada, EXCETO:
a) catalepsia
b) disartria
c) nistagmo
d) logorreia
e) sudorese
A