Cicatrização de lesões Flashcards

1
Q

Uma ferida é um rompimento na estrutura anatômica normal e na função do tecido, acompanhada por danos celulares. A sua cicatrização consiste em uma série intrinsicamente coordenada de processos que envolvem respostas celulares e subcelulares. Em condições saudáveis, a cicatrização das feridas ocorre em três fases distintas, mas que se sobrepõem, na seguinte ordem:

a) Proliferação / inflamação / maturação
b) Vasodilatação / inflamação / hemostasia
c) Inflamação / proliferação / maturação
d) Quimiotaxia / fagocitose / aderência

A

C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Após o surgimento de uma lesão tecidual, inicia-se uma sequência orquestrada de eventos para que haja o restabelecimento da arquitetura tecidual. Sobre o processo de cicatrização de feridas, é correto afirmar:

a) A etapa inflamatória inicia 3 dias após o surgimento da lesão, sendo responsável pelo saneamento do local para posterior neoformação tecidual.
b) Na etapa fibroblástica, ocorre uma deposição de colágeno aquém do necessário para a cicatrização da ferida, havendo complementação na formação do colágeno durante a fase de remodelação.
c) Na fase de remodelação, ocorre deposição de fibras colágenas de maneira desorganizada, havendo uma redução expressiva na resistência da ferida.
d) A reparação tecidual que ocorre após exodontia é denominada de secundária, desde que seja realizada a sutura do alvéolo.
e) A reparação tecidual terciária ocorre quando há utilização de enxertos teciduais para recobrir grandes feridas.

A

E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

É correto afirmar em relação aos estágios de reparação das feridas:

a) Ocorrem na seguinte sequência: Fibroblástico, Inflamatório e Remodelador.
b) O Inflamatório apresenta apenas a fase vascular.
c) O Fibroblástico é responsável pela deposição organizada de colágeno.
d) O Remodelador devolve a resistência e a elasticidade originais do tecido.
e) A contração da ferida é um processo que ocorre na fase final do Fibroblástico e inicial do Remodelador.

A

E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A cicatrização das feridas é dada em três estágios básicos: inflamatório, fibroblástico e remodelação.
Sobre esses estágios, é correto afirmar que

a) no estágio inflamatório, as células endoteliais proliferam, resultando em rica vascularização e infiltração de macrófagos. Esse conjunto forma o tecido de granulação.
b) o estágio inflamatório é, algumas vezes, denominado de fase de intervalo, uma vez que esse é o período no qual nenhum ganho significativo de resistência ocorre na ferida.
b) a resistência da ferida aumenta rapidamente durante o estágio fibroblástico, que normalmente dura de 1 a 2 semanas.
c) na fase de remodelação, ocorre a liberação de mediadores químicos e a ativação do sistema de coagulação sanguínea.
d) na fase fibroblástica, há presença de intenso exsudato inflamatório.

A

B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Há muitos fatores que podem interferir na cicatrização da ferida cirúrgica. Qual das afirmativas a seguir apresenta a relação correta da causa e o efeito na cicatrização da ferida cirúrgica?

a) A maior incidência de infecção de feridas associadas ao diabetes está mais relacionada à hiperglicemia e não ao fato de o paciente ter diabetes.
b) A terapia com oxigenação hiperbárica estimula o metabolismo celular anaeróbio, aumento do lactato tecidual e diminuição do pH.
c) A deficiência nutricional de aminoácidos com diminuição da albumina a menos de 2 g/dL acelera a fase inflamatória e retarda a fase de remodelação da ferida cirúrgica.
d) Existe uma grande diferença da cicatrização em função da idade em indivíduos sem comprometimento sistêmico.
e) A radiação apresenta danos ao colágeno e reduz sua capacidade para regeneração e reparo. A resposta celular e molecular à radiação ocorre após meses do tratamento e é dose dependente.

A

A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O reparo tecidual do alvéolo dentário é caracterizado por uma cadeia de reações bioquímicas e teciduais, que culminam na reparação completa da ferida alveolar. Entre o primeiro e o quarto dia após a exodontia, ocorre

a) a redução no número de células e vasos sanguíneos.
b) a deposição de um tecido rico em fibras colágenas maduras.
c) a deposição de tecido osteoide na cavidade alveolar.
d) a substituição do coágulo sanguíneo por tecido de granulação.
e) a reabsorção parcial da lâmina dura e remodelação da crista alveolar.

A

D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Sobre a cicatrização de alvéolos pós-extração, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Os alvéolos cicatrizam-se por intenções secundárias, e muitos meses devem se passar até que um alvéolo chegue ao grau em que se torna difícil distingui-lo do osso circundante visto radiograficamente.
b) A fase inflamatória ocorre durante a primeira semana da cura. Os glóbulos brancos entram no alvéolo para remover bactérias contaminantes da área e começam a quebrar todos os detritos, tais como fragmentos de ossos que são deixados nos alvéolos. A fibroplasia também começa durante a primeira semana, com o crescimento interno de fibroblastos e vasos capilares.
c) A segunda semana é marcada pela grande quantidade de tecido de granulação que preenche o alvéolo. A deposição de osteoide começou ao longo do osso alveolar que reveste o alvéolo. Em alvéolos menores, o epitélio pode tornar-se totalmente intacto a essa altura.
d) O osso cortical continua a ser reabsorvido da crista e das paredes do alvéolo, e um novo osso trabecular é fixado através dos alvéolos na terceira e quarta semana.
e) Somente um ano após a extração é que o osso cortical reveste o alvéolo, em geral, totalmente reabsorvido; isto é reconhecido radiograficamente por uma perda distinta de lâminas duras.

A

E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Apresenta fibras colágenas organizadas em lamelas, que ficam paralelas umas às outras. Os osteócitos se dispõem no interior ou na superfície de cada lamela. Esse tipo de tecido é composto por um conjunto de camadas de lamelas circulares, concêntricas e com diferentes diâmetros, chamadas de sistemas de Havers ou sistema harvesiano. É encontrado nos adultos e também é chamado de lamelar ou maduro.

a) Tônus.
b) Tecido ósseo secundário.
c) Trígono.
d) Tecido tegumentar.

A

B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O osso é um tecido biologicamente privilegiado, pois sua cicatrização ocorre mais por regeneração que por reparo. Nesse sentido, o osso fraturado é capaz de se recompor por si só de maneira espontânea pela formação e pela diferenciação tecidual sequencial, um processo também conhecido como cicatrização indireta.

a) Certo.
b) Errado.

A

A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A agressão às terminações nervosas da região orofacial pode variar desde a simples contusão até a ruptura completa do nervo. A neuropraxia representa a mais grave forma de lesão do nervo e é o completo rompimento do tronco nervoso. A reconstituição espontânea para esse tipo de lesão é rara.

a) Certo.
b) Errado.

A

B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Regeneração e reparo são processos biologicamente distintos. Enquanto na regeneração a restituição acontece por meio de tecido sem distinção estrutural e funcional do tecido de origem, o reparo se dá inicialmente por meio da formação de tecido fibrótico.

a) Certo.
b) Errado.

A

A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

No processo chamado cicatrização direta, os segmentos ósseos deslocados são manipulados por meio de cirurgia para um alinhamento aceitável e estabilizados de modo rígido pelo uso de dispositivos de fixação interna. Na ausência de qualquer microinstabilidade na área da fratura, haverá a cicatrização direta sem nenhuma formação de calo ósseo.

a) Certo.
b) Errado.

A

A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

A cicatrização em um alvéolo dental é um exemplo especial de cicatrização por primeira intenção, uma vez que o epitélio na periferia da lesão desenvolve-se sobre a superfície do coágulo de organização.

a) Certo.
b) Errado.

A

B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

A fase do reparo nas feridas de tecido mole em que há remodelamento do colágeno, decréscimo na vascularização e formação de tecido cicatricial é denominada

a) Inflamação.
b) Proliferação.
c) Maturação.
d) Primária.

A

C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

De acordo com Miloro (2016), sobre o processo especializado de cicatrização de nervos, é correto afirmar que:

a) se houver uma ruptura física de um ou mais axônios com injúria do tecido estromal, a injúria é descrita como Axonotmesis.
b) a natureza e extensão do déficit sensorial ou motor resultante não estão relacionados ao número e tipo dos axônios lesados.
c) nos casos de Neuropraxia, o restabelecimento do déficit funcional não ocorre de forma espontânea.
d) nos casos de Neuropraxia, a continuidade da bainha epineural não é mantida.
e) Neuropraxia representa a forma mais suave de lesão do nervo e é uma interrupção passageira da condução nervosa, sem perda da continuidade axonial.

A

E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Em cirurgias orais, a adoção dos princípios cirúrgicos favorece a cicatrização ideal da ferida, restabelece a continuidade do tecido, diminui o tamanho da cicatriz, entre outros. Considerando que nenhuma ferida cicatriza sem a formação de uma cicatriz, o objetivo é produzir uma cicatriz que tenha a aparência mais discreta possível e que minimize a perda de função. Em relação aos fatores prejudiciais da cicatrização de feridas em indivíduos saudáveis, NÃO é correto afirmar que:

a) um suprimento sanguíneo aumentado, aumenta a chegada de anticorpos e leucócitos, podendo provocar a formação de tecido necrótico adicional, aumentando as chances de infecção na ferida.
b) o tecido necrótico atua como barreira para as células reparadoras, além de geralmente, incluir o sangue acumulado na ferida, que pode servir como fonte de nutrientes para as bactérias e funcionar como um nicho protetor para elas.
c) a isquemia da ferida diminui a chegada de oxigênio e nutrientes necessários para uma boa cicatrização, podendo ser causada por retalhos mal planejados, suturas incorretamente localizadas, pressão externa ou interna excessiva sobre a ferida, anemia, entre outros.
d) a remoção precoce de uma sutura durante o processo de cicatrização, poderá permitir que a ferida ao ser submetida a uma tensão, reabra e assim ocorra uma formação excessiva de cicatriz e contração da ferida.
e) a manutenção de uma sutura por longo período a fim de controlar a tensão da ferida, poderá reabrir durante o estágio de remodelação da cicatrização e o trajeto das suturas será epitelizado deixando marcas permanentes.

A

A

17
Q

A epitelização é uma fase do processo de reparação tecidual que ocorre após remoção da camada epitelial.

É incorreto afirmar sobre a epitelização que a/o

a) epitelização não causa efeito danoso ao organismo.
b) processo de reparo ocorre através de um fenômeno denominado “inibição por contato”.
c) parada do crescimento epitelial ocorre quando todas as bordas epiteliais entram em contato.
d) processo de reepitelização, algumas vezes, é utilizado de modo terapêutico em cirurgias, como por exemplo, nas cirurgias pré-protéticas.

A

A

18
Q

Com relação ao processo de cicatrização de uma lesão verifica-se que, em determinado momento, ocorre o desenvolvimento de tecido de granulação. Baseado nesta afirmação, assinale a alternativa CORRETA que corresponda a qual da fase deste processo este fenômeno acontece:

a) Intersticial.
b) Ciclica.
c) Inflamatória.
d) Reparadora.
e) Proliferativa.

A

E

19
Q

“A cicatrização de feridas cirúrgicas segue uma rigorosa e organizada sequência de respostas bioquímicas e celulares direcionadas a restaurar a integridade do tecido e a sua capacidade funcional” (MILORO, 2008, p. 4).

Sobre as feridas cirúrgicas e sua cicatrização, é correto afirmar que

a) pouca fibrina pode ser observada na fase inflamatória da cicatrização.
b) a imobilização é prescindível para uma correta cicatrização de fratura óssea.
c) existem três fases fisiológicas da cicatrização: inflamatória, infecciosa e de remodelação.
d) corpo estranho, isquemia e tecido necrótico são fatores prejudiciais à cicatrização das feridas.
e) axonotmese é o tipo mais grave de lesão a um nervo, implicando em uma perda completa de continuidade do nervo.

A

D

20
Q

No tocante aos princípios de cirurgia e reparação de feridas diante de procedimentos cirúrgicos bucomaxilofaciais, analise as assertivas abaixo e totalize o somatório de pontos da(s) INCORRETA(S).

  • As principais exigências básicas para atender os princípios de cirurgia são a visibilidade adequada do campo operatório e auxílio adequado. Uma visibilidade adequada caracteriza-se por acesso adequado, iluminação adequada, campo cirúrgico livre de sangue e síntese adequada. (8 pontos)
  • O espaço morto em uma ferida geralmente é preenchido por sangue, o que cria um hematoma com risco de infecção. O uso de dreno (s) é uma forma de evitar espaço morto. Suturas isoladas superficiais diminuem o risco de espaço morto. (12 pontos)
  • Os estágios de cicatrização da ferida são: inflamatório, fibroblástico e de remodelação. O estágio fibroblástico compreende duas fases: a vascular e a celular. Dessa maneira, ocorre uma correta reparação. (16 pontos)
    a) 36
    b) 20
    c) 28
    d) 08
    e) 12
A

A

21
Q

Com relação aos tipos de processos de cicatrização, NÃO é correto afirmar que,

a) primariamente, a resposta de cicatrização depende do tipo de tecido envolvido e da natureza do tecido lesado.
b) no tipo reparo, o tecido de substituição é grosseiro e com menor quantidade de células que o tecido original.
c) no tipo regeneração, o tecido de substituição não tem distinção estrutural e funcional do tecido original.
d) com exceção dos tecidos nervoso e cardíaco, a ruptura dos tecidos resulta em reparo ao invés de regeneração.
e) na cicatrização por segunda intenção, ocorre o preenchimento do defeito tecidual com tecidos de granulação e conjuntivo.

A

D

22
Q

A cicatrização é o processo pelo qual o organismo tende a reparar uma lesão ou perda de tecido. A esse respeito, numere as características apresentadas na coluna da direita de acordo com os tipos de cicatrização na da esquerda.

1- Cicatrização por primeira intenção
2- Cicatrização por segunda intenção
() Mais rápida
(
) Maior quantidade de reepitelização
() Mais lenta
(
) Bordas coaptadas
(_) Menor risco de infecção

Assinale a sequência correta.
a) 2, 1, 2, 2, 1
b) 2, 1, 1, 1, 2
c) 1, 2, 2, 2, 1
d) 1, 2, 2, 1, 1

A

D

23
Q

Considerando-se o processo de reparo alveolar pós-exodontia (PE) sem distúrbios, o recobrimento total do alvéolo por epitélio oral e a reabsorção completa da lâmina dura são esperados, respectivamente:

a) Entre 11 e 23 dias PE; entre 2 e 4 semanas PE.
b) Entre 11 e 23 dias PE; entre 4 e 6 meses PE.
c) Entre 5 e 7 dias PE; entre 4 e 6 semanas PE.
d) Entre 5 e 7 dias PE; entre 2 e 4 semanas PE.
e) Entre 5 e 7 dias PE; entre 4 e 6 meses PE.

A

A

24
Q

A cicatrização das feridas é uma sequência organizada de respostas bioquímicas e celulares com objetivo de recuperar a integridade e a função dos tecidos após a injúria. De acordo com Shetty e Bertolami (in Miloro et al., 2008), é correto afirmar que:

a) a regeneração ocorrerá quando a integridade tecidual for restabelecida primariamente por meio da formação de tecido de cicatrização fibroso.
b) o reparo ocorre quando a restituição acontece por meio de tecido sem distinção estrutural e funcional do tecido de origem.
c) com exceção apenas do fígado, a ruptura do tecido sempre resulta em reparo, em vez de regeneração.
d) a cicatrização fibrosa é considerada excelente quando se considera uma cicatrização óssea.
e) a cicatrização por terceira intenção corresponde a um procedimento dividido que combina a cicatrização secundária com fechamento primário tardio.

A

E

25
Q

A cicatrização de feridas consiste em perfeita e coordenada cascata de eventos que culminam com a reconstituição tecidual. O processo cicatricial é comum a todas as feridas, independe do agente que a causou. Porém, alguns fatores podem prejudicar essa cicatrização.

Qual fator NÃO prejudica a cicatrização se estiver presente na ferida cirúrgica?

a) Presença de bactérias.
b) Presença de anticorpos.
c) Presença de tensão na ferida.
d) Presença de corpo estranho não bacteriano.

A

B

26
Q

Após a extração de um dente, um coágulo sanguíneo é formado no sítio da extração, com a eventual estruturação do coágulo por tecido de granulação, substituição gradual por um osso fibrilar grosseiro e, finalmente, a substituição por osso maduro.

A destruição do coágulo inicial impede a cicatrização apropriada e causa uma condição clínica conhecida como:

a) Trismo.
b) Mucosite.
c) Pericoronarite.
d) Osteíte alveolar.
e) Displasia cemento-óssea.

A

D

27
Q

Assinale a alternativa correta sobre a cicatrização das feridas cirúrgicas.

a) A cura por intenção primária não forma cicatriz.
b) A isquemia não é um fator que prejudica a cicatrização de feridas.
c) São exemplos de feridas que curam por intenção primária: cavidades de extração, fraturas mal reduzidas e grandes lesões por avulsão.
d) A cura por intenção primária requer que seja deixado um intervalo entre as margens de uma incisão ou dilaceração, ou entre o osso ou extremidades nervosas após a reparação.
e) A cura por intenção secundária é lenta e produz mais cicatrizes do que a cura por intenção primária.

A

E