Cicatrização de lesões Flashcards
Uma ferida é um rompimento na estrutura anatômica normal e na função do tecido, acompanhada por danos celulares. A sua cicatrização consiste em uma série intrinsicamente coordenada de processos que envolvem respostas celulares e subcelulares. Em condições saudáveis, a cicatrização das feridas ocorre em três fases distintas, mas que se sobrepõem, na seguinte ordem:
a) Proliferação / inflamação / maturação
b) Vasodilatação / inflamação / hemostasia
c) Inflamação / proliferação / maturação
d) Quimiotaxia / fagocitose / aderência
C
Após o surgimento de uma lesão tecidual, inicia-se uma sequência orquestrada de eventos para que haja o restabelecimento da arquitetura tecidual. Sobre o processo de cicatrização de feridas, é correto afirmar:
a) A etapa inflamatória inicia 3 dias após o surgimento da lesão, sendo responsável pelo saneamento do local para posterior neoformação tecidual.
b) Na etapa fibroblástica, ocorre uma deposição de colágeno aquém do necessário para a cicatrização da ferida, havendo complementação na formação do colágeno durante a fase de remodelação.
c) Na fase de remodelação, ocorre deposição de fibras colágenas de maneira desorganizada, havendo uma redução expressiva na resistência da ferida.
d) A reparação tecidual que ocorre após exodontia é denominada de secundária, desde que seja realizada a sutura do alvéolo.
e) A reparação tecidual terciária ocorre quando há utilização de enxertos teciduais para recobrir grandes feridas.
E
É correto afirmar em relação aos estágios de reparação das feridas:
a) Ocorrem na seguinte sequência: Fibroblástico, Inflamatório e Remodelador.
b) O Inflamatório apresenta apenas a fase vascular.
c) O Fibroblástico é responsável pela deposição organizada de colágeno.
d) O Remodelador devolve a resistência e a elasticidade originais do tecido.
e) A contração da ferida é um processo que ocorre na fase final do Fibroblástico e inicial do Remodelador.
E
A cicatrização das feridas é dada em três estágios básicos: inflamatório, fibroblástico e remodelação.
Sobre esses estágios, é correto afirmar que
a) no estágio inflamatório, as células endoteliais proliferam, resultando em rica vascularização e infiltração de macrófagos. Esse conjunto forma o tecido de granulação.
b) o estágio inflamatório é, algumas vezes, denominado de fase de intervalo, uma vez que esse é o período no qual nenhum ganho significativo de resistência ocorre na ferida.
b) a resistência da ferida aumenta rapidamente durante o estágio fibroblástico, que normalmente dura de 1 a 2 semanas.
c) na fase de remodelação, ocorre a liberação de mediadores químicos e a ativação do sistema de coagulação sanguínea.
d) na fase fibroblástica, há presença de intenso exsudato inflamatório.
B
Há muitos fatores que podem interferir na cicatrização da ferida cirúrgica. Qual das afirmativas a seguir apresenta a relação correta da causa e o efeito na cicatrização da ferida cirúrgica?
a) A maior incidência de infecção de feridas associadas ao diabetes está mais relacionada à hiperglicemia e não ao fato de o paciente ter diabetes.
b) A terapia com oxigenação hiperbárica estimula o metabolismo celular anaeróbio, aumento do lactato tecidual e diminuição do pH.
c) A deficiência nutricional de aminoácidos com diminuição da albumina a menos de 2 g/dL acelera a fase inflamatória e retarda a fase de remodelação da ferida cirúrgica.
d) Existe uma grande diferença da cicatrização em função da idade em indivíduos sem comprometimento sistêmico.
e) A radiação apresenta danos ao colágeno e reduz sua capacidade para regeneração e reparo. A resposta celular e molecular à radiação ocorre após meses do tratamento e é dose dependente.
A
O reparo tecidual do alvéolo dentário é caracterizado por uma cadeia de reações bioquímicas e teciduais, que culminam na reparação completa da ferida alveolar. Entre o primeiro e o quarto dia após a exodontia, ocorre
a) a redução no número de células e vasos sanguíneos.
b) a deposição de um tecido rico em fibras colágenas maduras.
c) a deposição de tecido osteoide na cavidade alveolar.
d) a substituição do coágulo sanguíneo por tecido de granulação.
e) a reabsorção parcial da lâmina dura e remodelação da crista alveolar.
D
Sobre a cicatrização de alvéolos pós-extração, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Os alvéolos cicatrizam-se por intenções secundárias, e muitos meses devem se passar até que um alvéolo chegue ao grau em que se torna difícil distingui-lo do osso circundante visto radiograficamente.
b) A fase inflamatória ocorre durante a primeira semana da cura. Os glóbulos brancos entram no alvéolo para remover bactérias contaminantes da área e começam a quebrar todos os detritos, tais como fragmentos de ossos que são deixados nos alvéolos. A fibroplasia também começa durante a primeira semana, com o crescimento interno de fibroblastos e vasos capilares.
c) A segunda semana é marcada pela grande quantidade de tecido de granulação que preenche o alvéolo. A deposição de osteoide começou ao longo do osso alveolar que reveste o alvéolo. Em alvéolos menores, o epitélio pode tornar-se totalmente intacto a essa altura.
d) O osso cortical continua a ser reabsorvido da crista e das paredes do alvéolo, e um novo osso trabecular é fixado através dos alvéolos na terceira e quarta semana.
e) Somente um ano após a extração é que o osso cortical reveste o alvéolo, em geral, totalmente reabsorvido; isto é reconhecido radiograficamente por uma perda distinta de lâminas duras.
E
Apresenta fibras colágenas organizadas em lamelas, que ficam paralelas umas às outras. Os osteócitos se dispõem no interior ou na superfície de cada lamela. Esse tipo de tecido é composto por um conjunto de camadas de lamelas circulares, concêntricas e com diferentes diâmetros, chamadas de sistemas de Havers ou sistema harvesiano. É encontrado nos adultos e também é chamado de lamelar ou maduro.
a) Tônus.
b) Tecido ósseo secundário.
c) Trígono.
d) Tecido tegumentar.
B
O osso é um tecido biologicamente privilegiado, pois sua cicatrização ocorre mais por regeneração que por reparo. Nesse sentido, o osso fraturado é capaz de se recompor por si só de maneira espontânea pela formação e pela diferenciação tecidual sequencial, um processo também conhecido como cicatrização indireta.
a) Certo.
b) Errado.
A
A agressão às terminações nervosas da região orofacial pode variar desde a simples contusão até a ruptura completa do nervo. A neuropraxia representa a mais grave forma de lesão do nervo e é o completo rompimento do tronco nervoso. A reconstituição espontânea para esse tipo de lesão é rara.
a) Certo.
b) Errado.
B
Regeneração e reparo são processos biologicamente distintos. Enquanto na regeneração a restituição acontece por meio de tecido sem distinção estrutural e funcional do tecido de origem, o reparo se dá inicialmente por meio da formação de tecido fibrótico.
a) Certo.
b) Errado.
A
No processo chamado cicatrização direta, os segmentos ósseos deslocados são manipulados por meio de cirurgia para um alinhamento aceitável e estabilizados de modo rígido pelo uso de dispositivos de fixação interna. Na ausência de qualquer microinstabilidade na área da fratura, haverá a cicatrização direta sem nenhuma formação de calo ósseo.
a) Certo.
b) Errado.
A
A cicatrização em um alvéolo dental é um exemplo especial de cicatrização por primeira intenção, uma vez que o epitélio na periferia da lesão desenvolve-se sobre a superfície do coágulo de organização.
a) Certo.
b) Errado.
B
A fase do reparo nas feridas de tecido mole em que há remodelamento do colágeno, decréscimo na vascularização e formação de tecido cicatricial é denominada
a) Inflamação.
b) Proliferação.
c) Maturação.
d) Primária.
C
De acordo com Miloro (2016), sobre o processo especializado de cicatrização de nervos, é correto afirmar que:
a) se houver uma ruptura física de um ou mais axônios com injúria do tecido estromal, a injúria é descrita como Axonotmesis.
b) a natureza e extensão do déficit sensorial ou motor resultante não estão relacionados ao número e tipo dos axônios lesados.
c) nos casos de Neuropraxia, o restabelecimento do déficit funcional não ocorre de forma espontânea.
d) nos casos de Neuropraxia, a continuidade da bainha epineural não é mantida.
e) Neuropraxia representa a forma mais suave de lesão do nervo e é uma interrupção passageira da condução nervosa, sem perda da continuidade axonial.
E