Políticas Públicas Flashcards
O que são políticas públicas distributivas?
Sua principal função é de, como o próprio nome diz, distribuir determinados serviços, bens ou quantias de dinheiro a uma parcela da população.
Essa política pública, implementada por meio do orçamento público, começou a ganhar força no final da década de 1980, período em que foi promulgada a Lei de Organização da Assistência Social (LOAS).
Com isso, essa parte do serviço fica legalizada. Um exemplo de política pública distributiva pode ser visto em ações como campanhas de vacinação contra febre amarela, abertura de escolas, ampliação do sistema viário e construção de aeroportos.
Os custos dessas ações são incorridos por meio do estado, que utiliza a receita tributária para essas atividades.
O que são políticas públicas Políticas Redistributivas?
As políticas redistributivas são de natureza social e visam salvaguardar o bem-estar social. Geralmente, aplicam-se a grupos maiores de pessoas com o objetivo de trazer benefícios e mais igualdade ao seu público-alvo.
Temos como exemplo um esquema destinado a distribuir renda e determinar a cobrança de impostos progressivos proporcionais ao valor da renda.
O que são políticas públicas Constitutivas?
Da política pública constitutiva emergem regras que especificam as maneiras pelas quais os cidadãos podem participar e se beneficiar da ação estatal.
Exemplos desse tipo de política pública podem ser vistos em leis que estabelecem três poderes para garantir os direitos fundamentais da sociedade.
Portanto, quando políticas públicas como Minha Casa, Minha Vida etc. permitem que os cidadãos participem de projetos com base na comprovação de renda estabelecida, a política pública constitutiva se concretiza.
As regras propostas para a realização de eleições são outro exemplo de tal política.
O que são políticas públicas Regulatórias?
São as políticas utilizadas para organizar o funcionamento do Estado e podem envolver regras sobre procedimentos burocráticos ou normas de conduta cívica.
Esse tipo de política pública envolve o desenvolvimento e monitoramento de normas e leis para garantir o bem comum, aquele compartilhado pela comunidade.
A partir disso, estabelecer regras de comercialização de produtos, princípios de comportamento e padrões de comportamento. Em suma, regular as políticas públicas é a regra que garante o bem-estar coletivo.
Eles são mais abrangentes porque podem atingir muitas pessoas. Dito isto, ao contrário dos anteriores, eles não são apenas sobre determinados grupos de pessoas.
As medidas preventivas para reduzir a mortalidade em um setor específico são chamadas de tais políticas.
Por exemplo, na década de 1990 observou-se que a maioria das mortes em acidentes de trânsito se devia ao não uso do cinto de segurança. Portanto, a lei torna seu uso obrigatório.
Esse tipo de comportamento ocorre se forem observadas altas taxas de letalidade em acidentes de motocicleta. Como resultado, as multas foram aumentadas para coibir a circulação de motoris
O que é policy?
Conteúdo político.
Programas e resultados políticos em campos e visões políticas.
Objetivos dos atores sobre problemas diversos.
A dimensão material “policy” refere-se aos conteúdos concretos, isto é, à configuração dos programas políticos, aos problemas técnicos e ao conteúdo material das decisões políticas.
O que é politics?
Processos políticos.
Processos e dinâmicas políticas: Temos aqui os interesses dos atores, a aparência e os meios de fazer valer tais interesses - conflitos e processos de fiscalização, poder e relações de poder.
Processos de formação de vontade, tomada de decisão e implementação.
No quadro da dimensão processual “politics” tem-se em vista o processo político, frequentemente de caráter conflituoso, no que diz respeito à imposição de objetivos, aos conteúdos e às decisões de distribuição.
O que é polity?
Instituições políticas.
Organizações e instituições (governos, parlamento, ministérios, partidos, associações, etc.)
Sistema jurídico e normas processuais (constituições, regras, estatutos e leis não escritas).
Cultura política (atitudes, valores, comportamentos de atores políticos e cidadãos) a dimensão institucional “polity” se refere à ordem do sistema político, delineada pelo sistema jurídico, e à estrutura institucional do sistema político-administrativo.
O que é um problema público?
Um problema público é a diferença entre a situação atual e uma situação ideal possível. Um problema existe quando o status quo é considerado inadequado e quando existe a expectativa do alcance de uma situação melhor.
Quais as três dimensões da política pública?
Em inglês, usam-se os termos polity, politics e policy para caracterizar as três dimensões da política. Eles se referem, respectivamente, às instituições políticas, aos processos políticos e aos conteúdos da política. Policy é adotado para designar as políticas públicas (public policy).
Qual é a definição de política pública segundo Saraiva?
Política Pública é o sistema de decisões públicas que visa a ações ou omissões, preventivas ou corretivas, destinadas a manter ou modificar a realidade de um ou vários setores da vida social, por meio da definição de objetivos e estratégias de atuação e da alocação dos recursos necessários para atingir os objetivos estabelecidos” (SARAVIA, 2006, p. 29).
Políticas públicas são predominante de natureza autônoma?
Não.
As políticas públicas são um conjunto de ações e decisões voltadas para apresentar soluções para problemas públicos, ou seja, problemas da sociedade. Entretanto, essas decisões não são apenas de iniciativas autônomas, pois contam com a participação de diversos setores da sociedade.
As políticas públicas envolvem vários atores e níveis de decisão, muito embora seja correto dizer que é materializada por meio dos governos.
Qual a definição de política pública segundo Marta M. Assumpção Rodrigues?
Políticas públicas são resultantes da atividade política, requerem várias ações estratégicas destinadas a implementar os objetivos desejados, e por isso, envolvem mais decisão política. […] constituem-se de decisões e ações que estão revestidas da autoridade soberana do poder público (RODRIGUES, 2011, p. 14).
Para que servem as políticas públicas?
As políticas públicas servem de ferramenta para implementar mudanças progressivas na sociedade. Elas podem ser usadas para tratar questões que afetam todos os cidadãos, como a saúde, a educação, o meio ambiente e serviços públicos.
Por meio dessas políticas, o governo pode estabelecer diretrizes nacionais e providenciar recursos necessários para alcançar tanto objetivos específicos quanto amplamente definidos.
Além disso, elas buscam promover melhorias e contribuir para o combate de problemas como a exclusão social, o desemprego e a desigualdade na distribuição de renda.
Um exemplo disso é o programa Bolsa Família, criado para auxiliar famílias de baixa renda. A ação é destinada para famílias com renda mensal de até R$178 por pessoa.
Com o programa, os beneficiários recebem um auxílio mensal em dinheiro para complementar a renda e ajudar, principalmente, na segurança alimentar.
Em 2023,o Bolsa Família de R$600 começou a ser pagopela Caixa no dia 18 de janeiro. Esse é o valor mínimo do programa atualmente.
O que são políticas públicas?
O conceito de políticas públicas descreve as ações desenvolvidas pelo governo para garantir direitos à população em diversas áreas, como saúde, educação e lazer, com o objetivo de promover qualidade de vida e bem-estar aos brasileiros.
Esse tipo de ação leva a palavra “pública” no nome, mas também pode ser destinada a entes privados, desde que seja uma medida deinteresse público.
Um programa de segurança ou de cursos profissionalizantes implementado pela Prefeitura em um determinado bairro, por exemplo, é uma política pública.
Além de atender ao interesse público, essas políticas também têm a função de assegurar os direitos previstos na Constituição Federal.
O que são Políticas públicas distributivas?
As políticas distributivas são aquelas destinadas a uma parcela específica da população. Elas são definidas para atender a necessidades de um determinado grupo social ou de uma situação em particular.
Se um bairro enfrenta problemas com enchentes, por exemplo, o governo pode direcionar políticas para melhorar a infraestrutura ou para ajudar a comunidade a reparar possíveis danos causados pelas chuvas.
A política de cotas, utilizada pelas instituições de ensino, também é um exemplo de política pública. Essa é a medida responsável por destinar um percentual de vagas para negros em universidades públicas e privadas.
O que são Políticas públicas redistributivas?
As políticas redistributivas também são voltadas para um grupo específico, mas elas apresentam uma diferença importante em relação ao modelo anterior: neste tipo de política, o objetivo é redistribuir bens, recursos e serviços.
Para que essa redistribuição aconteça, os recursos são retirados do orçamento de todos para serem repartidos a uma parcela da sociedade.
Isso acontece com os financiamentos estudantis, que contam com um fundo no qual municípios e estados contribuem financeiramente e que, depois, é redistribuído conforme as matrículas de cada local.
Outro exemplo é o próprio programa Bolsa Família, citado anteriormente.
O que são Políticas públicas constitutivas?
As políticas constitutivas trazem as normas e requisitos para regulamentar a criação de políticas públicas.
São elas que determinam quem, como e quando as ações destinadas ao interesse público podem acontecer.
Um exemplo desse tipo de política é a divisão da responsabilidade educacional no país, que é distribuída entre municípios, estados e Governo Federal da seguinte maneira:
educação infantil e ensino fundamental 1: responsabilidade dos municípios;
ensino fundamental 2 e ensino médio: responsabilidade dos estados;
ensino superior: responsabilidade do Governo Federal.
No caso deste exemplo, a política constitutiva define os responsáveis por gerenciar cada etapa de ensino, desde a educação infantil até as universidades e instituições de ensino superior no âmbito público.
O que são Políticas públicas regulatórias?
Como o próprio nome revela, essas políticas têm a função de regular o Estado, estabelecendo regras de comportamento e contribuindo para a organização de processos burocráticos.
Esse tipo de política pública é mais abrangente, assim como o anterior, e, por isso, afeta mais pessoas do que as ações distributivas, por exemplo.
Diante disso, essas políticas são apresentadas em forma de lei, como é o caso do Código de Trânsito Brasileiro, que dispõe sobre as regras de trânsito e determina as penalidades em caso de descumprimento dessas normas.
Como as políticas públicas afetam a vida das pessoas?
Uma vez que essas políticas têm como objetivo criar condições adequadas para o bem-estar da sociedade, elas exercem papel importante na qualidade de vida das pessoas.
A partir de uma política pública, os cidadãos podem se beneficiar de otimizações nos serviços públicos, como segurança, saúde, educação e infraestrutura urbana.
Elas também ajudam no controle dos níveis de desemprego, desigualdade social e estabilização desses setores. Portanto, afetam diretamente o dia a dia da população.
O que agenda sistêmica ou agenda política?
Conjunto de problemas ou temas que uma comunidade política percebe como merecedora de intervenção pública.
O que é agenda formal?
Também chamada de agenda institucional, sendo a agenda que elenca os problemas e temas que o poder público já decidiu que irá enfrentar.
O que são políticas públicas ou agenda institucional?
Políticas públicas podem ser definidas como o conjunto de diretrizes e intervenções emanadas do estado, feitas por pessoas físicas e jurídicas, públicas e/ou privadas, com o objetivo de tratar problemas públicos e que requerem, utilizam ou afetam recursos públicos.
O que é Construção da agenda (Formação da Agenda) ?
A agenda é composta por temas ou problemas que são considerados importantes e, por conta disso, merecem “atenção” e intervenção por parte do governo.
Portanto, a construção da agenda é a primeira fase do ciclo de políticas públicas. Nessa fase, o que se busca é identificar os problemas públicos que podem ser solucionados por meio das políticas públicas.
Para Secchi, o ciclo de políticas públicas é composto por quais fases?
1) Identificação do problema
2) Formação da agenda
3) Formulação de alternativas
4) Tomada de decisão
5) Implementação
6) Avaliação
7) Extinção
Para Souza o ciclo de políticas públicas é composto por quais estágios?
1) Definição de agenda
2) Identificação de alternativas
3) Avaliação das opções
4) Seleção das opções
5) Implementação
6) Avaliação
Para Saraiva, o ciclo de políticas públicas é composto por quais fases?
1) Formação da Agenda
2) Elaboração
3) Formulação (Tomada de Decisão)
4) Implementação
5) Execução
6) Acompanhamento
7) Avaliação
Para Howlett e Ramesh, quais são as fases das políticas públicas?
1) Construção da agenda
2) Formulação da política
3) Tomada de decisão
4) Implementação
5) Avaliação
O que e formulação de políticas públicas envolve?
Envolve o estabelecimento de objetivos, bem como o desenvolvimento, seleção e especificação das alternativas consideradas mais convenientes para solucionar determinado problema.
É na etapa de formulação de políticas públicas que os atores (políticos, analistas, e demais atores envolvidos no processo) resumem o que esperam que sejam os resultados da política pública.
De acordo com o IPEA, o que a a formulação da política pública envolve?
Envolve um conjunto de instituições e atores na busca de objetivos relacionados a demandas de determinado público-alvo envolvido em um problema específico.
O que são as janelas de oportunidades?
Consistem em “momentos críticos”, que ocorrem quando há a convergência dos 03 fluxos, abrindo (por um curto espaço de tempo) oportunidades para os grupos de interesse “defenderem” suas propostas e pressionarem o governo para que seus problemas sejam solucionados.
O que são wicked problems?
Impossibilidade de adoção de uma solução definitiva: problemas desse tipo não são resolvidos, geralmente desaparecem da agenda ao esgotarem-se os recursos disponíveis para enfrentá-lo.
Durante a formulação de políticas públicas, da interação podem resultar 03 tipos de relações. Quais são?
- A luta;
- O jogo;
- O debate.
O que é Território?
Trata-se do limite de atuação soberana do Estado. Ou seja, é a área geográfica na qual o Estado exerce a sua soberania.
O território é o espaço físico onde o Estado exerce plenamente sua autoridade e implementa suas políticas, sem interferência externa.
Qual a abrangência da lei anticorrupção?
Pode ser aplicada pela União, estados e municípios e tem competência inclusive sobre as empresas brasileiras atuando no exterior.
O que é modelo lógico de metodologia de formulação de políticas públicas?
Formado por cinco componentes (elementos): Insumos, Processos, Produtos, Resultados, Impactos.
Isso permite testar a consistência do encadeamento lógico desses componentes, orientando e identificando fragilidades para a sua execução com foco nos resultados e impactos pretendidos.
O que é discutido na fase de tomada de decisão?
Os atores envolvidos na formulação de políticas públicas negociam e equacionam os interesses em jogo. É o momento em que as diferentes alternativas são discutidas, avaliadas e selecionadas para serem implementadas. Nessa etapa, as intenções e os objetivos de enfrentamento do problema público são explicitados e as decisões são tomadas sobre quais ações serão adotas. Portanto, é nessa etapa que as escolhas são feitas e as diretrizes são estabelecidas para implementação das políticas.
O que é discutito na fase de Formação da agenda?
Conjunto de problemas ou temas entendidos como relevantes. Ela pode tomar forma de um programa de governo, um planejamento orçamentário.
O que é discutido na fase de Implementação da política pública?
A implementação de uma política pública consiste em planejar, estruturar a máquina pública e provisionar todos os insumos necessários a execução (RONCARATTI, 2008, p. 38). Esta fase é regularmente influenciada por problemas de implementação e por aspectos sociais, econômicos, políticos, etc.
Qual o objetivo principal da Análise de Política Pública?
Os problemas com que se defrontam os formuladores de política (policy makers) e como objetivo auxiliar: o seu equacionamento.
Segundo Wildavsky (1979, p. 17):
[…] o papel da Análise de Política é encontrar problemas onde soluções podem ser tentadas, ou seja, “o analista deve ser capaz de redefinir problemas de uma forma que torne possível alguma melhoria”. Portanto, a Análise de Política está preocupada tanto com o planejamento como com a política (politics).
O que é o método racional-compreensivo e o método incrementalista?
O método racional-compreensivo: se relaciona com a macropolítica e suas grandes análises no cenário político-institucional. A intervenção das poltíticas públicas deve basear-se numa ampla análise dos problemas sociais que permita estabelecer metas visando atender às preferências mais relevantes da sociedade.
Método incrementalista: se liga à micropolítica e a busca de soluções para problemas mais imediatos e iminentes. Decisões marginais, com pequenos ajustes e que estão baseadas em decisões tomadas no passado.
O que a eficiência técnica ou operacional trata?
Trata da relação entre produtividade (outputs) e recursos utilizados (inputs).
O que é efetividade?
Efetividade corresponde aos resultados sociais (outcomes) com a redução do problema e a geração de valor para a população.