Poderes Da Administração Flashcards

1
Q

João, servidor público estável da SEFAZ, por negligência deixou de realizar cobrança de ICMS de determinada empresa. Messias, chefe de João, tendo tomado conhecimento do fato, resolveu instaurar processo administrativo, ao final do qual foi aplicada pena de suspensão a João. Inconformado com a punição, João interpôs recurso administrativo, visando reverter a decisão. Após análise do recurso, a instância superior decidiu revogar a punição, por motivo de ilegalidade.
Acerca dessa situação hipotética, julgue o próximo item.
Messias, ao punir João, valeu-se do poder de polícia administrativo; João, por sua vez, valeu-se do poder hierárquico ao recorrer da decisão que lhe aplicou a sanção.
Alternativas
Certo
Errado

A

Gabarito: ERRADO

DICA PRA NÃO CONFUNDIR:

Se o chefe está mandando em você → Poder Hierárquico

Se o chefe estiver punindo o servidor → Poder Disciplinar

Se a a Administração punir um particular que tenha VÍNCULO JURÍDICO com a ADM PÚBLICA → Poder Disciplinar

Se a a Administração punir um particular → Poder de Polícia

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Com relação aos poderes da administração pública e ao processo administrativo disciplinar, julgue o próximo item.
O poder que a administração possui de intervir na órbita particular para resguardar o interesse público, limitando direitos individuais, é denominado poder disciplinar.
Alternativas
Certo
Errado

A

Poder disciplinar somente é aplicado aos servidores públicos ou aos particulares que possuam vínculo com a Administração. Se não possuir, é poder de polícia.

(255)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Julgue o item a seguir, a respeito dos atos administrativos e dos poderes da administração pública.
Consubstancia-se poder de polícia a retenção temporária de mercadorias em sede de fiscalização fazendária.
Alternativas
Certo
Errado

A

GABARITO: CERTO

Poder discricionário: Há liberdade de escolha. Análise da conveniência e oportunidade.

Poder Hierárquico: Ferramenta para escalonar, estruturar, hierarquizar os quadros da Administração. Relação de coordenação e subordinação, envolvendo atividades de chefia, direção e comando.

Poder Disciplinar: Ferramenta da Administração Pública para apenar/punir a prática de infrações.

Poder Normativo/ Regulamentar: É a ferramenta da Administração Pública para minudenciar o texto da lei. Prerrogativa de complementar a previsão legal buscando a sua fiel execução.

Poder de Polícia: Ferramenta do Estado para condicionar, restringir, limitar, frenar o exercício das atividades particulares em busca do interesse público. Atributos: Discricionariedade, coercibilidade e autoexecutoriedade.

Discricionariedade - Razoável liberdade de atuação, podendo valorar a oportunidade e conveniência de sua prática.

Coercibilidade - Possibilidade de imposição coercitiva.

Autoexecutoriedade - Possibilidade de executar diretamente suas decisões sem necessidade de autorização do Judiciário.

PODER DE POLÍCIA

Poder de polícia é o poder conferido à Administração, para restringir, frenar, condicionar, limitar o exercício de direitos e atividades econômicas dos particulares para preservar os interesses da coletividade.

Em geral, o poder de polícia deve prevenir danos e prejuízos que possam danificar o bem-estar social, limitando os direitos individuais de liberdade e propriedade dos particulares.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q
Cristina pretende atuar como vendedora de doces em via pública no município de Tal e Tal. Sem saber da necessidade de prévia autorização para o exercício da sua atividade, Cristina estabelece uma banca com diversas guloseimas, atraindo vasta clientela dentre os passantes. Ciente daquele evento, o agente fiscal municipal responsável pela área, ao transitar, por acaso, no local, adverte a vendedora de que não mais poderia atuar naquela atividade sem antes providenciar autorização administrativa e determina a sua retirada imediata do local. Nesse caso, ocorre a atuação do poder:
Alternativas
A
político municipal
B
arbitrário da autoridade
C
censitário do fiscal
D
de polícia administrativo
E
normativo do agente
A

GABARITO: LETRA D

Poder de Polícia: O Poder de Polícia significa restringir, frenar, limitar a atuação do Particular em nome do Interesse Público. O Poder de Polícia é, pois a busca de um Bem-Estar Social. É a prerrogativa de direito público que, calcada na lei, autoriza a Administração Pública a restringir o uso e o gozo da liberdade e da propriedade em favor do interesse da coletividade.

Hely Lopes Meirelles: “poder de polícia é a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O Poder de Polícia é exercido em quatro fases que consistem no ciclo de polícia, correspondendo a quatro modos de atuação.
Assinale a opção que contenha a ordem cronológica correta do ciclo de polícia.
Alternativas
A
Sanção/fiscalização/ordem/consentimento de polícia.
B
Ordem/consentimento/sanção/fiscalização de polícia.
C
Fiscalização/sanção/consentimento/ordem de polícia.
D
Consentimento/ordem/fiscalização/sanção de polícia.
E
Ordem/consentimento/fiscalização/sanção de polícia.

A

GABARITO - E

Talvez o tema que mais propenso a cair em prova:

“É constitucional a delegação do poder de polícia, por meio de lei, a pessoas jurídicas de direito privado integrantes da Administração Pública indireta de capital social majoritariamente público que prestem exclusivamente serviço público de atuação própria do Estado e em regime não concorrencial.”

(RE 633782, Relator(a): LUIZ FUX, Tribunal Pleno, julgado em 26/10/2020, PROCESSO ELETRÔNICO REPERCUSSÃO GERAL - MÉRITO DJe-279 DIVULG 24-11-2020 PUBLIC 25-11-2020)

Por maioria, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é constitucional a delegação da atividade de policiamento de trânsito à Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte – BHTrans, inclusive quanto à aplicação de multas.

O STF decidiu que o poder de polícia não se confunde com segurança pública. Assim, seu exercício não é prerrogativa exclusiva das entidades policiais. Segundo ele, a fiscalização do trânsito com aplicação de sanções administrativas constitui mero exercício de poder de polícia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q
O alvará de licença e o alvará de autorização concedidos pela administração pública constituem meio de atuação do poder
Alternativas
A
disciplinar.
B
regulamentar.
C
hierárquico.
D
de polícia.
E
hierárquico e do disciplinar.
A

Gabarito Letra D

Poder de policia:

*Prerrogativa de condicionar e restringir o exercício de atividades privadas. Tudo com vistas a proteger os interesses gerais da coletividade.

                                        Modalidade de exercício do poder de policia: preventivo ou repreensivo.

—- >Poder de polícia preventivo: anuência prévia para a prática de atividades privadas (licença e autorização). Formalizada por alvarás, carteiras, declarações, certificados etc.

  • Licença: anuência para usufruir um direito; ato administrativo vinculado e definitivo.
  • Autorização: ato administrativo discricionário e precário pelo qual a Administração autoriza o particular a exercer determinada atividade que seja de seu interesse (e não de seu direito).

Exemplos: o uso especial de bem público, a interdição de rua para a realização de festividade, o trânsito por determinados locais e o porte de arma de fogo.

(692)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q
A responsabilização de servidor público que tenha negado publicidade a atos oficiais terá como fundamento os poderes
Alternativas
A
disciplinar e hierárquico.
B
de polícia e disciplinar.
C
hierárquico e de polícia.
D
regulamentar e de polícia.
E
hierárquico e regulamentar.
A

LETRA A

Imediatamente poder disciplinar;

Mediatamente poder hierárquico;

Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-PA Provas:CESPE - 2016 - TCE-PA - Conhecimentos Básicos- Cargos 4, 5 e de 8 a 17

A prerrogativa da administração de impor sanções a seus servidores, independentemente de decisão judicial, decorre imediatamente do poder disciplinar e mediatamente do poder hierárquico.(C)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Um técnico tributário da secretaria de fazenda de determinado estado, no exercício de suas atividades regulares, verificou, em um veículo transportador, carga sem o devido documento fiscal obrigatório para o seu transporte. Por esse motivo, descarregou todas as mercadorias que estavam no veículo, para averiguar se havia outras irregularidades.

Nessa situação, o servidor público exerceu o poder

Alternativas
A
disciplinar, que consiste em atos preventivos, de caráter concreto e de natureza vinculada, e que se caracteriza pela coercibilidade.
B
de polícia, que consiste em atos repressivos, normativos e gerais, e que se caracteriza pela coercibilidade.
C
disciplinar, que consiste em atos repressivos, normativos e concretos, e que se caracteriza pela coercibilidade e pela autoexecutoriedade.
D
de polícia, que consiste em atos preventivos e repressivos, normativos e concretos, e que se caracteriza pela autoexecutoriedade e pela coercibilidade.
E
de polícia, que consiste em atos repressivos, concretos e discricionários, e que se caracteriza pela delegabilidade.

A

LETRA D

Art. 78, CTN Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interêsse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de intêresse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.

—–> Atributos: CAD

  • Coercibilidade;
  • Autoexecutoriedade;
  • Discricionaridade;
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O fenômeno conhecido como deslegalização consiste
Alternativas
A
no excesso de decretos regulamentares existentes.
B
na edição indiscriminada de medidas provisórias.
C
na possibilidade de o Poder Executivo editar normas de caráter geral.
D
na permissão do Poder Legislativo ao Poder Executivo de editar normas de caráter técnico, de maneira inovadora.
E
na edição de ato regulamentar que extrapole a norma regulamentada.

A

GABARITO: LETRA D

Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: STJ Prova: CESPE - 2015 - STJ - Analista Judiciário - Administrativa

O fenômeno da deslegalização, também chamada de delegificação, significa a retirada, pelo próprio legislador, de certas matérias do domínio da lei, passando-as para o domínio de regulamentos de hierarquia inferior. (C)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Diante de um novo contrato firmado por uma autarquia, o administrador precisava designar o servidor responsável pela coordenação das tarefas inerentes à execução da avença. Dentre os membros da equipe competente para a execução do contrato, nenhum dos servidores se dispôs a assumir a coordenação, o que levou o gestor público a designar, de ofício, aquele que tinha mais experiência no setor. A atuação do administrador.
Alternativas
A
se insere dentro do poder disciplinar que lhe é inerente, tendo em vista que a recusa dos servidores para a coordenação do trabalho exigiu o sancionamento por parte da chefia.
B
é compatível como exercício do poder hierárquico, que implica o gerenciamento de tarefas e o sancionamento discricionário diante da recusa dos servidores.
C
é expressão do poder normativo, considerando que o ato de designação do servidor para exercer as funções de coordenador não tem natureza de ato administrativo.
D
adequa-se ao desempenho do poder hierárquico, que abrange a possibilidade de designação, de ofício, de tarefas aos servidores integrantes do quadro, observado o respectivo âmbito de atuação.
E
está abrangida pelo poder de polícia em sentido amplo, que também inclui o gerenciamento e limitação das condutas dos servidores a ele subordinados.

A

Erro da B: ao que parece, o examinador utilizou “sancionamento” no sentido de “aplicar sanção”. Assim, ele não é discricionário, devendo estar pautado no que preconiza a Constituição e a lei 8.112. Uma escolha extremamente infeliz de palavra, mas que torna a letra D a mais correta.

(168)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Dentre os poderes atribuídos à Administração pública, o poder
Alternativas
A
regulamentar suscita maiores controvérsias, porque passível de ser atribuído à Administração direta, incluídas as entidades paraestatais, para o desempenho regular de suas funções executivas.
B
normativo não pode ser exercido pelos entes que integram a Administração indireta, à exceção das agências reguladoras, por conta de sua independência e autonomia.
C
disciplinar é aplicável a todos os entes da Administração indireta, que se sujeitam à Administração central para fins de processamento dos processos disciplinares instaurados contra seus servidores.
D
hierárquico pode implicar viés disciplinar, a exemplo da apuração de infrações cometidas por servidores públicos integrantes dos quadros da Administração direta.
E
de polícia pode ser delegado somente aos entes integrantes da Administração indireta que tenham personalidade jurídica de direito público, a exemplo das agências executivas no que concerne ao papel fiscalizador que exercem sobre a prestação de serviços públicos.

A

LETRA A - regulamentar suscita maiores controvérsias, porque passível de ser atribuído à Administração direta, incluídas as entidades paraestatais, para o desempenho regular de suas funções executivas.

Incorreta. Os poderes administrativos são prerrogativas conferidas à Adm. Público como instrumentos para mlehor consecução da finalidade público. Os poderes não podem sair das mãos da administração.

LETRA B - normativo não pode ser exercido pelos entes que integram a Administração indireta, à exceção das agências reguladoras, por conta de sua independência e autonomia.

Incorreta. O poder normativo que representa a instituição de atos infralegais para melhor execução da lei é exercido pela Adm Direita e Indireta.

LETRA C - disciplinar é aplicável a todos os entes da Administração indireta, que se sujeitam à Administração central para fins de processamento dos processos disciplinares instaurados contra seus servidores.

Incorreta. O poder disciplinar é reconhecido como um vínculo especial com a administração pública.

LETRA D - hierárquico pode implicar viés disciplinar, a exemplo da apuração de infrações cometidas por servidores públicos integrantes dos quadros da Administração direta.

Correta.

LETRA E - de polícia pode ser delegado somente aos entes integrantes da Administração indireta que tenham personalidade jurídica de direito público, a exemplo das agências executivas no que concerne ao papel fiscalizador que exercem sobre a prestação de serviços públicos.

Incorreta. As agências executivas são criadas para dar eficiência aos serviços que devem ser prestados de forma mais célere. As agências reguladores é quem tem o papel de fiscalizar precipuamente os serviços públicos descentralizados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O poder normativo atribuído ao Executivo deve observar limites e parâmetros constitucionalmente estabelecidos, dentre os quais
Alternativas
A
destaca-se a expressa indelegabilidade de seu exercício, não sendo permitindo a nenhum outro ente da Administração indireta a edição de atos normativos.
B
a possibilidade de sua delegação para agências reguladoras, constituídas sob a forma de autarquias, para organização das atividades reguladas, bem como para estabelecimento de critérios técnicos.
C
a constitucionalidade de sua delegação aos entes integrantes da Administração pública indireta para edição de decretos regulamentadores que disciplinem aspectos técnicos em seus setores de atuação.
D
insere-se a competência para edição de decretos autônomos, em hipóteses expressas, passível de delegação aos entes de direito público que integram a Administração pública indireta, como autarquias, fundações e agências reguladoras, para exercício nas mesmas condições.
E
a necessidade de existência de lei prévia tratando dos aspectos gerais e abstratos da questão, restando ao Executivo a obrigação de viabilizar a execução dessas diretrizes, por meio da disciplina do procedimento para tanto.

A

A) destaca-se a expressa indelegabilidade de seu exercício, não sendo permitindo a nenhum outro ente da Administração indireta a edição de atos normativos.

O regulamento de execução (espécie de ato decorrente do poder regulamentar) é realmente indelegável, mas a edição de atos normativos não, pois temos os regulamentos autorizados para a execução de leis, decretos e regulamentos (87, II)

B) a possibilidade de sua delegação para agências reguladoras, constituídas sob a forma de autarquias, para organização das atividades reguladas, bem como para estabelecimento de critérios técnicos.

Correta. Relembrando que os regulamentos de execução não podem ser delegados, mas esta questão fala de delegação do poder normativo (que abrange também regulamentos autorizados e decretos autônomos), que podem perfeitamente ser delegados, tanto aos ministros de Estado, como às agências reguladoras..

C) a constitucionalidade de sua delegação aos entes integrantes da Administração pública indireta para edição de decretos regulamentadores que disciplinem aspectos técnicos em seus setores de atuação.

“Decretos regulamentadores” é a forma que se expressa o poder regulamentar nos seus regulamentos de execução, que é exclusivo do chefe do poder executivo!

D) insere-se a competência para edição de decretos autônomos, em hipóteses expressas, passível de delegação aos entes de direito público que integram a Administração pública indireta, como autarquias, fundações e agências reguladoras, para exercício nas mesmas condições.

Delegação de decretos autônomos (84, VI, CF) só pode ser realizada nos casos previstos no 84, p.u., para Ministros de Estado, PGR ou AGU.

E) a necessidade de existência de lei prévia tratando dos aspectos gerais e abstratos da questão, restando ao Executivo a obrigação de viabilizar a execução dessas diretrizes, por meio da disciplina do procedimento para tanto.

O Poder normativo pode extrair seu fundamento diretamente da constituição, como ocorrem nos decretos autônomos.

(517)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Uma concessionária de serviço público regularmente contratada por um estado da federação sujeita-se ao
Alternativas
A
poder de polícia exercido pelo ente na fiscalização da execução do contrato, a fim de garantir a adequada prestação do serviço público.
B
poder hierárquico exercido pela Administração pública, considerando que as cláusulas exorbitantes que predicam os contratos administrativos posicionam a contratante em situação de superioridade.
C
poder de polícia exercido pelo ente federado que figura como poder concedente, em relação aos atos externos ao contrato, dissociados desta avença, esta que traz as regras e condições para reger a relação de delegação de serviço público.
D
poder de tutela exercido pelo poder concedente, que lhe permite promover alterações unilaterais no contrato, qualitativas e quantitativas, independentemente de concordância do contratado.
E
poder de autotutela exercido pelo poder concedente, titular do serviço público, o que lhe confere prerrogativa suficiente de suplantar disposições contratuais para rever atos praticados pela contratada.

A

LETRA A - O poder de polícia trata do condicionamento e restrição de atividades privadas em prol do interesse público, não se inserindo dentro do controle de um contrato administrativo. ERRADA.

LETRA B - Não há hierarquia da Administração com as concessionárias. ERRADA.

LETRA C - O poder público exerce o poder de polícia sobre a atuação do contratado em suas atividades externos. Aqui, não estamos falando do controle do contrato em si, mas das atividades da concessionária. Por exemplo: os órgãos ambientais podem controlar uma concessionária quanto ao cumprimento das regras ambientais. Isso é poder de polícia e não trata da relação contratual (da avença), pois a concessionária estaria sujeita a este controle independentemente da concessão; Já o contrato (a avença) trata das regras e condições para reger a delegação do serviço público. CERTA

LETRA D - De fato, o contrato pode ser alterado unilateralmente. Mas isso não decorre da vinculação, mas sim do poder de império do estado, fundamentado na supremacia do interesse público, que fundamenta a existência das chamadas cláusulas exorbitantes. ERRADA.

LETRA E - A autotutela ocorre internamente, quando a Administração anula ou revoga os seus próprios atos. ERRADA.

PROF. HERBERT ALMEIDA

GABARITO: LETRA C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

A respeito dos poderes administrativos, assinale a opção correta.
Alternativas
A
O exercício do poder disciplinar não admite delegação ou avocação de atribuições.
B
O exercício do poder disciplinar pode ser observado na imposição de multas de trânsito.
C
O poder regulamentar é o poder de a administração pública editar leis em sentido estrito.
D
A possibilidade de a administração pública restringir o gozo da liberdade individual em favor do interesse da coletividade decorre do poder de polícia.
E
O poder hierárquico pode ser exercido pela União sobre uma sociedade de economia mista da qual ela seja acionista.

A

a)O exercício do poder disciplinar não admite delegação ou avocação de atribuições. ERRADO

O poder de disciplinar é corolário do poder hierárquico. E, sendo corolário do Poder Hierárquico, caso esse admita a delegação a inferiores hierárquicos, ou não, o Poder Disciplinar também será delegado, mas não autonomamente, e sim, em função da delegação de outro Poder, do qual depende.

b) O exercício do poder disciplinar pode ser observado na imposição de multas de trânsito. ERRADO

É observado o poder de POLÍCIA que é caracterizado por ser uma sanção aos particulares.

OBS: A multa não é dotada do atributo de autoexecutoriedade

c)O poder regulamentar é o poder de a administração pública editar leis em sentido estrito. ERRADO

O poder regulamentar abrange DECRETOS e REGULAMENTOS, não se aplica a leis em sentido estrito.

d) A possibilidade de a administração pública restringir o gozo da liberdade individual em favor do interesse da coletividade decorre do poder de polícia. GABARITO
e) O poder hierárquico pode ser exercido pela União sobre uma sociedade de economia mista da qual ela seja acionista. ERRADO

Errado, não existe hierarquia entre as duas. O poder hierárquico compreende a avocação e a delegação de competência.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Motivado por interesses políticos, um administrador público determinou fiscalização sanitária pelo órgão competente em estabelecimento comercial, tendo sido constatada uma série de irregularidades pelos agentes públicos, dentre elas, o armazenamento de mercadorias perecíveis com data de validade expirada. Foram determinadas, assim, nos termos do que autoriza a lei, a apreensão das mercadorias, a lavratura de auto de infração e a imposição de multa, sem prejuízo do fechamento do estabelecimento. A atuação da Administração
Alternativas
A
constitui desvio de finalidade, tendo em vista que o poder de polícia não abrange medidas coercitivo- materiais sem autorização do Poder Judiciário.
B
pode ser considerada nula, tendo em vista que a motivação do ato que determinou a fiscalização eiva de vício as diligências promovidas e irregularidades constatadas.
C
configura expressão do poder de polícia, devendo ser mantidas as medidas coercitivas e sancionatórias em face das provas obtidas, sem prejuízo de eventual responsabilização do administrador pela conduta indicada.
D
excede os limites do poder de polícia, que se restringe a medidas preventivas e limitadoras, em tese, dos direitos e liberdades individuais dos administrados.
E
é regular e válida, tendo em vista que a motivação ou o motivo dos atos administrativos não são relevantes para análise de sua validade ou eficácia, importando apenas a consequência.

A

A finalidade que motivou a fiscalização foi indevida (interesses políticos). Porém, o interesse coletivo sobressai o particular. Neste caso, poderá ser apurado eventual responsabilização do administrador pela conduta indicada.

Entende-se que a sanção de polícia é a atuação coercitiva por meio do qual a administração aplica ao infrator uma medida repressiva (sanção).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Após várias denúncias, o Poder Público municipal realizou vistoria ao mercado “Super Vende Tudo”. Nessa oportunidade, verificou- se que vários produtos estavam com o prazo de validade vencido. Foi determinada, então, como medida de polícia, a interdição temporária do estabelecimento, durante o período necessário ao recolhimento das mercadorias vencidas.

O gerente do mercado, entretanto, recusou-se a permitir a retirada das mercadorias, argumentando que não havia qualquer decisão judicial que amparasse o comportamento dos fiscais.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
A
Não é possível aos agentes de fiscalização determinar a interdição do estabelecimento e o recolhimento de mercadorias, uma vez que não foram garantidos ao particular o contraditório e a ampla defesa.
B
A interdição do estabelecimento e o recolhimento das mercadorias, como atos de polícia, são autoexecutórios, dispensando prévia decisão judicial e admitindo o diferimento do contraditório e da ampla defesa para momento posterior.
C
A interdição temporária de estabelecimento e o recolhimento de mercadorias não estão amparados pelo chamado poder de polícia, uma vez que este somente tem por objeto a preservação da segurança pública
D
As medidas de fiscalização de polícia somente podem resultar, como sanção, na aplicação de multa, não se admitindo as medidas de interdição de estabelecimento e recolhimento de mercadorias.
E
A interdição do estabelecimento e o recolhimento das mercadorias não poderiam ser determinados pelos agentes de fiscalização, uma vez que não há decisão judicial que legitime tais atos.

A

Gabarito Letra B

Trata-se do uso do Poder de Polícia, cujo atributo utilizado foi a Autoexecutoriedade.

São atributos do Poder de Polícia:
Discricionariedade: se estiver previsto em lei, torna-se vinculado a ação.
Coercibilidade ou imperatividade; trata-se do Poder-Extroverso do Estado, que pode impor medidas independentemente da concordância do particular.
Autoexecutoriedade: É a possibilidade de executar os atos de polícia sem a necessidade de autorização prévia do Poder Judiciário.

a sanção do poder de polícia pode implicar na interdição, a aplicação de multa ou recolhimento de produtos, que na questão são os do referido mercado.

17
Q

Nos termos da legislação de organização administrativa, existe vínculo de hierarquia propriamente dito entre o
Alternativas
A
Governador do Estado e um Secretário Municipal.
B
Presidente da República e um diretor de empresa pública federal.
C
Governador do Estado e um reitor de universidade pública estadual.
D
Prefeito Municipal e o superintendente de autarquia Municipal.
E
Presidente da República e um Ministro de Estado.

A

Olá Jordana Riviera, não poderá haver hierarquia entre o Governador de Estado e um Secretário Municipal porque são pessoas ligadas a entes federativos distintos, ou seja, de esferas diferentes.

Com efeito, o Governador integra a estrutura estadual ao passo que o Secretário Municipal integra a estrutura municipal.

Ademais, o art. 18 da CF estabelece que a União, os Estados, o DF e os Municípios são entes autônomos, razão pela qual não se subordinam uns aos outros.

18
Q

É manifestação típica do poder de polícia da Administração Pública a
Alternativas
A
prisão em flagrante de um criminoso
B
interdição de estabelecimento comercial por agentes da vigilância sanitária.
C
criação de uma taxa decorrente de ação de fiscalização
D
aplicação de pena de demissão a servidor público.
E
vigilância exercida sobre o patrimônio público.

A

03 de Julho de 2015 às 09:31
A - ERRADO - COMPETÊNCIA DA POLÍCIA JUDICIÁRIA.

B - CORRETO - TÍPICO ATRIBUTO DA AUTOEXECUTORIEDADE DO PODER DE POLÍCIA.

C - ERRADO - FISCALIZAÇÃO NÃO CRIA E SIM GEEEEERA/MOTIIIIVA A A APLICAÇÃO DE TAXA, UMA VEZ CONSTATADA A IRREGULARIDADE… A TAXA SERÁ CRIADA POR MEIO DE ATO GERAL E ABSTRATO, OU SEJA, ATO NORMATIVO DE COMPETÊNCIA DO PODER LEGISLATIVO.

D - ERRADO - DECORRE DO PODER DISCIPLINAR.

E - ERRADO - DECORRE DO PODER HIERÁRQUICO QUE POSSUI UMA DE SUAS PRERROGATIVAS O ATO DE CONTROLAR (fiscalizando e supervisionando os servidores), DE MODO QUE QUALQUER DANO AO PATRIMÔNIO PÚBLICO FEITO POR UM SERVIDOR DE SUA ESTRUTURA FAÇA COM QUE O SUPERIOR HIERÁRQUICO INSTAURE PROCESSO ADMINISTRATIVO (poder disciplinar) PARA FINS DE PUNIÇÃO.

GABARITO ‘‘B’’

(23)

19
Q

Analise as seguintes assertivas sobre o poder de polícia da Administração Pública:

I. As atividades normativas e sancionadoras no exercício do poder de polícia poderão ser delegadas, mediante autorização legislativa específica, a particulares estranhos a estrutura administrativa, os quais deverão exercê-lo de acordo com a observância das normas do Direito Administrativo.

II. A concessão de licença e de autorização são exemplos de exercício do poder de polícia exercido pela Administração Pública.

III. O exercício do poder de polícia pela Administração Pública, por representar forma de atuação vinculada, está sujeito ao controle judicial quando representar caso de atuação preventiva da Administração Pública. Nos casos de atuação repressiva do Estado, no exercício do poder de polícia, o controle judicial somente poderá ser realizado após o esgotamento da via administrativa.

Quais estão corretas?
Alternativas
A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas I e II.
E
Apenas II e III.
A

I. ERRADO - As atividades normativas e sancionadoras no exercício do poder de polícia poderão ser delegadas, mediante autorização legislativa específica, a particulares estranhos a estrutura administrativa, os quais deverão exercê-lo de acordo com a observância das normas do Direito Administrativo. PODER DE POLÍCIA É INDELEGÁVEL À PESSOA JURÍDICA DE DIREITO PRIVADO. E QUANTO AO SEU CICLO, SOMENTE A FISCALIZAÇÃO E O CONSENTIMENTO É QUE PODERÃO SER REALIZADOS PELA PESSOA JURÍDICA DE DIREITO PRIVADO.

II. CORRETO - A concessão de licença e de autorização são exemplos de exercício do poder de polícia exercido pela Administração Pública. FORMA VINCULADA E DISCRICIONÁRIA RESPECTIVAMENTE.

III. ERRADO - O exercício do poder de polícia pela Administração Pública, por representar forma de atuação vinculada, está sujeito ao controle judicial quando representar caso de atuação preventiva da Administração Pública. Nos casos de atuação repressiva do Estado, no exercício do poder de polícia, o controle judicial somente poderá ser realizado após o esgotamento da via administrativa. PELO PRINCÍPIO NA INAFASTABILIDADE DO PODER JUDICIÁRIO, TANTO ATOS VINCULADOS QUANTO ATOS DISCRICIONÁRIOS SÃO PASSÍVEIS DE APURAÇÃO DE LEGALIDADE PELO PODER JUDICIÁRIO… A COISA JULGADA, ISTO É, O ESGOTAMENTO DA VIA ADMINISTRATIVA SÓ SERÁ EXIGIDO QUANDO SE TRATAR DE HABEAS DATA OU JUSTIÇA DESPORTIVA.

GABARITO ‘‘B’’

(91)

20
Q

A Administração Pública é organizada por meio de uma complexa estrutura, que segue o modelo hierárquico. Nesse sentido, analise as seguintes assertivas:

I. O poder hierárquico autoriza os superiores a reverem as condutas administrativas realizadas pelos seus subordinados.
II. O poder hierárquico não permite que os superiores realizem a atividade de fiscalização sobre a conduta de seus subordinados.
III. Considerando as peculiaridades do poder hierárquico, o subordinado deverá atender às ordens de seu superior, mesmo quando apresentarem ilegalidade manifesta.

Quais estão corretas?
Alternativas
A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III
D
Apenas I e II
E
Apenas II e III.
A

SCATOLINO (2013: PÁG. 108) = Poder hierárquico é o poder de que dispõe a Administração para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes, estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores do seu quadro de pessoal.

Hierarquia é a relação de subordinação existente entre os vários órgãos e agentes do Executivo. Assim, conclui-se que não há hierarquia no Judiciário e no Legislativo, nas suas funções próprias (típicas), pois ela é privativa da função administrativa.

Vale também lembrar que não há relação de hierarquia entre os entes da Administração direta e as entidades da Administração indireta, pois o que existe, na verdade, é apenas uma vinculação, sendo o controle exercido apenas finalístico.

Também não há hierarquia entre os entes federativos: União, Estados, DF e Municípios.

4.1.1 Consequências da hierarquia

  • Poder de fiscalização e revisão: com efeito, órgãos superiores fazem a fiscalização e a revisão de atos praticados por órgãos inferiores para a verificação do exercício correto da atividade e para a devida correção de atos irregulares.
  • Poder de delegação e avocação: a delegação e avocação ocorrem em situações onde o sujeito que recebeu atribuição da lei não pratica o ato. No caso da delegação, a autoridade transfere parte de sua competência para outro agente praticar o ato em seu lugar. Na avocação, uma autoridade chama para si ato que seria de seu subordinado.

A competência é irrenunciável, uma vez que o agente público não pode recusar uma competência que lhe foi atribuída. Entretanto, ela pode ser objeto de delegação.

• Poder de punir: o exercício do poder de punir exige relação de hierarquia. Com efeito, se não houvesse na Administração uma estrutura dividida em vários órgãos e agentes com relação de hierarquia entre si, não haveria a possibilidade de serem aplicadas sanções aos servidores, pois, para isso, é essencial que um superior aplique punição ao seu subordinado.

21
Q

Analise as seguintes assertivas sobre o poder de polícia exercido pela Administração Pública:

I. O exercício do poder de polícia pela Administração Pública não está sujeito à análise pelo Poder Judiciário, face ao princípio da autonomia entre os Poderes do Estado.

II. O poder de polícia da Administração Pública poderá ser exercido tanto em caráter preventivo como repressivo.

III. O poder de polícia da Administração Pública é de natureza vinculada, não havendo espaço para atuação discricionária, tanto em relação à valoração da atividade policiada quanto em relação à eleição da medida aplicável.

Quais estão corretas?
Alternativas
A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III
D
Apenas I e II.
E
Apenas II e III.
A

Gabarito Letra B

I - ERRADO: em nome do princípio da inafastabilidade do poder judiciário, os atos do poder de polícia que contiverem alguma ilegalidade ou desproporção na atuação (Abuso de poder) poderá ser controlada pelo Poder Judiciário.

II - CERTO: Tanto o poder de polícia administrativa como o poder de polícia judiciária, ambas têm caráter repressivo e preventivo, no caso da polícia administrativa, são exemplos de atividade de caráter preventivo (vistoria e fiscalização) e repressivo (interdição de
atividade e apreensão de mercadorias deterioradas).

III - ERRADO: O poder de polícia não é naturalmente vinculado. são atributos do poder de polícia: Discricionariedade, coercibilidade e autoexecutoriedade. O que não impede que a lei, quando expressamente determinar, que o exercício do poder de polícia seja regrada, o que comprota, nesse caso, uma ação vinculada de poder de polícia.

22
Q
Se um expropriante aliena o bem ou cede o seu uso, por qualquer título, à instituição privada, está caracterizado o:
Alternativas
A
exercício do poder de polícia.
B
exercício do poder discricionário.
C
excesso de poder.
D
desvio de poder.
E
exercício do poder punitivo.
A

Desvio de poder: quando a atuação do agente, embora dentro de sua órbita de competências, contraria a finalidade explícita ou implícita na lei que determinou ou autorizou a sua atuação; tanto é desvio de poder a conduta contrária à finalidade geral(ou medida) do ato - o interesse público - quanto a que discrepe de sua finalidade específica(ou imediata);

Excesso de poder: quando o agente público atua fora dos limites de sua esfera de competências.

23
Q

Considerando-se os chamados poderes (poderes-deveres} administrativos, relacione- os com o ato ou conduta administrativa respectivo.

  1. Poder discricionário.
  2. Poder vinculado.
  3. Poder de polícia .
  4. Poder regulamentar.
  5. Poder disciplinar.

( ) Apreensão de mercadorias ilegais vendidas por ambulantes.
( ) Penalidade de advertência, em processo administrativo disciplinar.
( ) Expedição de licença para dirigir.
( ) instrução normativa.
( ) Nomeação para cargo em comissão.

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
A
3- 5- 1 - 4 - 2.
B
5- 1 -3 -2 - 1 .
C
2- 1 - 5 - 3 - 4.
D
1 - 4 - 5 - 2 - 3 .
E
3 - 5 - 2 - 4 - 1 .
A

(3) Apreensão de mercadorias ilegais vendidas por ambulantes. PODER DE POLÍCIA FORMA REPRESSIVA.
(5) Penalidade de advertência, em processo administrativo disciplinar. PODER DISCIPLINAR.
(2) Expedição de licença para dirigir. PODER VINCULADO / PODER DE POLÍCIA FORMA PREVENTIVA.
(4) Instrução normativa. PODER REGULAMENTAR.
(1) Nomeação para cargo em comissão. PODER DISCRICIONÁRIO.

GABARITO ‘‘E’’

(31)

24
Q

Em relação aos poderes e deveres do administrador público, assinale a opção correta.
Alternativas
A
Embora o abuso de poder não esteja sujeito à apreciação judicial, a conduta considerada abusiva poderá ser submetida à revisão administrativa.
B
A prerrogativa da administração de impor sanções a seus servidores, independentemente de decisão judicial, decorre diretamente do seu poder hierárquico.
C
Nos termos da legislação vigente, o poder de polícia é exercido pela polícia civil, no âmbito dos estados, e pela Políci Federal, no âmbito da União.
D
Os poderes administrativos são uma faculdade atribuída ao administrador público para agir em benefício da sociedade.
E
O agente público incorre em desvio de poder quando, mesmo dentro de sua esfera de competência, atua afastando-se do interesse público.

A

A) ERRADA, o abuso de poder é a atuação fora dos poderes conferidos por lei. Logo há uma lesão ao direito. E, como previsto na CF, a lei não poderá excluir da apreciação do Poder Judiciário a lesão ou a ameaça a direito. A revisão administrativa é, igualmente, admitida, como decorrência, inclusive, do princípio da autotutela.

B) ERRADA, o poder disciplinar é a prerrogativa de a Administração Pública apurar e aplicar penalidades a servidores e àqueles sujeitos a vínculo especial com o Estado (é o caso das empresas contratadas). E, segundo a doutrina, a aplicação de sanções a servidores DECORRE do poder hierárquico. Por isso, fico sem saber o motivo de a questão não ter sido anulada! Aplicar sanções É o poder disciplinar, o qual DECORRE do poder hierárquico! Fica aqui minha crítica!

C) ERRADA, o poder de polícia é dividido em judiciária e administrativa. A Judiciária é exercida por corporações especializadas, sendo, nos Estados, pela Polícia Civil; na União, pela Polícia Federal. Portanto, mais uma questão criticável. O poder de polícia é sim exercido pela Polícia Civil e Polícia Federal. Embora Judiciária, não deixa de ser poder de polícia.

D)ERRADA, os poderes administrativos são uma faculdade atribuída ao administrador público para o cumprimento dos deveres estatais.

25
Q

No início de nova gestão do Estado, a equipe do Governo decidiu implementar ampla reestruturação na Secretaria da Fazenda, com o objetivo de aumentar a eficiência na arrecadação tributária e no controle de gastos públicos. Para tanto, foi contratada consultoria especializada, que identificou a necessidade de alteração de algumas estruturas organizacionais, realocação de servidores e revisão de processos de trabalho. De acordo com os princípios e normas aplicáveis à Administração pública,

Alternativas
A
somente mediante lei poderão ser extintos cargos e funções vagas, podendo ser criados novos órgãos por decreto do Chefe do Executivo, desde que não importe aumento de despesa.
B
a extinção de cargos, vagos ou não, bem como a criação de órgãos poderá ser efetuada por decreto do Chefe do Executivo e a revisão de processos de trabalho por ato do Secretário da Fazenda.
C
poderão ser criados novos órgãos mediante decreto do Chefe de Executivo e extintos aqueles considerados desnecessários por ato do Secretário da Fazenda.
D
os servidores somente poderão ser realocados por ato do Chefe do Executivo e os cargos vagos poderão ser extintos por ato do Secretário da Fazenda.
E
decreto do Chefe do Executivo poderá dispor sobre a organização e funcionamento da Secretaria, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos.

A

rt. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

VI – dispor, mediante decreto, sobre:

a) organização e funcionamento da administração federal, quando não
implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos;

(80)

26
Q

Quanto aos Poderes administrativos, é correto afirmar:
Alternativas
A
A relação de poder entre a Administração Direta e Administração Indireta é tipicamente hierárquica.
B
O Poder de Polícia Administrativa se exerce sempre através da Polícia Judiciária.
C
A vinculação à lei é prescindível no exercício do Poder Discricionário.
D
O juízo de conveniência e oportunidade pauta o exercício do Poder Vinculado.
E
A avocação de atos administrativos de subordinado e a revisão destes é típica manifestação do Poder Hierárquico.

A

a) Errada.

Não há hierarquia entre a Administração Direta e a Adm. Indireta, ocorrendo, somente, um controle da Adm. Direta em relação a Adm. Indireta.

Professora Odete Medauar:

“Juridicamente, entre essas entidades e a Administração direta não existem vínculos de hierarquia, os poderes centrais exercem um controle (tutela, controle administrativo, supervisão ministerial) que, do ponto de vista jurídico, não se assimila ao controle hierárquico, embora na prática assim possa parecer.”

A relação de poder é de controle finalístico!

b) Errada.

Se exerce pela própria atuação da administração, pelas polícias administrativas, (rodoviária, militar) e também pela polícia judiciária (polícia federal, polícia civil). O erro está na palavra “sempre”.

c) Errada.

Prescindível: o que pode ser dispensável.

As únicas atuações dispensáveis no exercício do poder discricionário são quanto aos elementos motivo e objeto, porém a liberdade de atuação se dá dentro dos limites da lei, ou seja, mesmo o poder discricionário tem previsão na lei.

d) Errada.

Pauta o exercício do Poder Discricionário!

e) Correta!

27
Q

Quanto aos Poderes administrativos, é correto afirmar:
Alternativas
A
O Poder Disciplinar é poder punitivo administrativo incidente em âmbito externo à Administração Pública.
B
O Poder de Polícia Administrativa tem caráter de fiscalização e eventual restrição de liberdades públicas.
C
O Poder Regulamentar se manifesta através de atos administrativo de efeito concreto.
D
O Poder Discricionário da Administração Pública admite controle jurisdicional somente quando for ilegal ou politicamente inoportuno o ato.
E
O Poder Vinculado somente admite controle jurisdicional quanto ao seu mérito do ato administrativo.

A

A - ERRADO -

ATOS PUNITIVOS EXTERNOS: PODER DE POLÍCIA.

ATOS PUNITIVOS INTERNOS: PODER DISCIPLINAR.

B - GABARITO.

C - ERRADO - O PODER REGULAMENTAR POSSUI DETERMINAÇÕES GERAIS E ABSTRATAS.

D - ERRADO - O PODER JUDICIÁRIO SÓ PODERÁ ANULAR UM ATO DISCRICIONÁRIO POR MOTIVOS DE LEGALIDADE, QUANDO A PRÁTICA DO ATO ULTRAPASSOU OS LIMITES DA PROPORCIONALIDADE E DA RAZOABILIDADE PRESENTE EM TODOS OS ATOS DISCRICIONÁRIOS, OU SEJA, PASSOU DOS LIMITES LEGAIS. PORTANDO É ATO ILEGAL….

O ATO COM BASE NA CONVENIÊNCIA E NA OPORTUNIDADE É CONSIDERADO COMO UM ATO LEGAL, LOGO NÃO HÁ QUE SE FALAR DE ANULAÇÃO E SIM DE REVOGAÇÃO QUE É ATO ÚNICO E EXCLUSIVAMENTE FEITO PELA PRÓPRIA ADMINISTRAÇÃO, OU QUANDO EXERCIDO - NA FUNÇÃO ATÍPICA DE ADMINISTRAR - PELO JUDICIÁRIO OU LEGISLATIVO.

E - ERRADO - 1º O PODER VINCULADO NÃO SE CONFUNDE COM O MÉRITO DO PODER DISCRICIONÁRIO… 2º O PODER VINCULADO ADMITA-SE, ALÉM DO CONTROLE JURISDICIONAL, O CONTROLE DE AUTOTUTELA DA ADMINISTRAÇÃO.

28
Q

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
A
Em relação aos atos vinculados, cabe à Administração Pública perquirir acerca da conveniência e oportunidade de praticá-los.
B
Há relação de hierarquia entre os entes federativos e suas autarquias.
C
O poder-dever disciplinar que autoriza a administração pública a aplicar uma sanção administrativa em alguém que descumpriu um contrato administrativo está diretamente relacionado ao poder hierárquico.
D
Manifesta-se o poder discricionário do agente administrativo quando a lei emprega conceitos jurídicos indeterminados na descrição dos motivos determinantes da prática de um ato.
E
Prevalece na doutrina o entendimento de que o poder de polícia é passível de delegação a pessoas da iniciativa privada.

A

A - ERRADO - O MÉRITO ADMINISTRATIVO ESTÁ PRESENTE EM ATOS DISCRICIONÁRIOS.

B - ERRADO - A RELAÇÃO ENTRE ENTIDADES POLÍTICAS E ENTIDADE ADMINISTRATIVAS É DE TUTELA ADMINISTRATIVA, VINCULAÇÃO, SUPERVISÃO MINISTERIAL, CONTROLE FINALÍSTICO. NÃO HÁ SUBORDINAÇÃO E MUITO MENOS HIERARQUIA ENTRE ESTES ENTES.

C - ERRADO - PODER DISCIPLINAR SÓ ESTARÁ LIGADO AO PODE HIERÁRQUICO QUANDO O DESTINATÁRIO FOR UM SERVIDOR PÚBLICO… TRATANDO-SE DE PARTICULAR COM VÍNCULO ESPECÍFICO COM A ADMINISTRAÇÃO NÃO HÁ QUE SE FALAR EM HIERARQUIA.

D - GABARITO.

E - ERRADO - O PODER DE POLÍCIA É INDELEGÁVEL AO PARTICULAR.

29
Q

Um servidor público de determinado Estado da federação,
responsável pela solução de consultas tributárias, recebeu
consulta formal de uma empresa sobre a interpretação de
determinado dispositivo da legislação estadual sobre o Imposto
sobre Circulação de Mercadorias e Serviços ? ICMS. O servidor
público, competente para a tarefa, respondeu a consulta e
submeteu-a a seu superior hierárquico, que a ratificou. Posteriormente,
verificou-se que a resposta dada pelo servidor público
estava equivocada, porque ignorava a existência de dispositivo
legal expressamente contrário ao entendimento ali defendido.
Assim, a solução da consulta foi invalidada e a empresa
foi autuada pelo recolhimento a menor do tributo, arcando com
as penalidades previstas na legislação.
A ratificação do ato praticado pelo servidor público pelo seu superior é manifestação do poder
Alternativas
A
de polícia, representativo do controle efetuado pela direção superior da Administração Pública sobre os integrantes de seu quadro de pessoal.
B
hierárquico, embora a ratificação seja apenas exigida nas hipóteses expressamente previstas pela lei.
C
regulamentar, por meio do qual compete às autoridades superiores emitir atos administrativos normativos para observância obrigatória pelos graus inferiores.
D
hierárquico, cabendo à autoridade superior definir o conteúdo dos atos emanados de seus subordinados, em qualquer hipótese.
E
regulamentar, pelo qual as autoridades superiores controlam e fiscalizam os atos dos agentes inferiores.

A

Pontos interessantes sobre o Poder Hierárquico

  • Hierarquia caracteriza-se pela existência de níveis de subordinação entre órgãos e agentes públicos, sempre no mesmo âmbito de uma mesma pessoa jurídica. Subordinação só existe no âmbito de uma mesma pessoa jurídica.
  • São típicas de organização administrativa
  • A doutrina em geral aponta como decorrência do poder hierárquico as prerrogativas exercidas pelo superior sobre os seus subordinados de dar ordens, fiscalizar, controlar, aplicar sanções, delegar competências e avocar competências.
  • Os servidores tem o dever de acatar e cumprir as ordens de seus superiores hierárquicos, EXCETO quando manifestamente ilegais.

Alternativa B

30
Q
A aplicação da penalidade de advertência a servidor público infrator, por sua chefi a imediata, é ato administrativo que expressa a manifestação do poder
Alternativas
A
hierárquico.
B
regulamentar.
C
de polícia.
D
disciplinar.
E
vinculado.
A

D

disciplinar