Poder Legislativo (Parte 2) Flashcards
Compete privativamente ao Senado Federal dispor sobre limites globais e condições para as operações de crédito externo e interno da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Público Federal.
Certo
Compete privativamente ao Senado Federal dispor sobre limites e condições para concessão de garantia da União em operações de crédito externo e interno.
Certo
Compete privativamente ao Senado Federal estabelecer limites globais e condições para o montante da dívida mobiliária dos estados, do DF e dos municípios.
Certo
Compete privativamente ao Senado Federal suspender a execução, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do STF.
Certo
O Senado Federal, em relação à competência para suspender leis inconstitucionais, teve seu papel alterado. Agora, sua função principal é apenas divulgar as decisões do STF, que são vinculantes para todos, tanto em casos de controle concentrado quanto difuso.
Certo
o Supremo Tribunal Federal (STF) agora decide de uma maneira que afeta a todos, mesmo em casos difíceis de entender chamados “controle difuso”. Antes, as decisões do STF só valiam para as partes envolvidas, mas agora elas são vinculantes para todos, simplificando o processo e tornando as decisões do STF mais poderosas.
Certo
Compete privativamente ao Senado Federal aprovar, por maioria absoluta e por voto secreto, a exoneração, de ofício, do Procurador-Geral da República antes do término de seu mandato.
Certo
Compete privativamente ao Senado Federal elaborar seu regimento interno e dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Certo
Compete privativamente ao Senado Federal eleger dois membros do Conselho da República.
Certo
Compete privativamente ao Senado Federal avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributário Nacional, em sua estrutura e seus componentes, e o desempenho das administrações tributárias da União, dos Estados e do DF e dos municípios.
Certo
As competências da Câmara e do Senado são exercidas mediante resoluções (regra) ou lei (aumento de remuneração dos respectivos servidores.)
Certo
As competências do Congresso Nacional previstas no art. 48 são exercidas por meio de lei. As do art. 49 usam resoluções ou decretos legislativos (não existem na Câmara dos Deputados ou Senado Federal.)
Certo
Sejam privativas ou exclusivas, as competências da Câmara dos Deputados, Senado Federal e Congresso Nacional são
indelegáveis.
Os vereadores recebem tratamento distinto em relação a outros parlamentares, sem foro especial ou imunidade formal pela Constituição Federal. Sua imunidade material é limitada ao território municipal, ao contrário de outros que têm cobertura em todo o país.
Certo
Suplente: Substitui titular temporariamente, tem imunidade e foro especial durante a substituição; sem esses benefícios quando não atuando, e processos não vão ao STF nesse período.
Certo
• Imunidade Material (ou Real): Protege opiniões, palavras, votos, concedendo isenção de responsabilidade penal e civil. Não evita responsabilização administrativa ou quebra de decoro.
• Imunidade Formal: Relacionada a prerrogativas processuais, como restrições à prisão e outras medidas impedindo o exercício do mandato. Foro especial é aplicado a fatos durante o mandato e relacionados ao cargo.
Certo
No exercício de suas funções, não podem os parlamentares responder por crimes contra a honra, calúnia, injúria e difamação, ou ser condenados a pagar indenização por danos morais. Trata-se da imunidade?
Material ou real
Dentro do Parlamento, a imunidade material para declarações é absoluta, protegendo contra responsabilidade penal e civil. Fora do Parlamento, a imunidade (relativa) se aplica apenas a atos relacionados ao mandato parlamentar, exigindo um nexo de causalidade com suas funções para ser efetiva.
Certo
A imunidade parlamentar material, estabelecida para fins de proteção republicana ao livre exercício do mandato, não confere aos parlamentares o direito de empregar expediente fraudulento, artificioso ou ardiloso, voltado a alterar a verdade da informação, com o fim de desqualificar ou imputar fato desonroso à reputação de terceiros. Em outras palavras:
A imunidade parlamentar protege o mandato, mas não dá licença para os parlamentares usarem truques ou artimanhas para distorcer a verdade e prejudicar a reputação de outras pessoas.
Manifestações em redes sociais buscando retirar a força do pensamento crítico, indispensável ao regime democrático, e aquelas que pretendam destruir instituições republicanas e o desrespeito à separação de poderes e aos direitos fundamentais não estariam cobertas pela liberdade de expressão.
Certo
A imunidade material- (parlamentar) não cobre ações que não tenham uma ligação evidente com as funções parlamentares. Além disso, não é válido invocar liberdade de expressão quando o discurso é claramente difamatório, injurioso ou contém críticas ofensivas sem justificativa razoável.
Certo
JURISPRUDÊNCIA A imunidade material afastará a responsabilidade penal e civil dos parlamentares, mas não impedirá que eles possam responder por quebra de decoro parlamentar.
Certo
A imunidade material protege o parlamentar para que não seja processado por suas opiniões, palavras e votos, afastando a responsabilização penal e civil.
Certo
No que se refere à imunidade formal ou processual, pelo texto constitucional, parlamentar só pode ser preso em flagrante em razão de crime inafiançável. Havendo a prisão, a casa deve ser comunicada para saber se mantém ou não o parlamentar preso.
Certo
No que se refere à imunidade formal ou processual, está expresso na Constituição Federal o seguinte pressuposto: Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de ____ horas à casa respectiva para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão.
24
Membros do Congresso Nacional não podem ser presos, exceto em flagrante de crime grave. Se isso ocorrer, a decisão sobre a prisão é tomada pela casa parlamentar em até 24 horas. Além disso,
O STF entende que a comunicação a casa deve acontecer nos casos de restrições relacionadas ao exercício do mandato e não apenas em caso de prisão.